Mas, se demora 1 década para estar operacional, não seria conveniente começar agora a projetá-lo? Se formos esperar os Guaranis, serão mais quantos anos? Será que o CTEx não está trabalhando neste projeto?helio escreveu:É evidente que a modernização dos M113 não será o ideal, entretanto não é a melhor forma torcer para que seja um fracasso.
O ideal é claro seria projetar um blindado novo. Entretanto, isto leva tempo, por mais que se tente projetar agora, até que esteja operacional demorará quase uma década. A unica empresa brasileira especializada em projetar blindados sobre esteiras era a Bernardini e ela faliu há mais de 15 anos.
Penso eu que o proximo passo após o IVECO Guarani entrar em operação seria a vez do EB encomendar uma familia de blindados sobre esteiras fabricado no Brasil.
De nada adianta também adquirir mais 5 centenas de VBTP de esteiras no mercado externo, para subsituir os M113 por 10 anos gastando dinheiro e tendo que montar toda uma cadeia logistica/operacional.
O M113 está em atividade em grande quantidade e em inumeros países inclusive nos EUA
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Re: quando chegam os leo 1A5 para o EB?
Um abraço!
Fernando Augusto Terra
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Re: quando chegam os leo 1A5 para o EB?
Nào, não é necessário comecar a projetar uma VBTP SL agora. Com a modernizacão, os M113 aguentarão entre 15 anos e 20 anos. O CTEx estará envolvido com o desenvolvimeto da família Guarani pelo menos até 2016 (prazo para ficar pronto a VB de reconhecimento).
Ademais, como o cobertor é curto, não temos verba para desenvolver a viatura SL concomitantemente.
e se observar a Estratégia Braco Forte do EB, nos próximos 20 anos será pouco gasto com viaturas sobre lagartas a partir de 2014.(o que é gasto ate' essa data refere-se a modernizacão e retrofit dos M113 e pagto e adequacão dos LEO1A5.
E ainda por cima, o que atua contra o emprego da verba para dos blindados SL é que teremos de gastar muito com aquisicão de material de AAAe (e é urgente), bem como necessitamos substituir com urgência nosso material decrépito de artilharia de campanha, bem como mobiliar mais Bdas que simplesmente não tem Artilharia, e outras novas que serão criadas.
é evidente que os M113 são vovôs e que precisariam ou ser substituídos ou modernizados de forma mais abrangente. Mas o cobertor é curto e em vista das outras necessidades, é melhor que o EB gaste mesmo com as viaturas SL o que pretende gastar mesmo.
Ademais, como o cobertor é curto, não temos verba para desenvolver a viatura SL concomitantemente.
e se observar a Estratégia Braco Forte do EB, nos próximos 20 anos será pouco gasto com viaturas sobre lagartas a partir de 2014.(o que é gasto ate' essa data refere-se a modernizacão e retrofit dos M113 e pagto e adequacão dos LEO1A5.
E ainda por cima, o que atua contra o emprego da verba para dos blindados SL é que teremos de gastar muito com aquisicão de material de AAAe (e é urgente), bem como necessitamos substituir com urgência nosso material decrépito de artilharia de campanha, bem como mobiliar mais Bdas que simplesmente não tem Artilharia, e outras novas que serão criadas.
é evidente que os M113 são vovôs e que precisariam ou ser substituídos ou modernizados de forma mais abrangente. Mas o cobertor é curto e em vista das outras necessidades, é melhor que o EB gaste mesmo com as viaturas SL o que pretende gastar mesmo.
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Re: quando chegam os leo 1A5 para o EB?
Um blindado bom para determinadas missões seria o OGUM EE-T4. Fácil de transportar por avião, compacto, leve, boa blindagem e deve ser bem barato de fabricar. Um ataque a um acampamento com estes tanquinhos deve ser um desespero para os defensores. Na tomada do Alemão então? Imaginem o Bope subindo morro com um tanquinho destes que entra em qualquer beco? Fui
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Re: quando chegam os leo 1A5 para o EB?
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Re: quando chegam os leo 1A5 para o EB?
Pablo Maica escreveu:O Bradley é uma M...
