Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.
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WalterGaudério
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#9226
Mensagem
por WalterGaudério » Dom Mai 08, 2011 8:14 pm
LeandroGCard escreveu:WalterGaudério escreveu: Só uma observação Leandro. Os AF-1M poderão levar cerca de ATÉ 4 mísseis derby.
Mas aí ele não pode levar mísseis IR não é? Imagino a configuração de defesa aérea do A-4M com 2 Derby, dois AIM-9 ou equivalentes e um tanque de combustível ventral, algo mais equilibrado.
Leandro G. Card
Isso mesmo, mas foi apenas uma informação para constar. O normal/corriqueiro será mesmo o que tu descreveste acima.
Só há 2 tipos de navios: os submarinos e os alvos...
Armam-se homens com as melhores armas.
Armam-se Submarinos com os melhores homens.
Os sábios PENSAM
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Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
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alex
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#9227
Mensagem
por alex » Dom Mai 08, 2011 9:42 pm
Estou errado ou o F-5 só pode levar 02 Derby?
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alex
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#9229
Mensagem
por alex » Dom Mai 08, 2011 10:42 pm
Qual o motivo de desta diferença entre o AF-1 e F-5? O AF-1 é um projeto mais velho que o F-5, correto?
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LeandroGCard
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#9230
Mensagem
por LeandroGCard » Dom Mai 08, 2011 11:03 pm
alex escreveu:Qual o motivo de desta diferença entre o AF-1 e F-5? O AF-1 é um projeto mais velho que o F-5, correto?
Embora ambos os aviões tenham mais ou menos o mesmo tamanho e potência do motor, o F-5 foi projetado para ser um caça supersônico, e por isso tem asas menores e muito mais estreitas que as do A-4, o que reduz a sua capacidade de carga com relação as asas maiores, mais grossas e mais reforçadas do Skyhawk. Somando todos os pontos duros o Tiger pode levar 3200 kg de cargas, contra os 4500 do Skyhawk.
As estações nas pontas das asas só podem receber mísseis mais leves, da categoria do AIM-9, então só sobra capacidade para 2 pontos com os Derby (o ponto ventral é para o tanque de combustível extra e pelo que sei não tem as ligações necessárias para a instalação de mais um míssil).
Leandro G. Card
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pampa_01
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#9231
Mensagem
por pampa_01 » Seg Mai 09, 2011 2:13 pm
Humm se a catapulta de vante teve a sua capacidade aumentada para algo até 22,5 - 24 t o sistema de parada tbem deve ter sofrido algum tipo alteração. E mais, a catapulta lateral pode estar com a a mesma capacidade.
Povo que não tem virtude, acaba por ser escravo.
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knigh7
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#9232
Mensagem
por knigh7 » Seg Mai 16, 2011 12:04 am
knigh7 escreveu:Pessoal,
Na última T&D, na matéria do Paulo Maia, consta que a catapulta de vante fora revalidada, podendo lancar aviões com peso de até 24 toneladas. (o PRick vai morrer de alegria
![Gargalhada [003]](./images/smilies/003.gif)
)
Isso é uma informacão importante, caso seja verídica.
Será mesmo???
Pessoal,
Como informacão adcional: capacidade de recolhimento do São Paulo é de 15 Toneladas
http://www.netmarine.net/bat/porteavi/foch/caracter.htm
e dos 2 elevadores também.

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PRick
#9233
Mensagem
por PRick » Seg Mai 16, 2011 12:42 am
knigh7 escreveu:knigh7 escreveu:Pessoal,
Na última T&D, na matéria do Paulo Maia, consta que a catapulta de vante fora revalidada, podendo lancar aviões com peso de até 24 toneladas. (o PRick vai morrer de alegria
![Gargalhada [003]](./images/smilies/003.gif)
)
Isso é uma informacão importante, caso seja verídica.
Será mesmo???
Pessoal,
Como informacão adcional: capacidade de recolhimento do São Paulo é de 15 Toneladas
http://www.netmarine.net/bat/porteavi/foch/caracter.htm
e dos 2 elevadores também.
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Isso pelo projeto original, é preciso ter em mente que tudo pode ser modificado. Porém, para operar o Rafale que pesa menos de 11 toneladas vazio. Não seria necessário nenhuma modificação no sistema de parada, nem nos elevadores. O Rafale poderia fazer o catrapo com até 4 toneladas além de seu peso vazio, quer dizer ainda com boa quantidade de combustível e misséis ar-ar e tanques subalares, somente, armamento mais pesado teria que ser descartado, o que é uma prática mesmo se tendo mais sobra de tonelagem no catrapo, caças não vem para catrapo com bombas e mísseis ar-mar.
[]´s
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knigh7
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#9234
Mensagem
por knigh7 » Seg Mai 16, 2011 1:12 am
Sim Prick. Eu j;a havia escrito atrás sobre o que eu intensionava: O Rafale M poderia operar em missões ar-ar e ar-mar no A-12, com os A-4M realizando missões de ataque ao solo.
Com a revalidacão das catapultas que houve com a reforma, aumentando em 20% a capacidade de peso lancado (mas considerando que não se devesse utilizar o over-pression (que provoca grande desgaste)), bem como a capacidade de recolhimento de 15 Ton, é possivel operar no São Paulo com poucas restricões nas configuracões ar-ar.
Daí a minha satisfacão na descoberta, uma vez que surgiu a informacão sobre a limitacão de recolhimento a 13 Toneladas.
