rmturchiello escreveu:
Outra coisa realmente um M113 pula muito em QT mas não é pq sua suspensão não esta dimensionada para o motor ou velocidade, é que é um modelo realmente mais rígido parecido com a do M108/109 se vc andar em um desses carros percebera que embora ainda tenham mecânica original pulam da mesma forma que o M113, e te digo com convicção não tem como andar com um M113 a 60Km/h em QT a não ser que se instale nele uma suspensão alta como é a dos CC, eu não sei o pq foi adotada essa suspensão no M113 mas ela é grande limitadora da velocidade em QM e para mudar isso não é só redimensionar a suspensão mas sim criar uma nova totalmente diferente. Para vc comprovar oq estou dizendo coloque uma foto de M113/108/109 ao lado da foto de qualquer CC leopard, M41 M60 tanto faz e vc verá que são totalmente diferentes em altura e curso. Talvez o Bachi que é engenheiro possa nos tira essa duvida de pq foi adotado essa suspensão.
Turchielo,
Apesar de que eu acho que o Helio já esclareceu a contento este assunto, a tua afirmação é muito inteligente e merece uma resposta.
Realmente, o M113 tem um tipo de suspensão de um tipo que é denominado nos Estados Unidos como “flat track”, ou seja: uma suspensão sem roletes de guia para a parte superior da lagarta.
Podemos dizer que este tipo de suspensão foi inventada por J. Walter Christie, um engenheiro estadunidense, que a apresentou numa forma bem primitiva num auto propulsado de 155 mm em 1919, e que a introduziu na sua forma definitiva em seu carro de combate médio protótipo M1928.
O interessante é que Christie adotou rodas grandes porque queria dar ao seu carro capacidade de se deslocar sobre elas, sem as lagartas, ou seja, queria um carro conversível lagartas/rodas.
Para deslocamentos a grandes distancias as lagartas seriam removidas e colocadas em suportes laterais. No local do combate seriam reinstaladas.
Para o exército estadunidense Christie construiu 3 CCM T3 para a infantaria e 4 Combat Car T1 para a cavalaria.
Christie, talvez pelo seu gênio irascível não conseguiu sucesso no seu país.
A patente de sua suspensão foi adquirida pelo exército britânico dando origem aos seguintes carros de combate neste país, com sua suspensão:
Light tanks: Mk. VII Tetrarch,
e:
Cruiser tanks: Mk. III (A13), Mk. IV e IVA (A13 Mk. II), Mk. V Covenanter (A13 Mk. III), Mk. VI Crusader (A15), Mk. VII Cavalier (A24), Mk. VIII Centaur (A27L), Mk. VIII Cromwell (A27M) e Challenger (A30).
Também foi adquirida pelo exército soviético (Krasnaia Armiia) dando origem aos seguintes carros: BT, T34, T44, T54, T55, e T62.
O BT foi o único de todos os carros construídos com a suspensão Christie que manteve o sistema original de lagartas desmontáveis.
A suspensão Christie usava mola helicoidal. Uma reclamação que havia contra este sistema de molejo, é que ficando a mola entre a roda e o chassis, perdia-se espaço interno.
Com a introdução do sistema de barra de torção apareceu a possibilidade de se utilizar a mesma na suspensão Christie.
Isto foi feito, e pelo que entendo esta suspensão com barra de torção recebeu a designação de “flat track”.
Nos anos 50 foi feito um grande programa nos Estados Unidos, de veículos com este tipo de suspensão.
Começando em Maio 1953: obuseiros auto propulsados T195 (M108) de 105 mm e T196(M109) de 155 mm.
Em Setembro 1954: carro de reconhecimento M114.
Em Janeiro 1956: obuseiro auto propulsado de 8” T236 (M110), canhão auto propulsado de 175 mm T235 (M107) e carro recuperador T-120 (M578).
Em Maio 1956 VBTP T113 (M113), veiculo de carga M548, posto de comando M1068, veiculo de designação de artilharia M981 e lança míssil anti carro guiado - auto propulsado M901.
E por ultimo em Julho 1959 o carro de combate leve/canhão de assalto M551 Sheridan.
Esta suspensão não foi mais usada nos carros projetados após os mencionados acima.
A única alegação que encontrei para o abandono deste tipo de suspensão foi uma menção de que o mesmo não era a ideal para veículos que atingissem velocidade altas.
Isto teoricamente é explicado pela relação massas suspensas/massas não suspensas.
Massa suspensa é a parte do veiculo que não deve ser influenciada pelo deslocamento das massas não suspensas sobre as desigualdades do terreno.
Massa suspensa = chassi, armamento, tripulação.
Massa não suspensa = rodas, elementos de fixação da suspensão no chassi, molas e amortecedores.
O interessante desta alegação é que os veículos com a suspensão Christie eram os mais velozes da sua época, tanto que a sigla BT significa Bystrokhdnyi Tank, ou seja: Carro de Combate Veloz.
Mocellin acha que a suspensão “flat track” foi adotada pelo exército estadunidense por questão de simplicidade. Eu credito que sim, e acrescentaria: custo.
Mas, repito, eu acredito que o problema principal é o de um acerto correto da suspensão, como o Helio afirma.
Bacchi