TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%
 
Total de votos: 1320

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Penguin
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#57901 Mensagem por Penguin » Sex Mai 06, 2011 9:26 am

brisa escreveu:Pêpe e Knight, a matéria foi mau escrita e da a entender que ela é de 2009....mas na realidade, ela é recente.
É do Estadão e é de 2009 mesmo:

http://www.defesanet.com.br/fx2/noticia ... -Guillaud-

[]s




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Carlo M. Cipolla
AlbertoRJ
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#57902 Mensagem por AlbertoRJ » Sex Mai 06, 2011 12:33 pm

A estrevista foi postada recentemente no Plano Brasil, mas é antiga.
Não lembro se já foi debatida aqui no tópico.

[]'s




Alberto -
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#57903 Mensagem por gribel » Sex Mai 06, 2011 8:58 pm

Luís Henrique escreveu:
joao fernando escreveu:Saiu na Asas desses mes, que pilotos da FAB estão nos EUA testando os M2000-9 que lá estão

Será que vai dar Rafale por lá??? :twisted: :twisted: :twisted:
Alto lá.
EUA não, EAU = Emirados Árabes Unidos. :wink:
A bão....tava tendeno nada...rs




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#57904 Mensagem por prp » Sex Mai 06, 2011 11:50 pm

gribel escreveu:
Luís Henrique escreveu: Alto lá.
EUA não, EAU = Emirados Árabes Unidos. :wink:
A bão....tava tendeno nada...rs
Nem eu. [003] [002]




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#57905 Mensagem por Luís Henrique » Sáb Mai 07, 2011 10:22 am

Imagem

Título Original: F/X 2
Título no Brasil: FX 2 - Ilusão Fatal

Desde 1991 já sabiam de tudo. :mrgreen:




Su-35BM - 4ª++ Geração.
Simplesmente um GRANDE caça.
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#57906 Mensagem por Penguin » Seg Mai 09, 2011 9:29 am

F-X2 virou coluna social :lol:

Imagem

O F-X indiano

Assessores do Ministério da Defesa comemoraram o resultado parcial da concorrência para a compra de caças de combate pela Índia. É que o Rafale, preferido do ministro Nelson Jobim, é um dos finalistas ao lado do Eurofighter Typhoon. Não passaram no crivo dos indianos o Gripen NG, o F-18 e o MIG-35. O F16, que também é usado no Paquistão, foi considerado ultrapassado.




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#57907 Mensagem por Boss » Seg Mai 09, 2011 11:53 am

Não sei de onde arrancaremos assunto nos próximos 12 meses até que tenhamos o vencedor (ou um anúncio de cancelamento/adiamento :evil: ). Praticamente tudo já foi discutido :lol:

Antes ainda dava ao menos um ar de ilusão, quando o Jobim falava do assunto e tal. Agora parece que o assunto sumiu do GF.




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#57908 Mensagem por Carlos Mathias » Seg Mai 09, 2011 2:09 pm

Tia Dilma, tia Dilma. :wink:
Ordens prá ficarem calados.




Editado pela última vez por Carlos Mathias em Seg Mai 09, 2011 3:53 pm, em um total de 1 vez.
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#57909 Mensagem por AlbertoRJ » Seg Mai 09, 2011 2:31 pm

Já tem anúncio do Su-35 na "Asas" desse mês. Aliás, acho que só não tem anúncio do Gripen NG.
Significa que está declarada aberta a semana do Su-35, "a volta dos que não foram".

[]'s




Alberto -
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#57910 Mensagem por Carlos Mathias » Seg Mai 09, 2011 3:58 pm

Ah rapá, num fica falando essas coisas aí não, viu?
Se "O melhor do mundo" volta à cena, aí é que não vai ter Ponte que dê jeito! :roll: :lol:

Cara, eu ia rir muito... 8-]




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#57911 Mensagem por AlbertoRJ » Seg Mai 09, 2011 4:48 pm

De minha parte será bem vindo.

