Treinamento dos soldados do EB
Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação
- cabeça de martelo
- Sênior
- Agradeceu: 1269 vezes
- Agradeceram: 3294 vezes
Re: Treinamento dos soldados do EB
Mais uma vez, quem é que disse isso? Já houve um elemento do fórum que é militar no activo que falou aqui num exercicio que fez com tropa Russa, por isso não confere.
- Zelhos
- Avançado
- Agradeceu: 21 vezes
- Agradeceram: 84 vezes
Desculpe então, pelo que falam nos blogs militares as FAs não gostam de materiais russos por preconceitos geopoliticos, mas se você esta falando eu calo minha boca e não atrapalho mais o forum
-
- Sênior
- Agradeceu: 78 vezes
- Agradeceram: 10 vezes
Interessante...cabeça de martelo escreveu:FCarvalho, eu já fui o maior apoiante de umas Forças Armadas profissionais, depois acabou-se com o SMO cá em Portugal e inventaram uma espécie de profissionalização das Forças Armadas. O resultado é desastroso!
Por isso sim, ou aumenta o tempo de SMO para se poder investir devidamente na formação dos militares ou profissionalizem como deve de ser. A FAP é um caso de sucesso. O Exército é um caso bastante claro como não se fazem as coisas e a Armada fica a meio termo. Em Portugal brinca-se à tropa.![]()
![]()
Pelo menos aprendem com os nossos erros, por favor!
O que fizeram no vosso exército, Cabeça?
Abraço.
-
- Sênior
Amigos;
Será mesmo que não temos capacitação em excelência em outras forças daqui?
Difícil acreditar qu não possamos ter treinamento urbano andando com nossas próprias pernas!
Levando para um extremo...qqr moleque de 12 anos sabe o que fazer num desses games-simuladores, onde controlam equipes inteiras.
E uma força como nosso EB, ainda mais com as polícias que têm intercâmbios, como auxiliares, com certeza dá conta disso. Pelo menos do primeiro passo....e os ajustes vinham com exercícios multinacionais, e tals.
Enfim.....imagino que falte é grana e vontade.
Difícil acreditar qu não possamos ter treinamento urbano andando com nossas próprias pernas!
Levando para um extremo...qqr moleque de 12 anos sabe o que fazer num desses games-simuladores, onde controlam equipes inteiras.
E uma força como nosso EB, ainda mais com as polícias que têm intercâmbios, como auxiliares, com certeza dá conta disso. Pelo menos do primeiro passo....e os ajustes vinham com exercícios multinacionais, e tals.
-
- Sênior
E bem ou mal...os caras tão pelejando no haiti, nas favelas daqui....novamente enfim.....alguma coisa há de sair dessa coisa toda...não é possível!
- jumentodonordeste
- Sênior
- Agradeceu: 47 vezes
- Agradeceram: 230 vezes
Não precisamos de intercâmbio com ninguém para uma boa doutrina de combate urbano.gribel escreveu:Amigos;
Mas é sempre bom ter, todas as tropas fazem isso.
O exército não é incompetente nessa área.
Estamos falando do treinamento do soldado raso.
Se você for à Brigada de operações especiais vai ver que tem muita, mas muita gente mesmo, competente no assunto.
O desafio é levar esse treinamento de combate urbano e essa consciência tática urbana para outras unidades.
-
- Sênior
- Agradeceu: 54 vezes
- Agradeceram: 253 vezes
Quais blogs?Zelhos escreveu:Desculpe então, pelo que falam nos blogs militares as FAs não gostam de materiais russos por preconceitos geopoliticos, mas se você esta falando eu calo minha boca e não atrapalho mais o forum
Quem falam?
Na verdade acho você não está atrapalhando, apenas colocando uma afirmação citando uma fonte generica.
Toda a base atual do programa espacial brasileiro, no que tange a FAB, está sendo refeito baseado na experiencia russa; inclusive o recem criado curso de engenharia aeroespacial.
E quando digo experiencia quero dizer cientistas russos dando aula.
Toda a base da defesa AAe do EB e da FAB com misseis são baseadas no doutrina de defesa de ponto russa, inclusive o simulador da FAB que foi feito pelos russos.
[justificar]“ Se não eu, quem?
Se não agora, quando?”[/justificar]
-
- Novato
- Agradeceu: 1 vez
Boa Noite Colegas, apesar de não postar muito eu sempre acompanho o desenrolar
do forum.
Eu poderia citar alem da Brigada de OP.ESP. o 28 BIL de Campinas, tbm são super
bem treinados em operações urbanas, bem como o 4, 5 e 6 BIL alem de todos que foram
para o Haiti. digo isto com propriedade, pq participei como FOROP (força de oposiçâo)
durante alguns anos em exercicios simulados com Paintball.
Posso afirmar que estas unidades estão mais preparadas para operações urbanas,
que a maioria das policias especiais do pais.
Abs.
do forum.
Eu poderia citar alem da Brigada de OP.ESP. o 28 BIL de Campinas, tbm são super
bem treinados em operações urbanas, bem como o 4, 5 e 6 BIL alem de todos que foram
para o Haiti. digo isto com propriedade, pq participei como FOROP (força de oposiçâo)
durante alguns anos em exercicios simulados com Paintball.
Posso afirmar que estas unidades estão mais preparadas para operações urbanas,
que a maioria das policias especiais do pais.
Abs.
-
- Sênior
- Agradeceu: 54 vezes
- Agradeceram: 253 vezes
Valeu Mauricio, bem vindo!
[justificar]“ Se não eu, quem?