Tem um filme que mostra o desenvolvimento dele "The pentagon Wars" (Máquina de Guerra no Brasil). Se puder olha pra ter uma ideia de como nasceu esse trambolho.
Um abraço e t+
O principal defeito do Bradley é o seu preço. Se não me falha a memória chega a 2 milhões de dólares. Quase o preço de um T-90.
Editado pela última vez por Jet Crash® em Seg Jul 04, 2011 5:09 pm, em um total de 1 vez.
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Re: quando chegam os leo 1A5 para o EB?
O Mader é melhor ou o Puma. Se é para seguir uma linha alemã então é bom não inventar moda com carros que os americanos querem substituir já que eu seu desempenho não foi tudo aquilo.
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Re: quando chegam os leo 1A5 para o EB?
O Marder, que eu saiba, é legal por suas 32t e possibilidade de uso de blindagem modular e/ou reativa, mas leva menos que um GC (Br) completo e não é anfíbio...
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Re: quando chegam os leo 1A5 para o EB?
Imagine se o Charrua tivesse operacional !!!!!Poderia até existir uma versão modernizada ...faterra escreveu:Mas, se demora 1 década para estar operacional, não seria conveniente começar agora a projetá-lo? Se formos esperar os Guaranis, serão mais quantos anos? Será que o CTEx não está trabalhando neste projeto?helio escreveu:É evidente que a modernização dos M113 não será o ideal, entretanto não é a melhor forma torcer para que seja um fracasso.
O ideal é claro seria projetar um blindado novo. Entretanto, isto leva tempo, por mais que se tente projetar agora, até que esteja operacional demorará quase uma década. A unica empresa brasileira especializada em projetar blindados sobre esteiras era a Bernardini e ela faliu há mais de 15 anos.
Penso eu que o proximo passo após o IVECO Guarani entrar em operação seria a vez do EB encomendar uma familia de blindados sobre esteiras fabricado no Brasil.
De nada adianta também adquirir mais 5 centenas de VBTP de esteiras no mercado externo, para subsituir os M113 por 10 anos gastando dinheiro e tendo que montar toda uma cadeia logistica/operacional.
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Re: quando chegam os leo 1A5 para o EB?
Interessante. Eu gostaria que você explicasse em que o seu desempenho não foi tudo aquilo.EDSON escreveu:O Mader é melhor ou o Puma. Se é para seguir uma linha alemã então é bom não inventar moda com carros que os americanos querem substituir já que eu seu desempenho não foi tudo aquilo.
O Bradley esteve nas duas Guerras do Golfo e eu não encontrei nenhuma critica sobre a atuação do mesmo.
A unica coisa que eu acho deficiente no Bradley é que ele não contem alojamento integral para o grupo de combate em cada carro.
Num pelotão de infantaria blindada os soldados são distribuidos pelos varios Bradleys sem respeitar a que grupo de combate ele pertence.
Isto para mim é uma tremenda deficiencia.
Jamis vi um forista brasileiro criticar isto.
Acho que eu sou o unico no Brasil, que sabe disto.
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Re: quando chegam os leo 1A5 para o EB?
Tulio, existe algo que eu não entendo!Túlio escreveu:O Marder, que eu saiba, é legal por suas 32t e possibilidade de uso de blindagem modular e/ou reativa, mas leva menos que um GC (Br) completo e não é anfíbio...
O Marder e o VCTP argentino foram projetados pela mesma firma e tem dimensões quase iguais:
Marder 1: peso=29,2 ton.; comprimento= 6,79 m.; largura= 3,24 m.; motor MTU serie 833 V6 de 600 CV; transmissão Renk HSWL 194.
VCTP: peso=28 ton.; comprimento=6,83 m.; largura=3,32 m.; motor MTU serie 833 V6 de 720 CV; transmissão Renk HSWL 204.
O motor serie 833 tem cilindros com diametro de 170 mm e curso de 175 mm >>> motores dos dois tem mesmas dimensões.
A transmissão Renk HSWL 204 é uma versão mais moderna da HSWL 194 >>> transmissões dos dois tem mesmas dimensões.
