TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação
- soultrain
- Sênior
- Mensagens: 12154
- Registrado em: Dom Jun 19, 2005 7:39 pm
- Localização: Almada- Portugal
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2
Acho que esse adorar depende de factores exógenos à logística. Adora porque tem formação e usa os métodos de gestão e controle de processos que aprendeu. Quando se faz isso, é normal criar laços "afectivos", a logística é quase uma ciência, eu diria uma religião até. Agora chama-se Supply chain management (SCM), é mais chique.
Os militares Americanos, foram os responsáveis por muito do que é a logística moderna, mas hoje isso não passa de bla, bla, bla de pouca gente.
Os militares Americanos, foram os responsáveis por muito do que é a logística moderna, mas hoje isso não passa de bla, bla, bla de pouca gente.
"O que se percebe hoje é que os idiotas perderam a modéstia. E nós temos de ter tolerância e compreensão também com os idiotas, que são exatamente aqueles que escrevem para o esquecimento"
NJ
- knigh7
- Sênior
- Mensagens: 18769
- Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
- Localização: S J do Rio Preto-SP
- Agradeceu: 1974 vezes
- Agradeceram: 2502 vezes
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2
Interessa que a área da Logistica da FAB tem preferência pela norte-americana.
- Carlos Lima
- Sênior
- Mensagens: 18932
- Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
- Agradeceu: 1275 vezes
- Agradeceram: 631 vezes
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2
O FMS sempre ajudou muito a logística da FAB e sem dúvida certos procedimentos e preferências são criadas.
Pelo que já li, as vezes que a FAB se afastou desse modelo no passado por uso de outras aeronaves sempre resultaram em um montão de críticas que até apareceram por aqui até tempos atrás.
Eu pessoalmente me lembro que até o AM-X sofreu muito com isso no passado e honestamente não duvido dessa visão ter ajudado até hoje o Am-X ainda não ser a aeronave de ataque que poderia ser.
A introdução do modelo de manutenção tipo CLS ajudou e ainda vai ajudar muito aeronaves que não tenham os benefícios do FMS (minha opnião).
Acho que a quebra do ciclo do FMS, a adoção de modelos com base no CLS, vão pouco a pouco fazer alguns pré-conceitos e vícios sumirem o que é natural já que durante muitos anos fomos acostumados a receber em grande parte material de 2 linha no que diz respeito a aviação de combate.
(eu sei que muita gente não gosta de ouvir isso e peço desculpas, mas Aim-9B até quase o ano 2000, sem contar que até hoje não temos misseis A/S e armamento "Inteligente" (se temos é em pequena quantidade e ainda uma "novidade") e nem mísseis ar-mar temos enquanto os hermanos já faziam ataque a quase 30 anos atrás acho que provam o que estou dizendo).
As coisas estão mudando positivamente e isso é muito bom... a FAB de hoje 2011 é sem dúvida uma F Aérea 200000000000000000000000000x mais "combatente" do que a 10/15 atrás e a visibilidade e relevância de exercícios como a Cruzex acho que são um sinal disso.
[]s
CB_Lima
Pelo que já li, as vezes que a FAB se afastou desse modelo no passado por uso de outras aeronaves sempre resultaram em um montão de críticas que até apareceram por aqui até tempos atrás.
Eu pessoalmente me lembro que até o AM-X sofreu muito com isso no passado e honestamente não duvido dessa visão ter ajudado até hoje o Am-X ainda não ser a aeronave de ataque que poderia ser.
A introdução do modelo de manutenção tipo CLS ajudou e ainda vai ajudar muito aeronaves que não tenham os benefícios do FMS (minha opnião).
Acho que a quebra do ciclo do FMS, a adoção de modelos com base no CLS, vão pouco a pouco fazer alguns pré-conceitos e vícios sumirem o que é natural já que durante muitos anos fomos acostumados a receber em grande parte material de 2 linha no que diz respeito a aviação de combate.
(eu sei que muita gente não gosta de ouvir isso e peço desculpas, mas Aim-9B até quase o ano 2000, sem contar que até hoje não temos misseis A/S e armamento "Inteligente" (se temos é em pequena quantidade e ainda uma "novidade") e nem mísseis ar-mar temos enquanto os hermanos já faziam ataque a quase 30 anos atrás acho que provam o que estou dizendo).
