TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%
 
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Pepê Rezende
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#57886 Mensagem por Pepê Rezende » Qui Mai 05, 2011 8:05 pm

Penguin escreveu:Falando em M2000-9: http://www.dassault-aviation.com/en/def ... 9.html?L=1
Pois é...
cb_lima escreveu:O que eu vi por lá estava mais para o Rafale do que para o M2k... mas enfim :)

[]s
CB_Lima
Tive chance de ver quatro modelos na linha. Os Mirage 2000H, o -5, o -9 e o Rafale. Havia poucas diferenças entre o -5 e o -9 que tinham um painel, por incrível que pareça, mais moderno que o do Rafale F.1. Na Thales, mostraram os computadores de bordo. O 2000-Br tinha aviônicos muito interessantes.

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Carlos Lima
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#57887 Mensagem por Carlos Lima » Qui Mai 05, 2011 8:32 pm

Pepê Rezende escreveu:
Penguin escreveu:Falando em M2000-9: http://www.dassault-aviation.com/en/def ... 9.html?L=1
Pois é...
cb_lima escreveu:O que eu vi por lá estava mais para o Rafale do que para o M2k... mas enfim :)

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Tive chance de ver quatro modelos na linha. Os Mirage 2000H, o -5, o -9 e o Rafale. Havia poucas diferenças entre o -5 e o -9 que tinham um painel, por incrível que pareça, mais moderno que o do Rafale F.1. Na Thales, mostraram os computadores de bordo. O 2000-Br tinha aviônicos muito interessantes.

Pepê
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#57888 Mensagem por AlbertoRJ » Qui Mai 05, 2011 8:46 pm

Penguin escreveu:
Pepê Rezende escreveu: Pois é, mas o MMRCA foi desenhado sobre o Mirage 2000-5. Havia uma ampla possibilidade de se conseguir mais 126 encomendas. Os indianos amam o avião, a tal ponto que os 10 encomendados em 2002 eram exatamente iguais ao último lote entregue anteriormente. Os franceses tiveram que retirar da aposentadoria uma bancada de integração empoeirada para a tarefa. Estavam perplexos! Eu vi os dito cujos!

Abraços

Pepê
Mas ao invés de uma aquisição direta dos amados Mirage 2000-5, os indianos enviaram RFP para diversos fabricantes. Naquela altura, a Dassault ainda não havia fechado a linha de produção do Mirage 2000, fato que ocorreria em 2007:
Official sources told Jane’s in February 2006 that RFPs would be issued to France’s Dassault (Mirage 2000-5 and Rafale), BAE/Saab (JAS-39 Gripen), EADS/BAE (Eurofighter Typhoon), The American firms Lockheed (F-16 Block 70) and Boeing (F/A-18 E/F Super Hornet), and Russia’s Rosonboronexport (MiG-29OVT with thrust vectoring, aka. MiG-35).

That proved to be the case, creating a 2-tiered competition that includes both lightweight and medium fighters. This trend got a sharp boost in March 2006, when the Press Trust of India (PTI) reported a surprise pullout of the Mirage 2000, even though India already flies 40 Mirage 2000Ds, and its senior officials have touted standardization as a plus factor. Its place would be taken by the heavier, more advanced, and more expensive Rafale.
JANE'S DEFENCE WEEKLY - FEBRUARY 22, 2006
India expects to raise fighter requirement

RAHUL BEDI JDW Correspondent
New Delhi

* The possible expansion of India's multirole combat aircraft requirement is driven by interest from the navy

* The RfP is being "reworked" in light of the navy's requirement

India is expected to increase its initial requirement for 126 multirole combat aircraft (MRCA) for its air force to around 180-190 aircraft, with the additional number being considered for acquisition by the Indian Navy (IN).

This increase would significantly boost the cost of the proposed fighter purchase, which is expected to take four to five years to finalise, to around USD10 billion or more, Indian Ministry of Defence (MoD) sources said.

Official sources indicated that naval plans to 'significantly' augment its strike capability and range to deal with out-of-area contingencies had delayed the MoD's dispatch of the request for proposals (RfP) for the aircraft for more than a year after the Indian Air Force (IAF) first publicly declared its intent to import 126 fighters.

RfPs are to be issued for the Mirage 2000-5 and Rafale from France, the F-16 and F/A-18 (US), the MiG-35 (Russia), JAS 39 Gripen (Sweden) and the Eurofighter Typhoon, senior IAF officials confirmed recently. The Rafale and Typhoon were not initially being considered, but have entered the race recently.

