TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%

Total de votos: 1320

Mensagem
Autor
Carlos Mathias

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#57931 Mensagem por Carlos Mathias » Qua Mai 11, 2011 11:01 pm

Acho que os russos devem fornecer, junto com seus equipamentos, algum idiotizador-sadomazoquistador escondido no meio da ferrugem de seus equipamentos. :roll:
Praticamente todos que usam compram mais e mais... :shock: :roll: :?

Mistéééério! [005]

A Índia mesmo, faz o BRAHMOS, um míssil meia boca, e agora está outra vez junto com a Rússia desenvolvendo o BRAHMOS block II hipersônico.
Falta de peças a MACH 4 !!!!! :mrgreen:

Estão tão insatisfeitos que para provar a falta de pneus encomendaram mais 40 SU-30MKI e a HAL vai fazer mais alguns, só prá quando acabar eles mostrarem:

- Ó, tá vendo aí? Tudo sem pneu!!!!! 300 Su-30MKI, tudo sem pneu!!!!

- Tsc! Como eu queria ter uns F-5M...

Outra demonstração clara de que realmente os russos são os reis da lambança é a compra de mais uns ~200 Mi-17, tudo sem pneus.

A integração dos R-73 no TEJAS, como forma de mostrar as cabides vazios mais tarde.
Olha a conversa do pessoal da logística da FAer indiana:

"- Olha aí! Tá vendo? Mais uma sacanagem daqueles russos FDP !!!!!
- Você soube fulano?
- Quê?
- Eles não saem daquele put... :x , é cachaça o dia todo e a serralheria do Haj Nundani nunca trabalhou tanto!"
- Eu avisei, eu disse, "Buinda tá vendo tudo!"

Ou fabricar sob licença uns 1000 T-90 e depois ver todos eles parados por falta de pne... Ôpa, CC não usa pneu! :shock: :? :roll:

- "Ah, como eu queria ter uns M-41..."

1 bilhão de sadomasoquistas. :lol:

Editado pela última vez por Carlos Mathias em Qua Mai 11, 2011 11:14 pm, em um total de 1 vez.
PRick

#57932 Mensagem por PRick » Qua Mai 11, 2011 11:13 pm

knigh7 escreveu:
Pepê Rezende escreveu: A péssima reputação no pós-venda foi criada pela imprensa internacional. Boa parte dela foi criada a partir de maus pagadores, como Peru. Se fosse apenas por falta de alternativas, os indianos não estavam tocando, com os russos, um transporte médio. Quanto aos norte-americanos, a reputação deles é ótima desde que vc faça o que mandam. Esqueça sua independência...

Abraços

Pepê
Pepê,

Não é apenas a imprensa: já li relatos negativos a respeito da logística de oficiais da Luftwafe com os Mig29, da Fuerza Aérea Mexicana com os Mi 17, Mi 26.
Os russos produzem equipamentos bélicos avancados, entretanto na área logistica ainda é o calcanhar de aquiles deles. Eu acho que as indústrias russas de defesa ainda não assimilaram de forma satisfatória os métodos de producão ocidentais.
Mas eu acho que eles ainda chegam lá. :D

Abracos
Olha eu vejo relatos negativos sobre todos os fornecedores, de todos os produtos do mundo. Somente, no caso dos EUA, e na área militar isso não ocorre. 8-] 8-]

Na verdade, boa parte dessas alegações não passam de ideologia disfarçada, nada mais que isso, má vontade com determinados fornecedores, é certo que podem existir problemas maiores ou menores, dado o tipo de equipamento, e mesmo a qualidade do usuário.

A generalização é quase sempre ideológica nessa área. E, infelizmente, nos tempos atuais a mídia é a maior fonte de ideologia. Essa contaminação crescente está afetando de forma brutal o nível de informação e democracia nas sociedades modernas.

[]´s

knigh7
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1974 vezes
Agradeceram: 2502 vezes

#57933 Mensagem por knigh7 » Qua Mai 11, 2011 11:41 pm

Seeria interessante questionar os operadores. No Rio, onde vc mora, há bastante possibilidades disso.
Realmente, concordo, ficar apenas dependendo da mídia para isso, não é algo louvável assim como encasterlar-se com as concepcões ideológicas próprias.

Carlos Lima
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1275 vezes
Agradeceram: 631 vezes

#57934 Mensagem por Carlos Lima » Qua Mai 11, 2011 11:58 pm

Tenho que admitir que já ouvi criticas de todos os lados...

Desde produtos americanos, até produtos russos, franceses e por aí vai.

No fim os motivos das críticas vão desde históricos a temporários... (por exemplo, trocam governo, um país revisa a sua política de fornecimento... a coisa fica mal por um tempo... todo mundo reclama).

Não acreditem que existe produto perfeito e mesmo usuário perfeito.

Eu questiono algumas coisas que ouço que são ditas pelos indianos 'oficialmente' porque o PAK continua, o PA deles continua, o Brahmos continua, e a lista é enorme.

Problemas vão sempre existir e nós já deveríamos estar carecas de saber que as vezes a imprensa por esse ou aquele interesse as vezes atrapalha mais do que ajuda.

