TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%

Total de votos: 1320

Mensagem
Autor
crubens
Sênior
Sênior
Agradeceu: 50 vezes
Agradeceram: 9 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#57256 Mensagem por crubens » Sex Abr 15, 2011 11:39 am

Assim o nosso CM vai a loucura !! :D

"Tudo que é necessário para que o mal triunfe, é que os homens de bem nada façam". Edmund Burke

'O que me preocupa não é o grito dos maus, é o silêncio dos bons.' Martin Luther King

Imagem
nveras
Sênior
Sênior
Agradeceu: 203 vezes
Agradeceram: 147 vezes

#57257 Mensagem por nveras » Sex Abr 15, 2011 11:44 am

Vai ser uma desgraça. Seria o início do fx3 que a Dilma não conseguiria decidir antes do fim do seu governo e deixaria para o próximo e assim....f5 no forever, como diziam os trapalhões.

Não é nada meu. Não é nada meu. Excelência eu não tenho nada, isso é tudo de amigos meus.
DELTA22
Sênior
Sênior

#57258 Mensagem por DELTA22 » Sex Abr 15, 2011 12:14 pm

thelmo rodrigues escreveu:Rússia quer voltar ao jogo
Autor(es): DENISE ROTHENBURG
Correio Braziliense - 15/04/2011

Presidente do Brasil avisa ao colega Dmitri Medvedev que a compra dos caças ainda está "em aberto", o que abre uma possibilidade para os Sukhoi
Sanya — Apontada em 2002 e em 2004 como a provável vencedora da disputa entre empresas do setor aeronáutico para venda de caças ao Brasil, a fábrica russa Sukhoi tenta voltar ao jogo em andamento com as outras três concorrentes. A compra das aeronaves pelo governo brasileiro foi tema ontem da conversa entre a presidente Dilma Rousseff e o presidente da Rússia, Dmitri Medvedev, logo depois da reunião do Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul). O russo saiu animado da quase meia hora de conversa, porque Dilma respondeu que “o assunto está em aberto”.
Medvedev puxou o assunto perguntando à presidente brasileira se ela havia recebido a carta que ele enviara no último dia 4. O russo oferecia os caças. Ela disse que sim e comentou que “nada estava decidido a esse respeito”. Ministros presentes à reunião entenderam que Dilma vai zerar a corrida para a compra dos aviões, mas o chanceler Antonio Patriota comentou que ela acenou com interesse em retomar o projeto do Sukhoi, porém a conversa não foi conclusiva. “O tema da cooperação militar, de defesa, também foi levantado no encontro com o primeiro-ministro da Índia. Eles estão interessados em adquirir caças de treinamento, além de uma proposta de compra de nove aviões tucanos da Embraer, que já está sendo negociada há algum tempo”, afirmou Patriota.
A compra dos caças foi um dos primeiros projetos que a presidente Dilma tirou da bandeja de assuntos urgentes e colocou sobre a mesa de estudos para analisar melhor antes de tomar uma decisão. Afinal, o projeto F-X 2, da compra de 36 caças, envolve e uma série de cláusulas que precisam de uma negociação exaustiva, caso, por exemplo, da transferência de tecnologia.
Ao longo do segundo mandato do presidente Lula, os caças Rafale (França), Super Hornet (EUA) e o Grippen (Suécia) travaram uma disputa em que, a cada ano, um estava mais acima que os outros dois concorrentes. Primeiro, foi o caça sueco, Grippen, apontado como o favorito pelas autoridades aeronáuticas. Depois, em setembro de 2009, quando o presidente da França, Nicolas Sarkozy, veio ao Brasil, a bola da vez eram os Rafale. Por último, apareceu o Super Hornet, da Boeing, com um intenso trabalho de propaganda. Diante de tanto vaivém, o presidente russo tenta agora pegar a sua onda nesse projeto.
Se a presidente Dilma decidir mesmo zerar o jogo, como pareceu inclinada para alguns ministros, a compra dos caças pode deixar de ser uma mera decisão e produto para fazer parte da geopolítica nacional. E o fato de a Rússia pertencer ao Brics, grupo ao qual o governo deseja dar uma prioridade em vários assuntos, pode acabar representando uma vantagem. Mas antes de avançar esse sinal, a ordem é conversar com o setor de Defesa. Afinal, se tem algo que a presidente não gosta é avançar num tema sem combinar com o time. A questão dos caças é um deles.
Defesa aérea
A renovação da frota da FAB é discutida desde 2000. Ou seja, começou durante o governo do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. Inicialmente, o plano era investir US$ 700 milhões para comprar de 12 a 24 caças para substituir os F-103 Mirage III. Ao tomar posse, o petista Luiz Inácio Lula da Silva iniciou um novo processo. Em 2007, começou o Projeto FX-2, excluindo o caça russo Sukhoi, para a compra de até 36 aeronaves. Com o avanço do processo licitatório, três propostas são finalistas, que pode gerar um gasto de até US$ 6,2 bilhões. Conheça as especificações de cada um.

