AFEGANISTÃO

Área destinada para discussão sobre os conflitos do passado, do presente, futuro e missões de paz

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
FOXTROT
Sênior
Sênior
Mensagens: 7740
Registrado em: Ter Set 16, 2008 1:53 pm
Localização: Caçapava do Sul/RS.
Agradeceu: 267 vezes
Agradeceram: 109 vezes

Re: Notícias de Afeganistão

#2251 Mensagem por FOXTROT » Qua Jun 08, 2011 11:15 am

Um Mirage 2000N Frances caiu no Afeganistão em maio, equipes dos EUA e França recuperaram o caça do local.

Informação do site asas

Saudações




"Só os mortos conhecem o fim da guerra" Platão.
Avatar do usuário
FOXTROT
Sênior
Sênior
Mensagens: 7740
Registrado em: Ter Set 16, 2008 1:53 pm
Localização: Caçapava do Sul/RS.
Agradeceu: 267 vezes
Agradeceram: 109 vezes

Re: Notícias de Afeganistão

#2252 Mensagem por FOXTROT » Sáb Jun 11, 2011 12:16 pm

terra.com.br

Dois militares franceses morrem em operação no Afeganistão
11 de junho de 2011 • 11h07

Dois militares franceses morreram e um outro ficou gravemente ferido em dois diferentes acidentes na sexta-feira no Afeganistão, segundo divulgou o ministro da Defesa da França, Gerard Longuet.

O primeiro acidente ocorreu com um helicóptero Gazelle, que caiu na parte da tarde em uma região a cerca de 20 km da cidade de Bagram. De acordo com o comunicado assinado pelo ministro, as "condições climáticas eram muito ruins" no local. O comandante da operação - um tenente do 3º Regimento de Helicópteros de Combate de Etain - morreu na queda, e o piloto ficou gravemente ferido.

No mesmo dia, um cabo do 35º Regimento de Infantaria de Belfort foi morto quando voltava de uma missão na base de Tagab. O militar estava num veículo blindado e foi atingido por uma bala disparada por sua própria arma.

O ministro Longuet lamentou as mortes e manifestou aos familiares das vítimas "sua mais profunda emoção".




"Só os mortos conhecem o fim da guerra" Platão.
kurgan
Sênior
Sênior
Mensagens: 1610
Registrado em: Ter Jun 17, 2008 7:10 pm

Re: Notícias de Afeganistão

#2253 Mensagem por kurgan » Sáb Jun 18, 2011 11:11 am

18/06/2011 - 09h09
Os talibãs, aqueles que só temem a ira de Deus

ISLAMABAD, Paquistão, 18 Jun 2011 (AFP) -A milícia talibã, afastada do poder no Afeganistão, é um movimento fundamentalista de "estudantes de teologia" que diz temer, apenas,a ira de Deus.

Os talibãs saíram de colégios corânicos sunitas em 1994 com o objetivo de restabelecer a ordem moral e religiosa no Afeganistão depois de vários anos de anarquia, que se seguiram à retirada do exército soviético e aos confrontos entre facções de mudjahedines apoiadas por Estados Unidos e Paquistão.

Pouco se sabia dos talibãs quando apareceram na província de Kandahar (sul do Afeganistão) para pôr ordem e reprimir os traficantes dessa região. Num primeiro momento só foram percebidos como uma nova facção de combatentes saídos da etnia pashtu, maioria no país.

Mas, muito rápido, esses "estudantes", saídos de colégios religiosos do Afeganistão e do Paquistão, se destacaram por suas boas intenções na luta contra a corrupção e ganharam progressivamente o apoio de uma população cansada de longos anos de guerra.

Então estabeleceram vínculos com os poderosos serviços de informação paquistaneses (ISO) que buscavam trazer novamente a estabilidade ao país vizinho.

Utilizando caminhonetes do tipo Toyota procedentes sobretudo do Paquistão e Arábia Saudita, os talibãs obtiveram uma série de êxitos militares surpreendentes, sobretudo nas províncias situadas na fronteira paquistano-afegã.

Em outubro de 1994 tomaram o controle de Kandahar, a província onde se estabeleceu seu chefe, o mulá Mohammad Omar. A tomada de Kandahar permitiu aos talibãs começar a cumprir sua missão que consistia na criação de um emirado islâmico, isento de qualquer influência ocidental, e a aplicação de uma interpretação muito estrita do Alcorão e do Islã.

