Marinha fecha mais 2 Seahawks

Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
PRick

Re: Marinha fecha mais 2 Seahawks

#106 Mensagem por PRick » Qua Jun 22, 2011 8:40 pm

knigh7 escreveu:
soultrain escreveu: Os NH-90 que a o Exercito e Marinha da Austrália opera são os TTH (Tactical Transport Helicopter) "navalizados". Aquando do concurso ( a decisão da RAN foi em 2009), os NH-90 NFH (NATO Frigate Helicopter) ainda não estavam em operação e não estão nem estarão 100% operacionais por um bom tempo, como em todas as novas aeronaves. Ou seja preferiram não arriscar e precisavam de uma solução para já.

Além disso já têm tripulação e logistica para os S70, a transição é mais fácil e barata.

Quanto aos S70 brasileiros, em vez do Romeo, pode ter sido devido à compatibilidade com os já existente doutros ramos, preço e à "clearance", necessária, já que é o TOP da USNavy, pouco provável a autorização de exportação para o Brasil.

O Cap. de Fragata Lynx há alguns meses atrás já colocou bem datalhadamente aqui no Fórum o modelo adquirido pela MB com seus sistemas:

lynx escreveu: S-70B é a denominação que a Sikorsky dá ao Seahawk. SH-60, ou MH-60, são denominações internas da USN. Aqui será SH-16.
O SH-60B é a versão do Seahawk operada a partir dos escoltas da USN, por meio dos esquadrões HSL. Não é dotado de sonar, utilizando sonobóias e MAD para ASW. O SH-60F é a versão utilizada nos NAe da USN, por meio dos esquadrões HS. É dotado de sonar, mas não tem sonoboias, MAD ou sequer radar. Ambas as versões estão sendo substituídas pelos MH-60R, dotados de sonar FLASH, sonobóias (mas num total de apenas 6) radar APS-143, FLIR Star Safire III e capaz de lançar o MAS Penguin.
O SH-16 será a mesma aeronave que o MH-60. A MB optou pelos seguintes equipamentos:
- radar APS-143 com modo ISAR integrado (que também será adotado nos nossos EC-725 e nos NH-90 da MNF, mas nesse último os farnceses não conseguiram integrar o ISAR ainda. Nos EC-725 nem tentaram, pois eles não usam... :shock: );
- FLIR Star safire III (usados nos nossos Lynx e EC-725, além de aeronaves da FAB);
- Sonar HELRAS. Optamos por esse, uma vez que o FLASH não é americano (acho que da BAE Sistems) e portanto teria que ser comprado diretamente do fabricante, fora do FMS. Além de, segundo nossas informações, tratar-se de um sonar ainda em desenvolvimento e de doutrina de emprego ainda em avaliação, face à sua diferença de frequência em relação aos existentes hoje. Ficará para um momento futuro, mas está nos nossos planos;
- MAS Penguin, do qual já foi encomendado um lote inicial ao fabricante na Noruega;
- optamos por não utilizar sonobóias. Para nós, isso é coisa para avião;
- trocamos os rádios da Collins pelos Rodhe-Schwartz alemães (negociação pra lá de difícil, mas os americanos concordaram em integrá-los aos sistemas da aeronave) e, com isso, abrimos mão do link 11 em favor do BR-2, que, obviamente, terá que ser integrado pela MB (nesse não queremos ninguém metendo a mão), com auxílio da Embraer e dos alemães da RS.
Portanto, podemos ver que se trata de uma aeronave de "transporte", "não-estratégica" (o que é isso?) e utilizada apenas por aliados de terceira e países pobres. mas é o que podemos ter... ah! o que faz a segueira ideológica!... :?
http://www.defesabrasil.com/forum/posti ... &p=5083280
Uma aeronave desse tipo com uma quantidade grande de sensores com funções diversas, deve ter um CI3 para desempenhar bem sua função, como é o caso dos P-3Br. Aí perguntamos como é o sistema de fusão de dados? Existe, ou apenas temos o piloto operando o radar e um operador de sonar, ou será que ninguém está pensando nisso, me parece que a grande diferença da nova versão dos EUA está, exatamente, no campo da fusão de dados.

Ter um excelente radar ou sonar, não é o mesmo que ter uma excelente capacidade de extrair a totalidade das informações obtidas por eles. E aí alguém tem essa resposta?