[]s
CB_Lima

CB_Lima = Carlos Lima :)
Justin Case
Sênior
Sênior
Agradeceu: 146 vezes
Agradeceram: 230 vezes

#57935 Mensagem por Justin Case » Qui Mai 12, 2011 12:01 am

Amigos,

Essa discussão sobre "ter preferência", "não gostar disso ou daquilo" revela um tratamento excessivamente pessoal e imaturo dos assuntos logísticos.
O mesmo vale para a escolha do F-X2, quando se discute qual solução uma instituição gosta ou o governo prefere.
Onde está a análise das soluções propostas perante à necessidade identificada?
Quando observarmos um tratamento impessoal, baseado na identificação de objetivos maiores, de necessidades, de recursos (não só dinheiro) para alcançá-los, uma análise desapaixonada das soluções disponíveis e seus futuros desdobramentos, será o sinal de que as coisas estão tomando o caminho certo. Falta pouco!
Abraços,

Justin

Carlos Lima
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1275 vezes
Agradeceram: 631 vezes

#57936 Mensagem por Carlos Lima » Qui Mai 12, 2011 12:01 am

Uma coisa...

Respeito e educação por favor para com todas as pessoas do Fórum é mais do que necessário... é uma obrigação de todos!

[]s
CB_Lima

CB_Lima = Carlos Lima :)
Carlos Mathias

#57937 Mensagem por Carlos Mathias » Qui Mai 12, 2011 12:12 am

Se faltei com respeito, que me perdoem. :?
Se não, toca o barco! :mrgreen:

douglas
Júnior
Júnior
Agradeceu: 2 vezes

#57938 Mensagem por douglas » Qui Mai 12, 2011 12:21 am

Thor escreveu:
knigh7 escreveu:Interessa que a área da Logistica da FAB tem preferência pela norte-americana.
Knigh7, acho que a FAB tem preferência pelo fornecedor que melhor atenda, seja ele Americano, Francês, Russo, Sueco, Alemão, etc...
Abraços
Esqueceu Marciano, :lol: ironia

knigh7
Sênior
Sênior

#57939 Mensagem por knigh7 » Qui Mai 12, 2011 12:45 am

Carlos Mathias escreveu:Se faltei com respeito, que me perdoem. :?
Não faltou com respeito não.

knigh7
Sênior
Sênior

#57940 Mensagem por knigh7 » Qui Mai 12, 2011 12:54 am

Justin Case escreveu:Amigos,

Essa discussão sobre "ter preferência", "não gostar disso ou daquilo" revela um tratamento excessivamente pessoal e imaturo dos assuntos logísticos.
O mesmo vale para a escolha do F-X2, quando se discute qual solução uma instituição gosta ou o governo prefere.
Quando observarmos um tratamento impessoal, baseado na identificação de objetivos maiores, de necessidades, de recursos (não só dinheiro) para alcançá-los, uma análise desapaixonada das soluções disponíveis e seus futuros desdobramentos, será o sinal de que as coisas estão tomando o caminho certo. Falta pouco!
Abraços,

Justin
Olá, Justin

Eu julgava que isso fosse algo básico, mas vou explicar. Trabalho há anos em empresas (sou administrador por formacão e profissão) e as empresas tem preferências por fornecedores X, Y, e por países que as abrigam também. Porque por mais que sejam privadas, há práticas estatais, há o arcabouco legal nesses países, bem como culturas deles. Obviamente, a natureza do negócio também influencia na concepcão. Um produto (negócio) de um fornecedor pode ser vantajoso de um país (falo no quesito a cultura, não a questões financeiras ou qualidade) mas outro tipo não.

Luís Henrique
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 184 vezes

#57941 Mensagem por Luís Henrique » Qui Mai 12, 2011 2:30 pm

Carlos Mathias escreveu:Se faltei com respeito, que me perdoem. :?
Que isso. Você foi muito preciso.

Como o PRick disse, todos os fornecedores cometem erros e existem reclamações de todos.
Só que alguns possuem maior poder MIDIÁTICO... :mrgreen:

Após anos e anos, gerações e gerações, as pessoas ficam, digamos, mais PROPENSAS a acreditar em certas coisas.
Como o fato de que todo russo come uma criancinha por ano.

Su-35BM - 4ª++ Geração.
Simplesmente um GRANDE caça.
Justin Case
Sênior
Sênior
Agradeceu: 146 vezes
Agradeceram: 230 vezes

#57942 Mensagem por Justin Case » Qui Mai 12, 2011 2:48 pm

knigh7 escreveu:

Abraços,

Justin
Olá, Justin

Eu julgava que isso fosse algo básico, mas vou explicar. Trabalho há anos em empresas (sou administrador por formacão e profissão) e as empresas tem preferências por fornecedores X, Y, e por países que as abrigam também. Porque por mais que sejam privadas, há práticas estatais, há o arcabouco legal nesses países, bem como culturas deles. Obviamente, a natureza do negócio também influencia na concepcão. Um produto (negócio) de um fornecedor pode ser vantajoso de um país (falo no quesito a cultura, não a questões financeiras ou qualidade) mas outro tipo não.
Knigh7, boa tarde.

