Terremoto e Tsunami Atingem o Japão

Área para discussão de Assuntos Gerais e off-topics.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
tflash
Sênior
Sênior
Mensagens: 5426
Registrado em: Sáb Jul 25, 2009 6:02 pm
Localização: Portugal
Agradeceram: 31 vezes

Re: Terremoto e Tsunami Atingem o Japão

#391 Mensagem por tflash » Seg Mar 28, 2011 5:49 pm

Já somos dois... :lol:

De qualquer forma são níveis extremamente baixos




Kids - there is no Santa. Those gifts were from your parents. Happy New Year from Wikileaks
Avatar do usuário
FoxTroop
Sênior
Sênior
Mensagens: 1477
Registrado em: Qui Mai 27, 2010 11:56 am
Localização: Portugal
Agradeceram: 112 vezes

Re: Terremoto e Tsunami Atingem o Japão

#392 Mensagem por FoxTroop » Seg Mar 28, 2011 5:54 pm

tflash escreveu:Já somos dois... :lol:

De qualquer forma são níveis extremamente baixos

Sim, é verdade, mas olha lá onde fica o Japão!!!! E já chegou aos Açores!!!! Queijo dos Açores e outros produtos lácteo de lá, agora nem com dez Pauletas a fazer publicidade lá vai :lol: :lol:




Imagem
Avatar do usuário
soultrain
Sênior
Sênior
Mensagens: 12154
Registrado em: Dom Jun 19, 2005 7:39 pm
Localização: Almada- Portugal

Re: Terremoto e Tsunami Atingem o Japão

#393 Mensagem por soultrain » Seg Mar 28, 2011 6:06 pm

A grande maioria dos lacticínios que consumimos são dos Açores, pouca gente sabe, mas quase todo o leite vem de lá.





"O que se percebe hoje é que os idiotas perderam a modéstia. E nós temos de ter tolerância e compreensão também com os idiotas, que são exatamente aqueles que escrevem para o esquecimento" :!:


NJ
Avatar do usuário
akivrx78
Sênior
Sênior
Mensagens: 6282
Registrado em: Dom Fev 08, 2009 8:16 am
Agradeceram: 325 vezes

Re: Terremoto e Tsunami Atingem o Japão

#394 Mensagem por akivrx78 » Ter Mar 29, 2011 5:51 am

Liquidators at Fukushima-1 get pack of biscuits for breakfast

29.03.2011, 10.35

TOKYO, March 29 (Itar-Tass) -- Some 400 workers and engineers taking part in the emergency clean-up operation after the accident at the Fukushima-1 NPP in Japan get only a pack of dry biscuits and vegetable juice for breakfast, Kazuma Yokota, a staff member of the National Agency for Nuclear and Industrial Security, told the mass media. He spent five days at the NPP and left it on March 26.

According to his information, “the liquidators get up at 06.00, a.m. and are given 30 insipid biscuits and a pack of vegetable juice for breakfast. After the breakfast they go to their working places. The specialists work in protective suits, respiratory masks and helmets covered with hoods. All the openings are thoroughly sealed with special tape. They have rubber gloves on the hands and rubber boots on the feet.

The liquidators do not have lunch, because for security reasons they try to use the day time to the maximum and not to work at night. From March 11, when the 14-metres-high tsunami hit the NPP, and to March 22, the participants in the clear-up operation were given only one 1.5-litre bottle of mineral water a day. Now they can have one more.

The working day of the liquidators ends at 17.00. They go to a concrete building on the territory of the NPP, where they leave their working clothes. In the morning they will be given fresh overalls. “The all look very tired,” Yokota said.

The liquidators get for supper a pack of fast-food rice with vegetables, into which boiling mineral water should be poured. The meal takes 15 minutes to be cooked. In addition, they are given a can of poultry meat or fish. At 20.00 all participants in the operation come to a daily meeting, where they tell about the work done and coordinate plans for the next day. By tradition, at the end of each meeting they rhythmically clap hands and chant “Tambaro”, which is the Japanese for “we shall break through.”