[]´s

soultrain
Sênior
Sênior

#107 Mensagem por soultrain » Qua Jun 22, 2011 9:01 pm

Padilha,

Eu não disse que o futuro S70 da MB é mau, não é o Romeo ponto e é uma gigantesca diferença. Por alguma coisa os vossos são chamados de S70 e os da Austrália e propostos à Dinamarca se chamam MH-60R. Também por isso esses são muito mais baratos, muito mais mesmo, quase metade do valor no caso da Austrália e quase 1/4 no caso da Dinamarca.

Quanto à capacidade de um estaleiro Brasileiro fabricar o cabeça de série com problemas, qual a admiração? Isso acontece na vida real, viu? Em todo o mundo, especialmente nos EUA :shock: No vosso caso, é um estaleiro que nunca tinha construído um só navio, numa região que não tinha mão de obra especializada e que o estaleiro sequer existia quando iniciou a construção. Mesmo assim querem comparar com estaleiros que têm uma larga experiência, que são autenticas fábricas de encher chouriços...

A vida real é um bocadinho diferente dos romances do Tom Clancy e das histórias aos quadradinhos, aqui o que conta é o trabalho e a persistência, faz errado, aprende e faz de novo com os erros corrigidos. Pessoas que só se sabem lamentar e achar que só outros fazem bem, afastadas. A maioria dos factores de sucesso não são exógenos, são endógenos. Odeio o discurso, óhh vida óhh desgraça, somos assim, sempre fomos...

É uma dicotomia engraçada a sua, o que é de fora é bom (se for dos EUA), o que é de dentro é m... Eu prefiro usar um equipamento feito por mim, com defeitos, do que de outro com defeitos também, ao menos os defeitos são meus e tenho capacidade de os corrigir no próximo. Caso não saiba, mesmo os Romeo tem defeitos e problemas... Mas parece que tudo dessa proveniência é a oitava maravilha do mundo para alguns, enfim... A quantidade de Brasileiros que salivam por um green card é impressionante.

Menos emoção e mais cérebro a funcionar Padilha, reality check!!!

"O que se percebe hoje é que os idiotas perderam a modéstia. E nós temos de ter tolerância e compreensão também com os idiotas, que são exatamente aqueles que escrevem para o esquecimento" :!:

NJ
papagaio
Avançado
Avançado
Agradeceu: 8 vezes
Agradeceram: 34 vezes

#108 Mensagem por papagaio » Qua Jun 22, 2011 9:59 pm

PRick
Neste aspecto a aeronave possui um sistema de missão bastante complexo e avançado.
Será a primeira aeronave da Aviação Naval com barramento de dados 1553B, fusão total de sensores, aviônicos e armamentos.
Vc pode não acreditar, mas neste aspecto em particular, não há nada sequer parecido na nossa Aviação Naval.
O avanço será extraordinário.
Abs,

Pergunta - Alguém saberia dizer se o EC-725 possui barramento de dados 1553 ? Não estou querendo fazer comparações, é realmente uma dúvida.

soultrain
Sênior
Sênior

#109 Mensagem por soultrain » Qua Jun 22, 2011 10:31 pm

O data bus MILSTD-1553 tem várias versões e existe há muitos anos, até as ultimas versões de Mi-17 usam.

Na Europa usa-se o STANAG qualquer coisa, que basicamente é uma evolução do 1553, na versão actual do STANAG XXXX, em fibra óptica.

"O que se percebe hoje é que os idiotas perderam a modéstia. E nós temos de ter tolerância e compreensão também com os idiotas, que são exatamente aqueles que escrevem para o esquecimento" :!:

NJ
papagaio
Avançado
Avançado
Agradeceram: 34 vezes

#110 Mensagem por papagaio » Qua Jun 22, 2011 10:40 pm

É verdade, o databus 1553 surgiu se não me engano com o F-16.
Foi padronizado para uso em toda OTAN.
Os avanços da era digital que permitiram a criação de um barramento de dados para integração.
Fisicamente, um barramento é algo semelhante a um cabo.
Está prevista no futuro o uso do STANAG 1775 (não tenho certeza).
Seria a grosso modo a evolução de um HDMI para um cabo de fibra ótica.
Também não tenho certeza, mas acho que ele ainda não está operacional nas aeronaves voando hoje.
Abs,

Andre Correa
Sênior
Sênior
Agradeceu: 890 vezes
Agradeceram: 241 vezes
Contato:

#111 Mensagem por Andre Correa » Qua Jun 22, 2011 10:45 pm

O STANAG 3838 é a versão da NATO do 1553...

