Vice do Paraguai exige devolução de "troféus de guerra"

Área destinada para discussão sobre os conflitos do passado, do presente, futuro e missões de paz

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Loki
Sênior
Sênior
Mensagens: 880
Registrado em: Seg Jan 05, 2009 2:19 pm
Agradeceram: 4 vezes

Re: Vice do Paraguai exige devolução de "troféus de guerra"

#436 Mensagem por Loki » Dom Mai 29, 2011 12:38 pm

Complementando, não existe obra de engenharia sem modificação de paisagem, ainda mais neste porte, o que pode ser feito são compensações (e são importante principalmente para a população local), mas:

O microclima da região muda;
bem como há impacto na fauna e flora
É incrementada a presença humana com suas obvias necessidades e conseqüências;
Consequentemente a região nunca mais será parecida com o que era!

A fila anda, é fazer as hidroelétricas ou ficar importando energia elétrica da Venezuela, por falar nisso alguém já comentou a atual situação da serra do sol?
Acredito que os objetivos dos que ganharam a disputa estão sendo alcançados..... :twisted: :roll:

Abraço

Loki




Avatar do usuário
suntsé
Sênior
Sênior
Mensagens: 3167
Registrado em: Sáb Mar 27, 2004 9:58 pm
Agradeceram: 154 vezes

Re: Vice do Paraguai exige devolução de "troféus de guerra"

#437 Mensagem por suntsé » Seg Mai 30, 2011 7:26 am

Loki escreveu:
A fila anda, é fazer as hidroelétricas ou ficar importando energia elétrica da Venezuela, por falar nisso alguém já comentou a atual situação da serra do sol?
Acredito que os objetivos dos que ganharam a disputa estão sendo alcançados..... :twisted: :roll:

Abraço

Loki
Não fiquei sabendo de nenhuma noticia atualizada, nas pesquisas do google, só encontro noticias de 2009 para traz;

Você tem alguma novidade?

Saudações.




Avatar do usuário
Sterrius
Sênior
Sênior
Mensagens: 5140
Registrado em: Sex Ago 01, 2008 1:28 pm
Agradeceram: 323 vezes

Re: Vice do Paraguai exige devolução de "troféus de guerra"

#438 Mensagem por Sterrius » Seg Mai 30, 2011 11:51 am

Achei o seguinte sobre a serra do sol. Todas noticias de 2011

Índios aprovam hidrelétrica na Raposa Serra do Sol
http://www.jota7.com/roraima/4781/indio ... o_sol.html

Raposa Serra do Sol e São Marcos lança plano de Etnodesenvolvimento Indígena
http://www.roraimaemfoco.com/colunistas ... igena.html

Índios criam brigada para combater incêndios na Raposa Serra do Sol
http://www.brasil.gov.br/noticias/arqui ... rra-do-sol




Loki
Sênior
Sênior
Mensagens: 880
Registrado em: Seg Jan 05, 2009 2:19 pm
Agradeceram: 4 vezes

Re: Vice do Paraguai exige devolução de "troféus de guerra"

#439 Mensagem por Loki » Seg Mai 30, 2011 12:15 pm

Suntsé, a noticia mas recente que li foi essa da veja, mas como é veja, tem que se tomar muito cuidado ao ler, já que parcimoniosa é adjetivo elogioso para tal hebdomadário sensacionalista.

http://veja.abril.com.br/blog/reinaldo/ ... -de-aviso/

Abraço

Loki




Avatar do usuário
Brigadeiro
Sênior
Sênior
Mensagens: 2138
Registrado em: Qua Dez 21, 2005 10:54 am
Localização: Porto Velho/RO
Agradeceram: 12 vezes

Re: Vice do Paraguai exige devolução de "troféus de guerra"

#440 Mensagem por Brigadeiro » Seg Mai 30, 2011 12:18 pm

Discussões a respeito de Itaipu e outros:

viewtopic.php?f=4&t=13224&start=195
viewtopic.php?f=4&t=12934&start=255

:wink: :wink:

Até mais!




Thiago
--------------
"O respeito e a educação são garantia de uma boa discussão. Só depende de você!"
gil eanes

Re: Vice do Paraguai exige devolução de "troféus de guerra"

#441 Mensagem por gil eanes » Seg Mai 30, 2011 11:15 pm

Túlio escreveu:
gil eanes escreveu:
Camarada!!! Quem fala (escreve) o que quer ouve o que não quer.

Passarinho que acompanha morcego acorda de cabeça pra baixo.

Não estamos num zoológico. EDUCAÇÃO E CIVILIDADE norteiam este espaço. Estás em persistente falta com ambos. Assim, estás SUSPENSO POR 03 (TRÊS) DIAS para repensares tua conduta. E saiu barato, se pensares bem.

