TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação
- Túlio
- Site Admin
- Mensagens: 61553
- Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
- Localização: Tramandaí, RS, Brasil
- Agradeceu: 6339 vezes
- Agradeceram: 6686 vezes
- Contato:
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2
Tá certo. Vamos trocar de coleira então.
Ou então:
1) Convenças O GOVERNO FEDERAL a investir em P&D e fábricas para turbinas, radares e aviônicos. Ou o empresariado "nacional"...
2) Convenças O GOVERNO FEDERAL a comprar os + 100 caças (faz uns 15 anos que ninguém consegue nem com 12 caças, temo dizer). E permitir que cada um voe 200 hs/ano/piloto, claro. A conta da manutenção vai salgar mas tem que fazer!
E eu escolho o caça que me disseres para escolher. Feito?
Ou então:
1) Convenças O GOVERNO FEDERAL a investir em P&D e fábricas para turbinas, radares e aviônicos. Ou o empresariado "nacional"...
2) Convenças O GOVERNO FEDERAL a comprar os + 100 caças (faz uns 15 anos que ninguém consegue nem com 12 caças, temo dizer). E permitir que cada um voe 200 hs/ano/piloto, claro. A conta da manutenção vai salgar mas tem que fazer!
E eu escolho o caça que me disseres para escolher. Feito?
“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”
P. Sullivan (Margin Call, 2011)
P. Sullivan (Margin Call, 2011)
- Carlos Lima
- Sênior
- Mensagens: 18932
- Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
- Agradeceu: 1275 vezes
- Agradeceram: 631 vezes
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2
Bom... no fim das contas a Embraer não vai comprar a SAAB, então voltamos a estaca zero e já que o NG ainda não foi comprado por eles e a Índia pulou fora desse barco, isso tudo complica mais a situação ainda.
O fator risco continua lá no alto na minha opnião e esse é mais um problema a ser considerado com relação ao NG.
[]s
CB_Lima
O fator risco continua lá no alto na minha opnião e esse é mais um problema a ser considerado com relação ao NG.
[]s
CB_Lima
CB_Lima = Carlos Lima
- NovaTO
- Sênior
- Mensagens: 1251
- Registrado em: Dom Set 06, 2009 10:37 pm
- Agradeceu: 5 vezes
- Agradeceram: 47 vezes
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2
O NG tem essa questão mesmo. Mas todos os 3 são caças são conceitualmente ultrapassados. O ideal mesmo é uma prateleirada, e apenas 36. Nem um a mais. Considerar o FX-2 um gap filler até a chegada de um 5ªG com algum envolvimento nacionoal. Esquecer as ToTs e buscar uma parceria real no desenvolvimento de um 5ª Geração. Eu consideraria o ideal o estudo FS2020 da SAAB (O Gripen Stealth), ou, embarcar nos programas que estão despontando, como o AMCA Indiano e o 5ªG Turco. Consideraria até mesmo entrar no PAKFA se os russos dessem essa chance. Ae sim, acredito no desenvolvimento de know-how, aquele famoso aprender-fazendo.cb_lima escreveu:Bom... no fim das contas a Embraer não vai comprar a SAAB, então voltamos a estaca zero e já que o NG ainda não foi comprado por eles e a Índia pulou fora desse barco, isso tudo complica mais a situação ainda.
O fator risco continua lá no alto na minha opnião e esse é mais um problema a ser considerado com relação ao NG.
[]s
CB_Lima
[]'s
- J.Ricardo
- Sênior
- Mensagens: 7637
- Registrado em: Qui Jan 13, 2005 1:44 pm
- Agradeceu: 2575 vezes
- Agradeceram: 1047 vezes
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2
Oxalá que um dia alguém que realmente tenha influência nas compras da FA entre no DB e leia tudo o que foi e é escrito, pq queimar neurônio em interminais discusões que no final não são levadas em conta por ninguém que assina cheque é triste...
Não temais ímpias falanges,
Que apresentam face hostil,
Vossos peitos, vossos braços,
São muralhas do Brasil!
Que apresentam face hostil,
Vossos peitos, vossos braços,
São muralhas do Brasil!
- Luís Henrique
- Sênior
- Mensagens: 8391
- Registrado em: Sex Mai 07, 2004 12:25 pm
- Agradeceu: 1 vez
- Agradeceram: 184 vezes
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2
Teus argumentos só corroboram com UMA coisa:Túlio escreveu:Tá certo. Vamos trocar de coleira então.