Audaces Fortuna Iuvat
AlbertoRJ
Sênior
Sênior

#112 Mensagem por AlbertoRJ » Qua Jun 22, 2011 10:56 pm

papagaio escreveu:PRick
Neste aspecto a aeronave possui um sistema de missão bastante complexo e avançado.
Será a primeira aeronave da Aviação Naval com barramento de dados 1553B, fusão total de sensores, aviônicos e armamentos.
Vc pode não acreditar, mas neste aspecto em particular, não há nada sequer parecido na nossa Aviação Naval.
O avanço será extraordinário.
Abs,

Pergunta - Alguém saberia dizer se o EC-725 possui barramento de dados 1553 ? Não estou querendo fazer comparações, é realmente uma dúvida.
Acho muito pouco provável que o EC-725 não tenha esse barramento. Já é algo trivial.

Alberto -
soultrain
Sênior
Sênior

#113 Mensagem por soultrain » Qua Jun 22, 2011 10:58 pm

alcluiz escreveu:O STANAG 3838 é a versão da NATO do 1553...
Sim e?

O STANAG 3910 é uma evolução em Fibra óptica a 100Mbps e já há mais débito, mas não tenho o nº XXXX

Sim já está em funcionamento.

NJ
Andre Correa
Sênior
Sênior
Agradeceu: 890 vezes
Agradeceram: 241 vezes
Contato:

#114 Mensagem por Andre Correa » Qua Jun 22, 2011 11:05 pm

Sim, o 3910 é o utilizado no Eurofighter.

Audaces Fortuna Iuvat
soultrain
Sênior
Sênior

#115 Mensagem por soultrain » Qua Jun 22, 2011 11:09 pm

O Merlin usa já o AFDX, usado no Rafale, A-380, A-350 e A400M, parece-me que o EC-725 tambem o usa, tenho de confirmar.

NJ
Corsário01
Sênior
Sênior
Agradeceram: 176 vezes

#116 Mensagem por Corsário01 » Qui Jun 23, 2011 7:22 am

soultrain escreveu:Padilha,

Eu não disse que o futuro S70 da MB é mau, não é o Romeo ponto e é uma gigantesca diferença. Por alguma coisa os vossos são chamados de S70 e os da Austrália e propostos à Dinamarca se chamam MH-60R. Também por isso esses são muito mais baratos, muito mais mesmo, quase metade do valor no caso da Austrália e quase 1/4 no caso da Dinamarca. Eu nunca afirmei que os nossos seriam Romeo, apenas disse que a nossa versão terá alguns itens que o Romeo possui. Repare que vc já puxou o assunto até pra preço comparativo entre outros paises. Não vou entrar nesta discussão sobre outros paises porque este não é o cerne da questão. Vc está livre para debater isso com outros.

Quanto à capacidade de um estaleiro Brasileiro fabricar o cabeça de série com problemas, qual a admiração? Isso acontece na vida real, viu? Em todo o mundo, especialmente nos EUA :shock: No vosso caso, é um estaleiro que nunca tinha construído um só navio, numa região que não tinha mão de obra especializada e que o estaleiro sequer existia quando iniciou a construção. Mesmo assim querem comparar com estaleiros que têm uma larga experiência, que são autenticas fábricas de encher chouriços...Mais uma vez meu caro, fica claro que não quer ver o ponto ao qual me referi.Tudo bem, eu já nem esquento mais a cabeça, mas vou te ajudar. É óbvio que se um estaleiro é novo e nunca construiu nada, o mesmo passará por dificuldades. Todos nós, a torcida do Flamengo e Corinthians juntas, sabiamos que o navio não seria entregue no prazo estipulado( ELEITOREIRO), e foi o que aconteceu. A minha critica é nesta linha. Oras, se até vc sabe que não é possível, então porque apregoar que vai entregar dentro do prazo? É esta hiprocrisia a que me refiro.

