Salazar
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Salazar
Programa da Globonews sobre o ditador português. Logo no primeiro programa aparece a relação de Salazar com a Educação, por sinal era a mesma do regime militar em 1965 na reunião que se decidiu as origens do descalabro que vemos hoje.
http://g1.globo.com/videos/globo-news/m ... mas/page/1
http://g1.globo.com/videos/globo-news/m ... mas/page/1
"If the people who marched actually voted, we wouldn’t have to march in the first place".
"(Poor) countries are poor because those who have power make choices that create poverty".
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Re: Salazar
Eu não consegui ver a parte da educação mas a revolução democrática aqui em Portugal fez algo que estamos a pagar todos agora que foi a quase extinção do ensino técnico dos tempos do fim da ditadura.
Agora está a voltar mas foram 20 anos de cursos genéricos em que se saia da escola ao fim de 12 anos sem conhecimento prático, apenas muita teoria, ainda por cima desfasada em muitos casos.
Pensou-se muito nas estatísticas e pouco na qualidade de ensino e na capacidade do aluno de exercer uma profissão assim que deixa a escola. Estava tudo virado para a progressão nas faculdades sem pensar nos quadros intermédios. Eu ainda sou vitima disso. Se quis um curso que me habilitasse a seguir a minha profissão tive que o pagar enquanto exercia uma profissão não-especializada.
editado só para acrescentar que é um programa excelente que acredito que ajude muitos brasileiros interessados em história a compreender melhor este período da história de Portugal.
Agora está a voltar mas foram 20 anos de cursos genéricos em que se saia da escola ao fim de 12 anos sem conhecimento prático, apenas muita teoria, ainda por cima desfasada em muitos casos.
Pensou-se muito nas estatísticas e pouco na qualidade de ensino e na capacidade do aluno de exercer uma profissão assim que deixa a escola. Estava tudo virado para a progressão nas faculdades sem pensar nos quadros intermédios. Eu ainda sou vitima disso. Se quis um curso que me habilitasse a seguir a minha profissão tive que o pagar enquanto exercia uma profissão não-especializada.
editado só para acrescentar que é um programa excelente que acredito que ajude muitos brasileiros interessados em história a compreender melhor este período da história de Portugal.
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Re: Salazar
A revolução democrática aí como aqui tem seus erros e não são poucos até por que os governos tendem a procurar se perpetuar e novos atores são vistos como ameaças.
Entretanto o grande parte do defict que alguns países hoje tem em relação as economias centrais são problemas estruturais criados para sustentar uma hegemônia ou em alguns casos uma estabilidade política, no caso Portuguès, como me disse o Francisco Bethencourt a muito tempo atrás um governo mesquinho.
Essa mesquinhes não é um traço da gen portuguesa ou brasileira, mas sim a necessidade criada para manter-se certo grupo de iluminados no poder, isso ocorre em outros lugares e com outros personagens. Pelo o tempo que durou o governo do Salazar, dá para entender os problemas de desenvolvimento dentro do pensamento de criar-se uma hegemonia de poucos, retirando as decisões da sociedade, explicando em parte a estagnação industrial* e até regressões no sistema educacional como tivemos no Brasil.
* Estagnação principalmente visto do ponto de vista de incremento e pesquisas que sustetem uma indústria de ponta tecnologia, qualquer país até a Bolívia de 1900 para cá se industrializou por diversos fatores desde recursos naturais, populacionais necessários para o patamar alcançado etc.
Entretanto o grande parte do defict que alguns países hoje tem em relação as economias centrais são problemas estruturais criados para sustentar uma hegemônia ou em alguns casos uma estabilidade política, no caso Portuguès, como me disse o Francisco Bethencourt a muito tempo atrás um governo mesquinho.
Essa mesquinhes não é um traço da gen portuguesa ou brasileira, mas sim a necessidade criada para manter-se certo grupo de iluminados no poder, isso ocorre em outros lugares e com outros personagens. Pelo o tempo que durou o governo do Salazar, dá para entender os problemas de desenvolvimento dentro do pensamento de criar-se uma hegemonia de poucos, retirando as decisões da sociedade, explicando em parte a estagnação industrial* e até regressões no sistema educacional como tivemos no Brasil.