Ou então:
1) Convenças O GOVERNO FEDERAL a investir em P&D e fábricas para turbinas, radares e aviônicos. Ou o empresariado "nacional"...
2) Convenças O GOVERNO FEDERAL a comprar os + 100 caças (faz uns 15 anos que ninguém consegue nem com 12 caças, temo dizer). E permitir que cada um voe 200 hs/ano/piloto, claro. A conta da manutenção vai salgar mas tem que fazer!
E eu escolho o caça que me disseres para escolher. Feito?
Da shortlist, o Rafale é a melhor opção.
Imagina o MICO se compramos 36 Gripen NG e a Suécia compra 10.
Seria pior que o AMX. 46 unidades em todo o mundo. Que beleza....
Pelo menos com os franceses teremos a coleira bem mais folgada. Teremos tots até no radar AESA. E teremos uma aeronave bem mais capaz, com quase 300 unidades na França, fora os prováveis 60 dos EAU e 126 a 190 da Índia.
Se a idéia do Brasil fosse um mix hi/lo o Gripen poderia ser útil em conjunto com uma aeronave pesada, tipo F-15/Su-30.
Ja que a idéia da FAB é 120 caças do mesmo tipo e ainda a MB quer o mesmo tipo (48 unidades) O Rafale comeu mais feijão que o Gripen e se encaixa melhor em uma solução única.
Su-35BM - 4ª++ Geração.
Simplesmente um GRANDE caça.
Simplesmente um GRANDE caça.
- kekosam
- Sênior
- Mensagens: 2500
- Registrado em: Sex Out 03, 2008 10:17 am
- Localização: Cuiabá-MT
- Agradeceu: 24 vezes
- Agradeceram: 34 vezes
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2
Cara, se for descontar a coleira, temos DUAS opções...
Rafale (FAB) + Rafale M (MB)
F-18 (FAB) + F-18 (MB)
Padronização, racionalização de meios, facilidade de treinamento dos caçadores. E pra mim qualquer um dos dois serve neste cenário hipotético.
Considerando a coleira, só sobra o Rafale.
Gripen não deveria ser considerado. Nem a Suécia não irá comprar.
Rafale (FAB) + Rafale M (MB)
F-18 (FAB) + F-18 (MB)
Padronização, racionalização de meios, facilidade de treinamento dos caçadores. E pra mim qualquer um dos dois serve neste cenário hipotético.
Considerando a coleira, só sobra o Rafale.
Gripen não deveria ser considerado. Nem a Suécia não irá comprar.
Assinatura? Estou vendo com meu advogado...
- Andre Correa
- Sênior
- Mensagens: 4891
- Registrado em: Qui Out 08, 2009 10:30 pm
- Agradeceu: 890 vezes
- Agradeceram: 241 vezes
- Contato:
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2
hehehe e o pessoal ainda sonha que com Rafale vai ter as maravilhas das Super-ToT Francesas, com 100% de absorção nacional, e que até 2030 estamos com um caça nacional, 5ªG, com centenas de empresas na área de produção militar, a fabricar em ritmo intenso peças, novas aeronaves e a dedicar milhões ou bilhões em pesquisa e desenvolvimento para o GF comprar mais 36 caças, após uma escolha de 15 anos...
No caça não pode coleira ianque, mas em todo o resto pode... pode no ST, pode no KC-390, pode em radar, armamentos, etc, mas nos caças supremos, nos SUPER, MUITOS, na quantidade faraônica de 36 caças, que nos elevarão a super potência militar, como China, Rússia, França, Uk e EUA, não pode...
Não sei o que cansa mais, a demora pela escolha, ou a repetição dos argumentos...
Dizem que uma mentira, quando repetida muitas vezes, acaba por virar verdade... e aqui no DB vemos a prova disso (para alguns)
Desculpa lá, mas se pintam os EUA como o demônio de calças, esquecem que a França não dá um passo sem o consentimento do dono da sua coleira, que pode ser beeemmm frouxa, mas está lá, e que baixa a cabeça pra suas ordens...
E quando tivermos conflito de interesses com os EUA, e precisarmos do apoio da França, será que ele vem?
No caça não pode coleira ianque, mas em todo o resto pode... pode no ST, pode no KC-390, pode em radar, armamentos, etc, mas nos caças supremos, nos SUPER, MUITOS, na quantidade faraônica de 36 caças, que nos elevarão a super potência militar, como China, Rússia, França, Uk e EUA, não pode...