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PRick
#9235
Mensagem
por PRick » Seg Mai 16, 2011 2:39 pm
knigh7 escreveu:Sim Prick. Eu j;a havia escrito atrás sobre o que eu intensionava: O Rafale M poderia operar em missões ar-ar e ar-mar no A-12, com os A-4M realizando missões de ataque ao solo.
Com a revalidacão das catapultas que houve com a reforma, aumentando em 20% a capacidade de peso lancado (mas considerando que não se devesse utilizar o over-pression (que provoca grande desgaste)), bem como a capacidade de recolhimento de 15 Ton, é possivel operar no São Paulo com poucas restricões nas configuracões ar-ar.
Daí a minha satisfacão na descoberta, uma vez que surgiu a informacão sobre a limitacão de recolhimento a 13 Toneladas.
Quem te passou essa info de 13 toneladas? Nunca li isso em lugar nenhum, todos os livros sobre a Classe Clemenceau falam de 15 toneladas ou 20 toneladas(para os elevadores) e 15 toneladas para o catrapo. Nunca li nadinha a respeito de 13 toneladas.
[]´s
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Jonas Rafael
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#9236
Mensagem
por Jonas Rafael » Seg Mai 16, 2011 3:31 pm
AlbertoRJ escreveu:rcolistete escreveu:
Rafale M F3 com 6.000 l de combustível externo, 2 Apache (ou 2 cabides para 3 AASM, ou 2 Exocet, etc), 6 a 8 mísseis ar-ar. Que tal ?
![Cool 8-]](./images/smilies/icon_cool.gif)
O peso máximo do Rafale M é de pouco mais de 23 toneladas, menor que o do C/B.
[]'s
Acho que o divulgado comumente é de 22,5 toneladas. Acho que esse limite é máximo que o CdG consegue catapultar. Pode ser também um limite estrutural que o trem de pouso aguenta no solavanco da catapulta. Mas pra decolar de terra não vejo porque ele teria MTOW menor. Com uma catapulta mais potente poderia teoricamente decolar full a não ser que seja limitação estrutural mesmo...
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knigh7
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#9237
Mensagem
por knigh7 » Seg Mai 16, 2011 6:18 pm
PRick escreveu:knigh7 escreveu:Sim Prick. Eu j;a havia escrito atrás sobre o que eu intensionava: O Rafale M poderia operar em missões ar-ar e ar-mar no A-12, com os A-4M realizando missões de ataque ao solo.
Com a revalidacão das catapultas que houve com a reforma, aumentando em 20% a capacidade de peso lancado (mas considerando que não se devesse utilizar o over-pression (que provoca grande desgaste)), bem como a capacidade de recolhimento de 15 Ton, é possivel operar no São Paulo com poucas restricões nas configuracões ar-ar.
Daí a minha satisfacão na descoberta, uma vez que surgiu a informacão sobre a limitacão de recolhimento a 13 Toneladas.
Quem te passou essa info de 13 toneladas? Nunca li isso em lugar nenhum, todos os livros sobre a Classe Clemenceau falam de 15 toneladas ou 20 toneladas(para os elevadores) e 15 toneladas para o catrapo. Nunca li nadinha a respeito de 13 toneladas.
[]´s
Macegueiro escreveu:
......................
De onde saiu a informação de que o A-12 consegue recolher aviões com 15 toneladas? De novo, perguntem aos franceses porque só elaboraram boletins de recolhimento até 30.000 libras. estão sonegando informação também sobre isso?
fonte:
http://www.basemilitar.com.br/forum/vie ... start=1740
-
PRick
#9238
Mensagem
por PRick » Seg Mai 16, 2011 9:43 pm
knigh7 escreveu:PRick escreveu:
Quem te passou essa info de 13 toneladas? Nunca li isso em lugar nenhum, todos os livros sobre a Classe Clemenceau falam de 15 toneladas ou 20 toneladas(para os elevadores) e 15 toneladas para o catrapo. Nunca li nadinha a respeito de 13 toneladas.
[]´s
Macegueiro escreveu:
......................
De onde saiu a informação de que o A-12 consegue recolher aviões com 15 toneladas? De novo, perguntem aos franceses porque só elaboraram boletins de recolhimento até 30.000 libras. estão sonegando informação também sobre isso?
fonte:
http://www.basemilitar.com.br/forum/vie ... start=1740
Não sei o que uma coisa tem haver com outra, afinal a capacidade máxima é uma coisa, porém, ela nunca foi usada na sua capacidade máxima, porque o FOCH sempre operou aeronaves muito mais leves, como os SUE, Alize e os Cruzader, como o nenhum Clemenceau operou Rafales, não teria sentido ter nada operacional a respeito. Duvido muito que qualquer dessas aeronaves vinham para o catrapo com mais de 30 mil libras mesmo, ou seja, umas 13,5 toneladas, até o Rafale pode vir para catrapo pesando menos que isso. Afinal, 10,7 toneladas vazio até chegar a 13,5 ainda tem uma boa margem. O peso vazio do F8 Cruzader é de umas 8 toneladas(a mais pesada).
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brasil70
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#9239
Mensagem
por brasil70 » Seg Mai 16, 2011 10:58 pm
E nenhuma previsão da volta do A-12?
"O que tem que ser feito, tem que ser bem feito, tem que ser perfeito.
Uma vez PE, sempre PE!"
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Andre Correa
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Contato:
#9240
Mensagem
por Andre Correa » Seg Mai 16, 2011 11:07 pm
Depende como... acredito que deva voltar no 1º semestre de 2012, e ter sua ala de caça de volta no fim de 2013 ou início de 2014 (modernizados, mesmo que ainda incompleta)