IAF Air Chief Marshal Shashindra Pal Tyagi declared in November 2005 that the RfP for the aircraft would be issued "within a month". However, official sources said the RfP was currently in the process of being "reworked" collectively in light of the navy's requirement and in all likelihood would be issued over the next few months.

The IN is poised for large-scale hardware acquisitions that include eight maritime reconnaissance aircraft, helicopters, submarines, frigates and two aircraft carriers by 2012 for an extended operational role in the Indian Ocean region.

MoD sources said the delay in dispatching the RfP was also due to the 'lack of clarity' in the government's revised defence procurement procedures (DPP) that mandate a 30 per cent offset in all arms contracts worth more than INR3 billion (USD 68 million).

"Elucidation on offsets has acquired immediacy as India is poised for a massive weapons buying spree that includes the MRCA," a senior MoD official said. It needs detailed discussion between the MoD and private industry that has not even started yet, he added.

According to a DPP statement, announced last year, the MoD's Services Capital Acquisition Plan categorisation committee would recommend which of the state-owned defence public sector units or ordnance factory board plants would assist the ministry in allocating the offset contracts for which they had neither the expertise, nor the experience or infrastructure to support.

The vague offset policy also does not stipulate whether the offset would relate to 'direct' or 'indirect' offset; or if discharging counter-trade obligations would also take into account transfer of technology, licensed or joint production of weapon platforms and systems.

There were also no provisions with the DPP to assign 'offset multipliers', or any guidelines on whether foreign direct investment in industrial sectors other than defence would be considered offsets.

Meanwhile, when French President Jacques Chirac visits New Delhi on 19 February accompanied by a military delegation led by Defence Minister Michele Alliot-Marie, he is expected to withdraw Dassault's Mirage 2000-5 fighters from the reckoning for the Indian contract, pushing instead for the new-generation Rafale fighter.

Official sources said Dassault had informally conveyed recently to the IAF its intent to close its Mirage 2000-5 production lines because of the time it would take for the MRCA contract to be decided, making way for the Rafale's full-rate production.


Dassault is also believed to have informed the IAF - which operates around 50 Mirage 2000Hs - that its extensive Mirage repair and servicing facilities set up by Hindustan Aeronautics Limited at Bangalore in the south, would require only 'limited modification' to accommodate the Rafale as this fighter has much in the common with the Mirage series.

In the late 1990s Dassault pulled its Alpha Jet trainer out of the race for the IAF's contract for 66 advanced jet trainers (AJTs) after it ceased producing the trainer while waiting for India to make a decision. BAE Systems' Hawk was eventually awarded the USD1.7 billion AJT deal in September 2003 after nearly two decades of negotiations.

Separately, IAF Vice Chief Air Marshal Ajit Bhavnani recently declared that the service would order 20 locally designed Tejas light combat aircraft (LCA) by the end of March.

AM Bhavnani said deliveries of the Tejas would begin in 2008 and end three years later. Thereafter, the IAF would consider a follow-on order for a similar number estimated to cost around INR20 billion, officials said.
[]s
Acho que isso comprova o interesse da Dassault em vender o Rafale.

[]'s




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#57889 Mensagem por AlbertoRJ » Qui Mai 05, 2011 8:52 pm

Tânia Monteiro
BRASÍLIA


Almirante esteve no País com o vice-presidente internacional
da Dassault para confirmar garantias prometidas por Sarkozy

BRASÍLIA – Dando prosseguimento à ofensiva para a venda de 36 novos caças para o Brasil, o almirante Edouard Guillaud, chefe do gabinete militar do presidente da França, Nicolas Sarkosy, esteve na segunda-feira, 21, em Brasília, em companhia do vice-presidente internacional da Dassault, fabricante do caça francês Rafale.

Eles se reuniram com o ministro da Defesa brasileiro, Nelson Jobim, para “trazer a garantia do governo francês”, seja oferecendo as mesmas condições financeiras dadas à Força Aérea francesa quando adquiriu as aeronaves, seja de transferência de tecnologia “completa, sem restrição e sem limite”.

Todas as garantias já estavam registradas na carta assinada por Sarkozy e entregue ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, na manhã do dia sete de setembro, antes de os dois países apresentarem o comunicado conjunto dizendo-se “parceiros estratégicos”, quando foi anunciada a abertura das negociações com a França para a aquisição dos 36 Rafale. “Espero tê-lo convencido”, disse o almirante em entrevista exclusiva ao Estado, após a audiência com Jobim.