* Estagnação principalmente visto do ponto de vista de incremento e pesquisas que sustetem uma indústria de ponta tecnologia, qualquer país até a Bolívia de 1900 para cá se industrializou por diversos fatores desde recursos naturais, populacionais necessários para o patamar alcançado etc.
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Re: Salazar
O governo do Estado Novo ou do Salazar teve uma evolução no que diz respeito à tecnologia. Tem que se reconhecer o esforço que fizeram na educação básica do povo tendo em conta que o povo rural era muito resistente a enviar as crianças para a escola. Já vem do tempo da monarquia, não melhorou com a república e mesmo agora as famílias já entendem que é preciso saber ler mas não supervisionam nem exigem excelência dos filhos. Desde que a criança passe de ano e venha a obter o diploma está ok.
(estou a falar na generalidade, nas classes mais baixas)
Por outro lado cancelou os planos de fábricas de automóveis e aviões nacionais que tinham sido delineados nos anos 20. Portugal foi o único império colonial que não teve marcas de aviões e automóveis próprias.
Eu tenho a impressão que ele permitiu a industrialização porque os grandes grupos económicos o pressionaram. Pôs de parte o investimento para equilibrar contas e acabou por cozinhar a queda do regime em 74.
A falta de capacidade de produção de material bélico, deixou-nos dependentes do estrangeiro na guerra colonial, do material que não era embargado. A pobreza do país junto com a guerra fomentava a emigração.
Tivesse ele deixado desenvolver a industria nos anos 30, acho que a história de Portugal, nos últimos 70 anos seria muito melhor. Eu sei que sou cínico mas podíamos ter sido um fornecedor privilegiado da guerra civil espanhola, da 2ª guerra, reconstrução europeia e teríamos hoje 14 ou 15 milhões de habitantes em vez de 10.
De qualquer forma o problema da falta de educação e de desenvolvimento tecnológico não deve ser imputado ao Salazar mas sim a toda a sociedade Portuguesa. Com a vinda do regime democrático não melhorou grande coisa.
Fizeram-se muitas escolas, muitas pré-fabricadas e as outras a partir de um projecto único mas com pouco mais que o quadro e o giz para formar os alunos. Alinhou-se por baixo em vez de manter as escolas industriais e comerciais.
Eu tive a oportunidade de estudar numa escola construída nos anos 50 e noutra construída nos anos 80. A diferença é que a dos anos 50 estava mais bem equipada de raiz do que a dos anos 80.
(estou a falar na generalidade, nas classes mais baixas)
Por outro lado cancelou os planos de fábricas de automóveis e aviões nacionais que tinham sido delineados nos anos 20. Portugal foi o único império colonial que não teve marcas de aviões e automóveis próprias.
Eu tenho a impressão que ele permitiu a industrialização porque os grandes grupos económicos o pressionaram. Pôs de parte o investimento para equilibrar contas e acabou por cozinhar a queda do regime em 74.
A falta de capacidade de produção de material bélico, deixou-nos dependentes do estrangeiro na guerra colonial, do material que não era embargado. A pobreza do país junto com a guerra fomentava a emigração.
Tivesse ele deixado desenvolver a industria nos anos 30, acho que a história de Portugal, nos últimos 70 anos seria muito melhor. Eu sei que sou cínico mas podíamos ter sido um fornecedor privilegiado da guerra civil espanhola, da 2ª guerra, reconstrução europeia e teríamos hoje 14 ou 15 milhões de habitantes em vez de 10.
De qualquer forma o problema da falta de educação e de desenvolvimento tecnológico não deve ser imputado ao Salazar mas sim a toda a sociedade Portuguesa. Com a vinda do regime democrático não melhorou grande coisa.
Fizeram-se muitas escolas, muitas pré-fabricadas e as outras a partir de um projecto único mas com pouco mais que o quadro e o giz para formar os alunos. Alinhou-se por baixo em vez de manter as escolas industriais e comerciais.
Eu tive a oportunidade de estudar numa escola construída nos anos 50 e noutra construída nos anos 80. A diferença é que a dos anos 50 estava mais bem equipada de raiz do que a dos anos 80.