As mulheres receberam ordem de cobrir-se dos pés a cabeça e de deixar de trabalhar. Os homens foram obrigados a deixar a barba crescer e a orar cinco vezes ao dia. A música foi proibida e os aparelhos de TV destruídos, enquanto se lançava uma luta implacável contra todo tipo de idolatria.

Em setembro de 1995, ou menos de um ano depois da tomada de Kandahar, os talibãs desfilavam por Herat, perto da fronteira iraniana, após várias batalhas contra o chefe local, Ismael Jan, um aliado do comandante Ahmed Shah Massud, da etnia tajique, que na época era ministro da Defesa.

Um ano mais tarde, em setembro de 1996, expulsaram de Cabul todos seus opositores e se apoderaram da capital afegã, obtendo rapidamente o reconhecimento do Paquistão, da Arábia Saudita e dos Emirados Árabes Unidos.

Em sua conquista do norte do Afeganistão, foram ajudados por voluntários paquistaneses e árabes e receberam uma generosa assistência financeira de seu novo amigo, Ossama bin Laden, um chefe de guerra milionário de origem saudita.

Veterano da guerra anti-soviética e militante fundamentalista, bin Laden tinha vivido no Paquistão e no leste do Afeganistão durante vários anos antes de estabelecer-se em Kandahar, sob a proteção dos talibãs.

Desde que tomaram o poder, os talibãs, que controlavam mais de 90% do território afegão, ignoraram todas as pressões internacionais sobre o respeito dos direitos humanos, e numerosas sanções das Nações Unidas não tiveram nenhum efeito no regime.

A luta contra toda a forma de idolatria, por parte da ala dura dos talibãs, abalou o mundo inteiro quando em março de 2000 dois antiquísimos budas gigantes de pedra foram destruídos com explosivos na região de Bamiyán (centro do Afeganistão).

http://noticias.uol.com.br/ultimas-noti ... -deus.jhtm




Avatar do usuário
FOXTROT
Sênior
Sênior
Mensagens: 7740
Registrado em: Ter Set 16, 2008 1:53 pm
Localização: Caçapava do Sul/RS.
Agradeceu: 267 vezes
Agradeceram: 109 vezes

Re: Notícias de Afeganistão

#2254 Mensagem por FOXTROT » Dom Jun 19, 2011 11:49 am

terra.com.br

Quatro soldados da missão da Otan morrem no Afeganistão
19 de junho de 2011

Quatro soldados da missão da Otan no Afeganistão morreram no sul do país por ferimentos "não relacionados" com combates armados, informou neste domingo a organização militar em um breve comunicado. O fato ocorreu neste sábado, indicou na nota da Força Internacional de Assistência para Segurança (Isaf), que não precisou mais detalhes. "A política da Isaf é deixar os procedimentos de identificação dos mortos nas mãos das autoridades nacionais pertinentes", afirmou a organização.

No sábado, a organização tinha informado das mortes de três soldados em combates contra os rebeldes: dois deles no sul, e outro no leste, áreas onde o conflito afegão é mais intenso. Segundo dados publicados pelo portal independente icasualties.org, e sem contar as últimas vítimas, um total de 249 soldados de tropas internacionais morreram no Afeganistão em 2011.

No Afeganistão há cerca de 150 mil soldados procedentes de 48 países, embora em torno de dois terços da tropa são de nacionalidade americana.




"Só os mortos conhecem o fim da guerra" Platão.
Avatar do usuário
P44
Sênior
Sênior
Mensagens: 55360
Registrado em: Ter Dez 07, 2004 6:34 am
Localização: O raio que vos parta
Agradeceu: 2779 vezes
Agradeceram: 2452 vezes

Re: Notícias de Afeganistão

#2255 Mensagem por P44 » Dom Jun 19, 2011 2:10 pm

Mundo
Negociações de paz entre governo afegão, talibans e EUA
No Afeganistão, o Presidente Hamid Karzai declarou que estão a decorrer negociações de paz diretas entre norte-americanos, o Governo afegão e os taliban. A Casa Branca não confirma, no entanto, esta decisão. O anúncio de Karzai foi feito num dia em que se registaram vários atentados, o que mostra que as negociações ainda estão longe de ser uma garantia de paz. Um atentado suicida provocou nove mortos numa esquadra, em Kabul, a capital.
2011-06-19 10:18:34

http://www0.rtp.pt/noticias/?t=Negociac ... 53041&tm=7

* -entretanto ouvi na rádio que o próprio Robert Gates tinha CONFIRMADO negociações directas EUA/Talibans




