A-12

Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

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WalterGaudério
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Re: A-12

#9211 Mensagem por WalterGaudério » Sáb Mai 07, 2011 5:18 pm

thelmo rodrigues escreveu:
Luís Henrique escreveu: Aguarde o BVR da Mectron....

ai sim. :twisted:
Fala mais aí, Luís. [037] [005]
O projeto deste BVR continua andando. fase conceitual ainda. Possibilidade de se aliar a uma nação amiga para desenvolver em conjunto. Ainda não há ROBs nem RIBs, mas já tem gente muito boa queimando a k-b-ça. :wink: :wink: :wink: :wink:




Só há 2 tipos de navios: os submarinos e os alvos...

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Re: A-12

#9212 Mensagem por WalterGaudério » Sáb Mai 07, 2011 6:05 pm

LeandroGCard escreveu:
Luís Henrique escreveu: Não é bem assim.
Os A-4M operarão em conjunto com uma aeronave AEWAC.
O que manda é controle situacional.
O A-4M não é o caça mais manobrável do mundo, mas com HMD e A-darter será muito perigoso no combate dogfight.
Da mesma forma não é um caça furtivo e não possuirá um radar AESA mas com o apoio de uma aeronave de alerta aéreo antecipado + missil BVR Derby será também uma aeronave bastante perigosa neste cenário.

Realmente para uma marinha sem navio aeródromo o A-12 com aeronaves A-4 modernizadas, bem armadas e APOIADAS, será um pesadelo.
Ai, Ai,

Serão em princípio apenas 6 A-4M. Qualquer força com mais do que meia dúzia de caças de verdade poderia enviar um destacamento para circular os A-4M e ameaçar a aeronave AEW usando uma arrancada supersônica, e sem poder acompanhar alguns A-4M teriam que ficar sempre com ela para proteção. O que sobra para combate aéreo? 4 viões no máximo? Com apenas dois mísseis BVR cada um, e praticamente sem capacidade de guerra eletrônica? Qualquer inimigo minimamente equipado poderia colocar os A-4M em uma ciranda, e eles teriam sorte se conseguissem se esquivar e evitar ser abatidos :roll: . Com o pequeno número de células disponíveis e o desempenho subsônico que tem os A-4M são praticamente inúteis como aeronaves de defesa aérea, aliás, nunca nenhum operador de Skyhawk jamais o imaginou seriamente neste tipo de missão.

Os F-5M da FAB pelo menos conseguem fazer curtas arrancadas supersônicas para escapar do inimigo antes de ficar sem combustível (só na fuga mesmo, pois com seus mísseis embaixo das asas acho que nem isso eles podem). Os "inúmeros" 12 mirage-2000C de Anápolis pelo menos tem o desempenho de um caça de verdade, se ao menos a sua eletrônica tivesse alguma validade em um contexto moderno... :( .Não vamos tapar o sol com a peneira, em termos de defesa aérea o Brasil está completamente desamparado, mesmo se pensarmos apenas no contexto latino-americano. Mal temos alguma coisa em termos de AAe, e nossas aeronaves quase só servem para manter a capacitação dos pilotos e estudar a doutrina. Em caso de conflito real nos próximos anos (até algum caça com menos de 40 anos de idade ser adquirido e colocado em operação) é só isso mesmo que temos para nos defender, pilotos corajosos e doutrina.


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Só uma observação Leandro. Os AF-1M poderão levar cerca de ATÉ 4 mísseis derby.




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Re: A-12

#9213 Mensagem por knigh7 » Sáb Mai 07, 2011 10:56 pm

Pessoal,

Na última T&D, na matéria do Paulo Maia, consta que a catapulta de vante fora revalidada, podendo lancar aviões com peso de até 24 toneladas. (o PRick vai morrer de alegria [003] )

Isso é uma informacão importante, caso seja verídica.

Será mesmo???




Editado pela última vez por knigh7 em Dom Mai 08, 2011 1:04 am, em um total de 1 vez.
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Re: A-12

#9214 Mensagem por gaitero » Sáb Mai 07, 2011 11:04 pm

knigh7 escreveu:Pessoal,

Na última T&D, na matéria do Paulo Maia, cosnta que a catapulta devante fora revalidada, podendo lancar aviões com peso de até 24 toneladas. (o PRick vai morrer de alegria [003] )

Isso é uma informacão importante, caso seja verídica.