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Re: Salazar
Não, é apenas um hobby!
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Re: Salazar
A grande questão acho que ficou claro algo que o Francisco Bethencourt tinha falado, mas em uma colocação emocial, foi que isso não ocorreu por limites impostos pelo regime português, Portugal perdeu uma chance de ouro de ser uma potência ou ter saído desses períodos bem melhor que antes. No caso espanhol, eu iria mais longe, mas a Espanha de Franco mesmo depois da guerra civil era um país de produtividade lastimável pelos diversos "feriados" católicos oficiais ou não.tflash escreveu:O governo do Estado Novo ou do Salazar teve uma evolução no que diz respeito à tecnologia. Tem que se reconhecer o esforço que fizeram na educação básica do povo tendo em conta que o povo rural era muito resistente a enviar as crianças para a escola. Já vem do tempo da monarquia, não melhorou com a república e mesmo agora as famílias já entendem que é preciso saber ler mas não supervisionam nem exigem excelência dos filhos. Desde que a criança passe de ano e venha a obter o diploma está ok.
(estou a falar na generalidade, nas classes mais baixas)
Por outro lado cancelou os planos de fábricas de automóveis e aviões nacionais que tinham sido delineados nos anos 20. Portugal foi o único império colonial que não teve marcas de aviões e automóveis próprias.
Eu tenho a impressão que ele permitiu a industrialização porque os grandes grupos económicos o pressionaram. Pôs de parte o investimento para equilibrar contas e acabou por cozinhar a queda do regime em 74.
A falta de capacidade de produção de material bélico, deixou-nos dependentes do estrangeiro na guerra colonial, do material que não era embargado. A pobreza do país junto com a guerra fomentava a emigração.
Tivesse ele deixado desenvolver a industria nos anos 30, acho que a história de Portugal, nos últimos 70 anos seria muito melhor. Eu sei que sou cínico mas podíamos ter sido um fornecedor privilegiado da guerra civil espanhola, da 2ª guerra, reconstrução europeia e teríamos hoje 14 ou 15 milhões de habitantes em vez de 10.
De qualquer forma o problema da falta de educação e de desenvolvimento tecnológico não deve ser imputado ao Salazar mas sim a toda a sociedade Portuguesa. Com a vinda do regime democrático não melhorou grande coisa.
Fizeram-se muitas escolas, muitas pré-fabricadas e as outras a partir de um projecto único mas com pouco mais que o quadro e o giz para formar os alunos. Alinhou-se por baixo em vez de manter as escolas industriais e comerciais.
Eu tive a oportunidade de estudar numa escola construída nos anos 50 e noutra construída nos anos 80. A diferença é que a dos anos 50 estava mais bem equipada de raiz do que a dos anos 80.
O Estado Salazarista reflete claro a sociedade portuguesa, principalmente o pensanmento do núcleo de poder, a expansão capitalista não se dá como aqui e em toda a América Latina entre outros fatores importantes por medo de dividir o poder do Estado.
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Re: Salazar
Atenção que no fim dos anos 50 deu-se uma inversão que foi, talvez impulsionada pelos grandes grupos económicos nacionais.
Construíram-se grandes obras estruturais. Portos, Estaleiros, pontes e essas escolas que eu falei e o incentivo ao ensino nocturno para trabalhadores também veio nessa altura. Nas colónias também se fizeram obras ao ponto de em alguns casos, haver regiões nas colónias mais desenvolvidas que Portugal continental.
Isso permitiu que Portugal estivesse a crescer 5 por cento ao ano com 40% do PIB a ir para a defesa, fora os jovens mobilizados que podiam ser aproveitados para o sector produtivo.
Não conseguiu evitar que o país continuasse a ser o mais pobre da Europa Ocidental.
Construíram-se grandes obras estruturais. Portos, Estaleiros, pontes e essas escolas que eu falei e o incentivo ao ensino nocturno para trabalhadores também veio nessa altura. Nas colónias também se fizeram obras ao ponto de em alguns casos, haver regiões nas colónias mais desenvolvidas que Portugal continental.