Mesmo sem querer falar sobre o preço do pacote de venda do Rafale e os seus custos – de acordo com autoridades brasileiras, o maior problema do modelo francês -, o almirante Guillaud assegurou que o custo da hora de voo do modelo francês “não foi considerado alto” pelo Brasil.

Pressionado a responder se a França reduziu sua proposta para assegurar a “preferência política” antecipada pelo Brasil, o chefe do gabinete militar de Sarkozy reconheceu que “há problemas de preço” e sinalizou que a França já abaixou os seus valores, para se manter no páreo: “nunca vi uma negociação comercial terminar com um preço superior ao preço inicial”.

O almirante Guillaud fez questão de estar no Brasil nesta segunda-feira, 21 de setembro, dia em que encerraria o prazo para a entrega das propostas de todos os concorrentes, e que foi adiado para dois de outubro. Ele estava presente no jantar, no Palácio da Alvorada, na noite de seis de setembro, quando Lula teve de trocar o cardápio porque a tampa da churrasqueira estourou, coalhando a carne que seria oferecida de pedaços de vidro. Guillaud riu ao se lembrar do ocorrido, e assegurou que o Rafale entrou no cardápio, mas não foi o prato principal já que, mais uma vez, na conversa, Sarkozy manifestou o apoio da França à aspiração brasileira de ter um assento no conselho de segurança da ONU.

A seguir, a íntegra da entrevista:

A Dassault é uma empresa privada. Ela vai honrar os compromissos feitos por Sarkozy?

Nós (governo francês) somos o principal cliente da Dassault, o que nos dá algum meio de pressão. A Dassault representa apenas um terço do avião. Temos meios de garantir o que os compromissos firmados pelo presidente Sarkozy sejam cumpridos.

O senhor esteve com o ministro Jobim. Está certo de que o escolhido será o Rafale?

Falamos de uma Parceria global sustentável. A oferta da França é de uma transferência tecnológica completa, sem restrições, sem limite, com tecnologias que precisam de 15 a 20 anos para serem desenvolvidas e que somos os únicos proprietários e que não precisamos pedir autorização a ninguém para transferir esta tecnologia. Fui me encontrar com o ministro Jobim para trazer a garantia do governo francês quanto a esta transferência de tecnologia e uma segurança de que tudo será feito em boas condições financeiras, as mesmas que fazemos para a Força Aérea Francesa e a Marinha francesa. Espero tê-lo convencido.

Qual o valor do pacote?

Nós respondemos a cada item do edital. Como a licitação não terminou oficialmente, não posso dar números.

O presidente Lula disse a Sarkozy que não seria possível chegar a um acordo porque o preço dos franceses era muito alto. Ele foi reduzido?

Não tenho lembrança desta conversa entre os dois presidentes. O que eu sei é que de fato o Rafale é um avião mais caro do que um dos seus concorrentes. Só que o concorrente menos caro vai duas vezes menos longe, tem um só motor – e é por isso menos seguro, comporta duas vezes menos armas, tem um problema diplomático de transferência de tecnologia e sobretudo é um avião virtual, um jato de papel. Quando me dizem que custa duas vezes menos, (questiono) como se pode dizer isso de algo que não existe ainda. Vamos esperar ele voar e ser produzido em série, para depois comparar. No dia que a licitação for fechada é que as negociações comerciais vão começar. Os brasileiros de um lado, e a indústria francesa de outro, vão discutir preço. Nunca vi uma negociação comercial terminar com um preço superior ao preço inicial.

Mas o problema maior neste momento é o preço da hora de voo e o preço do pacote do avião.

Não é verdade. Muitas pessoas não francesas têm feito muitas declarações. E é por causa desta onda de desinformação que aceitei dar uma entrevista. Nenhuma autoridade francesa havia falado até agora. Como o Brasil, somos uma democracia. Queremos que as coisas aconteçam em um quadro jurídico, comercial e industrial transparente. De fato, há questões de preço. Isso é natural. Mas, qualquer que seja o vencedor, isso só será negociado depois da proposta técnica. Se você ler revistas sobre a indústria automobilística, verá que as revistas nunca concordam com o preço do quilômetro do mesmo carro, porque isso depende de muitas variáveis, até da idade do piloto, do estado do asfalto onde vai rodar, etc.