The radiation level in the building is two to three microsieverts per hour, while the normal level is 0.2 microsieverts per hour. The people sleep right on the floor. In order to protect themselves against radiation, they put a lead sheet under the mattress and another one over the blanket. Most liquidators work at the NPP for a week, after which others come to replace them. Mobile telephones are not functioning there, because there is no signal. “The people are doing their best, but they cannot even contact their families,” Yokota said.

http://www.itar-tass.com/eng/level2.htm ... &PageNum=0


Hoje nada de novidade, os operários estão trabalhando para re-ligar as antenas de telefones moveis de baixa frequência, (PHS) para poder melhorar a comunicação, fora isto não da para se fazer muito por causa da água acumulada, para reduzir o aumento dos níveis eles diminuiriam a injeção de água nos reatores que fez com que o reator 1 elevasse a temperatura, estão vendo se da para mandar a água para aqueles tanques brancos que ficam no lado de fora da usina, mas parece que muitos estão amassados e não se sabe se seria seguro.

Nenhum órgão do governo se dispôs a monitorar o plutônio até agora, a responsabilidade esta a tordo cargo da tepco, que prometeu monitorar apenas ao redor da usina na faixa de 500 metros 2 vezes por semana.

Como não deu certo a união do governo atual com a oposição, o governo atual ficou com medo de entrar de cabeça no problema e depois arcar com possíveis erros, e a tecpo esta perdida sem saber o que fazer vendo suas ações despencarem 10% a cada problema que aparece, desdo acidente já perdeu 75% de valor de mercado mais um pouco vai a falência, a maioria dos japoneses querem a falência da empresa por não perdoarem o acidente.

Uma outra coisa que o governo tem medo é da população se voltar contra a energia nuclear, e já está se movendo para impedir que vire um movimento generalizado, no ano de 2012 também estão pretendendo racionar energia.
Na verdade mesmo sem as duas usinas de fukushima o Japão tem termoelétricas suficiente para cobrir a falta de energia mas....




Avatar do usuário
akivrx78
Sênior
Sênior
Mensagens: 6282
Registrado em: Dom Fev 08, 2009 8:16 am
Agradeceram: 325 vezes

Re: Terremoto e Tsunami Atingem o Japão

#395 Mensagem por akivrx78 » Ter Mar 29, 2011 10:44 am

varj escreveu:Boa tarde

Este fato é por si só gravíssimo.O maior número de pessoas tem de ter o conhecimento do perigo da manipulação dos números para saberem da importância de se questionar as autoridades que se dizem competentes na eventualidade de um catastrofe.Se me permitir irei divulgar mais este seu post.
Obrigado e parabéns.

akivrx78 escreveu:Novidades de hoje, desde do dia 18 já teria sido detectado vazamentos em vários locais:

Reator 1 a água esta vazando da piscina dentro do prédio das turbinas primeiro andar, 60 miliSv/h

Reator 2 vazamento no prédio das turbinas no andar B1f, no mínimo 1 Sv/h a radiação está tão alta que não foi possível ser feita medição precisa o medidor atingiu o máximo, teor 2.900 milhões de Bq/cc (não é por litro (L) mas por cc...) pelo teor do liquido fica evidente que ocorreu fundição do combustível.

Reator 3 vazamento no prédio das turbinas no andar B1f, 700 miliSv/h,
coitado dos operários que entraram na água sem serem informados que estava altamente contaminada, informaram que era 250mSv/h depois 400mSv/h hoje dados oficiais 700mSv/h.

Reator 4 vazamento da água da piscina no prédio das turbinas no primeiro andar, 50miliSv/h.

Reator 1,2,3, está sendo injetado água doce, as piscinas ainda esta sendo injetado água salgada.

A água do mar se elevou de 1250 para 1850 vezes o teor de Bq/L, informaram também que no sistema de esgoto foi encontrado água radioativa de concentração considerável na usina.

Foi informado hoje que ainda não foi monitorado se ocorreu vazamento de plutônio até agora, a tepco admitiu hoje que pode ter vazado mas que não possui equipamentos para medir a radiação alfa e deve demorar umas 2 semanas para começar a monitorar possível vazamento do plutônio, eles também admitiram que pode estar vazando plutônio para o mar....no momento foi enviado amostras de terra para um órgão no exterior para avaliar....

Sobre o plutônio duvido que o governo japonês e vários órgãos como a AIEA não tenham capacidade de detectar se vazou.