[]'s




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#57912 Mensagem por FCarvalho » Seg Mai 09, 2011 5:01 pm

Senhores,

Quanto menos argumentos e argumentação agora, mais rapida e certa será a decisão do GF sobre o assunto em 2012.

E menores os efeitos colaterais a suportar vide o fato de uma hipotética escolha fora da short list.

Apesar de meu candidato desde o inicio ser o Gripen NG, fazia votos que se não fosse ele, então que fosse o Su-35 mais a parceria no PAK-FA.

Mas infelizmente o pragmatismo reinante na atual conjectura não nos permite confiar em uma eventual escolha daquele vetor.

Então, dos males o menor. Que venha o Rafale.

Antes tarde do que nada... :wink:

abs




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#57913 Mensagem por ELSONDUARTE » Qua Mai 11, 2011 1:50 pm

Índia afirma que Rússia é incapaz de garantir manutenção de armamentos


Imagem


09.05.2011 – Nos últimos meses as autoridades militares da Índia iniciaram um processo de emergência destinado a encontrar potenciais fornecedores que permitam manter ao serviço um grande número de sistemas militares de origem russa cuja operacionalidade baixou para um nível preocupante.

Se é verdade que os sistemas russos sempre sofreram com uma manutenção e assistência após a venda muito deficientes, nos últimos anos os problemas parecem ter-se multiplicado. Não só a débil qualidade dos produtos continua a representar um problema, como a falta de cumprimento de prazos de entrega se está a transformar numa contínua dor de cabeça para as forças armadas da Índia, que dependem em 60% dos armamentos de origem russa.

As notícias que foram sendo divulgadas sobre os problemas foram aumentando. Se inicialmente os problemas eram ocultados, a dimensão das falhas está a tornar-se impossível de ocultar.

A situação aparenta ser especialmente difícil no que concerne às aeronaves.
Os programas de aquisição de aeronaves russas, incluíram programas de transferência de tecnologia e formação de empresas indianas. Ocorre que tais programas parecem não ter atingido os resultados desejados.

Aparentemente a qualidade das peças produzidas pela industria indiana, consegue ser pior que os originais russos, que já de si apresentam problemas de qualidade.

Várias aeronaves MiG-23 e MiG-29, foram recusadas pela força aérea da Índia após manutenções no país e vários sub sistemas produzidos na Índia foram igualmente recusados por apresentarem uma qualidade inaceitável. A frota russa de aeronaves de transporte também apresenta problemas. Tanto os aviões de transporte IL-76 como os transportes médios/ligeiros An-24 estão com problemas de manutenção por falta de peças de reposição de origem russa.

Alegadamente os problemas estão relacionados com o longo processo de adaptação da industria aeronáutica russa à realidades do mercado, mas esse processo de adaptação aparenta estar a demorar demasiado tempo. Além disso, mesmo aeronaves civis russas estão a ser concebidas para utilizar sistemas avionicos ocidentais. Isto coloca em perigo as pequenas unidades quase artesanais que produzem os sistemas e subsistemas necessários.

Este tipo de rede de fornecimento ainda é inspirado no rígido sistema utilizado na antiga União Soviética, em que um gabinete de desenvolvimento produzia um modelo, cabendo depois ao estado central determinar onde ele seria produzido.

Aviões

O problema mais grave tem sido ao nível da aeronáutica. Para já os indianos não encontraram soluções para os problemas que têm tido com o fornecimento de componentes para os caças Su-30. Sem alternativas e com o programa local de manufactura de componentes completamente emperrado, os indianos continuam à espera do fornecimento de componentes, havendo sub sistemas que nunca chegaram a ser fornecidos.

Os países da Europa de leste estão entre os fornecedores potenciais, dado que em alguns destes países continuam a existir estruturas industriais com capacidade para responder às necessidades.