Não sei o que cansa mais, a demora pela escolha, ou a repetição dos argumentos...
Dizem que uma mentira, quando repetida muitas vezes, acaba por virar verdade... e aqui no DB vemos a prova disso (para alguns)
Desculpa lá, mas se pintam os EUA como o demônio de calças, esquecem que a França não dá um passo sem o consentimento do dono da sua coleira, que pode ser beeemmm frouxa, mas está lá, e que baixa a cabeça pra suas ordens...
E quando tivermos conflito de interesses com os EUA, e precisarmos do apoio da França, será que ele vem?
Audaces Fortuna Iuvat
- Carlos Lima
- Sênior
- Mensagens: 18932
- Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
- Agradeceu: 1275 vezes
- Agradeceram: 631 vezes
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2
Sei lá Alcluiz,
Acho que muita gente na verdade está indo pelo que aparentemente é o 'menos pior' dos diabos.
Mas no fim que ninguém se engane que se não é desenvolvido e feito em casa... já era.
[]s
CB_Lima
Acho que muita gente na verdade está indo pelo que aparentemente é o 'menos pior' dos diabos.
Mas no fim que ninguém se engane que se não é desenvolvido e feito em casa... já era.
[]s
CB_Lima
CB_Lima = Carlos Lima
- knigh7
- Sênior
- Mensagens: 18759
- Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
- Localização: S J do Rio Preto-SP
- Agradeceu: 1971 vezes
- Agradeceram: 2499 vezes
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2
Aliás, nem precisa ser só com os EUA, basta com outros países da NATO.alcluiz escreveu: E quando tivermos conflito de interesses com os EUA, e precisarmos do apoio da França, será que ele vem?
- knigh7
- Sênior
- Mensagens: 18759
- Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
- Localização: S J do Rio Preto-SP
- Agradeceu: 1971 vezes
- Agradeceram: 2499 vezes
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2
É, Lima, mas na questão de definir o menos pior não se pode deixar de lado o custo operacional para uma Forca Aérea que tem um cobertor curto...cb_lima escreveu:Sei lá Alcluiz,
Acho que muita gente na verdade está indo pelo que aparentemente é o 'menos pior' dos diabos.
Mas no fim que ninguém se engane que se não é desenvolvido e feito em casa... já era.
[]s
CB_Lima
Aliás, o primeiro emprego de bombas inteligentes da FAB em exercício foi em 2010 (!)
Editado pela última vez por knigh7 em Qua Jun 29, 2011 9:00 pm, em um total de 1 vez.
- Carlos Lima
- Sênior
- Mensagens: 18932
- Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
- Agradeceu: 1275 vezes
- Agradeceram: 631 vezes
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2
Mas Knight7,knigh7 escreveu:É, Lima, mas na questão de definir o menos pior não se pode deixar de lado o custo operacional para uma Forca Aérea que tem um cobertor curto...cb_lima escreveu:Sei lá Alcluiz,
Acho que muita gente na verdade está indo pelo que aparentemente é o 'menos pior' dos diabos.
Mas no fim que ninguém se engane que se não é desenvolvido e feito em casa... já era.
[]s
CB_Lima
Um problema é que aeronaves de 4 Geração de modo geral são caras de operar...
Aeronaves de 4 Geração que ainda tem possibilidades de expansão é pior ainda porque a coisa toda é pensada como investimento ao longo do tempo ao invés de comprar os F-5 nos anos 70 que era mais ou menos um pacote fechado em termos de expansão naquela época.
Não tem como o Brasil pensar em ter qualquer umas dessas aeronaves do calibre do SH ou do Rafale ou Su-35 ou qualquer outra coisa parecida e achar que vai pagar troco de pinga... isso não existe.
Quer comprar barato... vai no deserto ou briga com o Chile e pega uns F-16, dá um banho de loja e é isso aí... ou vai em uma caverna na Suécia e pega uns Gripens A/B ou vai em um aeroporto abandonado na Russia e pega uns SU ou Mig-29 e dá um banho de loja neles também porque como estão são bem incompatíveis em termos de instrumentos, etc, ou é claro vai e compra uns JF-17 da China que devem ser mais baratos.
Então a questão começa com o a minha pergunta clássica: - O que o Brasil quer ser quando crescer?
Não dá para ter caças de 4 Geração e achar que vai pagar barato para manter.