Esta uma palhaçada, mudam de Bq/L para Bq/cc para Bq/Kg para Bq/g , quando os números aumentam as tvs informam cada absurdo por exemplo, 1Sv/h = 1000mSv/h = 1000.000uSv/h quando se informa os números eles sempre mudam para por exemplo, 100mSv/h = 0.100Sv/h as pessoas pensam que 0.100 não significa nada...a mesma coisa mudando litros para cc, kilos para gramas...metros quadrados para centímetros cúbicos...tudo para minimizar os números.


Imagem
De acordo com a lei numero blablabla....decretado estado de emergência os limites de radiação nos alimentos foram alterados... blablabla...

Imagem

Os números aceitáveis foram ampliados em 2 a 3 vezes, se comparados antes do acidente, pior que grande parte da população não tem conhecimento disto a lista são os novos números.
Pode ficar a vontade, vou acrescentar mais uma noticia a está, o governo japonês esta planejando elevar a taxa máxima permitida para a população de 5 miliSv/ano que passou com a lei de emergência a 10 miliSv/ano, para 50 miliSv/ano 5x mais, a mesma dose que um operário de uma usina nuclear pode se expor por ano, o motivo seria que o governo japonês acredita que o césio 137 não causou danos no acidente de chernobyl a população.
Com está media se poderia anular os limites desta lista acima...

Está manobra seria para poder oficializar por lei, para que quando a crise da usina se encerrasse ou mesmo se alongar a população que evacuou a área posse retornar aos seus lares, fora as pessoas que ficaram expostas a radiação não tenham direito de exigir indenizações, como o governo está analisando nacionalizar a tepco isto cairia como uma luva.




Avatar do usuário
varj
Avançado
Avançado
Mensagens: 646
Registrado em: Qua Out 21, 2009 4:08 pm
Localização: Belo Horizonte, MG

Re: Terremoto e Tsunami Atingem o Japão

#396 Mensagem por varj » Ter Mar 29, 2011 5:15 pm

Parabéns novamente e obrigado.Irei repostar citando a fonte é claro.Acredito ser de suma importância a divulgação de informações.Cordialmente Victor
akivrx78 escreveu:
varj escreveu:Boa tarde

Este fato é por si só gravíssimo.O maior número de pessoas tem de ter o conhecimento do perigo da manipulação dos números para saberem da importância de se questionar as autoridades que se dizem competentes na eventualidade de um catastrofe.Se me permitir irei divulgar mais este seu post.
Obrigado e parabéns.

Pode ficar a vontade, vou acrescentar mais uma noticia a está, o governo japonês esta planejando elevar a taxa máxima permitida para a população de 5 miliSv/ano que passou com a lei de emergência a 10 miliSv/ano, para 50 miliSv/ano 5x mais, a mesma dose que um operário de uma usina nuclear pode se expor por ano, o motivo seria que o governo japonês acredita que o césio 137 não causou danos no acidente de chernobyl a população.
Com está media se poderia anular os limites desta lista acima...

Está manobra seria para poder oficializar por lei, para que quando a crise da usina se encerrasse ou mesmo se alongar a população que evacuou a área posse retornar aos seus lares, fora as pessoas que ficaram expostas a radiação não tenham direito de exigir indenizações, como o governo está analisando nacionalizar a tepco isto cairia como uma luva.




Avatar do usuário
akivrx78
Sênior
Sênior
Mensagens: 6282
Registrado em: Dom Fev 08, 2009 8:16 am
Agradeceram: 325 vezes

Re: Terremoto e Tsunami Atingem o Japão

#397 Mensagem por akivrx78 » Ter Mar 29, 2011 11:21 pm

http://mainichi.jp/select/weathernews/n ... 1000c.html
http://www.yomiuri.co.jp/science/news/2 ... T00426.htm
Aumento de 1 mSv/ano para 20 mSv/ano medida provisoria.



Nova medida provisoria c-137 do limite 5 mSv/ano para 10 mSv/ano, o Iodo-131 50 mSv/ano para alimentos.

Pelo ar o limite foi elevado para 20 mSv/ano para uma pessoa normal, por alimentos o limite para o Césio 137 passou a 10 mSv/ano e o Iodo 131, 50 mSv/h, isto são limites impostos em exposição a radiação e contaminação por alimentos, se juntar os números para por exemplo um morador de Fukushima os números podem ultrapassar os limites de um operário de uma usina nuclear.




