Programa de Reaparelhamento da Marinha

Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
AlbertoRJ
Sênior
Sênior

Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#5521 Mensagem por AlbertoRJ » Seg Jun 06, 2011 11:16 am

tflash escreveu:Já tiravam Portugal do assunto.

O colega alcluiz identifica-se como brasileiro residente em Portugal mas já que o julgamento se estende ao país em geral lembro que o Brasil ainda não é exemplo para Portugal em matéria de equipamento de FA e ao contrário do que está a ser dito, a Portugal não basta estar como está e tem planos e uma lei de programação militar que vai sendo cumprida com mais ou menos dificuldades.

Eu sei bem que o objectivo dos comentários não é criticar Portugal mas mesmo assim a critica fica e eu gostava de ver mais factos a sustentar a mesma.
Tflash, Pode ter parecido uma crítica a Portugal e aos portugueses, mas realmente não foi e peço desculpas se algum português ficar ofendido.
Sustento meu argumento na comparação entre o que se está sendo programado e desenvolvido atualmente em cada um dos nossos países.

Abraço

Alberto -
Andre Correa
Sênior
Sênior
Agradeceu: 890 vezes
Agradeceram: 241 vezes
Contato:

#5522 Mensagem por Andre Correa » Seg Jun 06, 2011 11:19 am

AlbertoRJ escreveu:
Sua opinião conta tanto quanto a dos portugueses, já escreve como tal e se define como se fosse, se não o for. Mas para não ficar só na observação, o caso é que todas as suas críticas são só mesmo para criticar, porque o que o Pepê afirmou acima você não tem como negar. Para Portugal basta estar como está, para o Brasil não.

[]'s

Eu só respondi ao Pepe quanto a Portugal pois foi ele quem trouxe Portugal para o assunto, que nada tem a ver com o tópico, e tbm não percebi o motivo de defende-lo quando ele está errado e não sabe do que fala. Eu sou tão brasileiro quanto português, tenho nacionalidade portuguesa desde que nasci, terminei meus estudos aqui, assim como meus pais e toda minha familia, pois meus avós são portugueses, tenho toda minha vida aqui, meus filhos, pago meus impostos aqui, mas o que isso tem a ver com o fato dele querer falar de Portugal de maneira depreciativa num tópico sobre a MB? Até onde me lembro, o tópico é sobre o Programa de Reaparelhamento da Marinha, não sobre as relações externas portuguesas, e sim, eu fiz mesmo apenas críticas, pois era o que tinha para dizer na altura.

Audaces Fortuna Iuvat
Andre Correa
Sênior
Sênior
Agradeceu: 890 vezes
Agradeceram: 241 vezes
Contato:

#5523 Mensagem por Andre Correa » Seg Jun 06, 2011 11:25 am

O colega alcluiz identifica-se como brasileiro residente em Portugal mas já que o julgamento se estende ao país em geral lembro que o Brasil ainda não é exemplo para Portugal em matéria de equipamento de FA e ao contrário do que está a ser dito, a Portugal não basta estar como está e tem planos e uma lei de programação militar que vai sendo cumprida com mais ou menos dificuldades.

Eu sei bem que o objectivo dos comentários não é criticar Portugal mas mesmo assim a critica fica e eu gostava de ver mais factos a sustentar a mesma.
Pois, era só o que faltava não podermos dar opinião mais sobre o Brasil pq acreditam que Portugal é um país sem ambição e lacaio de outrem...

Audaces Fortuna Iuvat
tflash
Sênior
Sênior
Agradeceu: 11 vezes
Agradeceram: 31 vezes

#5524 Mensagem por tflash » Seg Jun 06, 2011 11:35 am

AlbertoRJ escreveu:

Tflash, Pode ter parecido uma crítica a Portugal e aos portugueses, mas realmente não foi e peço desculpas se algum português ficar ofendido.
Sustento meu argumento na comparação entre o que se está sendo programado e desenvolvido atualmente em cada um dos nossos países.