- Zelhos
- Avançado
sapao escreveu:Quais blogs?Zelhos escreveu:Desculpe então, pelo que falam nos blogs militares as FAs não gostam de materiais russos por preconceitos geopoliticos, mas se você esta falando eu calo minha boca e não atrapalho mais o forum
Quem falam?
Na verdade acho você não está atrapalhando, apenas colocando uma afirmação citando uma fonte generica.
Toda a base atual do programa espacial brasileiro, no que tange a FAB, está sendo refeito baseado na experiencia russa; inclusive o recem criado curso de engenharia aeroespacial.
E quando digo experiencia quero dizer cientistas russos dando aula.
Toda a base da defesa AAe do EB e da FAB com misseis são baseadas no doutrina de defesa de ponto russa, inclusive o simulador da FAB que foi feito pelos russos.
No Plano Brasil se falava muito nisso, em quanto o programa espacial devo lembrar que os russos são os unicos que ajudam, se tivesse outra opção os russos ficariam de fora, nos nem temos AAe ainda e que eu saiba a transferencia de tecnologia é o principal dessa compra, os outros concorrentes nos ofereceram? se tiver uma ou mais opções fora os russos eles não são nem cogitados, o FX 2 esta ai pra comprovar
-
- Sênior
Valeu, Jumento : )jumentodonordeste escreveu:Não precisamos de intercâmbio com ninguém para uma boa doutrina de combate urbano.gribel escreveu:Amigos;
Mas é sempre bom ter, todas as tropas fazem isso.
O exército não é incompetente nessa área.
Estamos falando do treinamento do soldado raso.
Se você for à Brigada de operações especiais vai ver que tem muita, mas muita gente mesmo, competente no assunto.
O desafio é levar esse treinamento de combate urbano e essa consciência tática urbana para outras unidades.
- cabeça de martelo
- Sênior
- Agradeceu: 1269 vezes
- Agradeceram: 3294 vezes
Zelhos qualquer um pode ter um blog e escrever o que quiser. O que deves perceber é que há pessoas que gostariam que o EB estivesse TODO equipado só com material "made in Russia". O EB já tem misseis anti-aéreos de origem russa e ninguém morreu pois não?!Zelhos escreveu:Desculpe então, pelo que falam nos blogs militares as FAs não gostam de materiais russos por preconceitos geopoliticos, mas se você esta falando eu calo minha boca e não atrapalho mais o forum
Vê o caso de Portugal, durante décadas eles eram o inimigo e no entanto no Apollo 08 tivemos cá todo o Estado Maior das VDV Russas a assistir ao exercicio. Sabes quem esteve também presente? A brigada Pára-quedista Brasileira através de um Destacamento de Precursores. Como vez as coisas não são preto ou brancas, há muitos cinzentos pelo meio.
Já agora, eu sou a última pessoa que quer que alguém do fórum se cale, um fórum é mesmo para isso. Isto é um debate e não um discurso.

- Zelhos
- Avançado
perguntas bobas
A interesse de se melhorar o treinamento do soldado raso?
O que fazer para isso?
É viavel?
O que fazer para isso?
É viavel?
- Clermont
- Sênior
- Agradeceu: 632 vezes
- Agradeceram: 644 vezes
Cabeça de Martelo já disse:Zelhos escreveu:perguntas bobas
O que fazer para isso?
É viavel?
A) Voluntariado para os praças do Exército, como é no CFN.
B) Aumento do tempo de serviço militar dos atuais recrutas.
A outra opção seria incrementar o preparo material dos atuais recrutas de um ano de serviço militar. Criar um ano de serviço, com "overdose" de adestramento. Suponho que tal coisa pudesse ser feita. Mas, a um custo elevado. Ora, segundo o que nos é dito, atualmente, no atual regime de serviço, alguns quartéis estão sofrendo carência, até de alimentos!
Claro que se pode e deve discutir essas coisas, caso contrário, isto não seria um Fórum. Mas, é bom ter em mente que a decisão já está tomada, há décadas atrás: o Exército continuará se baseando em serviço obrigatório, de curto prazo, e contará com um pequeno núcleo de tropas capacitadas, para as eventuais emergências. Pois, isto é tudo que os generais, realmente, esperam serem exigidos. Apesar de seus discursos sobre "a internacionalização da Amazônia", e coisas do gênero.
E isto está, plenamente de acordo com os interesses da classe politica brasileira dominante, que sempre terá uso para as massas recrutadas, para tapar buracos nas estradas e para desfiles de tropas nas cidades interioranas, no 7 de Setembro. E com alguma utilização para as tropas de ação de emergência, para ganhar visibilidade internacional, tipo Haiti.
De certa forma, poderia até se dizer que isto se reflete na compra de fuzis do Exército. A massa de recrutas, provavelmente, usará antigos FAL-FN encurtados e com coronhas rebatíveis, em calibre 7,62 mm. Com uma parcela das tropas de emergência, usando IA2 cal. 7,62 mm e tropas de operações especiais, usando IA2 cal. 5,56 mm ou armas estrangeiras, como já foi aventado no tópico sobre fuzis.
-
- Sênior
Talvez uma opção seria o aumento das tropas especializadas. ( Maiores ou novas unidades ). Começava a equilibrar.
E o smo padrão como é hoje, ficaria no lugar dos TG, que por mim seriam riscados dos mapas ( se os prefeitos deixarem ).
E o smo padrão como é hoje, ficaria no lugar dos TG, que por mim seriam riscados dos mapas ( se os prefeitos deixarem ).