As coisas estão mudando positivamente e isso é muito bom... a FAB de hoje 2011 é sem dúvida uma F Aérea 200000000000000000000000000x mais "combatente" do que a 10/15 atrás e a visibilidade e relevância de exercícios como a Cruzex acho que são um sinal disso.
[]s
CB_Lima
CB_Lima = Carlos Lima
-
- Sênior
- Mensagens: 11430
- Registrado em: Ter Out 17, 2006 5:43 pm
- Agradeceu: 2 vezes
- Agradeceram: 1 vez
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2
Pois é, mas isto não ajuda em nada a FAB, isto só piora as situações por estas bandas, já muito fragilizadas por este papo de que "o grupo tal prefere A", "o grupo tal gosta de B", "que pelo grupo não sei o quê compraria de C". Isto não é digno de uma Instituição chamada FAB; tal imagem só demonstra que "tem angu neste caroço" (intencionalmente invertido). Este tipo de informação/afirmação é muito sério, logo não é legal (no sentido de não ser bom). Não gosto nem de pensar que isto seja verdade, não mesmo.knigh7 escreveu:Interessa que a área da Logistica da FAB tem preferência pela norte-americana.
Abração!!!
-
- Sênior
- Mensagens: 2790
- Registrado em: Dom Dez 10, 2006 4:42 pm
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2
A péssima reputação no pós-venda foi criada pela imprensa internacional. Boa parte dela foi criada a partir de maus pagadores, como Peru. Se fosse apenas por falta de alternativas, os indianos não estavam tocando, com os russos, um transporte médio. Quanto aos norte-americanos, a reputação deles é ótima desde que vc faça o que mandam. Esqueça sua independência...knigh7 escreveu:Pepê,
Nessa lista há vários equipamentos russos. O MIG35 nem foi para o Short List Indiano. Quanto a India entrando no PAK, qual outro país está realmente desenvolvendo um caca de 5 geracão tripulado agora fora a rival China? Falta de opcão e dá para ver no Tejas que a India nao tem expertise para tocar um projeto dessa magnitude sozinha. A área da logistica da FAB adora os americanos. E a Rússia tem uma péssima reputacão no pós venda.
Abracos
Abraços
Pepê
-
- Sênior
- Mensagens: 2790
- Registrado em: Dom Dez 10, 2006 4:42 pm
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2
Faltou acrescentar um ponto: o MiG35 pouco acrescenta a um MiG29 modernizado...knigh7 escreveu:Pepê,
Nessa lista há vários equipamentos russos. O MIG35 nem foi para o Short List Indiano. Quanto a India entrando no PAK, qual outro país está realmente desenvolvendo um caca de 5 geracão tripulado agora fora a rival China? Falta de opcão e dá para ver no Tejas que a India nao tem expertise para tocar um projeto dessa magnitude sozinha. A área da logistica da FAB adora os americanos. E a Rússia tem uma péssima reputacão no pós venda.
Abracos
- soultrain
- Sênior
- Mensagens: 12154
- Registrado em: Dom Jun 19, 2005 7:39 pm
- Localização: Almada- Portugal
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2
Lima,
A logística hoje é universal, já vi inclusivie AIM-9 sendo entregues por simples correio expresso não foi em Portugal...
A vantagem antigamente era a rede logística dos militares Americanos, que tinham bases em qualquer lugar do mundo, as entregas eram feitas por navios e aeronaves militares, hoje já não é assim.
Outra vantagem era a ineficiência de produção Americana que fabricava spares como não houve-se amanhã, havia sempre uma guerrazita algures. Hoje produz-se o que se precisa, com base numa programação muito cuidada, o Supply chain management em acção.
Hoje há dentro do seio da USAF, uma crise enorme por falta de spares, todos os usuários têm queixas. Já deixaram de ser referência há muito.
Por isso volto a dizer, isso do FMS é mito, há a conveniência e envio de equipas de logística para formação lá.
A logística hoje é universal, já vi inclusivie AIM-9 sendo entregues por simples correio expresso não foi em Portugal...
A vantagem antigamente era a rede logística dos militares Americanos, que tinham bases em qualquer lugar do mundo, as entregas eram feitas por navios e aeronaves militares, hoje já não é assim.
Outra vantagem era a ineficiência de produção Americana que fabricava spares como não houve-se amanhã, havia sempre uma guerrazita algures. Hoje produz-se o que se precisa, com base numa programação muito cuidada, o Supply chain management em acção.