Mas as autoridades brasileiras se queixaram por exemplo do custo da hora de voo.

O que eu sei é que a Força Aérea Brasileira e a francesa já tem uma aeronave comum que é o Mirage 2000. E posso dizer que o custo da hora de voo de ambas é da mesma ordem. E o custo da hora de voo do Rafale está em contrato. Não é uma avaliação. É de 9,8 mil euros por hora, nos próximos dez anos. Foi um contrato com a indústria. É por isso que falo em transparência. É um valor teto para a aeronáutica e a marinha. Além disso, a indústria é que paga. Há muita desinformação.

Eu insisto, este preço foi considerado muito alto pelo governo brasileiro.

Não foi considerado alto. Este já é a mesma ordem de preço dos Mirage atuais. E é para um avião maior, muito mais potente. O governo americano, de forma pÚblica, fala em um montante de 7 mil dólares pelo F-18 Super Hornet. Considerando a taxa de câmbio, desfavorável para o euro, a oferta francesa é equivalente, como numero. No entanto, o que posso lhe dizer é que existem outras variáveis como o peso da transferência de tecnologia, o valor financiado, etc.

Quantos aviões serão construídos aqui no Brasil?

O que a França propôs foi que dos 36 aviões, os seis primeiros seriam fabricados e montados na França. Os 30 seguintes, peças fabricadas na França e montados no Brasil. E se a FAB decidir ir além disso, aos poucos tudo seria transferido para o Brasil. Isso é a manifestação prática de transferência de tecnologia.

O que inclui o pacote?

Tudo. Armamentos, software, radares, inclusive algumas armas que a FAB já tem e que serão adaptadas. Além dos códigos-fonte, que permitem ao Brasil fazer um Rafale diferente.

Quais são os pontos da carta que Sarkozy deixou com Lula?

Confirmo a existência da carta. Os itens essenciais são de que a transferência de tecnologia será completa, os preços serão comparáveis com os cobrados das forças armadas francesas e que, obviamente, o governo francês vai ajudar o governo brasileiro para ter certeza de que tudo será feito com a maior transparência. A taxa de financiamento ainda não foi abordada, mas é claro que a França vai oferecer um financiamento preferencial e subsidiado. Somos parceiros estratégicos. Está fora de cogitação nos comportarmos como vendedores de armas. Parceria estratégica significa muitas coisas.

No jantar, o presidente Lula assegurou que o Brasil iria comprar os Rafale, disse que o avião estava escolhido, como chegou a ser confirmado pelo ministro francês?

Não aconteceu assim. O presidente Lula é que deve responder porque ele era o anfitrião. Ele disse que se orientava por uma preferência política, o que repetiu na coletiva. Quanto ao resto, não havia microfones e o anfitrião deve falar.

Mas me parece que o ministro da Defesa francês declarou que o presidente Lula concordou em comprar o Rafale e disse isso para os senhores.

Ele não estava naquele jantar. Eu estava naquele jantar. O presidente Lula marcou uma preferência política. Ficou claro que havia boa fé da França em relação à transferência de tecnologia. Isso não são interpretações, são fatos, são palavras.

O senhor pode detalhar os itens da carta?

Não. A carta é muito curta, muito clara, com compromissos de um presidente de um país amigo com outro país amigo. É que durante conversa se verificou que havia informações contraditórias que estavam circulando e que, era importante dar explicações que cabiam ali. Explicações para as negociações. Isso tudo aconteceu em um clima extremamente amistoso.

O senhor está confiante de que serão vencedores?

Se eu falar como militar, das três aeronaves, o Rafale é o melhor. Como engenheiro, das três aeronaves concorrentes, tem uma que é mais velha e uma que não existe. Portanto, o Rafale é o mais moderno. Se eu falar como contribuinte, a relação qualidade preço é sensacional porque ela é acompanhada por uma transferência de tecnologia que é fenomenal e quem fala é um país que não precisa de pedir licença pra ninguém. Com a parceria será possível ter benefícios em inúmeras áreas, como a científica, estratégica, lançamento de satélites. Além disso, politicamente o presidente Sarkozy defende que o Brasil tenha um assento no conselho da ONU, defende ampliação do G-8 para G-14, com participação do Brasil. É uma abordagem global.

Fala-se que o Rafale pode ganhar só pela preferência política e não técnica.

Do ponto de vista tecnológico, o Rafale é superior ou igual a todas as outras aeronaves existentes.