[]s
CB_Lima
CB_Lima = Carlos Lima
- knigh7
- Sênior
- Mensagens: 18759
- Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
- Localização: S J do Rio Preto-SP
- Agradeceu: 1971 vezes
- Agradeceram: 2499 vezes
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2
Lima, mesmo cacas de 3 geracão havia dentre os membros cacas caros de operar(vide exemplo do F14).cb_lima escreveu:Mas Knight7,knigh7 escreveu:
É, Lima, mas na questão de definir o menos pior não se pode deixar de lado o custo operacional para uma Forca Aérea que tem um cobertor curto...
Um problema é que aeronaves de 4 Geração de modo geral são caras de operar...
Aeronaves de 4 Geração que ainda tem possibilidades de expansão é pior ainda porque a coisa toda é pensada como investimento ao longo do tempo ao invés de comprar os F-5 nos anos 70 que era mais ou menos um pacote fechado em termos de expansão naquela época.
Não tem como o Brasil pensar em ter qualquer umas dessas aeronaves do calibre do SH ou do Rafale ou Su-35 ou qualquer outra coisa parecida e achar que vai pagar troco de pinga... isso não existe.
Quer comprar barato... vai no deserto ou briga com o Chile e pega uns F-16, dá um banho de loja e é isso aí... ou vai em uma caverna na Suécia e pega uns Gripens A/B ou vai em um aeroporto abandonado na Russia e pega uns SU ou Mig-29 e dá um banho de loja neles também porque como estão são bem incompatíveis em termos de instrumentos, etc, ou é claro vai e compra uns JF-17 da China que devem ser mais baratos.
Então a questão começa com o a minha pergunta clássica: - O que o Brasil quer ser quando crescer?
Não dá para ter caças de 4 Geração e achar que vai pagar barato para manter.
[]s
CB_Lima
O Tornado é um caca de 4 geracão caro, se comparado com outro de mesma geracão, como o F16 Bl30.
Sim, cacas de 4,5 são mais caros de operar. Mas há dentre eles, diferencas significativas, assim como os das geracões anteriores.
- knigh7
- Sênior
- Mensagens: 18759
- Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
- Localização: S J do Rio Preto-SP
- Agradeceu: 1971 vezes
- Agradeceram: 2499 vezes
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2
O que adianta uma pessoa ter uma Ferrari se ela não tem grana para manter????
- Andre Correa
- Sênior
- Mensagens: 4891
- Registrado em: Qui Out 08, 2009 10:30 pm
- Agradeceu: 890 vezes
- Agradeceram: 241 vezes
- Contato:
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2
Eu já disse várias vezes que apoio o SH, mas não sou contra a compra do Rafale, só não concordo com os motivos para defender o Rafale contra o SH.
Ambos são muito bons, e o Rafale ainda tem muito o que aperfeiçoar, só nos resta saber se o Brasil tem $ para seguir a França, pois como a escala é menor, o preço é maior... e para quem voa 60h/ano por piloto num F-5EM, por falta de $, estão a esquecer para qual país o FX-2 destina-se.
O mais importante agora não é discutir quem vai ganhar, pois qualquer um dos 2 serve muito bem ao Brasil, são multirole, carregam um amplo leque de armamentos, garantem a integração de armamento nacional, abertura de códigos, produção local e continuação de desenvolvimento com apoio brasileiro (pessoal e monetário), tem ótima autonomia para o que se espera, num país do tamanho do Brasil, mas o mais importante de tudo é: como vamos aproveitar o que é oferecido?
Quais são as ações do GF para viabilizar a ToT a ser recebida? Vão esperar sentados até tudo estar decidido, ou já estão com ações concretas, a fechar parceirias nacionais para com o MD e não unicamente para com a Dassault ou Boeing. Entendem onde quero chegar? Essa conversinha de meu pai é maior do que o seu já cansou. Temos é que pensar no Brasil, na maneira que poderá aproveitar isso tudo que é oferecido, de maneira concreta. Onde vamos aplicar? Vamos desenvolver um caça com Tejas, T-50, etc, mais barato, mas com características básicas de 5ªG, totalmente nacional, ou vamos ser parceiros num caça 5ªG? Com os EUA já não dá mais, somente poderíamos entrar com $$$ no F-35, e com a França, vamos ter que entrar com muito, mas $$$$$$$$$$ para desenvolver um caça de país sério, pois a França não vai querer ficar refém do humor político brasileiro, uma vez que estão sempre engajados em algum conflito, e necessitam das suas FFAA's bem equipadas, a fim de manter a P&D e produção de material bélico no país.