Triste sina ter nascido português 👎
Avatar do usuário
P44
Sênior
Sênior
Mensagens: 55360
Registrado em: Ter Dez 07, 2004 6:34 am
Localização: O raio que vos parta
Agradeceu: 2779 vezes
Agradeceram: 2452 vezes

Re: Notícias de Afeganistão

#2256 Mensagem por P44 » Dom Jun 19, 2011 2:16 pm

Robert Gates: Taliban Talks 'Preliminary'
Says he wouldn't expect real progress until at least winter
By Polly Davis Doig, Newser Staff

Posted Jun 19, 2011 11:51 AM CDT


(Newser) – Robert Gates confirmed today that the US is in "preliminary" talks with the Taliban, reports the Hill, cautioning that they've only been going on for a "few weeks." Appearing on State of the Union and Fox News Sunday, the outgoing defense secretary said the State Department was handling talks—though not at the level of Hillary Clinton—but that he didn't expect "substantive headway until at least this winter. "I think the Taliban have to feel themselves under military pressure and begin to believe that they can't win before they are willing to have a serious conversation."
http://www.newser.com/story/121409/robe ... inary.html

URSS 1989
EUA 2012
:twisted:




Triste sina ter nascido português 👎
Avatar do usuário
Grifon
Avançado
Avançado
Mensagens: 492
Registrado em: Ter Out 21, 2008 10:41 pm
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 3 vezes

Re: Notícias de Afeganistão

#2257 Mensagem por Grifon » Dom Jun 19, 2011 7:13 pm

Gates diz que EUA conduzem conversas preliminares com Taleban

O secretário de Defesa dos Estados Unidos, Robert Gates, admitiu neste domingo que o país vem realizando conversações preliminares com o grupo islâmico Taleban no Afeganistão.

"Penso que há um esforço para discutir [com o Taleban] da parte de vários países, incluindo os Estados Unidos. Eu diria que estes contatos são muito preliminares neste momento", disse Gates em entrevista à rede de TV CNN.

No sábado (18), o presidente do Afeganistão, Hamid Karzai, foi o primeiro dirigente de alto nível a confirmar oficialmente as conversações diretas entre Washington e os insurgentes afegãos, depois de um confronto de quase dez anos.

"As conversações se desenvolvem bem", declarou Karzai durante conferência em Cabul. No dia, os EUA não quiseram negar ou confirmar o diálogo, dizendo apenas que mantêm ampla faixa de contatos no país.

Os talebans foram afastados do poder no final de 2001 por uma coalizão militar internacional liderada pelos Estados Unidos, mas uma sangrenta rebelião ganhou terreno nos últimos anos.

As negociações de paz, segundo Karzai, estariam sendo realizadas por oficiais militares estrangeiros, principalmente americanos, mas ele não entrou em detalhes sobre a natureza dos diálogos.

O governo de Barack Obama já falou algumas vezes de negociar com a ala mais moderada do Taleban, em busca de uma solução para a guerra que se arrasta há dez anos --e cada vez mais parece não ter uma solução militar. As negociações, contudo, nunca foram confirmadas.

Gates, que deixará o posto no fim do mês, disse que é crucial determinar quem realmente representa os Talebans, antes de se comprometer em discussões com qualquer um que pretenda falar em nome do líder, o mulá Omar.

"Não queremos que, em determinado momento, estejamos a discutir com qualquer um que é, na realidade, um independente", disse.

http://www1.folha.uol.com.br/mundo/9321 ... eban.shtml




Avatar do usuário
P44
Sênior
Sênior
Mensagens: 55360
Registrado em: Ter Dez 07, 2004 6:34 am
Localização: O raio que vos parta
Agradeceu: 2779 vezes
Agradeceram: 2452 vezes

Re: Notícias de Afeganistão

#2258 Mensagem por P44 » Qua Jun 22, 2011 1:20 pm

Withdrawal from Afghanistan: Three options weighed by the White House
How many US troops are coming home from Afghanistan this year? On the eve of Obama's speech on his promised July start to the drawdown of American forces, here are three scenarios.
Christian Science MonitorBy By Anna Mulrine | Christian Science Monitor – Tue, Jun 21, 2011

President Obama’s Wednesday speech on his promised July drawdown of the 100,000 US troops in Afghanistan is drafted. But on circulating copies, there are still blank spaces where the final troop figures will go. Whether that’s because the White House is still in the midst of internal debate – or whether it’s a fear of leaks – remains the subject of speculation, but guessing precisely what those figures will be was insider Washington’s favorite parlor game Tuesday.