A vida real é um bocadinho diferente dos romances do Tom Clancy e das histórias aos quadradinhos, aqui o que conta é o trabalho e a persistência, faz errado, aprende e faz de novo com os erros corrigidos. Pessoas que só se sabem lamentar e achar que só outros fazem bem, afastadas. A maioria dos factores de sucesso não são exógenos, são endógenos. Odeio o discurso, óhh vida óhh desgraça, somos assim, sempre fomos...Parece que vc continua misturando as coisas. Mas no fundo acho que vc não soube interpretar o que eu quis dizer. Diga para a empresa classificadora de navios que o Tom Clancy mandou ela fazer a classificação do navio e pronto. Que todos os defeitos encontrados que a fizeram renunciar a classificação do mesmo e que o único jeito seria desmontar e refazer o navio por inteiro é pura ficção.

É uma dicotomia engraçada a sua, o que é de fora é bom (se for dos EUA), o que é de dentro é m... Eu prefiro usar um equipamento feito por mim, com defeitos, do que de outro com defeitos também, ao menos os defeitos são meus e tenho capacidade de os corrigir no próximo. Caso não saiba, mesmo os Romeo tem defeitos e problemas... Mas parece que tudo dessa proveniência é a oitava maravilha do mundo para alguns, enfim... A quantidade de Brasileiros que salivam por um green card é impressionante.Mais uma vez caro Soultrain vc lê mas não sabe ou não tem a capacidade de absorver as coisas. Lê para si e acha que a sua opinião simplista dos fatos é o que vale. Estás errado meu caro. Atravéz de simples notas ou de outras um pouco mais elaboradas, apenas tento passar um pouco do que sei e nem sempre posso explicitar. Para alguns um pingo é letra, para a maioria um pingo sempre será um pingo. Uma pena!

Menos emoção e mais cérebro a funcionar Padilha, reality check!!!
Eu recomendaria o mesmo a você caro amigo. Tente antes de escrever coisas a meu respeito, PENSAR um pouco, quem sabe assim você não cometerá mais indelicadezas para quem nunca as cometeu com você. Ok?

Checando a realidade: Saindo do campo politico eleitoreiro e seguindo para a real.

A verdade é que não temos no Brasil, nem mão de obra e nem expertise para construirmos navios como Escoltas. Deveriamos projetar os nossos? Sim, mas não há esta capacidade hoje. É claro que desejamos que no futuro a nossa classe de engenheiros navais seja mais capaz, o que hoje eu te diria que não é.
Muitos dirão: Mas temos que começar caso contrário nunca chegaremos lá. Concordo! Mas o grande problema para isso se tornar realidade, é que teriamos que ter Fluxo de Caixa sem interrupções, pois ai sim, poderemos errar até acertar e passar a ter nossos projetos e nossos estaleiros capacitados. Nos dias atuais, isso não ocorre.
Mas temos que equipar a MB com escoltas e outros meios modernos.
Então como fazer se hoje não se tem esta capacidade? O ideal na minha opinião, seria um mix de construções em estaleiros estrangeiros com construção aqui no Brasil, mas a pergunta volta.
Em qual estaleiro? Hoje as construções modernas passam por construção modular. Estamos engatinhando neste campo. Devemos esperar que um dia nossos estaleiros venham a ter esta capacidade, para só ai, começarmos a construir nossos Escoltas? Eu acho que é muito tempo e volto a afirmar, que não se trata simplesmente de postar aqui, que o que se faz lá fora é bom e o que se faz aqui é ruim. Hoje nossa realidade é essa.Vai mudar? Espero que sim, mas sempre buscando a qualidade e não querendo transformar essa busca por excelência em palanque para politicos.

Encerro este assunto aqui, afinal o tópico é sobre MH-16.

Abraços,

Padilha
caixeiro
Sênior
Sênior
Agradeceram: 5 vezes

#117 Mensagem por caixeiro » Qui Jun 23, 2011 11:12 am

Corsário01 escreveu:
Checando a realidade: Saindo do campo politico eleitoreiro e seguindo para a real.