Sinto-me censurado, pois a outra parte, além de deixar implícito um conceito totalmente equivocado a respeito de Itaipu, demonstrou preconceito e revanchismo barato sem nenhum fundamento, como contestado por mim, além de outros aqui neste fórum.

Além do mais, a referida outra parte escreve:
suntsé escreveu:Agradeçam ao regime militar imcompetente. Que fizeram essa cagada chamada itaipu e Ainda precizaram puxar o saco dos paraguaios para que um projeto desses fosse autorizado por eles.
imcompetente ***
cagada ***
itaipu ***
Ainda precizaram ***


Se escreveu isso de propósito, piora a situação, pois neste caso sim, é que fica no ar muita coisa....

Realmente não estamos num zoológico e acredito que todos queiramos CIVILIDADE e EDUCAÇÃO.

Obs:
*** Talvez esteja usando os novos métodos corroborados pelo MEC! Neste caso eu peço minhas sinceras desculpas.




Avatar do usuário
suntsé
Sênior
Sênior
Mensagens: 3167
Registrado em: Sáb Mar 27, 2004 9:58 pm
Agradeceram: 154 vezes

Re: Vice do Paraguai exige devolução de "troféus de guerra"

#442 Mensagem por suntsé » Ter Mai 31, 2011 7:28 am

gil eanes escreveu:demonstrou preconceito e revanchismo barato sem nenhum fundamento, como contestado por mim, além de outros aqui neste fórum.
Agora, criticar o Regime militar virou revanchismo barato.

Alem das CAGADAS do REGIME MILITAR, eu também critico toda e QUALQUER CAGADA DOS PRESIDENTES CIVIS.

Estamos em uma democracia, não estamos em um regime facista em que pessoas como você gostariam de estar.

gil eanes escreveu:Passarinho que acompanha morcego acorda de cabeça pra baixo.
Eu poderia encarar isso como uma ameaça a minha integridade, isto ja reflete muito bem o tipo de pessoa que você é.




Avatar do usuário
suntsé
Sênior
Sênior
Mensagens: 3167
Registrado em: Sáb Mar 27, 2004 9:58 pm
Agradeceram: 154 vezes

Re: Vice do Paraguai exige devolução de "troféus de guerra"

#443 Mensagem por suntsé » Ter Mai 31, 2011 7:29 am

Loki escreveu:Suntsé, a noticia mas recente que li foi essa da veja, mas como é veja, tem que se tomar muito cuidado ao ler, já que parcimoniosa é adjetivo elogioso para tal hebdomadário sensacionalista.

http://veja.abril.com.br/blog/reinaldo/ ... -de-aviso/

Abraço

Loki
Muito obrigado pela prestatividade.




Avatar do usuário
suntsé
Sênior
Sênior
Mensagens: 3167
Registrado em: Sáb Mar 27, 2004 9:58 pm
Agradeceram: 154 vezes

Re: Vice do Paraguai exige devolução de "troféus de guerra"

#444 Mensagem por suntsé » Ter Mai 31, 2011 7:30 am

Sterrius escreveu:Achei o seguinte sobre a serra do sol. Todas noticias de 2011

Índios aprovam hidrelétrica na Raposa Serra do Sol
http://www.jota7.com/roraima/4781/indio ... o_sol.html

Raposa Serra do Sol e São Marcos lança plano de Etnodesenvolvimento Indígena
http://www.roraimaemfoco.com/colunistas ... igena.html

Índios criam brigada para combater incêndios na Raposa Serra do Sol
http://www.brasil.gov.br/noticias/arqui ... rra-do-sol
Muito obrigado.




Avatar do usuário
Brigadeiro
Sênior
Sênior
Mensagens: 2138
Registrado em: Qua Dez 21, 2005 10:54 am
Localização: Porto Velho/RO
Agradeceram: 12 vezes

Re: Vice do Paraguai exige devolução de "troféus de guerra"

#445 Mensagem por Brigadeiro » Ter Mai 31, 2011 4:00 pm

suntsé escreveu:
gil eanes escreveu:demonstrou preconceito e revanchismo barato sem nenhum fundamento, como contestado por mim, além de outros aqui neste fórum.
Agora, criticar o Regime militar virou revanchismo barato.

Alem das CAGADAS do REGIME MILITAR, eu também critico toda e QUALQUER CAGADA DOS PRESIDENTES CIVIS.

Estamos em uma democracia, não estamos em um regime facista em que pessoas como você gostariam de estar.

gil eanes escreveu:Passarinho que acompanha morcego acorda de cabeça pra baixo.
Eu poderia encarar isso como uma ameaça a minha integridade, isto ja reflete muito bem o tipo de pessoa que você é.