Será mesmo???
A informação antiga que havia sido divulgada, seria 22,5T




Aonde estão as Ogivas Nucleares do Brasil???
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Re: A-12

#9215 Mensagem por knigh7 » Sáb Mai 07, 2011 11:40 pm

Bom, se for verdade esse aumento (seja para 24 Ton, seja para 2,2 Ton) "nunca antes na história desse país" a gente vai poder ter a possibilidade de ter um NAe portando uma aeronave de asa fixa que PRESTA. :D :D




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Re: A-12

#9216 Mensagem por Carlos Lima » Dom Mai 08, 2011 12:35 am

:shock: :D :D

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Re: A-12

#9217 Mensagem por AlbertoRJ » Dom Mai 08, 2011 12:49 am

Caraca, quase tudo dando margem para favorecer o Rafale. 8-]

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Re: A-12

#9218 Mensagem por Glauber Prestes » Dom Mai 08, 2011 1:06 am

Em condições ideais, dá pra empurrar F-18A/C, Rafale, e até o MiG-29K, se esse tivesse um cabresto.




http://www.tireoide.org.br/tireoidite-de-hashimoto/
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Re: A-12

#9219 Mensagem por AlbertoRJ » Dom Mai 08, 2011 1:18 am

glauberprestes escreveu:Em condições ideais, dá pra empurrar F-18A/C, Rafale, e até o MiG-29K, se esse tivesse um cabresto.
Correto, mas o único com possibilidades na FAB é o Rafale e já disseram aqui que a MB vai seguir a FAB, que seria o lógico operacional.

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Re: A-12

#9220 Mensagem por Andre Correa » Dom Mai 08, 2011 5:58 am

A MB vai comprar o mesmo desde que tenha versão naval. Pode ser Rafale ou SH, pois são os únicos disponíveis agora...




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Re: A-12

#9221 Mensagem por prp » Dom Mai 08, 2011 6:03 am

Uma catap de 24 ton consegue empurrar um rafale ful.????




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Re: A-12

#9222 Mensagem por rcolistete » Dom Mai 08, 2011 8:26 am

prp escreveu:Uma catap de 24 ton consegue empurrar um rafale ful.????
Rafale M F3 com 6.000 l de combustível externo, 2 Apache (ou 2 cabides para 3 AASM, ou 2 Exocet, etc), 6 a 8 mísseis ar-ar. Que tal ? 8-]




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Re: A-12

#9223 Mensagem por Brasileiro » Dom Mai 08, 2011 12:33 pm

Nós não operamos nem AF-1 na capacidade máxima... que dirá um Rafale da vida...

E eu realmente acredito que a MB vá sim comprar em breve um lote de aeronaves deste tipo, mas daí a operar Full eu não imagino.

Em 90% do tempo em que esses possíveis "AF-2 Rafale" estiverem voando eles deverão estar treinando Catrapo, talvez apenas com um tanque embaixo da fuselagem. Nesses outros 10% serão em treinamento de missões verdadeiras sendo que, para fins de simulação, não é necessário carregar armamento. Por último, numa minoria das missões a bordo do NAe eles decolarão com algum armamento que serão a princípio mísseis ar-ar e ar-mar. No máximo uma meia dúzia de mísseis ar-ar ou um míssil anti-navio, coisa muito longe do que se pode dizer 'peso máximo de decolagem'.



abraços]




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Re: A-12

#9224 Mensagem por LeandroGCard » Dom Mai 08, 2011 1:22 pm

WalterGaudério escreveu: Só uma observação Leandro. Os AF-1M poderão levar cerca de ATÉ 4 mísseis derby.
Mas aí ele não pode levar mísseis IR não é? Imagino a configuração de defesa aérea do A-4M com 2 Derby, dois AIM-9 ou equivalentes e um tanque de combustível ventral, algo mais equilibrado.

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Re: A-12

#9225 Mensagem por AlbertoRJ » Dom Mai 08, 2011 1:58 pm

rcolistete escreveu:
prp escreveu:Uma catap de 24 ton consegue empurrar um rafale ful.????
Rafale M F3 com 6.000 l de combustível externo, 2 Apache (ou 2 cabides para 3 AASM, ou 2 Exocet, etc), 6 a 8 mísseis ar-ar. Que tal ? 8-]
O peso máximo do Rafale M é de pouco mais de 23 toneladas, menor que o do C/B.

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