Custos de operação e de guerra
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Custos de operação e de guerra
Um assunto que tem sido motivo de muitas controvérsias é o real custo da hora de vôo de um caça, muito se falou na questão do FX 2 da FAB sobre o custo da hora de vôo dos candidatos. Aproveitando o conflito da Líbia, e dados que tem sido publicados na internet, resolvi abri esta discussão.
Com um fragmento de texto extraído do excelente blog
http://cencio4.wordpress.com/
Ótimo para quem acompanha o conflito na parte aeronaútica.
"For sure a more active role in Unified Protector is going to cost Italian taxpayers a lot: a single Eurofighter Typhoon flying hour costs 63K Euro while a Tornado (or AMX) one costs around 30K Euro. From Mar. 19 to Apr. 24, the Italian contingent flew 3.500 flying hours, that have cost about 45 Milion Euro. Now that the use of ordnance was authorized, the cost of the war is going to raise, because weapons cost a lot: for instance, according to the Corriere della Sera newspaper a Storm Shadow cost little less than 200K Euro, an AGM-88 HARM cost 136K Euro while a PGM, on average, cost 40K Euro. If Italian planes drop as many bombs as the most active contingents are doing from more than one month, the Italian Air Force is going to use its entire annual budget in a few months." Autor: David Cenciotti
Interessante o valor dado para o AMX Italiano 30K Euro, 30.000 euros?
Com um fragmento de texto extraído do excelente blog
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"For sure a more active role in Unified Protector is going to cost Italian taxpayers a lot: a single Eurofighter Typhoon flying hour costs 63K Euro while a Tornado (or AMX) one costs around 30K Euro. From Mar. 19 to Apr. 24, the Italian contingent flew 3.500 flying hours, that have cost about 45 Milion Euro. Now that the use of ordnance was authorized, the cost of the war is going to raise, because weapons cost a lot: for instance, according to the Corriere della Sera newspaper a Storm Shadow cost little less than 200K Euro, an AGM-88 HARM cost 136K Euro while a PGM, on average, cost 40K Euro. If Italian planes drop as many bombs as the most active contingents are doing from more than one month, the Italian Air Force is going to use its entire annual budget in a few months." Autor: David Cenciotti
Interessante o valor dado para o AMX Italiano 30K Euro, 30.000 euros?
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- malmeida
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Re: Custos de operação e de guerra
Uma hora de voo do AMX não deveria custar o mesmo de um Tornado. Mas vá lá, deve ser uma aproximação.JL escreveu:Um assunto que tem sido motivo de muitas controvérsias é o real custo da hora de vôo de um caça, muito se falou na questão do FX 2 da FAB sobre o custo da hora de vôo dos candidatos. Aproveitando o conflito da Líbia, e dados que tem sido publicados na internet, resolvi abri esta discussão.
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"For sure a more active role in Unified Protector is going to cost Italian taxpayers a lot: a single Eurofighter Typhoon flying hour costs 63K Euro while a Tornado (or AMX) one costs around 30K Euro. From Mar. 19 to Apr. 24, the Italian contingent flew 3.500 flying hours, that have cost about 45 Milion Euro. Now that the use of ordnance was authorized, the cost of the war is going to raise, because weapons cost a lot: for instance, according to the Corriere della Sera newspaper a Storm Shadow cost little less than 200K Euro, an AGM-88 HARM cost 136K Euro while a PGM, on average, cost 40K Euro. If Italian planes drop as many bombs as the most active contingents are doing from more than one month, the Italian Air Force is going to use its entire annual budget in a few months." Autor: David Cenciotti
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MAlmeida
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Re: Custos de operação e de guerra
No caso da Líbia não há custo algum, já que as operações estão sendo pagas com o Fundo Soberano da Líbia.
Para mim isso tem nome: roubo.
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- Thor
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Re: Custos de operação e de guerra
O autor colocou o AMX entre parenteses, como uma alusão ao preço que seria similar ao Tornado. Impossível, deve ser metade do preço, pelo menos...JL escreveu:Um assunto que tem sido motivo de muitas controvérsias é o real custo da hora de vôo de um caça, muito se falou na questão do FX 2 da FAB sobre o custo da hora de vôo dos candidatos. Aproveitando o conflito da Líbia, e dados que tem sido publicados na internet, resolvi abri esta discussão.
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- Matheus
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Re: Custos de operação e de guerra
Um biturbina, biposto e com asas dobráveis ter o mesmo custo de um A-1....o A-1 tá mais pro 339 que pro Tornado.
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Re: Custos de operação e de guerra
Mas olha o custo absurdo do Eurofighter Typhoon 63.000 euros por hora de vôo. Alguém tem idéia dos custos de outras aeronaves militares e na área comercial para termos de comparação.
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- Thor
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Re: Custos de operação e de guerra
Dizem que no padrão logístico que a FAB usa, a hora de voo do F-2000 é o dobro do A-1 e o triplo de um R-99, por exemplo. A hora do KC-137 é caríssima...