Here are some possible scenarios – small, medium, and large troop withdrawals – being weighed by the White House for the near and long-term, along with their risks and rewards.
Small

This is certainly the Pentagon’s preference. It would involve continuing to keep fairly robust levels of American forces in Afghanistan through 2014, likely as many as 60,000 soldiers, according to a plan that Seth Jones, an analyst for the RAND Corporation and until earlier this year an adviser to special operations forces in Afghanistan, submitted in testimony before the Senate Foreign Relations Committee last month.

In the near term, it would involve keeping the bulk of the 30,000 US surge forces in the country, too – as 2011 draws to a close, only 5,000 to 10,000 surge troops would withdraw, according to plans favored by the Pentagon.

A reduction of up to 10,000 troops by the end of 2011 – most of them support and logistics specialists from the largest US bases – would not create a great risk for the US military’s mission in Afghanistan, says Jones, who adds that troop levels could perhaps be reduced by 10,000 to 20,000 more by the end of 2012.

“What the military wants is any withdrawal this year to take place after the fighting season is completed, which generally runs through the summer, and the withdrawal to be noncombat troops, so they have as many combat troops as possible to wage the fighting season this year and next year,” says Richard Fontaine, senior fellow with the Center for a New American Security and former foreign policy adviser to Sen. John McCain of Arizona, the top Republican on the Senate Armed Services Committee. Some defense analysts say, however, that a small withdrawal is not consistent with achieving the goal of a sustainable homegrown counterinsurgency effort. The problem, says Jones, is that keeping close to current US troop levels in Afghanistan for the foreseeable future would “not adequately prepare Afghan forces to fight the insurgency and secure their country.”

American troop presence in the country, too, appears to have diminishing returns, Jones points out: Though it’s still above 50 percent, Afghan support for the US military has declined every year since 2005.
Medium

This approach would limit US goals in Afghanistan, focusing on assisting Afghan national security forces and targeting terrorist leaders – a plan Jones calls an “Afghan-led counterinsurgency.” Such a plan “would largely terminate US combat operations in 2014, except for targeting terrorist leaders,” he says.

This might mean pulling out 20,000 troops by the end of 2011, 40,000 more by the end of 2012, and reducing forces to roughly 30,000 by 2014, says Jones. The key would be bolstering Afghan national security forces as well as the Afghan Local Police (ALP), a goal enthusiastically supported by Gen. David Petraeus, commander of US forces in Afghanistan. So far, the ALP have undercut Taliban control in key areas of the South, Jones says, and helped to connect local villages to the Afghan government. But local security forces “do not offset the risks incurred by premature withdrawal of combat forces from Afghanistan,” says Frederick Kagan, a defense analyst with the American Enterprise Institute, who has advised the US military and was an architect of the surge in Iraq. What’s more, Dr. Kagan and others add that a premature withdrawal of combat forces would undermine what until now has been a promising local security effort.

“Local security forces operate in remote areas that have either been cleared or that were not enemy safe havens to begin with,” says Dr. Kagan, who supports a small troop drawdown. “They cannot by themselves clear enemy-held areas, nor can they withstand concerted enemy attacks.”

That’s because local security forces number only about 6,000, he says. “Remember that there were over 100,000 Sons of Iraq. Increasing their numbers depends on having requisite numbers of partners and mentors.” Removing conventional forces, he adds, “will encourage more Afghans to sit on the fence, and can undermine the entire local security effort.”
Large

This is the “counterterrorism” option favored by Vice President Joseph Biden and others, and would involve withdrawing all, or most, military forces from Afghanistan and relying on US Special Operations Forces and CIA units to capture or kill members of Al Qaeda and other terrorist groups.