Sr. gil eanes: se o senhor interpretou a decisão do Conselho de Moderação do FDB como falha ou arbitrária, o senhor deveria ter procurado-o para apresentar sua defesa. Não há necessidade ou espaço para discutir o assunto aqui. Se o senhor não concorda com a opinião de alguém, que apresente sua argumentação no tópico correto.

Sr. suntsé: se o senhor discorda das decisões políticas deste país, seja ele no período militar ou civil, o senhor tem todo o direito de expressar sua insatisfação, desde que observando o tópico correto e, por questão de pura cordialidade, moderando o nível de seu palavreado. Se houve ou não ameaça, que por sinal, cabe interpretação na frase, que apresentasse sua preocupação diretamente para a Moderação através de uma denúncia (exclamação vermelho no rodapé da mensagem) ou por MP. Querer tirar satisfações dentro do tópico irá gerar mais brigas e posts desnecessários, fora do assunto e do interesse dos demais, e o Fórum Defesa Brasil não é correio eletrônico ou chat para conversas pessoais.

Este tópico tem a intenção de falar sobre a polêmica "briga" do Paraguai com o Brasil com relação aos despojos da Guerra do Paraguai. Já postei ontem alguns tópicos que tratam sobre Itaipu e outras usinas hidroelétricas, onde os senhores e os demais usuários poderão discutir suas impressões e opiniões sobre estes assuntos sem prejuízo a ordem deste Fórum.

Este é o último aviso: Esta briga entre os senhores termina aqui.




Thiago
--------------
"O respeito e a educação são garantia de uma boa discussão. Só depende de você!"
Avatar do usuário
rodrigo
Sênior
Sênior
Mensagens: 12891
Registrado em: Dom Ago 22, 2004 8:16 pm
Agradeceram: 424 vezes

Re: Vice do Paraguai exige devolução de "troféus de guerra"

#446 Mensagem por rodrigo » Seg Jun 13, 2011 3:05 pm

Sarney defende fim de sigilo de documentos recentes, mas faz ressalva sobre informações diplomáticas

O presidente do Senado, José Sarney, defendeu a abertura dos sigilos de documentos sobre dados da história recente do país, mas posicionou-se a favor da manutenção do sigilo eterno sobre determinados documentos oficiais históricos. De acordo com o senador, a revelação de certas informações poderia "abrir feridas" nas relações diplomáticas do Brasil com países vizinhos.

- Defendo a abertura de documentos recentes, agora, os documentos que fazem parte da nossa história diplomática, que tenham articulações como Rio Branco teve que fazer muitas vezes, não podemos revelar esses documentos, se não vamos abrir feridas - afirmou.

Segundo Sarney, o Brasil tem fronteiras tranquilas, sem atritos com os vizinhos, graças à capacidade de negociação de nossos antepassados.

- Tenho muita preocupação de que hoje tenhamos oportunidade de abrir questões históricas que devem ser encerradas - disse.

No que se refere ao "passado recente", Sarney salientou que todas as informações sobre sua atuação como presidente da República estão disponíveis para consultas públicas.

- Quanto a mim, meus documentos são públicos. Estão na Fundação José Sarney mais de 400 mil documentos para todas as consultas públicas, poderia dizer que sou um homem que nada tem a esconder - assinalou.

Está em tramitação no Senado o PLC 41/10, que regulamenta o acesso a informações de interesse coletivo produzidas ou custodiadas pelo Estado. De acordo com o projeto, uma Comissão Mista de Reavaliação de Informações, que deverá ser composta por ministros e representantes dos Poderes Legislativo e Judiciário, terá a missão de enquadrar as informações públicas por grau de sigilo em ultrassecretas, secretas e reservadas. Para cada uma dessas classificações há um prazo para a permissão de divulgação: 25, 15 e 5 anos, respectivamente, sendo prevista uma renovação.

http://www.senado.gov.br/noticias/sarne ... ticas.aspx




"O correr da vida embrulha tudo,
a vida é assim: esquenta e esfria,
aperta e daí afrouxa,
sossega e depois desinquieta.
O que ela quer da gente é coragem."

João Guimarães Rosa
gil eanes

Re: Vice do Paraguai exige devolução de "troféus de guerra"

#447 Mensagem por gil eanes » Ter Jun 21, 2011 7:56 pm

Bons filmetes. Pequenas amostras do MS, Forte Coimbra e Corumbá. Legal.