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Re: Custos de operação e de guerra
Olá Thor,Thor escreveu:Dizem que no padrão logístico que a FAB usa, a hora de voo do F-2000 é o dobro do A-1 e o triplo de um R-99, por exemplo. A hora do KC-137 é caríssima...
Poderia detalhar mais o que seria o padrão logístico da FAB ao se calcular o custo de hora-vôo ? Tenho imensa curiosidade sobre isso pois tal tipo de cálculo varia muito (entre e dentro dos países).
[]s, Roberto
- Thor
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Re: Custos de operação e de guerra
O custo é calculado por projeto (F-2000, F-5EM, A-1, etc), baseado no gasto em períodos, normalmente um ano. Leva-se em conta os custos com lubrificantes e combustível, suprimento, manutenções contratadas, etc... Do montante divide-se pelo número de horas voadas têm-se o custo por hora de vôo. Isso pode ser variável a cada ano, mas não existe tanta disparidade.
Acho que é por aí.
Abraços
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- NovaTO
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Re: Custos de operação e de guerra
Em caso de a FAB for obrigada a voar menos, até um caça com baixo custo operacional, poderá ter a hora/voo elevado, em função dos custos fixos....
- Thor
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Re: Custos de operação e de guerra
Por um lado, você está correto, pois a hora de voo poderá tender a ficar mais cara, mas o gasto com o projeto certamente não.NovaTO escreveu:Em caso de a FAB for obrigada a voar menos, até um caça com baixo custo operacional, poderá ter a hora/voo elevado, em função dos custos fixos....
Eu diria que a fórmula do custo seria algo como: CUSTO= a.h^2+b.h+c, onde b influencia mais que a e c.
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- NovaTO
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Re: Custos de operação e de guerra
Caro Thor,
Sem querer abusar poderia legendar a fórmula??? No mais concordo que o custo do projeto, não ficará mais caro, na verdade mais barato, afinal se economizaria no combustível, lubrificantes(?!), menos desgaste de material.... Mas existe aquilo que poderia se chamar de custo de hora/voo padrão, ou seja o parâmetro de comparação entre o realizado e o orçado. Voando mais com os mesmos custos fixos, diminui a hora/voo e o inverso encarece.
[]'s
Sem querer abusar poderia legendar a fórmula??? No mais concordo que o custo do projeto, não ficará mais caro, na verdade mais barato, afinal se economizaria no combustível, lubrificantes(?!), menos desgaste de material.... Mas existe aquilo que poderia se chamar de custo de hora/voo padrão, ou seja o parâmetro de comparação entre o realizado e o orçado. Voando mais com os mesmos custos fixos, diminui a hora/voo e o inverso encarece.
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Re: Custos de operação e de guerra
Afinal de contas, alguém sabe quanto custa a hora de vôo de alguma das seguintes aeronaves, nem que seja por estimativa:
F-5
A-1
Mirage2000C
A 29
AT 27
AT 26 Xavante
A 4 Skyhawk
F 16 qualquer versão
Ou qualquer outra aeronave militar ou civil em uso.
F-5
A-1
Mirage2000C
A 29
AT 27
AT 26 Xavante
A 4 Skyhawk
F 16 qualquer versão
Ou qualquer outra aeronave militar ou civil em uso.
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- Thor
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Re: Custos de operação e de guerra
O que eu quis dizer com a "fórmula" é que é uma equação do segundo grau, ou seja, possui um custo fixo (gastos já firmados, usando ou não, panes por falta de uso, componentes com validade, etc), possui outros diretamente variáveis com o número de horas voadas (combustível, lubrificantes e estoque), sendo que existe um valor ótimo para que o custo operacional não seja elevado. Por exemplo, voar 4000 horas determinado projeto é um número adequado e exequível para a linha de suprimento, diluído na diagonal de manutenção ao longo do ano. Não significa que se eu voar 10000 horas o custo da hora de voo será menor, pois pode subir o preço do suprimento se a fábrica não tiver na linha, por exemplo.NovaTO escreveu:Caro Thor,
Sem querer abusar poderia legendar a fórmula??? No mais concordo que o custo do projeto, não ficará mais caro, na verdade mais barato, afinal se economizaria no combustível, lubrificantes(?!), menos desgaste de material.... Mas existe aquilo que poderia se chamar de custo de hora/voo padrão, ou seja o parâmetro de comparação entre o realizado e o orçado. Voando mais com os mesmos custos fixos, diminui a hora/voo e o inverso encarece.
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- NovaTO
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Re: Custos de operação e de guerra
Caro Thor,
Valeu pelos esclarecimentos, realmente eu pensei que fosse um algoritmo de custos e nem percebi que era uma equação de 2º grau
[]'s
Valeu pelos esclarecimentos, realmente eu pensei que fosse um algoritmo de custos e nem percebi que era uma equação de 2º grau
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