In this case, Jones explains in this option submitted to the Senate Foreign Relations Committee, “The US footprint in Afghanistan might more closely resemble the current US footprint in Yemen: Lean and lethal.”

This would involve drawing down half of the 100,000 US troops currently in Afghanistan by the end of 2011, and nearly 30,000 more by the end of 2012, leaving some 20,000 US troops in the country by 2013. There are risks, though, that involve losing the gains that US troops have fought hard to achieve, says Mr. Fontaine of the Center for a New American Security.

“The military has fought very, very hard to make progress in the south and the east of Afghanistan – and with fewer troops you have less ground you can cover, less places you can go, less people you can fight,” he says. “But you have to balance that against all the other considerations.” These involve whether the expense in troops lives and billions of dollars, particularly in the midst of an economic crisis, is worth the price America is paying.

Such a strategy would significantly reduce the financial burden on the United States – a concern for lawmakers with a close eye on the 2012 elections.

“My personal belief is that the cost [of the war in Afghanistan] is obviously extremely high,” Fontaine says. “But if we are correct that the strategic stakes in Afghanistan are as great as we’ve been describing, then that justifies – at least in the short to medium term – some pretty substantial investments in what we’re trying to do.”

But how much impact will delaying the withdrawal for a little while really have on the ground in Afghanistan? That is the question Mr. Obama should be asking himself, says retired Col. Douglas Ollivant, senior national security fellow at the New America Foundation, and former senior counterinsurgency adviser to the US military’s Regional Command East in Afghanistan.

“ ‘What’s the right number of troops in Afghanistan?’ is the wrong question. The core question – what you want to ask – is: ‘Do we think what we’re doing is working?’ ” Beyond that, he adds, “Is the policy sustainable?”

http://beta.news.yahoo.com/withdrawal-a ... 17338.html




Triste sina ter nascido português 👎
Avatar do usuário
P44
Sênior
Sênior
Mensagens: 55360
Registrado em: Ter Dez 07, 2004 6:34 am
Localização: O raio que vos parta
Agradeceu: 2779 vezes
Agradeceram: 2452 vezes

Re: Notícias de Afeganistão

#2259 Mensagem por P44 » Qui Jun 23, 2011 5:52 am

Operação no Afeganistão
Afeganistão: Obama anunciou início do fim da guerra

O presidente norte-americano afirmou que até ao final de 2012 regressam a casa 33.000 soldados
8:37 Quinta feira, 23 de Jun de 2011

Barack Obama anunciou o "início" do fim da guerra no Afeganistão, com a retirada de 33 mil soldados norte-americanos até ao verão de 2012, pouco tempo das eleições presidenciais dos Estados Unidos.

Num discurso de 13 minutos na Casa Branca, o presidente norte-americano afirmou que, na primeira fase, entre julho e setembro de 2011, vão ser retirados 10 mil soldados.

Depois, até ao verão de 2012, regressam a casa outros 23.000 militares.
Os talibãs afegãos asseguraram hoje que a "solução" da crise no país chegará com a saída completa das tropas estrangeiras e que até esse momento a luta rebelde vai aumentar diariamente.

Num comunicado, os rebeldes afegãos sublinham que a retirada gradual das tropas anunciadas pelo presidente norte-americano Barack Obama é "um passo simbólico" e não satisfaz as expetativas do povo norte-americano.

O Primeiro-ministro britânico,David Cameron, disse estar"inteiramente de acordo" com o presidente americano, Barack Obama, com a manutenção da "pressão contínua" sobre os rebeldes afegãos, não obstante a redução das tropas naquele país, anunciou o Governo.

Os dois governantes estiveram ao telefone durante algumas horas antes de Barack Obama ter anunciado o "início" do fim da guerra, tendo o presidente norte-americano informado o primeiro-ministro britânico dos últimos desenvolvimentos no terreno e "as implicações do calendário de retirada das tropas norte-americanas".

