binfa escreveu:Prezado Henrique bom dia!
O problema de nossa atual Esquadra é a defesa aérea de ponto, podemos dizer que não temos, quem poderá fornecer tal defesa seria as novas escoltas (sabesse lá quando elas virão) ou com uma possível oferta da RN para a MB das Type 23 (se é que eles vão se desfazer das mesmas!), afinal as Type 23 contam com 32 Sea Wolf contra 12 Sea Wolf das Type 22, ai sim (fomos surpreendidos novamente), teriamos uma defesa aérea de ponto e ao mesmo tempo daria um folego quanto a defasagem dos meios de primeira linha até a chegada dos novos meios. Enquanto isso o tempo passa e ficamos a ver navios!
O Prick está certo, a situação é outra.
A MB bem ou mal possui alguma capacidade de defesa aérea de curto alcance, com os Seawolf das Type-22 batch1 e os Aspide das Niterói. No entanto, o modelo de Sea-wolf utilizado ainda usa lançadores conteiráveis (2 lançadores sêxtuplos + uns 40 mísseis em estoque no navio), que tem tempo de reação mais lento e menor alcance que os modelos VLS das Type-23, além de sofrer com ângulos cegos de lançamento causados pela superestrutura do navio.
As Type-22 batch3 também utilizam lançadores conteiráveis, e não acrescentariam nenhuma vantagem neste aspecto com relação aos navios que já possuímos. No que concerne ao armamento as diferenças delas com relação aos modelos da MB são a presença do canhão médio de 114mm, o uso do míssil Harpoon no lugar do Exocet, e a presença de um sistema CIWS Goalkeeper à meia nau. Não sei se a MB teria como manter o Goalkeeper e os Harpoons operacionais (talvez eles fossem até retirados dos navios antes da entrega).
As Type-23 possuem lançadores verticais de Seawolf, com 32 mísseis prontos para lançamento (as Type-22 levam mais destes mísseis a bordo, mas apenas 12 prontos para lançamento imediato). O sistema AA de tubo consiste de dois canhões automáticos de 30mm DS30, que possuem uma cadência de fogo bem mais baixa que a do Goalkeeper. O resto do armamento é igual ao das Type-22 batch3.
O que realmente falta na MB é um sistema de defesa aérea de área, com mísseis de médio/longo alcance como Standard, Aster-30, Unkhonto ER, etc... . Esta falta nem as Type-22 nem as Type-23 podem resolver.
Leandro G. Card