Hoje há dentro do seio da USAF, uma crise enorme por falta de spares, todos os usuários têm queixas. Já deixaram de ser referência há muito.
Por isso volto a dizer, isso do FMS é mito, há a conveniência e envio de equipas de logística para formação lá.
"O que se percebe hoje é que os idiotas perderam a modéstia. E nós temos de ter tolerância e compreensão também com os idiotas, que são exatamente aqueles que escrevem para o esquecimento"
NJ
- Carlos Lima
- Sênior
- Mensagens: 18932
- Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
- Agradeceu: 1275 vezes
- Agradeceram: 631 vezes
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2
Simsoultrain escreveu:Lima,
A logística hoje é universal, já vi inclusivie AIM-9 sendo entregues por simples correio expresso não foi em Portugal...
A vantagem antigamente era a rede logística dos militares Americanos, que tinham bases em qualquer lugar do mundo, as entregas eram feitas por navios e aeronaves militares, hoje já não é assim.
Outra vantagem era a ineficiência de produção Americana que fabricava spares como não houve-se amanhã, havia sempre uma guerrazita algures. Hoje produz-se o que se precisa, com base numa programação muito cuidada, o Supply chain management em acção.
Hoje há dentro do seio da USAF, uma crise enorme por falta de spares, todos os usuários têm queixas. Já deixaram de ser referência há muito.
Por isso volto a dizer, isso do FMS é mito, há a conveniência e envio de equipas de logística para formação lá.
E concordo... e por isso modelos "a la" CMS ficam cada vez mais populares... o FMS tem a conveniência de você estar agregado ao gigantesco modelo de logísitica americano que vem operando no seu limite, além do "financiamento" agregado a tal modelo de compra o que é conveniente também.
Mas como todo mito, demora a morrer e esse é um problema sério. Tanto na vida com ou sem farda, vício e mitos são duas pragas muito dificeis de se lidar.
[]s
CB_Lima
CB_Lima = Carlos Lima
- Thor
- Sênior
- Mensagens: 1558
- Registrado em: Dom Set 23, 2007 10:17 pm
- Agradeceu: 34 vezes
- Agradeceram: 185 vezes
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2
Knigh7, acho que a FAB tem preferência pelo fornecedor que melhor atenda, seja ele Americano, Francês, Russo, Sueco, Alemão, etc...knigh7 escreveu:Interessa que a área da Logistica da FAB tem preferência pela norte-americana.
Abraços
Brasil acima de tudo!!!
- knigh7
- Sênior
- Mensagens: 18769
- Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
- Localização: S J do Rio Preto-SP
- Agradeceu: 1974 vezes
- Agradeceram: 2502 vezes
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2
Sim, Thor. Vale ressaltar que não estou me referindo que a área da Logística tenha uma ideologia pró-americana, ou seja, que pressupõe automaticamente que o fornecimente de determinado equipamento norte-americano será bom, tampouco apresentando preconceitos contra fornecedores de outras nacões.Thor escreveu:Knigh7, acho que a FAB tem preferência pelo fornecedor que melhor atenda, seja ele Americano, Francês, Russo, Sueco, Alemão, etc...knigh7 escreveu:Interessa que a área da Logistica da FAB tem preferência pela norte-americana.
Abraços
Editado pela última vez por knigh7 em Qua Mai 11, 2011 11:37 pm, em um total de 1 vez.
- knigh7
- Sênior
- Mensagens: 18769
- Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
- Localização: S J do Rio Preto-SP
- Agradeceu: 1974 vezes
- Agradeceram: 2502 vezes
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2
Você e a sua desfacatez (e injúrias em linguagem erudita)...age como se as pessoas não tivessem memória...orestespf escreveu:Pois é, mas isto não ajuda em nada a FAB, isto só piora as situações por estas bandas, já muito fragilizadas por este papo de que "o grupo tal prefere A", "o grupo tal gosta de B", "que pelo grupo não sei o quê compraria de C". Isto não é digno de uma Instituição chamada FAB; tal imagem só demonstra que "tem angu neste caroço" (intencionalmente invertido). Este tipo de informação/afirmação é muito sério, logo não é legal (no sentido de não ser bom). Não gosto nem de pensar que isto seja verdade, não mesmo.knigh7 escreveu:Interessa que a área da Logistica da FAB tem preferência pela norte-americana.