"O primeiro-ministro disse estar inteiramente de acordo com a avaliação do presidente, observando os bons progressos registados no domínio da transição segura", e a necessidade de "continuar a exercer pressão contínua sobre os rebeldes, permitindo uma redução progressiva do contingente" da ISAF (Força de Assistência à Segurança no Afeganistão), disse o comunicado do gabinete oficial de David Cameron.

http://aeiou.visao.pt/afeganistao-obama ... do=f609329




Triste sina ter nascido português 👎
Avatar do usuário
Clermont
Sênior
Sênior
Mensagens: 8842
Registrado em: Sáb Abr 26, 2003 11:16 pm
Agradeceu: 632 vezes
Agradeceram: 644 vezes

Re: Notícias de Afeganistão

#2260 Mensagem por Clermont » Qui Jun 23, 2011 6:51 am

É a única coisa inteligente a ser feita: retirar as tropas e efetivar algum acordo no qual o Taliban se comprometa a não dar mais guarida a qualquer grupo terrorista desejoso de realizar ataques contra o Ocidente.

Se uma coisa assim for garantida, pelo menos os americanos não voltarão para casa de mãos vazias.

Mas vai ser impressionante. Uma década inteira de guerra para chegar nisto.




Avatar do usuário
P44
Sênior
Sênior
Mensagens: 55360
Registrado em: Ter Dez 07, 2004 6:34 am
Localização: O raio que vos parta
Agradeceu: 2779 vezes
Agradeceram: 2452 vezes

Re: Notícias de Afeganistão

#2261 Mensagem por P44 » Qui Jun 23, 2011 7:00 am

o Obama precisa de assegurar a reeleição em 2012.

Vai ser uma "vitória militar estrondosa" , á lá URSS





Triste sina ter nascido português 👎
Avatar do usuário
P44
Sênior
Sênior
Mensagens: 55360
Registrado em: Ter Dez 07, 2004 6:34 am
Localização: O raio que vos parta
Agradeceu: 2779 vezes
Agradeceram: 2452 vezes

Re: Notícias de Afeganistão

#2262 Mensagem por P44 » Qui Jun 23, 2011 8:43 am

os ratos abandonam todos o navio
Afeganistão: França vai retirar tropas com calendário semelhante aos EUA - Sarkozy

Hoje

Paris, 23 jun (Lusa) -- A França vai fazer uma "retirada progressiva" das suas tropas no Afeganistão, "de maneira proporcional e com um calendário comparável" aos Estados Unidos, anunciou hoje o presidente Nicolas Sarkozy num comunicado.

A declaração da presidência francesa foi feita horas depois de, na quarta-feira, o presidente norte-americano, Barack Obama, ter anunciado a retirada de cerca de 10.000 militares norte-americanos até ao final de 2011 e mais 20.000 até ao verão de 2012.

Perto de 100.000 soldados norte-americanos estão atualmente destacados no Afeganistão.
http://www.dn.pt/Inicio/interior.aspx?c ... id=1886769




Triste sina ter nascido português 👎
Avatar do usuário
manuel.liste
Sênior
Sênior
Mensagens: 4056
Registrado em: Seg Set 12, 2005 11:25 am
Localização: Vigo - Espanha
Agradeceu: 7 vezes
Agradeceram: 8 vezes

Re: Notícias de Afeganistão

#2263 Mensagem por manuel.liste » Qui Jun 23, 2011 10:07 am

http://www.lavozdegalicia.es/espana/201 ... 609577.htm

España comenzará la retirada de sus tropas de Afganistán en el 2012
El Gobierno cumplirá los plazos marcados por la OTAN en su última cumbre.




Avatar do usuário
P44
Sênior
Sênior
Mensagens: 55360
Registrado em: Ter Dez 07, 2004 6:34 am
Localização: O raio que vos parta
Agradeceu: 2779 vezes
Agradeceram: 2452 vezes

Re: Notícias de Afeganistão

#2264 Mensagem por P44 » Qui Jun 23, 2011 11:09 am

Aos taliban só é preciso sentar e esperar... 8-]




Triste sina ter nascido português 👎
Avatar do usuário
FOXTROT
Sênior
Sênior
Mensagens: 7740
Registrado em: Ter Set 16, 2008 1:53 pm
Localização: Caçapava do Sul/RS.
Agradeceu: 267 vezes
Agradeceram: 109 vezes

Re: Notícias de Afeganistão

#2265 Mensagem por FOXTROT » Qui Jun 23, 2011 11:53 am

Uma lastima essa retirada, prefiro ver o polvo com os tentáculos amarrados. Vitoria Taleban sem dúvida.

Saudações




"Só os mortos conhecem o fim da guerra" Platão.
Responder