Avatar do usuário
akivrx78
Sênior
Sênior
Mensagens: 6282
Registrado em: Dom Fev 08, 2009 8:16 am
Agradeceram: 325 vezes

Re: Terremoto e Tsunami Atingem o Japão

#398 Mensagem por akivrx78 » Ter Mar 29, 2011 11:25 pm

29/03/2011 - 17h46
Japão admite situação "muito grave"; França e EUA enviam ajuda

Publicidade
DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

Um dia após detectar a presença de plutônio no solo da usina nuclear de Fukushima Nº 1, mais uma vez o governo japonês admitiu que a situação é "muito grave" e "imprevisível". No Parlamento, o premiê Naoto Kan recebeu duras críticas pelo que a oposição vê como uma gestão "irresponsável" da crise. Horas depois os EUA e a França anunciaram envio de ajuda ao país.

Desde sábado a situação na usina de Fukushima se agravou e os trabalhadores da empresa operadora, Tokyo Electric Power Company (Tepco), continuam as tentativas de refrigerar seus seis reatores, sem sucesso.

Imagem

Líder global no setor, a França produz 75% de sua energia em usinas nucleares e tem um grande interesse em ajudar o Japão a resolver a crise.

Nesta terça-feira foram feitas tentativas de drenar a água radioativa que inunda a zona de turbinas perto dos reatores 1, 2 e 3. Este último é o que mais preocupa por conter um combustível que mistura urânio e plutônio, altamente tóxico.

No Parlamento, o premiê japonês foi duramente criticado por não ter aumentado a zona de exclusão, que determina um raio de apenas 20 km em torno da usina em que as pessoas deveriam ser retiradas. O governo também nunca determinou a saída dos habitantes, apenas pediu que deixassem a área de forma voluntária.

"Há algo mais irresponsável do que isso?", disse o opositor Yosuke Isozaki. Em resposta, Kan disse que estava considerando a medida, que exigiria a saída de 130 mil pessoas, além das 70 mil já deslocadas.


FRANÇA E EUA

O presidente francês, Nicolas Sarkozy, será o primeiro líder mundial a visitar o Japão após o desastre nuclear, nesta quinta-feira.

Paris decidiu enviar dois especialistas da fabricante estatal de reatores nucleares Areva e um pesquisador da área para prestar assistência à operadora da usina de Fukushima, a Tepco.

Imagem

Nos primeiros dias após a crise no Japão, a França qualificou a situação na usina de Fukushima como uma 'catástrofe nuclear'.

Os EUA anunciaram que devem enviar robôs para ajudar a analisar o núcleo dos seis reatores de Fukushima.

VIGILÂNCIA


O porta-voz do governo japonês, Yukio Edano, pediu nesta terça-feira que se vigie a saída de plutônio ao exterior da usina e disse que é provável que o material detectado provenha de barras de combustível fusionadas parcialmente.

O porta-voz ressaltou, no entanto, que as quantidades de plutônio detectadas são as mesmas que podem ser encontradas no meio ambiente enquanto, em Viena, a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) assinalou que a composição de isótopo sugere que procede de um reator, embora tenha destacado que se trate de pequenas quantidades.

Para as autoridades japonesas, a prioridade agora em Fukushima é continuar lançando água sobre os reatores, além de drenar as zonas inundadas.

Imagem

Na segunda-feira, os operários da Tepco, além de detectar plutônio, confirmaram o risco de que água radioativa chegue ao exterior por um conduto que rodeia o reator 2.

No entanto, a Agência de Segurança Nuclear do Japão assegurou nesta terça-feira que não há confirmação de que essa água radioativa tenha chegado ao mar e afirmou que os níveis de água nos condutos que conectam os reatores 1, 2 e 3 se mantêm estáveis.

Esses encanamentos se encontram a entre 55 e 70 metros de distância do mar e foram escorados com sacos de areia e blocos de cimento pelos operários.

Imagem

http://www1.folha.uol.com.br/mundo/8955 ... juda.shtml




Avatar do usuário
LeandroGCard
Sênior
Sênior
Mensagens: 8754
Registrado em: Qui Ago 03, 2006 9:50 am
Localização: S.B. do Campo
Agradeceram: 812 vezes

Re: Terremoto e Tsunami Atingem o Japão

#399 Mensagem por LeandroGCard » Qua Mar 30, 2011 8:54 am

Os EUA anunciaram que devem enviar robôs para ajudar a analisar o núcleo dos seis reatores de Fukushima.
Pera aí.