A verdade é que não temos no Brasil, nem mão de obra e nem expertise para construirmos navios como Escoltas. Deveriamos projetar os nossos? Sim, mas não há esta capacidade hoje. É claro que desejamos que no futuro a nossa classe de engenheiros navais seja mais capaz, o que hoje eu te diria que não é.
Muitos dirão: Mas temos que começar caso contrário nunca chegaremos lá. Concordo! Mas o grande problema para isso se tornar realidade, é que teriamos que ter Fluxo de Caixa sem interrupções, pois ai sim, poderemos errar até acertar e passar a ter nossos projetos e nossos estaleiros capacitados. Nos dias atuais, isso não ocorre.
Mas temos que equipar a MB com escoltas e outros meios modernos.
Então como fazer se hoje não se tem esta capacidade? O ideal na minha opinião, seria um mix de construções em estaleiros estrangeiros com construção aqui no Brasil, mas a pergunta volta.
Em qual estaleiro? Hoje as construções modernas passam por construção modular. Estamos engatinhando neste campo. Devemos esperar que um dia nossos estaleiros venham a ter esta capacidade, para só ai, começarmos a construir nossos Escoltas? Eu acho que é muito tempo e volto a afirmar, que não se trata simplesmente de postar aqui, que o que se faz lá fora é bom e o que se faz aqui é ruim. Hoje nossa realidade é essa.Vai mudar? Espero que sim, mas sempre buscando a qualidade e não querendo transformar essa busca por excelência em palanque para politicos.

Encerro este assunto aqui, afinal o tópico é sobre MH-16.

A realidade e algo que nao temos como escapar, a algum tempo no governo do Barbudo Pernambucano eu questionei a abertura no Estaleiro em Suape, e na epoca avise da total falta
de mao de obra e dificuldade de formar as mesma, fui acusado de anti nordestino etc etc..., e hoje a EMPREITEIRA COMPANHEIRA esta IMPORTANDO SALDADOR DOS EUA, dura e a realidade...

---------------------------------------------------------------------------------
"There's More Than One of Everything"
PRick

#118 Mensagem por PRick » Qui Jun 23, 2011 1:33 pm

caixeiro escreveu:
A realidade e algo que nao temos como escapar, a algum tempo no governo do Barbudo Pernambucano eu questionei a abertura no Estaleiro em Suape, e na epoca avise da total falta
de mao de obra e dificuldade de formar as mesma, fui acusado de anti nordestino etc etc..., e hoje a EMPREITEIRA COMPANHEIRA esta IMPORTANDO SALDADOR DOS EUA, dura e a realidade...
Eu vou falar aqui bem alto, para ver se o pessoal entende.

O Estaleiro de Suape é da INICIATIVA PRIVADA, o GF não tem qualquer responsabilidade na condução do mesmo, nem de seu gerenciamento. O GF disponibilizou a viabilidade econômica para a instalação do mesmo, nada mais que isso. E como já falaram acima, só erra quem faz, e quem não faz é SUBDESENVOLVIDO!

Quem sabe assim, o pessoal acorda. Caso o produto fabricado esteja com defeito, cabe ao construtor privado reparar ele, se entregar atrasado, paga-se multa como em qualquer lugar do mundo.

[]´s

caixeiro
Sênior
Sênior
Agradeceram: 5 vezes

#119 Mensagem por caixeiro » Qui Jun 23, 2011 2:26 pm

PRick escreveu:
caixeiro escreveu:
Eu vou falar aqui bem alto, para ver se o pessoal entende.

O Estaleiro de Suape é da INICIATIVA PRIVADA, o GF não tem qualquer responsabilidade na condução do mesmo, nem de seu gerenciamento. O GF disponibilizou a viabilidade econômica para a instalação do mesmo, nada mais que isso. E como já falaram acima, só erra quem faz, e quem não faz é SUBDESENVOLVIDO!

Quem sabe assim, o pessoal acorda. Caso o produto fabricado esteja com defeito, cabe ao construtor privado reparar ele, se entregar atrasado, paga-se multa como em qualquer lugar do mundo.

[]´s

Prick nao viaja nao ....mais deixa o off topic kto, que tenho de me aposentar em paz.

Abs Elcio Jose

---------------------------------------------------------------------------------
"There's More Than One of Everything"
Corsário01
Sênior
Sênior
Agradeceram: 176 vezes

#120 Mensagem por Corsário01 » Qui Jun 23, 2011 2:29 pm

Resta saber se a multa pagará tb o prejuizo do atraso do cronograma da Petrobras.
Enfim, que se pague e que flutue.

Abraços,

Padilha
Responder