Muito bem, a tripulação do Marder 1 é de 9 tripulantes e a do VCTP 12 !?!?!?
E note que o VCTP tem em adição à torre biposto com canhão de 20 mm (a torre do Marder 1 é também biposto, mas com canhão externo), mais uma metralhadora 7,62 no teto, na parte posterior, com controle remoto!
Como explicar esta diferença em tripulação?
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Re: quando chegam os leo 1A5 para o EB?
Vou trazer a explicação já que devo fazer a pesquisa de novo. Tem haver com número de soldados transportados e sua deficiêcnia contra minas e IED acho, mas vou atrás e fico devendo por enquanto.Reginaldo Bacchi escreveu:Interessante. Eu gostaria que você explicasse em que o seu desempenho não foi tudo aquilo.EDSON escreveu:O Mader é melhor ou o Puma. Se é para seguir uma linha alemã então é bom não inventar moda com carros que os americanos querem substituir já que eu seu desempenho não foi tudo aquilo.
O Bradley esteve nas duas Guerras do Golfo e eu não encontrei nenhuma critica sobre a atuação do mesmo.
A unica coisa que eu acho deficiente no Bradley é que ele não contem alojamento integral para o grupo de combate em cada carro.
Num pelotão de infantaria blindada os soldados são distribuidos pelos varios Bradleys sem respeitar a que grupo de combate ele pertence.
Isto para mim é uma tremenda deficiencia.
Jamis vi um forista brasileiro criticar isto.
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Editado pela última vez por EDSON em Seg Jul 04, 2011 10:15 pm, em um total de 1 vez.
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Re: quando chegam os leo 1A5 para o EB?
E o Bradley é tão leve assim?Túlio escreveu:O Marder, que eu saiba, é legal por suas 32t e possibilidade de uso de blindagem modular e/ou reativa, mas leva menos que um GC (Br) completo e não é anfíbio...
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Re: quando chegam os leo 1A5 para o EB?
Não o unico não, Bacchi. Aqui no fórum, não lembro exatamente em que tópico, discutimos isso. Um pelotão americano composto por três grupos de combate (com 9 cada) tem que ser distribuído em quatro Bradleys (que levam só 7). Tem todo um funcionamento quando andam embarcados, mas desembarcados é normal.Reginaldo Bacchi escreveu:Interessante. Eu gostaria que você explicasse em que o seu desempenho não foi tudo aquilo.EDSON escreveu:O Mader é melhor ou o Puma. Se é para seguir uma linha alemã então é bom não inventar moda com carros que os americanos querem substituir já que eu seu desempenho não foi tudo aquilo.
O Bradley esteve nas duas Guerras do Golfo e eu não encontrei nenhuma critica sobre a atuação do mesmo.
A unica coisa que eu acho deficiente no Bradley é que ele não contem alojamento integral para o grupo de combate em cada carro.
Num pelotão de infantaria blindada os soldados são distribuidos pelos varios Bradleys sem respeitar a que grupo de combate ele pertence.
Isto para mim é uma tremenda deficiencia.
Jamis vi um forista brasileiro criticar isto.
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Re: quando chegam os leo 1A5 para o EB?
Ótimo. Isto me deixa contente!Bolovo escreveu:Não o unico não, Bacchi. Aqui no fórum, não lembro exatamente em que tópico, discutimos isso. Um pelotão americano composto por três grupos de combate (com 9 cada) tem que ser distribuído em quatro Bradleys (que levam só 7). Tem todo um funcionamento quando andam embarcados, mas desembarcados é normal.Reginaldo Bacchi escreveu: Interessante. Eu gostaria que você explicasse em que o seu desempenho não foi tudo aquilo.
O Bradley esteve nas duas Guerras do Golfo e eu não encontrei nenhuma critica sobre a atuação do mesmo.
A unica coisa que eu acho deficiente no Bradley é que ele não contem alojamento integral para o grupo de combate em cada carro.
Num pelotão de infantaria blindada os soldados são distribuidos pelos varios Bradleys sem respeitar a que grupo de combate ele pertence.
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Jamis vi um forista brasileiro criticar isto.
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