Concordo e já havia considerado isso. Certamente existem outras condicionantes a serem avaliadas que não o produto em si (e seu preço).
A minha observação foi um alerta contra as paixões ideológicas, os preconceitos e outras motivações descabidas de fundamento que eventualmente possam interferir no resultado de um processo de seleção.
Há algumas interferências, bem básicas, que levam a grandes erros. Dois exemplos opostos:
1. Eu nunca tive problemas logísticos com o produto de tal origem (mas também nunca usei). Este exemplo é semelhante ao do homem que se apaixona pela vizinha, sem nunca ter tido oportunidade de conhecê-la adequadamente.
2. Eu não conheço tal produto, então vou continuar com o que tenho, pois não terei surpresas. Este exemplo pode ser observado em situações comuns, como os assessores de gabinete sendo promovidos, simplesmente porque o chefe os conhece de perto. Muitas boas oportunidades são perdidas por isso.
Em suma: antes de fazer opções ou até mesmo de opinar sobre elas, deve-se avaliar toda a informação disponível, com a profundidade que o tempo permitir.
Abraço,

Justin
Obs.: Dar "palpite", como eu costumeiramente faço por aqui, acho até que é aceitável :lol: . Um governante, um homem público, um decisor, no entanto, acho que não tem direito de emitir palpites baseados em julgamentos preliminares.

Oziris
Sênior
Sênior
Agradeceu: 10 vezes

#57943 Mensagem por Oziris » Qui Mai 12, 2011 3:02 pm

[
Abracos[/quote]

A péssima reputação no pós-venda foi criada pela imprensa internacional. Boa parte dela foi criada a partir de maus pagadores, como Peru. Se fosse apenas por falta de alternativas, os indianos não estavam tocando, com os russos, um transporte médio. Quanto aos norte-americanos, a reputação deles é ótima desde que vc faça o que mandam. Esqueça sua independência...

Abraços

Pepê[/quote]

Pepê,

Não é apenas a imprensa: já li relatos negativos a respeito da logística de oficiais da Luftwafe com os Mig29, da Fuerza Aérea Mexicana com os Mi 17, Mi 26.
Os russos produzem equipamentos bélicos avancados, entretanto na área logistica ainda é o calcanhar de aquiles deles. Eu acho que as indústrias russas de defesa ainda não assimilaram de forma satisfatória os métodos de producão ocidentais.
Mas eu acho que eles ainda chegam lá. :D

Abracos[/quote]

Olha eu vejo relatos negativos sobre todos os fornecedores, de todos os produtos do mundo. Somente, no caso dos EUA, e na área militar isso não ocorre. 8-] 8-]

Na verdade, boa parte dessas alegações não passam de ideologia disfarçada, nada mais que isso, má vontade com determinados fornecedores, é certo que podem existir problemas maiores ou menores, dado o tipo de equipamento, e mesmo a qualidade do usuário.

A generalização é quase sempre ideológica nessa área. E, infelizmente, nos tempos atuais a mídia é a maior fonte de ideologia. Essa contaminação crescente está afetando de forma brutal o nível de informação e democracia nas sociedades modernas.

[]´s[/quote]

Á que isso!
Só porque é matéria do Zona Militar? [005]
Todo mundo sabe como o PT "editor" adora os russos. [004]
Aqueles malditos comunistas, que Deus abençoe os EUA há águia da liberdade mundial.
Todos devem permanecer miseráveis, e desarmados menos o querido uncle Sam.

[]'s

-------------------------------

Si vis pacem, para bellum.

"Não sei com que armas a III Guerra Mundial será lutada. Mas a IV Guerra Mundial será lutada com paus e pedras."
Albert Einstein
Túlio
Site Admin
Site Admin
Agradeceu: 6344 vezes
Agradeceram: 6692 vezes
Contato:

#57944 Mensagem por Túlio » Qui Mai 12, 2011 3:11 pm

knigh7 escreveu:
Você e a sua desfacatez (e injúrias em linguagem erudita)...age como se as pessoas não tivessem memória...

Vc já disse a mesma coisa no Base Militar (a respeito da preferência da área da Logistica da FAB pela norte-americana) no final de 2007.

Eu não leio os seus posts. E desejo que vc dispenda a mim o mesmo tratamento.

Feio isso. Os posts são públicos e estão ao alcance de todos, inclusive para comentar, se desejarem. Quem não quer ser lido/comentado por algum colega então não escreve ou o faz apenas por MP. :wink: 8-]

“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
PRick

#57945 Mensagem por PRick » Qui Mai 12, 2011 3:32 pm

Abraços,

Justin
Isso seria num mundo ideal, no mundo real as pessoas tem ranços ideológicos, simpatias, laços pessoais e até outros tipos de laços. Convenhamos a área de compras e logísticas do serviço público é uma máquina de fazer milionários. Quem detém esse tipo de poder é alvo de vários tipos de tentações e sofre assédios dos mais diversos. Mesmo na industria privada isso também ocorre.

[]´s

Responder