Parte 1 -
Parte 2 -
Parte 3 -




Avatar do usuário
Luiz Bastos
Sênior
Sênior
Mensagens: 1842
Registrado em: Qui Out 06, 2005 12:40 pm
Localização: Rio de Janeiro
Agradeceram: 25 vezes
Contato:

Re: Vice do Paraguai exige devolução de "troféus de guerra"

#448 Mensagem por Luiz Bastos » Qua Jun 22, 2011 9:19 pm

Gostaria que o amigo lesse a Maldita Guerra do Doratioto e depois fizesse uma analise isenta sobre a tendenciosidade deste vídeo. Como está produzido e com vários depoimentos de não brasileiros, tem-se a nítida impressão de que o Paraguai venceu a guerra.
O depoimento do Chiavenato é simplesmente medíocre como ele, um traíra do Brasil. Já li vários livros desta figura e a quantidade de mentiras e fatos distorcidos que o mesmo cita em sua obra chega a ser deprimente, levando-se em conta que o insano acusou Caxias de exterminar crianças paraguaias por puro prazer. Segundo ele, Caxias ordenava que todas as crianças pequenas que fossem encontradas deveriam ser trazidas a sua presença para que seus oficiais adjuntos as atirassem para o alto enquanto Caxias as recebia na queda com seu florete, matando-as inexoravelmente.
Quem conviveu com Caxias durante uma vida de bons serviços prestado ao império, com vários títulos nobiliárquicos, comendas e medalhas, sabe que isso não passa de invenção deste pseudo-escritor. Sua nobreza de caráter lealdade e rigidez no trato com a coisa publica faziam-no cada vez mais amado por toda soldadesca a ponto de vários deles darem suas vidas para acompanhá-lo na travessia da ponte de Itororó. Um homem religioso e cumpridor de seu dever, chefe de numerosa família e com 75 anos de idade ser acusado destas atrocidades contra a humanidade é prova cabal do mal caratismo desta pessoa que deslanchou sua carreira sobre mentiras e distorções de fatos ocorridos. Quem leu sobre sua vida de honra e seus vários sucessos militares desde a tenra idade até o fim de sua gloriosa vida, a qual jamais conheceu uma derrota em campo de batalha, tem a nítida certeza que este escritor estava mal-intencionado.
Que ele tivesse suas rixas com o regime militar da época, mas tentar emporcalhar a reputação de um herói da nação brasileira publicando mentiras para demonstrar sua revolta com o sistema político vigente é vergonhoso. De igual forma publicou que o genro do imperador mandou atear fogo em um hospital e trancou as portas para que os doentes paraguaios morressem queimados, entretanto nenhuma prova documental sobre o fato foi encontrada nos vários arquivos que Doratioto pesquisou para escrever o Maldita Guerra, de onde depreendo, mais uma vez, sua ma intenção.
Não quero dizer que não houve excessos de ambos os lados, mas afirmar que a alta direção do Exercito brasileiro agia como criminosos comuns a distancia é muito grande.
Esta guerra não foi nenhum passeio das forças brasileiras, pois os mais de 150 mil mortos (segundo alguns historiadores) deixa isso patente. Houveram muitos erros estratégicos do lado brasileiro (aliado) como também do paraguaio, e na guerra vence quem comete menos erros.
Achei interessante o narrador em certo momento citar que foi graças ao planejamento estratégico do General Mitre a vitória aliada na guerra. Lembro que as operações tiveram reinicio meses depois de sua saída da guerra para conter revoltas na Argentina e que no teatro de operações ficou apenas uma tropa insignificante para marcar a presença Argentina no conflito. A ajuda Argentina foi muito importante para o fim do conflito, embora tivesse ocorrido algumas rusgas entre os comandantes durante a guerra, assim como o apoio que o Uruguai deu com Venâncio Flores e sua cavalaria que a nada temia no campo de batalha, mas que muitas vezes foi socorrida por Osório e pode virar o jogo de uma derrota iminente em estrondosa vitórias como em Tuiuty.
Este escritor se especializou em tecer apenas informações negativas ao império e ao Exercito e de mim não merece qualquer reconhecimento. Quando ele aparecer com provas factuais aí eu mudo minha opinião a seu respeito, pois para mim, ele não passa de um pelego argentino.




P. K. Liulba

Re: Vice do Paraguai exige devolução de "troféus de guerra"

#449 Mensagem por P. K. Liulba » Qui Jun 23, 2011 12:12 am

"Pelego argentino" é ótimo!




gil eanes

Re: Vice do Paraguai exige devolução de "troféus de guerra"

#450 Mensagem por gil eanes » Qui Jun 23, 2011 3:57 am

Não acho que os vídeos são tendenciosos. Tanto é que há opiniões de brasileiros (inclusive renomados militares), argentinos e paraguaios. Cada um tire a conclusão que quiser. Eu nunca tive dúvidas de quem ganhou o conflito.

Já li A Maldita Guerra e, pelo menos para mim, não trouxe nenhuma novidade. Não vi nada de tão fantástico como muitos dizem.




Responder