Senhores, tirando um pouco o foco da lavagem de roupa em público - nada contra, que fique claro, estão agindo como cavalheiros e é isso que importa - quero esclarecer melhor a questão da IDEOLOGICE, eis que alguns colegas não entenderam ou agiram dolosamente como se assim fosse:
NO MEU ENTENDER (não sou nem quero ser dono da verdade):
IDEOLOGIA: não fui ao 'amansa-burro'. Minha definição pessoal (detesto usar as dos outros, meu cérebro é pelo menos tão bueno quanto os deles, por que me subordinar?) é um conjunto de idéias e atitudes em relação a elas que forjam a
persona publica de cada um. Se sistematizada, ou seja, aprendida de modo sistemático, seja pelo convívio com pessoas que professam determinada linha ideológica, seja pelo ingresso em uma agremiação político-partidária, oficial ou não, seja por simples revolta contra o
establishment, passa a haver uma SUBORDINAÇÃO das idéias pessoais às gerais (ou melhor dizendo, geralmente aceitas pelo grupo do qual faz parte). De indivíduo vira-se MASSA! A crença cega (fé) nessa ideologia causa a perda da objetividade, ou seja, vê-se pelos antolhos pré-programados na mente e tudo o que vier em sentido contrário passa a ser MAU e ERRADO.
IDEOLOGICE: É quando o índio leva "sua" ideologia a extremos e tenta impô-la aos demais, a ferro e fogo, se necessário. "Como é que esses idiotas não conseguem ver a Verdade Fundamental?" Isso conduz a posturas como sair pela tangente, usando o mais ácido sarcasmo ou simples tergiversação, sempre que argumentação do 'inimigo' se torna desconfortável de responder com LÓGICA. Pula/ridiculariza argumentos, distorce, debocha, ofende, humilha, trola mesmo. O que importa é VENCER! Mas que diabos de 'vitória' é essa? Convencer o mundo de que o caça X é tudibão vai torná-lo o melhor para o Brasil?
VITÓRIA EM DEBATE: para mim é quando ensinamos
E aprendemos algo. Só ensinar
OU aprender é VITÓRIA PARCIAL, o que não deixa de ter seus méritos. Induzir alguém sobre algo ou simplesmente calá-lo por exaustão é DERROTA e pode ser considerado TROLAGEM. Gente já rodou por isso aqui.
CIVILIDADE: morrer discordando mas rebater argumentos com argumentos, e isso de modo educado e honesto. Levar em conta o que o outro disse e rebater DENTRO DO CONTEXTO, para só após acrescentar algo novo. É o ideal e creio que chegaremos lá.
Sobre o acima, tenho a mais absoluta certeza, via MPs, que tem gente (insiro-me no grupo) que acha o Rafale um senhor de um caça e que sem dúvida já deveria estar na FAB e só esperando o novo NAe para ir também para a MB mas tem colega pagando sermões tão desagradáveis que se chega a pegar raiva do supercaça Francês. O antiamericanismo
FÓBICO de alguns choca e desagrada, ainda mais quando acompanhado de alcunhas depreciativas aos debatedores, tendo-se chagado a DENEGAR a nacionalidade de um colega. Como debater sendo desqualificado logo de saída como sendo 'azul' ou 'americanófilo'? Ou como 'vermelho' e 'americanófobo'? Os argumentos então nada mais valem e sim as inclinações de cada um? Isso é DEBATER?
PENSEM!
![Cool 8-]](./images/smilies/icon_cool.gif)