Programa de Reaparelhamento da Marinha
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- Carlos Lima
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Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha
Esse Henri é a paixão do Padilha...
[]s
CB_Lima
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CB_Lima
CB_Lima = Carlos Lima
- faterra
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Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha
Este aqui é para ele. Junto vai também um CVN
PACIFIC OCEAN (July 17, 2007) - Nimitz-class aircraft carrier USS Abraham Lincoln (CVN-72) conducts a fueling at sea (FAS)
with Military Sealift Command fleet replenishment oiler USNS Henry J. Kaiser (T-AO-187). Lincoln is underway conducting
Carrier Qualifications as part of a scheduled work-up off the coast of Southern California.
PACIFIC OCEAN (July 17, 2007) - Nimitz-class aircraft carrier USS Abraham Lincoln (CVN-72) conducts a fueling at sea (FAS)
with Military Sealift Command fleet replenishment oiler USNS Henry J. Kaiser (T-AO-187). Lincoln is underway conducting
Carrier Qualifications as part of a scheduled work-up off the coast of Southern California.
Um abraço!
Fernando Augusto Terra
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Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha
faterra escreveu:A Henri J Kaiser Class é do tipo AOR - Auxiliary Oiler Replanisher. Ela poderia substituir aos navios LSD - Landing Ship Dock, mesmo no caso de urgência com transporte de tropas e equipamentos para assalto anfíbio? Ela tem um deslocamento de 40 a 42000 ton e seria um baita navio para a MB.
Estes navios teriam como função o apoio logístico da Esquadra. Para operações anfíbias seriam os navios das classes Harpers Ferry ou Whidbey Island.
Sds
Lord Nauta
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Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha
cb_lima escreveu:Concordo com relação ao Whidbey Island.
[]s
CB_Lima
Prezados Senhores,
O sentimento que tenho, mesmo com a existência da END, e que tudo vai andar bem devagar. O PROSUPER e uma evidência desta realidade. Porque digo isto, por uma razão muito simples. As nove fragatas em serviço já estão com idades superiores a 30 anos, já deveriam estar sendo substituídas, as sucessoras pelo menos das primeiras a darem baixa estariam neste momento em fase final de acabamento. E isto que esta acontecendo? não! O que temos de fato e um PROSUPER com apenas 5 fragatas previstas e que já foi adiado. Quando for definido a classe a ser escolhida ainda temos o tempo de construção, testes ...etc. E preciso lembrar que não se constroi um navio no tempo de construção de um carro, e se as verbas não forem garantidas em bom fluxo financeiro termos o que aconteceu com a Barroso. Considerando que este quadro não vai sofrer mudanças significativas, porque e preciso antes mudar a mentalidade da ''elite'' (hahaha) política e necessário alternativas ao previsto no PAEMB até a chegada de dias melhores.
Entre estas alternativas considero ser razoável, caso possível, o recebimento de navios que possibilitariam um fôlego para a Esquadra até a chegada de novos navios, entre eles:
Classe Whidbey Island
Classe Henry J. Kaiser
Classe Type 22/Batch III
Classe Osprey
Claro que este seria o limite de obtenção de navios de segunda mão para a MB, em paralelo seriam implementados os planos contidos no PAEMB na forma que fosse possível.
Sds
Lord Nauta
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Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha
Prezado Lord boa tarde!Lord Nauta escreveu:Prezados Senhores,cb_lima escreveu:Concordo com relação ao Whidbey Island.