Isso permitiu que Portugal estivesse a crescer 5 por cento ao ano com 40% do PIB a ir para a defesa, fora os jovens mobilizados que podiam ser aproveitados para o sector produtivo.
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Re: Salazar
Atenção, no meu tempo de estudante ou ias para o liceu (que é basicamente uma etapa da tua vida de preparação para a universidade) ou ias para o mercado de trabalho. Actualmente no meu antigo liceu há cursos técnico-profissionais e também já há uma escola técnico-profissional (só dá cursos desse tipo), isto numa localidade com 15000 pessoas.
Eu tive que ir para Lisboa para tirar o meu curso, hoje em dia a minha mulher tira o seu curso na mesma localidade onde trabalha. Muita coisa mudou nos últimos 10 anos a esse respeito cá em Portugal.
Eu tive que ir para Lisboa para tirar o meu curso, hoje em dia a minha mulher tira o seu curso na mesma localidade onde trabalha. Muita coisa mudou nos últimos 10 anos a esse respeito cá em Portugal.
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Re: Salazar
Sim, depois voltaram a pôr as coisas como estavam. Eu já não apanhei isso tal como tu. O que eu apanhei foi aquelas escolas de projecto único (Aqueles cubos que só variam nas cores, plantados em tantas cidades do país.) que não tinham quase nada além do quadro, do giz e daquela grande inovação tecnológica chamada retro-projector. que em muitos casos nem um ginásio tinham. Na que eu andei era um desespero ter um "furo" no horário. Não havia sitio para estar nem nada para fazer, tirando jogar à bola caso o campo não estivesse já ocupado. Foi ano em que eu comecei a fumar com falta de mais que fazer. Felizmente deixei logo (com 15 anos )
Depois acabei o meu ensino numa escola que antes tinha sido escola industrial, salvo erro, que tinha biblioteca, ginásio, refeitório, bar, amplos jardins, etc.
O ensino no tempo da ditadura era escasso mas a nível técnico nem era mau. Saias da escola com um diploma e sabias trabalhar.
E no 5º anos andei numa escola pré-fabricada em madeira, essa não tinha mesmo nada.
As disciplinas técnicas eram uma anedota. Os planos curriculares baseavam-se em ocupar professores sem quase nenhuma preocupação com as necessidades dos alunos.
Depois acabei o meu ensino numa escola que antes tinha sido escola industrial, salvo erro, que tinha biblioteca, ginásio, refeitório, bar, amplos jardins, etc.
O ensino no tempo da ditadura era escasso mas a nível técnico nem era mau. Saias da escola com um diploma e sabias trabalhar.
E no 5º anos andei numa escola pré-fabricada em madeira, essa não tinha mesmo nada.
As disciplinas técnicas eram uma anedota. Os planos curriculares baseavam-se em ocupar professores sem quase nenhuma preocupação com as necessidades dos alunos.
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Re: Salazar
As instalações do meu liceu eram práticamente novas, mas mais uma vez não tinha pavilhão desportivo. Só no meu último ano é que finalmente construiram isso... e a piscina.
Sai do meu liceu à mais de 10 anos, mas da última vez que lá fui nem reconheci a escola...eles remodelaram completamente. Haja dinheiro...
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Re: Salazar
Liceu com piscina???? fosgasssssssssss nunca vi tal coisa!
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Re: Salazar
Ok, não era o liceu, a Câmara Municipal fez um Parque Desportivo ao lado do Liceu e nós usufruiamos do espaço (Pavilhão Desportivo, Piscinas, Campo de Futebol, Pista de tartan, etc).
A minha irmã teve aulas de natação de borla na 4ª classe e por cá há duas escolas (um ciclo e uma primária) com piscina nas suas instalações.
Gente fina é outra coisa.
A minha irmã teve aulas de natação de borla na 4ª classe e por cá há duas escolas (um ciclo e uma primária) com piscina nas suas instalações.
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Editado pela última vez por cabeça de martelo em Ter Mai 24, 2011 12:55 pm, em um total de 1 vez.
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Re: Salazar
Já andei num que o campo de futebol mudava para piscina quando chovia...
O homem vive num sitio que tem uma loja "gormet" em cada esquina!!!
Devem jogar pólo nos intervalos e tudo!!!
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