Abraço
Agradeço a atenção. De qualquer forma, mais on tópic mas usando ainda a comparação da marinha portuguesa, se tivéssemos os meios que foram programados nos anos 90, teríamos uma marinha muito diferente. Infelizmente vejo o mesmo acontecer desse lado do oceano, escalas à parte.

Kids - there is no Santa. Those gifts were from your parents. Happy New Year from Wikileaks
Paisano
Sênior
Sênior
Agradeceu: 649 vezes
Agradeceram: 285 vezes
Contato:

#5525 Mensagem por Paisano » Seg Jun 06, 2011 12:38 pm

A Moderação mais uma vez informa que no Fórum Defesa Brasil o debate é livre e que não existe tema proibido para usuários brasileiros e não brasileiros, desde que o mesmo não afronte o Regulamento do Fórum.

Por outro lado, para ficar no caso concreto, a Moderação lembra que o usuário alcluiz não perdeu a nacionalidade brasileira pelo fato de residir em Portugal.

Sendo que tal perda não ocorre mesmo na hipótese dele ter adquirido a dupla nacionalidade.

Portanto, a Moderação solicita e espera a colaboração de todos no sentido de evitar qualquer tipo de discrimação.

AlbertoRJ
Sênior
Sênior

#5526 Mensagem por AlbertoRJ » Seg Jun 06, 2011 12:38 pm

alcluiz escreveu:

Pois, era só o que faltava não podermos dar opinião mais sobre o Brasil pq acreditam que Portugal é um país sem ambição e lacaio de outrem...
Alcluiz, eu concordo que Portugal deveria estar fora desse debate mas entenda que se queres criticar o Brasil da forma como tu fiezeste a resposta será na lata, porque EU não o considero brasileiro.

[]'s

Alberto -
Paisano
Sênior
Sênior
Contato:

#5527 Mensagem por Paisano » Seg Jun 06, 2011 12:40 pm

AlbertoRJ escreveu:
alcluiz escreveu: Pois, era só o que faltava não podermos dar opinião mais sobre o Brasil pq acreditam que Portugal é um país sem ambição e lacaio de outrem...
Alcluiz, eu concordo que Portugal deveria estar fora desse debate mas entenda que se queres criticar o Brasil da forma como tu fiezeste a resposta será na lata, porque EU não o considero brasileiro.

[]'s
Não vou pedir novamente.

Luiz Bastos
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 25 vezes
Contato:

#5528 Mensagem por Luiz Bastos » Seg Jun 06, 2011 12:56 pm

Mas o gajo não nasceu aqui no Brasil? Então ele tem todos os direitos que nós temos. Sua ida para Portugal foi por opção de melhora de qualidade de vida e ninguém pode falar nada. Eu ainda gostaria de dizer que mesmo em relação aos portugueses, eu ainda os tenho em grande conta devido à nossa historia e a herança cultural que nos deixaram. Agora contar piada de português ai também é bom demais de da conta sô :mrgreen: Fui :wink:

PRick

#5529 Mensagem por PRick » Seg Jun 06, 2011 1:29 pm

Acho que o correto seria dizer que nem todo brasileiro, defende interesses brasileiros, como ocorre com qualquer nação. Não é a nacionalidade de alguém que define suas atitudes, por isso mesmo, não tem sentido falar em discriminação aqui. O que está sendo dito é que o ponto de vista de um determinado forista, não é do interesse do Brasil.

Creio que comparar a política de defesa de Portugal ou do Chile, com o Brasil, é sem propósito, porque são países completamente distintos, em situações diversas. Chile e Portugal estão em situações que fazem da dependência uma boa situação para eles, no caso do Brasil é ao contrário.

Portugal está inserido numa estrutura militar, política e econômica da qual não tem controle, nem poder para determina seus rumos. Como fica claro na crise atual, quem manda na UE são Alemanha e França. Dado o peso de suas economias.

Já dentro da OTAN, os EUA tem um papel predominante, e conta com a concordância tácita da maioria dos países periféricos da UE.