[]s
CB_Lima
O sentimento que tenho, mesmo com a existência da END, e que tudo vai andar bem devagar. O PROSUPER e uma evidência desta realidade. Porque digo isto, por uma razão muito simples. As nove fragatas em serviço já estão com idades superiores a 30 anos, já deveriam estar sendo substituídas, as sucessoras pelo menos das primeiras a darem baixa estariam neste momento em fase final de acabamento. E isto que esta acontecendo? não! O que temos de fato e um PROSUPER com apenas 5 fragatas previstas e que já foi adiado. Quando for definido a classe a ser escolhida ainda temos o tempo de construção, testes ...etc. E preciso lembrar que não se constroi um navio no tempo de construção de um carro, e se as verbas não forem garantidas em bom fluxo financeiro termos o que aconteceu com a Barroso. Considerando que este quadro não vai sofrer mudanças significativas, porque e preciso antes mudar a mentalidade da ''elite'' (hahaha) política e necessário alternativas ao previsto no PAEMB até a chegada de dias melhores.
Entre estas alternativas considero ser razoável, caso possível, o recebimento de navios que possibilitariam um fôlego para a Esquadra até a chegada de novos navios, entre eles:
Classe Whidbey Island
Classe Henry J. Kaiser
Classe Type 22/Batch III
Classe Osprey
Claro que este seria o limite de obtenção de navios de segunda mão para a MB, em paralelo seriam implementados os planos contidos no PAEMB na forma que fosse possível.
Sds
Lord Nauta
O problema maior que eu vejo é o tempo de resposta, veja o caso do RFA Largs Bay, a Marinha Australiana chegou antes que nós e arremataram um put@ navio, com certeza existem outras marinhas de olho como alguns chamam "liquidação da Royal Navy"!
Se o PROSUPER esta pendendo pros Italianos, deveriamos olhar com carinho para os LPD San Georgio que a MM colocou a venda para substituir os Classe Thomaston (Rio de Janeiro/Ceará) e quanto as escoltas de oportunidade deveriamos pegar as Type 22 BIII e/ou Type 23 (se é que tem alguma a venda) até sair o PROSUPER, isso é o que eu penso....
Um forte abraço
binfa
att, binfa
DOE VIDA, DOE MEDULA!
REgistro Nacional de DOadores de MEdula nº 1.256.762
UMA VIDA SEM DESAFIOS NÃO VALE A PENA SER VIVIDA. Sócrates
Depoimento ABRALE http://www.abrale.org.br/apoio_paciente ... php?id=771
DOE VIDA, DOE MEDULA!
REgistro Nacional de DOadores de MEdula nº 1.256.762
UMA VIDA SEM DESAFIOS NÃO VALE A PENA SER VIVIDA. Sócrates
Depoimento ABRALE http://www.abrale.org.br/apoio_paciente ... php?id=771
Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha
Para Binfa....por favor....voce esta parecendo aqueles chilenos la do Saorbats.....
tudo zero a esquerda.....
tudo zero a esquerda.....
Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha
Olha, eu falei aqui que as chances de compra do Larg Bay eram NULAS, e vcs perdendo o tempo em falar nisso , até dos chilenos falaram, não tinham também nenhuma chance.binfa escreveu:Prezado Lord boa tarde!Lord Nauta escreveu: Prezados Senhores,
O sentimento que tenho, mesmo com a existência da END, e que tudo vai andar bem devagar. O PROSUPER e uma evidência desta realidade. Porque digo isto, por uma razão muito simples. As nove fragatas em serviço já estão com idades superiores a 30 anos, já deveriam estar sendo substituídas, as sucessoras pelo menos das primeiras a darem baixa estariam neste momento em fase final de acabamento. E isto que esta acontecendo? não! O que temos de fato e um PROSUPER com apenas 5 fragatas previstas e que já foi adiado. Quando for definido a classe a ser escolhida ainda temos o tempo de construção, testes ...etc. E preciso lembrar que não se constroi um navio no tempo de construção de um carro, e se as verbas não forem garantidas em bom fluxo financeiro termos o que aconteceu com a Barroso. Considerando que este quadro não vai sofrer mudanças significativas, porque e preciso antes mudar a mentalidade da ''elite'' (hahaha) política e necessário alternativas ao previsto no PAEMB até a chegada de dias melhores.