E a parceria com a Embraer ?

Não apenas conversamos, como fizemos questão de que o vice-presidente da Dassault viesse comigo para que ele desse respostas. São mais do que 30 acordos firmados. Temos muitas coisas em comum e podemos nos complementar.

O senhor também considera o cargueiro militar KC 390, da Embraer, um ‘carrinho de mão’, como disse o ministro da Defesa, Hervé Morin?

(Constrangido e enrubescido). É claro que não. Juro pra você. Ele vai cumprir uma lacuna. Ainda vou convidá-la para voar neste avião pintado com as cores da França.

Fonte: Agência Estado via DefesaNet

P.S.: Percebi tardiamente que a entrevista é um tanto antiga.




Alberto -
PRick

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#57890 Mensagem por PRick » Qui Mai 05, 2011 9:18 pm

AlbertoRJ escreveu:Tânia Monteiro
BRASÍLIA


Almirante esteve no País com o vice-presidente internacional
da Dassault para confirmar garantias prometidas por Sarkozy

BRASÍLIA – Dando prosseguimento à ofensiva para a venda de 36 novos caças para o Brasil, o almirante Edouard Guillaud, chefe do gabinete militar do presidente da França, Nicolas Sarkosy, esteve na segunda-feira, 21, em Brasília, em companhia do vice-presidente internacional da Dassault, fabricante do caça francês Rafale.

.................

O senhor também considera o cargueiro militar KC 390, da Embraer, um ‘carrinho de mão’, como disse o ministro da Defesa, Hervé Morin?

(Constrangido e enrubescido). É claro que não. Juro pra você. Ele vai cumprir uma lacuna. Ainda vou convidá-la para voar neste avião pintado com as cores da França.


Fonte: Agência Estado via DefesaNet

P.S.: Percebi tardiamente que a entrevista é um tanto antiga.
Meu Deus esse bando continua insistindo com isso! A expressão em francês significa um pé de boi, um faz tudo, de modo nenhum é pejorativa!!! E essa vergonhosa expressão entre parenteses? Isso não tem sentido!!!

[]´s




WalterGaudério
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#57891 Mensagem por WalterGaudério » Qui Mai 05, 2011 10:16 pm

Carlos Mathias escreveu:Os M-2000-9 são os melhores produzidos. Muito bem armados e equivalentes aos F-16C-BL52, ou mais até.
Se colocassem eles no lugar de Mitinga e A-1, daríamos um salto gigante em termos de capacidade.

Mas aí entra aquele detalhe. Os A-1 e Mitinga são fraquíssimos, mas nós dominamos praticamente tudo neles.
Já os Matusa -9, a gente só domina o avião em si, nenhum dos sistemas.

Mas vai saber o que se negocia sem a gente nem se dar conta... :roll:

Mas é um caça muito bom, sem dúvidas.

As negociações com os EAU passam pelo fornecimento de Super Tucanos e principalmente de KC 390 para os árabes. Talvez em uma negociação governo a governo...




Só há 2 tipos de navios: os submarinos e os alvos...

Armam-se homens com as melhores armas.
Armam-se Submarinos com os melhores homens.


Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
Hader

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#57892 Mensagem por Hader » Qui Mai 05, 2011 10:31 pm

É Walter, mas tem aquele "problema" do Ketchup no meio campo francês...




Carlos Mathias

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#57893 Mensagem por Carlos Mathias » Sex Mai 06, 2011 12:16 am

Me desculpem mas...

CARALHO! :x :x :x :x :x

Pô, os caras enchem a porra do culhão em tudo quanto é lugar cara! :x :x :x :x

Taqueupariu... :?

Tomara que tomem mais uma enrabada aqui, assim como tomaram na Índia. E aqui seria uma derrota gigante, pois eles mandam e desmandam neste quintal de bananeiras.




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#57894 Mensagem por Túlio » Sex Mai 06, 2011 12:28 am

Carlos Mathias escreveu:Me desculpem mas...

CARALHO! :x :x :x :x :x

Pô, os caras enchem a porra do culhão em tudo quanto é lugar cara! :x :x :x :x

Taqueupariu... :?

Tomara que tomem mais uma enrabada aqui, assim como tomaram na Índia. E aqui seria uma derrota gigante, pois eles mandam e desmandam neste quintal de bananeiras.