Ainda presisam que sejam mandados robôs? Para o Japão?!?! :shock:


Leandro G. Card




Avatar do usuário
Slotrop
Avançado
Avançado
Mensagens: 691
Registrado em: Sex Dez 12, 2008 9:23 pm

Re: Terremoto e Tsunami Atingem o Japão

#400 Mensagem por Slotrop » Qua Mar 30, 2011 9:22 am

"O porta-voz ressaltou, no entanto, que as quantidades de plutônio detectadas são as mesmas que podem ser encontradas no meio ambiente".


Dificil de acreditar.




O Troll é sutil na busca por alimento.
WalterGaudério
Sênior
Sênior
Mensagens: 13539
Registrado em: Sáb Jun 18, 2005 10:26 pm
Agradeceram: 201 vezes

Re: Terremoto e Tsunami Atingem o Japão

#401 Mensagem por WalterGaudério » Qua Mar 30, 2011 9:28 am

Slotrop escreveu:"O porta-voz ressaltou, no entanto, que as quantidades de plutônio detectadas são as mesmas que podem ser encontradas no meio ambiente".


Dificil de acreditar.
As autoridades japonesas estão agindo simplesmente como os soviéticos. Jogando a sujeira para debaixo do tapete. E isso com a própria população.




Só há 2 tipos de navios: os submarinos e os alvos...

Armam-se homens com as melhores armas.
Armam-se Submarinos com os melhores homens.


Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
Avatar do usuário
LeandroGCard
Sênior
Sênior
Mensagens: 8754
Registrado em: Qui Ago 03, 2006 9:50 am
Localização: S.B. do Campo
Agradeceram: 812 vezes

Re: Terremoto e Tsunami Atingem o Japão

#402 Mensagem por LeandroGCard » Qua Mar 30, 2011 9:43 am

Slotrop escreveu:"O porta-voz ressaltou, no entanto, que as quantidades de plutônio detectadas são as mesmas que podem ser encontradas no meio ambiente".


Dificil de acreditar.
Só se for no meio ambiente de Chernobyl, pois o plutônio simplesmente não existe na natureza. Este cara nem sabe do que está falando.

A coisa parece estar cada vez mais grave:
Premiê adota ''alerta máximo'' no Japão

Detecção de plutônio e água radioativa aumentam os riscos de vazamento en Fukushima