(...)
Para que não haja "intermediários" na informação, convido os amigos a assistirem entrevista do Ministro Patriota na China, quando ele comenta o assunto dos Sukhoi. Entre os minutos 16:40 e 18:52. Pelo que deu a entender o Ministro, seria coordenação para projetos futuros; segundo ele, a Presidenta "não elaborou de maneira precisa" sobre o assunto. Notar, também, o comentário sobre as conversas sobre os Super Tucanos para a Índia.

"Apenas o mais sábio e o menos sábio nunca mudam de opinião."
Bourne
Sênior
Sênior
Agradeceu: 3 vezes
Agradeceram: 21 vezes

#57259 Mensagem por Bourne » Sex Abr 15, 2011 12:16 pm

Os russos são como o Rubinho, não desistem nunca.

Carlos Mathias

#57260 Mensagem por Carlos Mathias » Sex Abr 15, 2011 12:27 pm

Para que não haja "intermediários" na informação
Bem ele é um intermediário menos intermediário, né?
Saber mesmo o que os dois conversaram, acho que ninguém vai saber.

Quem sabe não surgiram fatosd novos no FX?
Quem sabe...
Who knows ???????

thelmo rodrigues
Sênior
Sênior
Agradeceram: 3 vezes

#57261 Mensagem por thelmo rodrigues » Sex Abr 15, 2011 12:31 pm

Carlos Mathias escreveu:
Para que não haja "intermediários" na informação
Bem ele é um intermediário menos intermediário, né?
Saber mesmo o que os dois conversaram, acho que ninguém vai saber.

Quem sabe não surgiram fatosd novos no FX?
Quem sabe...
Who knows ???????
Jesus para saber. [003] [003] [003]

"O dia em que os EUA aportarem porta aviões, navios de guerra, jatos e helicópteros apache sobre o território brasileiro, aposto que muitos brasileiros vão sair correndo gritando: "me leva, junto! me leva, junto!"
DELTA22
Sênior
Sênior

#57262 Mensagem por DELTA22 » Sex Abr 15, 2011 12:36 pm

É fonte mais que confiável. É melhor ouvir dele do que da imprensa. :wink:

Eu acho que os russos estão fora, de todo modo. Para mim, a Presidenta foi diplomática.

[]'s!

Boss
Sênior
Sênior
Agradeceu: 103 vezes
Agradeceram: 356 vezes

#57263 Mensagem por Boss » Sex Abr 15, 2011 12:37 pm

O que rolou "inteiramente" na conversa, nós nunca saberemos.

Editado pela última vez por Boss em Sex Abr 15, 2011 12:49 pm, em um total de 1 vez.
REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL
Carlos Mathias

#57264 Mensagem por Carlos Mathias » Sex Abr 15, 2011 12:40 pm

Eu acho que os russos estão fora, de todo modo. Para mim, a Presidenta foi diplomática.
Me desculpe, eu não quis queimar essa fonte, ao contrário. :wink:
Só que ele TAMBÉM não pode dizer tudo o que se diz e acerta nessas reuniões, nem le pode, ou ainda mais ele, entende?

Mas é claro que é melhor que ler na FSP e seus "relatórios vazados", ou ouvir que os helis russos são podres e os russos passam o dia no puteiro bebendo cachaça.

Abraços desculposos!!!!

suntsé
Sênior
Sênior
Agradeceu: 232 vezes
Agradeceram: 154 vezes

#57265 Mensagem por suntsé » Sex Abr 15, 2011 12:44 pm

Pessoal, eu tenho uma noticia super...quente.