Entre estas alternativas considero ser razoável, caso possível, o recebimento de navios que possibilitariam um fôlego para a Esquadra até a chegada de novos navios, entre eles:
Classe Whidbey Island
Classe Henry J. Kaiser
Classe Type 22/Batch III
Classe Osprey
Claro que este seria o limite de obtenção de navios de segunda mão para a MB, em paralelo seriam implementados os planos contidos no PAEMB na forma que fosse possível.
Sds
Lord Nauta
O problema maior que eu vejo é o tempo de resposta, veja o caso do RFA Largs Bay, a Marinha Australiana chegou antes que nós e arremataram um put@ navio, com certeza existem outras marinhas de olho como alguns chamam "liquidação da Royal Navy"!
Se o PROSUPER esta pendendo pros Italianos, deveriamos olhar com carinho para os LPD San Georgio que a MM colocou a venda para substituir os Classe Thomaston (Rio de Janeiro/Ceará) e quanto as escoltas de oportunidade deveriamos pegar as Type 22 BIII e/ou Type 23 (se é que tem alguma a venda) até sair o PROSUPER, isso é o que eu penso....
Um forte abraço
binfa
Continuo dizendo, damos valor a quem não merece, compramos muito dos Ingleses, e mesmo assim não tivemos nenhuma preferência, mas continuamos a insistir. E falamos mal de quem nos dá preferência. Como se alguém fosse perfeito nessa área.
Mas continuo otimista, algum dia ainda vamos aprender.
Esqueçam as Typo 22 Lote 3, eu gosto delas, mas pegar algo que deve estar no mesmo nível de desgaste do que já temos, não vai valer a pena.
Também não tem sentido pegar algo para terminar a construção, ainda mais de um desenho que não foi adequado ou concebido para nós.
Tinham ou ainda tem os 02 Foudres. Que podem ser comprados com alguma negociação. Vamos ver se alguém se toca.
[]´s
- Andre Correa
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Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha
tbm concordo contigo Lord Nauta, que os Classe Whidbey Island e os Classe Henry J. Kaiser deveriam ser negociados pra ontem, e inclusive algumas Type 22/3 ou mesmo 23 se estiver a venda, pois podem estar a ser usadas, mas estão com boa manutenção, mesmo por conta de estarem a ser usadas em situações reais, que exigem um bom estado do aparelho...
Mas porque não tivemos prioridade em relação ao Largs Bay? Pq lá fora estão cansados de saber que com o Brasil tudo é a passo de tartaruga, e nada é garantido... tem sido assim nos últimos anos... Se tivessem dado prioridade ao Brasil, até hoje não teríamos saído da conversa... pois é muito cacique pra pouco índio, como meu avô sempre dizia...
Mas porque não tivemos prioridade em relação ao Largs Bay? Pq lá fora estão cansados de saber que com o Brasil tudo é a passo de tartaruga, e nada é garantido... tem sido assim nos últimos anos... Se tivessem dado prioridade ao Brasil, até hoje não teríamos saído da conversa... pois é muito cacique pra pouco índio, como meu avô sempre dizia...
Audaces Fortuna Iuvat
Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha
Isso não tem nada haver, isso é apenas opinião sua. Todo mundo sabe que a Austrália é carne e osso com a Inglaterra, não fomos apenas nós os preteridos. O mesmo vale para o Chile.alcluiz escreveu:tbm concordo contigo Lord Nauta, que os Classe Whidbey Island e os Classe Henry J. Kaiser deveriam ser negociados pra ontem, e inclusive algumas Type 22/3 ou mesmo 23 se estiver a venda, pois podem estar a ser usadas, mas estão com boa manutenção, mesmo por conta de estarem a ser usadas em situações reais, que exigem um bom estado do aparelho...
Mas porque não tivemos prioridade em relação ao Largs Bay? Pq lá fora estão cansados de saber que com o Brasil tudo é a passo de tartaruga, e nada é garantido... tem sido assim nos últimos anos... Se tivessem dado prioridade ao Brasil, até hoje não teríamos saído da conversa... pois é muito cacique pra pouco índio, como meu avô sempre dizia...
