NOTÍCIAS
Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação
- Carlos Lima
- Sênior
- Agradeceu: 1275 vezes
- Agradeceram: 631 vezes
Re: NOTÍCIAS
Saudades dos meus tempos em terras Tupiniquins e as idas a BASC ...
Parabens a todos os ca'cadores!
[]s
CB_Lima
CB_Lima = Carlos Lima
Pois é, esse ano eu nem procurei um peixe prá me colocar lá dentro.
Era capaz dos fabianos me colocarem lá na área dos alvos, junto com aqueles lençóis brancos dos alvos.
Era capaz dos fabianos me colocarem lá na área dos alvos, junto com aqueles lençóis brancos dos alvos.
- Carlos Lima
- Sênior
- Agradeceu: 1275 vezes
- Agradeceram: 631 vezes
Hehehehe!Carlos Mathias escreveu:Pois é, esse ano eu nem procurei um peixe prá me colocar lá dentro.
Comunaaaaaa!
E pensar que ja tive acesso ate aquele simulador bacaninha do AM-X ...
Bons tempos! Eu sempre adorei aquela base ... Da um orgulho danado ir la
Deveria ser obrigacao fazer um tour por la e a ilha das cobras
[]s
CB_Lima
CB_Lima = Carlos Lima
Morram de inveja!!
Quando guri vivia por lá, freqüentava o cinema (que mudava o filme de dois em dois dias) e ainda passava filmes sem censura (nada de checxu diga-se de passagem).
Eu morava me frente ao Villagran Cabrita (hoje batalhão escola na época 1º BEComb), que por sinal tem um monumento em frente onde está gravado o nome do velho JP (meu pai), era só descer com a bicicleta a chamada "rua da base", atravessar a rua Campeiro Mor e a linha do "macaquinho", passar ao lado da subida do cemitério e chegar ao "Cloro" (apelido do portão de entrada da BASC).
Dia da caça era eu batendo ponto no cassino dos oficiais empanturrando-me de salgadinhos e refrigerante e arrastando as asas (ops! Perdão pelo trocadilho) para a filha de um cel médico da época... Grande garota...Sniff!
Quando guri vivia por lá, freqüentava o cinema (que mudava o filme de dois em dois dias) e ainda passava filmes sem censura (nada de checxu diga-se de passagem).
Eu morava me frente ao Villagran Cabrita (hoje batalhão escola na época 1º BEComb), que por sinal tem um monumento em frente onde está gravado o nome do velho JP (meu pai), era só descer com a bicicleta a chamada "rua da base", atravessar a rua Campeiro Mor e a linha do "macaquinho", passar ao lado da subida do cemitério e chegar ao "Cloro" (apelido do portão de entrada da BASC).
Dia da caça era eu batendo ponto no cassino dos oficiais empanturrando-me de salgadinhos e refrigerante e arrastando as asas (ops! Perdão pelo trocadilho) para a filha de um cel médico da época... Grande garota...Sniff!
-
- Sênior
- Agradeceu: 241 vezes
- Agradeceram: 84 vezes
Parabéns aos caçadores da FAB, em especial da BASC pela bela festa!AlbertoRJ escreveu:A Festa da Aviação de Caça fica AZUL.
Considerado um dos mais tradicionais eventos da Força Aérea Brasileira (FAB), a (RAC – 2011) Reunião da Aviação de Caça foi comemorada na Base Aérea de Santa Cruz, Rio de Janeiro com uma grande surpresa, uma homenagem das mais belas vistas até hoje.
Em primeira mão, o EMB-195 prefixo (PR-AYS) da AZUL Linhas Aéreas com o emblema do 1º Grupo de Aviação de Caça da Força Aérea Brasileira. Com o “Céu de Brigadeiro” literalmente Azul. O avião foi apresentado nesta sexta-feira (22/04/2011), na cerimônia do Dia de Aviação de Caça. Depois de um vôo escoltado por duas ( F-5EM) do 1° Grupo de Caça, a aeronave foi batizada de JAMBOCK AZUL, na presença de Veteranos e Militares e convidados, o Plano Brasil estava presente, notamos os cortes da Defesa e a falta dos Caça Mirage F-2000 do 1° GDA da Força Aérea Brasileira,
”SENTA A PÚA BRASI”! VOAR, COMBATER E VENCER!!!
Mais sobre o código JAMBOCK
A palavra teve origem na Indonésia. Havia uma vara de madeira para castigar escravos, chamada por eles de Sambok. Posteriormente, a palavra e o instrumento de tortura emigraram para a Malásia. Quando os escravos malaios foram levados pelos ingleses para a África do Sul, introduziram o Sambok na língua afrikaan, em 1804, com a mesma grafia. Os sul-africanos brancos passaram a adotá-la em seu vocabulário escrevendo-a de modo diferente: Sjambok
Na África do Sul o Sjambok de madeira foi substituído por um chicote feito com couro de rinoceronte ou hipopótamo velho, utilizado como instrumento de tortura contra escravos.