Carros de combate

Se até agora o exército da India tinha evitado seguir a mesma via, nos últimos tempos, o aumento dos problemas com o fornecimento de peças também forçou os militares a procurar linhas alternativas para o fornecimento de peças de reposição para os seus sistemas de armas, entre os quais estão os sistemas e sub sistemas dos carros de combate T-90S e T-72 do exército indiano.

Em declarações à imprensa, os militares afirmaram que em alguns casos os problemas podem ser resolvidos, mas que noutros casos os problemas com avarias nos sistemas de origem russa, estão a tornar-se incomportáveis.

Entre os potenciais fornecedores alternativos encontra-se a Polónia, a Croácia e curiosamente, Israel, país que possui algumas industrias que se especializaram na produção de kits alternativos para aumentar o período de vida útil de carros de combate de origem soviética.

Navios

No campo dos meios navais, Rússia e Índia continuam com problemas por resolver na já longa novela da reconversão do porta-aviões russo Admiral Gorshkov, cujo custo de adaptação foi aumentando continuamente, com os indianos a recusar pagar mais dinheiro e os russos a ameaçar tomar posse do navio se a Índia se recusar a pagar.

A Marinha Indiana é o ramo das forças armadas que aparenta maior independência relativamente aos sistemas de armas de origem russa.

Alguns navios mais recentes da Marinha da Índia, são inspirados em modelos da era soviética, mas receberam motores americanos e franceses e alguns sistemas de armas e radares de origem israelita e holandesa.

FONTE: Área Militar / Poder Aereo




Pepê Rezende
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#57914 Mensagem por Pepê Rezende » Qua Mai 11, 2011 3:40 pm

ELSONDUARTE escreveu:Índia afirma que Rússia é incapaz de garantir manutenção de armamentos


Imagem


09.05.2011 – Nos últimos meses as autoridades militares da Índia iniciaram um processo de emergência destinado a encontrar potenciais fornecedores que permitam manter ao serviço um grande número de sistemas militares de origem russa cuja operacionalidade baixou para um nível preocupante.

Se é verdade que os sistemas russos sempre sofreram com uma manutenção e assistência após a venda muito deficientes, nos últimos anos os problemas parecem ter-se multiplicado. Não só a débil qualidade dos produtos continua a representar um problema, como a falta de cumprimento de prazos de entrega se está a transformar numa contínua dor de cabeça para as forças armadas da Índia, que dependem em 60% dos armamentos de origem russa.

As notícias que foram sendo divulgadas sobre os problemas foram aumentando. Se inicialmente os problemas eram ocultados, a dimensão das falhas está a tornar-se impossível de ocultar.

A situação aparenta ser especialmente difícil no que concerne às aeronaves.
Os programas de aquisição de aeronaves russas, incluíram programas de transferência de tecnologia e formação de empresas indianas. Ocorre que tais programas parecem não ter atingido os resultados desejados.

Aparentemente a qualidade das peças produzidas pela industria indiana, consegue ser pior que os originais russos, que já de si apresentam problemas de qualidade.

Várias aeronaves MiG-23 e MiG-29, foram recusadas pela força aérea da Índia após manutenções no país e vários sub sistemas produzidos na Índia foram igualmente recusados por apresentarem uma qualidade inaceitável. A frota russa de aeronaves de transporte também apresenta problemas. Tanto os aviões de transporte IL-76 como os transportes médios/ligeiros An-24 estão com problemas de manutenção por falta de peças de reposição de origem russa.

Alegadamente os problemas estão relacionados com o longo processo de adaptação da industria aeronáutica russa à realidades do mercado, mas esse processo de adaptação aparenta estar a demorar demasiado tempo. Além disso, mesmo aeronaves civis russas estão a ser concebidas para utilizar sistemas avionicos ocidentais. Isto coloca em perigo as pequenas unidades quase artesanais que produzem os sistemas e subsistemas necessários.