Essa é a importância que a dobradinha EUA-Inglaterra sempre deram para nós. Se tivesse uma fila para pegar os navios dos EUA, como Formosa, Israel, Austrália, nós ficaríamos a ver navios, literalmente. O nosso problema é como vc mesmo acabou de espelhar, complexo de inferioridade e masoquismo.
As pessoas só dão valor, a quem se dá o valor. O resto é de rabinho abanando é levando vara no lombo.
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- henriquejr
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Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha
Mas há que de se considerar que a Austrália é cria dos ingleses, são praticamente o mesmo povo e ainda existe muita cumplicidade entre os dois países. Seria o mesmo que Portugal querer participar de um projeto conjunto com o Brasil e este dar preferencia a um terceiro. Acho que essa ligação cultural e história conta muito também!
.
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Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha
Curiosidade, aquele helicoptero decolando é de uma empresa civil que eles contratam para suprir a demanda de transporte logistico.faterra escreveu:
LSD-41 USS Whidbey Island - USNavy - Comissioned: 09/02/1982
Displacement: 11,471 tons (light) 16,360 tons (full)
Length: 610 ft (190 m) Beam: 84 ft (26 m) Draft: 21 ft (6.4 m)
Propulsion: 4 Colt Industries, 16-cylinder diesel engines, 2 shafts, 33,000 shp (25 MW) Speed: 20+ knots (37+ km/h)
Boats and landing craft carried: 4 LCACs or 21 LCM-6s
Complement: 22 officers, 391 enlisted, Marine detachment: 402 + 102 surge
Armament: 2 × 25 mm Mk 38 cannons + 2 × 20 mm Phalanx CIWS mounts + 2 × Rolling Airframe Missile + 6 × .50 caliber M2HB machine guns
Nem smepre vale a pena manter uma forta para fazer tudo a todo tempo!
[justificar]“ Se não eu, quem?
Se não agora, quando?”[/justificar]
Se não agora, quando?”[/justificar]
-
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Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha
[
Prezados Senhores,
O sentimento que tenho, mesmo com a existência da END, e que tudo vai andar bem devagar. O PROSUPER e uma evidência desta realidade. Porque digo isto, por uma razão muito simples. As nove fragatas em serviço já estão com idades superiores a 30 anos, já deveriam estar sendo substituídas, as sucessoras pelo menos das primeiras a darem baixa estariam neste momento em fase final de acabamento. E isto que esta acontecendo? não! O que temos de fato e um PROSUPER com apenas 5 fragatas previstas e que já foi adiado. Quando for definido a classe a ser escolhida ainda temos o tempo de construção, testes ...etc. E preciso lembrar que não se constroi um navio no tempo de construção de um carro, e se as verbas não forem garantidas em bom fluxo financeiro termos o que aconteceu com a Barroso. Considerando que este quadro não vai sofrer mudanças significativas, porque e preciso antes mudar a mentalidade da ''elite'' (hahaha) política e necessário alternativas ao previsto no PAEMB até a chegada de dias melhores.
Entre estas alternativas considero ser razoável, caso possível, o recebimento de navios que possibilitariam um fôlego para a Esquadra até a chegada de novos navios, entre eles:
Classe Whidbey Island
Classe Henry J. Kaiser
Classe Type 22/Batch III
Classe Osprey
Claro que este seria o limite de obtenção de navios de segunda mão para a MB, em paralelo seriam implementados os planos contidos no PAEMB na forma que fosse possível.
Sds
Lord Nauta[/quote]
Prezado Lord boa tarde!
O problema maior que eu vejo é o tempo de resposta, veja o caso do RFA Largs Bay, a Marinha Australiana chegou antes que nós e arremataram um put@ navio, com certeza existem outras marinhas de olho como alguns chamam "liquidação da Royal Navy"!