O FX2 vai ser cancelado,e a Dilma vai fechar com os Russos, comprar Shukoi 35 para a força aérea e entrar de cabeça no programa do Shukoi T50.

Eu sei isso de fonte segura.....

Quem me contou foi o meu cunhado, ele é porteiro do Condomínio onde o Ministro Nelson Jobim Mora [003] [003] [003]

DELTA22
Sênior
Sênior

#57266 Mensagem por DELTA22 » Sex Abr 15, 2011 12:49 pm

Carlos Mathias escreveu:

Só que ele TAMBÉM não pode dizer tudo o que se diz e acerta nessas reuniões, nem le pode, ou ainda mais ele, entende?

Mas é claro que é melhor que ler na FSP e seus "relatórios vazados", ou ouvir que os helis russos são podres e os russos passam o dia no puteiro bebendo cachaça.

Abraços desculposos!!!!
Não precisa pedir desculpa de maneira alguma! Tranquilisss!!! :mrgreen:

Espero que você esteja certo e exista realmente algo "oculto" nessa estória... Só não me empolguei com as falas finais dele, enfim... Não subestimo a "raposa" que a Presidenta se mostra ser. Vamos aguardar. :wink:

O segredo é ir direto na fonte. Esses jornalecos daqui, 'no mas'!!

[]'s, []'s!!

thelmo rodrigues
Sênior
Sênior

#57267 Mensagem por thelmo rodrigues » Sex Abr 15, 2011 12:56 pm

Carlos Mathias escreveu:

Abraços desculposos!!!!
]
Porra, CM, mas tu és foda tbm, né? Esqueceste de dizer que os helis serão devolvidos. PQP. [003]

"O dia em que os EUA aportarem porta aviões, navios de guerra, jatos e helicópteros apache sobre o território brasileiro, aposto que muitos brasileiros vão sair correndo gritando: "me leva, junto! me leva, junto!"
Carlos Mathias

#57268 Mensagem por Carlos Mathias » Sex Abr 15, 2011 1:07 pm

Ah é, os helis serão devolvidos por serem lixo, esqueci dessa.

Voltando.

Ele fala outra vez de um assunto que andava esquecido, multipolaridade.

Obrahma veio aqui e nada mudou, tudo como dntes.
Disso podemos especular que a última chance foi dada, quem abraçou, abraçou, quem não abraçou, vai ficar prá trás.

Eu penso que o mundo hoje é globalizado e certas posturas empurram os países par escolhas não tradicionais, digamos assim.

sapao
Sênior
Sênior
Agradeceu: 54 vezes
Agradeceram: 253 vezes

#57269 Mensagem por sapao » Sex Abr 15, 2011 1:33 pm

nveras escreveu:Vai ser uma desgraça. Seria o início do fx3 que a Dilma não conseguiria decidir antes do fim do seu governo e deixaria para o próximo e assim....f5 no forever, como diziam os trapalhões.
Ja vai ter F5 no forever, o ultimo contrato preve a aeronave voando por mais 15 anos!!!
Já é certo que teremos ele por aqui até 2030, junto com o A-1M. O que me preocupa é o que teremos operando junto com ele daqui a 15 anos...

[justificar]“ Se não eu, quem?
Se não agora, quando?”[/justificar]
thelmo rodrigues
Sênior
Sênior

#57270 Mensagem por thelmo rodrigues » Sex Abr 15, 2011 2:17 pm

Carlos Mathias escreveu:Ah é, os helis serão devolvidos por serem lixo, esqueci dessa.

Voltando.

Ele fala outra vez de um assunto que andava esquecido, multipolaridade.

Obrahma veio aqui e nada mudou, tudo como dntes.
Disso podemos especular que a última chance foi dada, quem abraçou, abraçou, quem não abraçou, vai ficar prá trás.

Eu penso que o mundo hoje é globalizado e certas posturas empurram os países par escolhas não tradicionais, digamos assim.
A vida é assim. Quem gosta de lamber botas não merece nada mais que as migalhas da mesa do patrão, como dizia o profeta Raimundo Nonato das Couves.AHHHHHHHH. E que vão lavar as cuecas sujas, com freio de bicicleta, do patrão.

Responder