O Chile é um pequeno país, cercado de potenciais inimigos, ambos os países tem economias que não comportam um grande aparato industrial de defesa. Por tudo isso, a receita de sucesso em Portugal e no Chile, tem tudo para não dar certo no Brasil.

O nosso caso está mais próximo de China e Índia no campo da defesa.

Dito isso, vemos que para o Brasil é fundamental uma industria de defesa própria, que as compras militares sejam feitas dentro dessa visão, da independência. Independência não é sinônimo de antagonismo, na medida do possível podemos mesclar parcerias com produção local, e até eventualemente, importações. Porém, importações e compras de oportunidades são eventos que devem se evitados ao máximo.

É isso que estamos debatendo aqui, a MB não quer comprar mais navios usados, somente no limite da necessidade isso será feito daqui para frente. Do mesmo modo, os principais critérios de escolha será aquele que nos dará mais independência no futuro. Como o Jobim fala, alavancar a capacitação e a capacidade industrial do setor de defesa. É lógico que haverão outros fatores e critérios de escolha, porém, são secundários.

[]´s

Pepê Rezende
Sênior
Sênior

#5530 Mensagem por Pepê Rezende » Seg Jun 06, 2011 2:06 pm

alcluiz escreveu: Portugal não precisa preocupar-se tanto com a Defesa contra países externos e sim com a Segurança Interna, pois faz parte da NATO e da CE, é um país pequeno, e com pouca projecção internacional.
E que deve até as ceroulas por mau gerenciamento...
alcluiz escreveu: Agora o Brasil é um país proeminente, conhecido pela alta criminalidade e corrupção escancarada, dividido entre uma esquerda barulhenta (apenas barulhenta) e uma direita entreguista aliado a uma grande mídia PIG que por muito tempo controlou o país, ou seja, ambos são inúteis, pois não fazem nem fizeram nada para elevar o país como potência mundial, e sim, aproveitam/aproveitaram sempre de qualquer boa onda econômica para tomar pra si todos os louros, como se tudo fosse resultado de suas ações, sendo o povo mero espectador, e isso vale para esquerda e para direta, e militarmente, sempre foi, e vai continuar por muito tempo subserviente aos EUA pois a maior parte do país, seja militarmente, tecnologicamente ou em qualquer outro campo, depende de material norte-americano, pois como eu já disse, o Brasil é o país em que se comemora projetos antes dos mesmos darem resultados...
Deve ser por isso que saltou do 12º lugar para o 7º... Sua impressão, e a de boa parte da turma daqui, é errônea. O Brasil cresce, luta para conter a corrupção por meio de uma imprensa ativa e de um Ministério Público atuante. A bem da verdade, tivemos 18 anos de bons governos, mas há problemas estruturais que não se consertam de uma hora para a outra. Falemos de corrupção... Conhecemos um certo país em que o ministro da defesa contratou sua própria empresa para suprir seus soldados que combatem na Mesopotâmia e numa zona montanhosa acima do Paquistão. Este mesmo país viu seus programas estourarem orçamentos de forma irresponsável. Um tal de veículo expedicionário de infantaria, cuja única peculiaridade é fazer 20 nós de velocidade, chegou a custar US$ 20 milhões a unidade. Detalhe, um paiseco comunista da Ásia, fez o mesmo a menos de US$ 200 mil a unidade.
alcluiz escreveu: comemora-se END, Livro Branco, Amazônia Azul, verde, amarela (como disse o caro colega CB_Lima), etc, antes de ver os resultados, pois na hora de trabalhar e investir é mais fácil criticar os EUA, ou aquele país que for mais proeminente a nível mundial, já que o Brasil foi feito para poucos, onde somente a "falsa" elite pode prosperar (vide a alta carga de impostos imputados a população) e procuram fazer política e propaganda em cima da miséria alheia...
Os índices de miséria caem a olhos vistos, por menos que os direitistas internacionais e tupiniquins basbaques gostem. Hoje, a classe média amplia-se a olhos vistos. Enquanto isso, no nosso irmão do norte, amplia-se a proletarização, apesar das medidas sensatas do atual presidente...
alcluiz escreveu: Quanto a isso, estou super feliz por Portugal ser subserviente aos EUA como dizes, pois podemos não ter grandes ambições como o Brasil, mas pelo menos vive-se bem, não sofremos com a mesma criminalidade ou corrupção, tenho o filho numa boa escola pública, perto de casa, e o dia todo lá, e apesar de crise econômica criada unicamente por um cidadão, nosso conhecido Eng Pinócrates, tal não me atingiu e nem a ninguém que conheço, além de não temos de viver num mundo a parte e ser penalizados com altos impostos e taxas para poder usufruir do mesmo modo de vida que os "países de 1º mundo"...