Se o PROSUPER esta pendendo pros Italianos, deveriamos olhar com carinho para os LPD San Georgio que a MM colocou a venda para substituir os Classe Thomaston (Rio de Janeiro/Ceará) e quanto as escoltas de oportunidade deveriamos pegar as Type 22 BIII e/ou Type 23 (se é que tem alguma a venda) até sair o PROSUPER, isso é o que eu penso....
Um forte abraço
binfa[/quote]
Olha, eu falei aqui que as chances de compra do Larg Bay eram NULAS, e vcs perdendo o tempo em falar nisso , até dos chilenos falaram, não tinham também nenhuma chance.
Continuo dizendo, damos valor a quem não merece, compramos muito dos Ingleses, e mesmo assim não tivemos nenhuma preferência, mas continuamos a insistir. E falamos mal de quem nos dá preferência. Como se alguém fosse perfeito nessa área.
Mas continuo otimista, algum dia ainda vamos aprender.
Esqueçam as Typo 22 Lote 3, eu gosto delas, mas pegar algo que deve estar no mesmo nível de desgaste do que já temos, não vai valer a pena.
Também não tem sentido pegar algo para terminar a construção, ainda mais de um desenho que não foi adequado ou concebido para nós.
Tinham ou ainda tem os 02 Foudres. Que podem ser comprados com alguma negociação. Vamos ver se alguém se toca.
[]´s[/quote]
As Type 22 BATCH III são pelo menos 10 anos mais novas que as Type 22 BATCH I em serviço na MB e segundo consta estão em muito boas condições operacionais. Quanto aos Henry J. Kaiser, faço a seguinte pergunta: Com exceção das fragatas classe Niterói, do navio-escola Brasil, das corvetas Inhaúma/Barroso e dos NaPaFlu 45/62 quais os outros navios da MB em serviço atualmente que tiveram seus desenhos adequados ou concebidos para nós? Quanto a classe Foudre estes também são meus preferidos, seguidos dos italianos da classe San Giorgio, que considero adequados ao tamanho do orçamento da MB.
Sds
Lord Nauta
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O sentimento que tenho, mesmo com a existência da END, e que tudo vai andar bem devagar. O PROSUPER e uma evidência desta realidade. Porque digo isto, por uma razão muito simples. As nove fragatas em serviço já estão com idades superiores a 30 anos, já deveriam estar sendo substituídas, as sucessoras pelo menos das primeiras a darem baixa estariam neste momento em fase final de acabamento. E isto que esta acontecendo? não! O que temos de fato e um PROSUPER com apenas 5 fragatas previstas e que já foi adiado. Quando for definido a classe a ser escolhida ainda temos o tempo de construção, testes ...etc. E preciso lembrar que não se constroi um navio no tempo de construção de um carro, e se as verbas não forem garantidas em bom fluxo financeiro termos o que aconteceu com a Barroso. Considerando que este quadro não vai sofrer mudanças significativas, porque e preciso antes mudar a mentalidade da ''elite'' (hahaha) política e necessário alternativas ao previsto no PAEMB até a chegada de dias melhores.
Entre estas alternativas considero ser razoável, caso possível, o recebimento de navios que possibilitariam um fôlego para a Esquadra até a chegada de novos navios, entre eles:
Classe Whidbey Island
Classe Henry J. Kaiser
Classe Type 22/Batch III
Classe Osprey
Claro que este seria o limite de obtenção de navios de segunda mão para a MB, em paralelo seriam implementados os planos contidos no PAEMB na forma que fosse possível.
Sds
Lord Nauta[/quote]
Prezado Lord boa tarde!
O problema maior que eu vejo é o tempo de resposta, veja o caso do RFA Largs Bay, a Marinha Australiana chegou antes que nós e arremataram um put@ navio, com certeza existem outras marinhas de olho como alguns chamam "liquidação da Royal Navy"!