Este tipo de rede de fornecimento ainda é inspirado no rígido sistema utilizado na antiga União Soviética, em que um gabinete de desenvolvimento produzia um modelo, cabendo depois ao estado central determinar onde ele seria produzido.

Aviões

O problema mais grave tem sido ao nível da aeronáutica. Para já os indianos não encontraram soluções para os problemas que têm tido com o fornecimento de componentes para os caças Su-30. Sem alternativas e com o programa local de manufactura de componentes completamente emperrado, os indianos continuam à espera do fornecimento de componentes, havendo sub sistemas que nunca chegaram a ser fornecidos.

Os países da Europa de leste estão entre os fornecedores potenciais, dado que em alguns destes países continuam a existir estruturas industriais com capacidade para responder às necessidades.

Carros de combate

Se até agora o exército da India tinha evitado seguir a mesma via, nos últimos tempos, o aumento dos problemas com o fornecimento de peças também forçou os militares a procurar linhas alternativas para o fornecimento de peças de reposição para os seus sistemas de armas, entre os quais estão os sistemas e sub sistemas dos carros de combate T-90S e T-72 do exército indiano.

Em declarações à imprensa, os militares afirmaram que em alguns casos os problemas podem ser resolvidos, mas que noutros casos os problemas com avarias nos sistemas de origem russa, estão a tornar-se incomportáveis.

Entre os potenciais fornecedores alternativos encontra-se a Polónia, a Croácia e curiosamente, Israel, país que possui algumas industrias que se especializaram na produção de kits alternativos para aumentar o período de vida útil de carros de combate de origem soviética.

Navios

No campo dos meios navais, Rússia e Índia continuam com problemas por resolver na já longa novela da reconversão do porta-aviões russo Admiral Gorshkov, cujo custo de adaptação foi aumentando continuamente, com os indianos a recusar pagar mais dinheiro e os russos a ameaçar tomar posse do navio se a Índia se recusar a pagar.

A Marinha Indiana é o ramo das forças armadas que aparenta maior independência relativamente aos sistemas de armas de origem russa.

Alguns navios mais recentes da Marinha da Índia, são inspirados em modelos da era soviética, mas receberam motores americanos e franceses e alguns sistemas de armas e radares de origem israelita e holandesa.

FONTE: Área Militar / Poder Aereo
Cabem alguns pontos:

1. Na lista tem equipamentos ucranianos e usbeques. Quem fabrica o An32 é a Ucrânia. O Il76 e 78 são feitos no Usbequistão.

2. Os pneus sem câmara do Su30MKI provam a incompetência indiana. Foram os primeiros itens a serem nacionalizados e são fabricados no país.

Ou seja, juntaram uma série de coisas diferentes num pacote único para dar porrada nos russos. Se o equipamento fosse ruim, a Força Aérea Indiana não insistiria no PAK-FA e na modernização do MiG29. Obviamente, é uma daquelas matérias isentas que defendem equipamentos ocidentais que garantiam a escolha do Gripen NG e a desclassificação do Rafale, porque o avião francês era "uma jaca".

Quanto a problemas de fornecimentos, tivemos sérios com os norte-americanos, que cortaram, diversas vezes, suprimentos para os F-5E e nos entubaram aviões que estavam proibidos de voar nos Estados Unidos.




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#57915 Mensagem por knigh7 » Qua Mai 11, 2011 7:01 pm

Pepê,

Nessa lista há vários equipamentos russos. O MIG35 nem foi para o Short List Indiano. Quanto a India entrando no PAK, qual outro país está realmente desenvolvendo um caca de 5 geracão tripulado agora fora a rival China? Falta de opcão e dá para ver no Tejas que a India nao tem expertise para tocar um projeto dessa magnitude sozinha. A área da logistica da FAB adora os americanos. E a Rússia tem uma péssima reputacão no pós venda.

Abracos




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