Essas são questões que deveríamos estar a discutir sobre o FX-2, pois o caça é meramente uma plataforma, e elas por elas, para enfrentar as ameaças possíveis, ambos fazem o mesmo, com a pouca quantidade que estamos a comprar, e que iremos operar sempre. Nunca teremos 300 Rafales a voar no Brasil, como na França, mesmo sendo muitas vezes maiores do que eles.
(França: 543.965 km2 e 65.447.374 hab- Brasil: 8.514.876 km2 e 190.755.799 hab - Dados 2010)
Ambos são muito bons, e o Rafale ainda tem muito o que aperfeiçoar, só nos resta saber se o Brasil tem $ para seguir a França, pois como a escala é menor, o preço é maior... e para quem voa 60h/ano por piloto num F-5EM, por falta de $, estão a esquecer para qual país o FX-2 destina-se.
O mais importante agora não é discutir quem vai ganhar, pois qualquer um dos 2 serve muito bem ao Brasil, são multirole, carregam um amplo leque de armamentos, garantem a integração de armamento nacional, abertura de códigos, produção local e continuação de desenvolvimento com apoio brasileiro (pessoal e monetário), tem ótima autonomia para o que se espera, num país do tamanho do Brasil, mas o mais importante de tudo é: como vamos aproveitar o que é oferecido?
Quais são as ações do GF para viabilizar a ToT a ser recebida? Vão esperar sentados até tudo estar decidido, ou já estão com ações concretas, a fechar parceirias nacionais para com o MD e não unicamente para com a Dassault ou Boeing. Entendem onde quero chegar? Essa conversinha de meu pai é maior do que o seu já cansou. Temos é que pensar no Brasil, na maneira que poderá aproveitar isso tudo que é oferecido, de maneira concreta. Onde vamos aplicar? Vamos desenvolver um caça com Tejas, T-50, etc, mais barato, mas com características básicas de 5ªG, totalmente nacional, ou vamos ser parceiros num caça 5ªG? Com os EUA já não dá mais, somente poderíamos entrar com $$$ no F-35, e com a França, vamos ter que entrar com muito, mas $$$$$$$$$$ para desenvolver um caça de país sério, pois a França não vai querer ficar refém do humor político brasileiro, uma vez que estão sempre engajados em algum conflito, e necessitam das suas FFAA's bem equipadas, a fim de manter a P&D e produção de material bélico no país.
Essas são questões que deveríamos estar a discutir sobre o FX-2, pois o caça é meramente uma plataforma, e elas por elas, para enfrentar as ameaças possíveis, ambos fazem o mesmo, com a pouca quantidade que estamos a comprar, e que iremos operar sempre. Nunca teremos 300 Rafales a voar no Brasil, como na França, mesmo sendo muitas vezes maiores do que eles.
(França: 543.965 km2 e 65.447.374 hab- Brasil: 8.514.876 km2 e 190.755.799 hab - Dados 2010)
Audaces Fortuna Iuvat
- Carlos Lima
- Sênior
- Mensagens: 18932
- Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
- Agradeceu: 1275 vezes
- Agradeceram: 631 vezes
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2
Sim Knight7,knigh7 escreveu:Lima, mesmo cacas de 3 geracão havia dentre os membros cacas caros de operar(vide exemplo do F14).
O Tornado é um caca de 4 geracão caro, se comparado com outro de mesma geracão, como o F16 Bl30.
Sim, cacas de 4,5 são mais caros de operar. Mas há dentre eles, diferencas significativas, assim como os das geracões anteriores.
Mas então o problema é que a lista da concorrência então está toda errada.
Afinal, como é que a FAB vai colocar Typhoon, Rafale, Su-35 em uma concorrência e esperar que saia barato de operar?
Nessas horas é melhor fazer 2 listas, uma de monomotores F-16, Gripen C/D (não NG) versus a lista dos recauchutados (F-18 Segunda mão, F-16 "Novo", Gripen "da Caverna" Su/Mig "que tomava poeira") e comparar e ver qual é o menos pior.
Mas aí entra a outra contradição...
Podemos ter Sub Nuclear, construir estaleiro e base naval de Subs, planejar uma segunda esquadra, encomendar 1000 e tantos Uruvecos, mas não temos grana para operar caças de 4,5 Geração???
Não faz sentido.
[]s
CB_Lima
CB_Lima = Carlos Lima