Hoje, alguns fazendeiros conservadores ainda usam o Sjambok para castigar os filhos e os empregados que cometem pequenas faltas. A palavra é encontrada no pequeno Dicionário Oxford (inglês-afrikaan), edição atual, escrita em 1804: Sjambok
Em outubro de 1944, o 1o Grupo de Caça recebeu na Itália a palavra Jambock como código de identificação, com grafia diferente. Caiu o “S” inicial de Sjambok, sendo americanizada com um “C” antes do “K”.
Por uma ironia dos fatos, o chicote utilizado pelos brancos contra os escravos africanos, indonésios e malaios passou a ser usado contra os “arianos puros” de Adolf Hitler, manejados por brasileiros livres que foram à Itália defender a liberdade e a democracia.
Hoje os jovens Jambocks de Santa Cruz, voando os velozes F-5 nos céus do Brasil, tal quais os Veteranos nos Thunderbolts nos da Itália, se identificam no ar, usando orgulhosamente o mesmo código, tradição legada pela unidade guerreira que tanto se destacou no Vale do Pó.
Fonte: ABRA-PC
Agradecimentos:
Brigadeiro Bhering – Diretor do MUSAL
Tenente-Coronel Fazio – Comandante do 1° GaVca
Tenente-Coronel Sérgio Bastos – BASC
Comandante Miguel Dau – Azul Linhas Aéreas Brasileiras
Repórter e Fotógrafo Plano Brasil- Ricardo Pereira e Bruno Jordão
Clique para ampliar:
http://planobrasil.com/2011/04/23/dia_a ... caca_azul/
Gde abraço!
p.s.: a Azul tá bem de aeromoças hein!! a loirinha ao lado do comandante e a penúltima...
-
- Sênior
- Agradeceu: 7 vezes
- Agradeceram: 98 vezes
Prezados(as) bom dia e boa Pascoa!
Alguém sabe dizer como foi a comemoração do dia da aviação de caça na BAAN???!! Se é que tem alguma coisa para comemorar por lá!
Alguém sabe dizer como foi a comemoração do dia da aviação de caça na BAAN???!! Se é que tem alguma coisa para comemorar por lá!
att, binfa
DOE VIDA, DOE MEDULA!
REgistro Nacional de DOadores de MEdula nº 1.256.762
UMA VIDA SEM DESAFIOS NÃO VALE A PENA SER VIVIDA. Sócrates
Depoimento ABRALE http://www.abrale.org.br/apoio_paciente ... php?id=771
DOE VIDA, DOE MEDULA!
REgistro Nacional de DOadores de MEdula nº 1.256.762
UMA VIDA SEM DESAFIOS NÃO VALE A PENA SER VIVIDA. Sócrates
Depoimento ABRALE http://www.abrale.org.br/apoio_paciente ... php?id=771
-
- Sênior
- Agradeceu: 54 vezes
- Agradeceram: 253 vezes
Provavelmente só uma formatura alusiva ao dia, a grande festa ocorre é na BASC mesmo com a presença de todas as unidades de caça e dos veteranos.
[justificar]“ Se não eu, quem?
Se não agora, quando?”[/justificar]
Se não agora, quando?”[/justificar]
- Bolovo
- Sênior
- Agradeceu: 547 vezes
- Agradeceram: 442 vezes
Legal a homenagem da Azul. Vou tentar procurar esse Jambock Azul por ae.
"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
-
- Sênior
- Agradeceu: 2 vezes
- Agradeceram: 1 vez
E as quatro "azulzinhas" também???Bolovo escreveu:Legal a homenagem da Azul. Vou tentar procurar esse Jambock Azul por ae.
- Corsário01
- Sênior
- Agradeceu: 8 vezes
- Agradeceram: 176 vezes
Orestes, essas são para você ver e voar de Azul SEMPRE!orestespf escreveu:E as quatro "azulzinhas" também???Bolovo escreveu:Legal a homenagem da Azul. Vou tentar procurar esse Jambock Azul por ae.
Divirta-se meu amigo! Eu vi de perto e o time da Azul dá de 10.
Abraços,
Padilha
Padilha
- Corsário01
- Sênior
- Agradeceu: 8 vezes
- Agradeceram: 176 vezes
- Gerson Victorio
- Sênior
- Agradeceu: 31 vezes
- Agradeceram: 28 vezes
Hoje passou por aqui(BACG) um BH com a pintura camuflada igual a do novos Panteras....seria o 3º chegando?
fiz um video com qualidade meio ruim .....quem quiser ver ta ai.
Gerson
fiz um video com qualidade meio ruim .....quem quiser ver ta ai.
Gerson
de volta a Campo Grande - MS.