Se o PROSUPER esta pendendo pros Italianos, deveriamos olhar com carinho para os LPD San Georgio que a MM colocou a venda para substituir os Classe Thomaston (Rio de Janeiro/Ceará) e quanto as escoltas de oportunidade deveriamos pegar as Type 22 BIII e/ou Type 23 (se é que tem alguma a venda) até sair o PROSUPER, isso é o que eu penso....
Um forte abraço
binfa[/quote]
Olha, eu falei aqui que as chances de compra do Larg Bay eram NULAS, e vcs perdendo o tempo em falar nisso , até dos chilenos falaram, não tinham também nenhuma chance.
Continuo dizendo, damos valor a quem não merece, compramos muito dos Ingleses, e mesmo assim não tivemos nenhuma preferência, mas continuamos a insistir. E falamos mal de quem nos dá preferência. Como se alguém fosse perfeito nessa área.
Mas continuo otimista, algum dia ainda vamos aprender.
Esqueçam as Typo 22 Lote 3, eu gosto delas, mas pegar algo que deve estar no mesmo nível de desgaste do que já temos, não vai valer a pena.
Também não tem sentido pegar algo para terminar a construção, ainda mais de um desenho que não foi adequado ou concebido para nós.
Tinham ou ainda tem os 02 Foudres. Que podem ser comprados com alguma negociação. Vamos ver se alguém se toca.
[]´s[/quote]
As Type 22 BATCH III são pelo menos 10 anos mais novas que as Type 22 BATCH I em serviço na MB e segundo consta estão em muito boas condições operacionais. Quanto aos Henry J. Kaiser, faço a seguinte pergunta: Com exceção das fragatas classe Niterói, do navio-escola Brasil, das corvetas Inhaúma/Barroso e dos NaPaFlu 45/62 quais os outros navios da MB em serviço atualmente que tiveram seus desenhos adequados ou concebidos para nós? Quanto a classe Foudre estes também são meus preferidos, seguidos dos italianos da classe San Giorgio, que considero adequados ao tamanho do orçamento da MB.
Sds
Lord Nauta
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- Valdemort
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Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha
E a tal proposta Americana das AB
E verdadeira ?
Parece que a US Navy teria uma selecao de Navios " on sale " inclusive NAs .
E verdadeira ?
Parece que a US Navy teria uma selecao de Navios " on sale " inclusive NAs .
"O comunismo é a filosofia do fracasso, o credo da ignorância e o evangelho da inveja. Sua virtude inerente é a distribuição equitativa da miséria".
Winston Churchill
Winston Churchill
Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha
Mais interessante ainda é o fabricante dos helos.sapao escreveu:Curiosidade, aquele helicoptero decolando é de uma empresa civil que eles contratam para suprir a demanda de transporte logistico.faterra escreveu:
LSD-41 USS Whidbey Island - USNavy - Comissioned: 09/02/1982
Displacement: 11,471 tons (light) 16,360 tons (full)
Length: 610 ft (190 m) Beam: 84 ft (26 m) Draft: 21 ft (6.4 m)
Propulsion: 4 Colt Industries, 16-cylinder diesel engines, 2 shafts, 33,000 shp (25 MW) Speed: 20+ knots (37+ km/h)
Boats and landing craft carried: 4 LCACs or 21 LCM-6s
Complement: 22 officers, 391 enlisted, Marine detachment: 402 + 102 surge
Armament: 2 × 25 mm Mk 38 cannons + 2 × 20 mm Phalanx CIWS mounts + 2 × Rolling Airframe Missile + 6 × .50 caliber M2HB machine guns
Nem smepre vale a pena manter uma forta para fazer tudo a todo tempo!
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Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha
Segundo Pedro Paulo Rezende, sim.Valdemort escreveu:E a tal proposta Americana das AB
E verdadeira ?
Parece que a US Navy teria uma selecao de Navios " on sale " inclusive NAs .
[]s
Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
Carlo M. Cipolla