Carlos Mathias inovando. Mas tá cerrrrto, é Carioca e tem Direito Divino... :roll: 8-]




“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#57895 Mensagem por Carlos Mathias » Sex Mai 06, 2011 12:34 am

:mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Tô aprendendo esse estilo com o Talha. :wink: :lol:

Mas cara, não pé de ficar puto mesmo?
Pô amigo, os caras vão lá nos EAU pentelhar a parada dos outros! :?

Tem tanto país capacho mais capacho que nós prá encher o saco. :roll: :lol:




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#57896 Mensagem por knigh7 » Sex Mai 06, 2011 3:36 am

Penguin escreveu:Parece que com os rumos da política econômica, um novo tampax poderá ser necessário. Isso talvez explique as supostas sondagens feitas pela FAB em diversas paragens externas.
Dilma pega rédeas da economia
Cristiano Romero | De Brasília
05/05/2011
http://www.valoronline.com.br/impresso/ ... nformativo

(...)
O objetivo imediato é combater a inflação. Para alcançá-lo, o governo aumentou o esforço fiscal, adiando, sem alarde, investimentos que, no primeiro trimestre, cresceram 2,5% abaixo da expansão do PIB.

Na área monetária, o BC mudou os planos, fato que ficou evidenciado na última ata do Copom. Agora, recorrerá mais à taxa básica de juros (Selic) para combater a alta dos preços, na intensidade e duração que forem necessárias, e menos a medidas macroprudenciais, como vinha fazendo desde dezembro.

(...)
Se os M2000 de AN vão permanecer até 2016, não haveria necessidade de um caca Tampão, caso houvesse a decisão do Fx2 até 2012.

Acho que o Alto Comando já está suspeitando que o FX2 vai ser sepultado...




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#57897 Mensagem por Carlos Lima » Sex Mai 06, 2011 4:10 am

knigh7 escreveu: Se os M2000 de AN vão permanecer até 2016, não haveria necessidade de um caca Tampão, caso houvesse a decisão do Fx2 até 2012.

Acho que o Alto Comando já está suspeitando que o FX2 vai ser sepultado...
Tomara que não... mas :(

[]s
CB_Lima




CB_Lima = Carlos Lima :)
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#57898 Mensagem por knigh7 » Sex Mai 06, 2011 4:26 am

PRick escreveu:
AlbertoRJ escreveu:Tânia Monteiro
BRASÍLIA


Almirante esteve no País com o vice-presidente internacional
da Dassault para confirmar garantias prometidas por Sarkozy

BRASÍLIA – Dando prosseguimento à ofensiva para a venda de 36 novos caças para o Brasil, o almirante Edouard Guillaud, chefe do gabinete militar do presidente da França, Nicolas Sarkosy, esteve na segunda-feira, 21, em Brasília, em companhia do vice-presidente internacional da Dassault, fabricante do caça francês Rafale.

.................

O senhor também considera o cargueiro militar KC 390, da Embraer, um ‘carrinho de mão’, como disse o ministro da Defesa, Hervé Morin?

(Constrangido e enrubescido). É claro que não. Juro pra você. Ele vai cumprir uma lacuna. Ainda vou convidá-la para voar neste avião pintado com as cores da França.


Fonte: Agência Estado via DefesaNet

P.S.: Percebi tardiamente que a entrevista é um tanto antiga.
Meu Deus esse bando continua insistindo com isso! A expressão em francês significa um pé de boi, um faz tudo, de modo nenhum é pejorativa!!! E essa vergonhosa expressão entre parenteses? Isso não tem sentido!!!

[]´s
essa matéria colocada pelo Alberto é de setembro de 2009.




Pepê Rezende
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#57899 Mensagem por Pepê Rezende » Sex Mai 06, 2011 9:09 am

knigh7 escreveu:essa matéria colocada pelo Alberto é de setembro de 2009.
Mas as posições estão valendo. Na época, o Guillaud esteve na Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional do Senado. Queria uma reunião fechada, onde abriria completamente o jogo. O senador Azeredo, a meu ver erradamente, abriu o encontro para a imprensa... Foi uma pena, ele ia contar até quantos(as) amantes a Carla Bruni e o Sarkô traçam por semana. Tirando a brincadeira, de mau gosto, teríamos oportunidade de conhecer a proposta em profundidade.

Abraços

Pepê




brisa

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#57900 Mensagem por brisa » Sex Mai 06, 2011 9:13 am

Pêpe e Knight, a matéria foi mau escrita e da a entender que ela é de 2009....mas na realidade, ela é recente.




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