Qual é o ordenado mínimo no Brasil? Quanto pagas num LCD? no teu telemóvel, ou portátil? Ou os 2 carros que tens que comprar para utilizar apenas 1, pois quase 1 vai somente para o Governo e paras montadoras, que usam os brasileiros, que acham que pagar caro é status, enquanto temos por aqui preços mais realistas e condizentes com a economia. Eu pago sempre, com certeza, muito menos... portanto, o que mais vale a pena? Por isso antes de usar os EUA como desculpa para falta de vergonha dos brasileiros, ou tentar diminuir a importância de Portugal, pensa no que os brasileiros fazem com o Brasil :wink:
Tirando o ouro que vcs roubaram do Brasil para repassar aos ingleses, há fatos históricos que vcs precisam aprender. Nosso governante mais corrupto foi um tal de Dom João. Sabia? Quanto aos EUA, é óbvio que procuram impedir o surgimento de um possível rival ao sul. Quanto a Portugal, já nos deve, porque não se sustenta sozinho. O "camarada" Lula foi comprar títulos da falida dívida pública portuguesa para ajudá-los a sair do buraco. Temos índices de desempregos menores que vcs e que boa parte da União Europeia. Quanto aos EUA, hoje são nosso terceiro parceiro comercial, atrás de China e, pasme, Venezuela...

Quando falei de ambições não procurei criticar Portugal, mas deixar claro que o papel de liderança que teve passou. Nada de pessoal, apenas uma realidade histórica.

Se quiser paz, tudo bem. Se não quiser, amém.

Pepê

Paisano
Sênior
Sênior
Contato:

#5531 Mensagem por Paisano » Seg Jun 06, 2011 2:10 pm

Tópico Bloqueado pela Moderação.

Paisano
Sênior
Sênior
Contato:

#5532 Mensagem por Paisano » Ter Jun 07, 2011 3:29 pm

Vamos ver se a paz e o bom senso retornam a este tópico.

Tópico desbloqueado pela Moderação.

FABIO
Sênior
Sênior
Agradeceram: 11 vezes

#5533 Mensagem por FABIO » Ter Jun 07, 2011 3:37 pm

Marino há alguma negociação da MB para compra de 2 ou 1 NDD dos EUA? a royal navy
tem algum navio auxiliarde interesse da MB?

talharim
Sênior
Sênior
Agradeceram: 212 vezes

#5534 Mensagem por talharim » Ter Jun 07, 2011 5:18 pm

FABIO vamos aguardar o Naval Vessel Transfer Act 2011 a USNAVY vai oferecer uns 40 navios de guerra a preço de custo para a MB.

Dá para equipar 2 frotas completas.

"I would rather have a German division in front of me than a French

one behind me."

General George S. Patton.
Pepê Rezende
Sênior
Sênior

#5535 Mensagem por Pepê Rezende » Ter Jun 07, 2011 5:22 pm

talharim escreveu:FABIO vamos aguardar o Naval Vessel Transfer Act 2011 a USNAVY vai oferecer uns 40 navios de guerra a preço de custo para a MB.

Dá para equipar 2 frotas completas.
Claro, desarmados... Com EESS e Standards antigos.

Pepê

Responder