Abração!!!
Vc já disse a mesma coisa no Base Militar (a respeito da preferência da área da Logistica da FAB pela norte-americana) no final de 2007.
Eu não leio os seus posts. E desejo que vc dispenda a mim o mesmo tratamento.
-
- Sênior
- Mensagens: 11430
- Registrado em: Ter Out 17, 2006 5:43 pm
- Agradeceu: 2 vezes
- Agradeceram: 1 vez
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2
Ok, saberei respeitá-lo daqui por diante. Poderia argumentar com fundamentos à sua acusação, mas como não lerá meu post (pois, segundo você mesmo, já não os lê), só me cabe respeitar sua escolha, sua decisão e sua pessoa.knigh7 escreveu: Você e a sua desfacatez (e injúrias em linguagem erudita)...age como se as pessoas não tivessem memória...
Vc já disse a mesma coisa no Base Militar (a respeito da preferência da área da Logistica da FAB pela norte-americana) no final de 2007.
Eu não leio os seus posts. E desejo que vc dispenda a mim o mesmo tratamento.
Paro por aqui, visto ser este o seu desejo.
- Alcantara
- Sênior
- Mensagens: 6586
- Registrado em: Qui Jan 20, 2005 4:06 pm
- Localização: Rio de Janeiro - RJ
- Agradeceu: 215 vezes
- Agradeceram: 248 vezes
- Contato:
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2
Ô, gente... deixem de bobagem... somos todos amigos aqui (por mais diferente que sejam as opiniões).
Abraços a todos!
Abraços a todos!
"Se o Brasil quer ser, então tem que ter!"
-
- Sênior
- Mensagens: 11430
- Registrado em: Ter Out 17, 2006 5:43 pm
- Agradeceu: 2 vezes
- Agradeceram: 1 vez
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2
Já concordamos e divergimos várias vezes aqui, Alcântara, mas nem por isso houve animosidades formais entre nós. Opinião é assim, ou se aceita ou se rejeita, mas ignorá-la é um erro (é a perda de oportunidade de pensar de outra forma). O passado existe para apagar ou corrigir os erros cometidos e para servir de lição para que não se erre mais; as cobranças deveriam se limitar ao presente -- isto é sinônimo de maturidade (quem vive de datas passadas é agenda velha. ).Alcantara escreveu:Ô, gente... deixem de bobagem... somos todos amigos aqui (por mais diferente que sejam as opiniões).
Abraços a todos!
Tirando o (que não quis entender. ), concordo plenamente com os escritos de seu texto.
Grande abraço!!!
Editado pela última vez por orestespf em Qua Mai 11, 2011 11:01 pm, em um total de 1 vez.
- knigh7
- Sênior
- Mensagens: 18769
- Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
- Localização: S J do Rio Preto-SP
- Agradeceu: 1974 vezes
- Agradeceram: 2502 vezes
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2
Pepê,Pepê Rezende escreveu:A péssima reputação no pós-venda foi criada pela imprensa internacional. Boa parte dela foi criada a partir de maus pagadores, como Peru. Se fosse apenas por falta de alternativas, os indianos não estavam tocando, com os russos, um transporte médio. Quanto aos norte-americanos, a reputação deles é ótima desde que vc faça o que mandam. Esqueça sua independência...knigh7 escreveu:Pepê,
Nessa lista há vários equipamentos russos. O MIG35 nem foi para o Short List Indiano. Quanto a India entrando no PAK, qual outro país está realmente desenvolvendo um caca de 5 geracão tripulado agora fora a rival China? Falta de opcão e dá para ver no Tejas que a India nao tem expertise para tocar um projeto dessa magnitude sozinha. A área da logistica da FAB adora os americanos. E a Rússia tem uma péssima reputacão no pós venda.
Abracos
Abraços
Pepê
Não é apenas a imprensa: já li relatos negativos a respeito da logística de oficiais da Luftwafe com os Mig29, da Fuerza Aérea Mexicana com os Mi 17, Mi 26.
Os russos produzem equipamentos bélicos avancados, entretanto na área logistica ainda é o calcanhar de aquiles deles. Eu acho que as indústrias russas de defesa ainda não assimilaram de forma satisfatória os métodos de producão ocidentais.
Mas eu acho que eles ainda chegam lá.
Abracos