30 de março de 2011 | 0h 00
- O Estado de S.Paulo


TÓQUIO - O governo japonês declarou ontem que o país está em "estado de alerta máximo" por causa dos problemas na central nuclear após a detecção de plutônio e de água altamente radioativa no local, que obrigou a interrupção temporária dos trabalhos de contenção da crise.
Durante uma reunião no Parlamento, o primeiro-ministro japonês, Naoto Kan, reconheceu que a situação continua "imprevisível". "A situação do acidente nuclear não nos permite baixar a guarda", disse Kan. "Continuaremos a acompanhar tudo com toda atenção."
O premiê também fez um mea culpa sobre a escolha do local para se construir uma usina nuclear. "Não podemos negar que a avaliação do risco de um grande tsunami na época da construção foi amplamente equivocada", disse Kan, que prometeu reformar as normas de segurança nuclear no país.
A Agência de Segurança Nuclear e Industrial do Japão informou ontem que as barras de material físsil nos reatores número 1, 2 e 3 na usina atômica de Fukushima estão danificadas e existe uma alta possibilidade de haver algum vazamento de suas estruturas de contenção. Autoridades disseram que seguiam tentando resfriar os reatores para impedir uma catástrofe nuclear.
Segundo o porta-voz do governo, Yukio Edano, no momento, a única alternativa para conter o vazamento de radiação é seguir bombeando água para resfriar os reatores. "Continuar o resfriamento é inevitável. Nós precisamos priorizar a injeção de água", afirmou.
Cerca de 300 engenheiros continuam trabalhando ininterruptamente para minimizar os danos. Ontem, três funcionários da central nuclear foram expostos a uma radiação 10 mil vezes superior ao normal. Dois deles foram hospitalizados em razão de queimaduras nos pés causadas pela radiação.
Técnicos acreditam que as barras de material físsil tenham derretido parcialmente, enchendo os tanques que armazenam os bastões já usado. De acordo com eles, os resíduos dessa operação se acumularam nos porões das salas das turbinas conectadas aos reatores e encheram os túneis, tornando arriscado o trabalho das equipes para reparar os sistemas de resfriamento necessários para estabilizar a usina. Em apenas um túnel há 6 mil metros cúbicos de água contaminada.
Outro indício de problemas é a presença de plutônio, que indica danos nas barras de combustível. Especialistas apontam que o material tenha vazado do reator 3, que utiliza plutônio. Segundo Hidehiko Nishiyama, porta-voz da agência nuclear japonesa, a descoberta de plutônio no solo das instalações de Fukushima mostra como são sérios os danos nos reatores.
"O plutônio não será liberado a menos que o material atinja temperaturas muito altas", disse Nishiyama. "O fato de ele ter avançado sobre várias camadas de barreiras de segurança demonstra a seriedade do acidente." O porta-voz, porém, negou que quantidade de plutônio detectada seja prejudicial à saúde.
A agência de proteção ambiental dos EUA, no entanto, alertou que a exposição ao plutônio é uma ameaça "extremamente séria à saúde", pois ele fica no corpo durante décadas, expondo órgãos e tecidos à radiação e aumentando o risco de câncer.
O anúncio aumentou o temor de contaminação do meio ambiente e dos produtos alimentícios fabricados na região. Na segunda-feira, equipes detectaram plutônio em cinco análises de terra feitas há uma semana no solo da central de Fukushima.
Ontem, o governo japonês fez um pedido na Organização Mundial do Comércio para que não haja "discriminações injustas" a suas exportações de alimentos. Países como Austrália, Cingapura, Rússia, Canadá e Filipinas já impuseram restrições aos produtos japoneses,
Autoridades da China, dos EUA e da Coreia do Sul informaram ontem que detectaram níveis baixos de radiação na água da chuva por causa do acidente no Japão.

/ AP e REUTERS
Leandro G. Card




Hader

Re: Terremoto e Tsunami Atingem o Japão

#403 Mensagem por Hader » Qua Mar 30, 2011 9:58 am

Os robôs em questão são especialmente desenvolvidos para o US Army usar em TOs classificados como NBC. Possuem sensores específicos muito precisos. Os japoneses não possuem este tipo de equipamento.

A quantidade de Pu detectada é a mesma encontrada no meio-ambiente...desde que seja o meio-ambiente ao redor de um reator nuclear com vazamento e em preocesso de overheating...

[]'s




Avatar do usuário
Slotrop
Avançado
Avançado
Mensagens: 691
Registrado em: Sex Dez 12, 2008 9:23 pm

Re: Terremoto e Tsunami Atingem o Japão

#404 Mensagem por Slotrop » Qua Mar 30, 2011 9:59 am

Pelo que li até existe plutonio na natureza, junto com reservas de uranio, mas em quantidades quase despreziveis.




O Troll é sutil na busca por alimento.
Avatar do usuário
LeandroGCard
Sênior
Sênior
Mensagens: 8754
Registrado em: Qui Ago 03, 2006 9:50 am
Localização: S.B. do Campo
Agradeceram: 812 vezes

Re: Terremoto e Tsunami Atingem o Japão

#405 Mensagem por LeandroGCard » Qua Mar 30, 2011 10:55 am

Slotrop escreveu:Pelo que li até existe plutonio na natureza, junto com reservas de uranio, mas em quantidades quase despreziveis.
Na natureza apenas o isótopo 244 do plutônio foi detectado, e em quantidades apenas residuais já que a idade da Terra é umas 50 vezes a meia-vida deste elemento, então mesmo ele estando presente na nuvem primordial que formou nosso sistema solar somente quantidades irrisórias sobreviveram até hoje. Ele é considerado praticamente não-físsil, e não pode ser formado no decaimento natural de urânio (o isótopo imediatamente mais leve, o 243, tem meia-vida de apenas 5 horas e dificilmente teria tempo de absorver mais um neutron adicional antes de decair), sendo formado apenas nas explosões de estrelas supernovas. Mesmo em reatores nucleares ele praticamente não se forma, somente em explosões atômicas (ainda assim em pequeníssimas quantidades) .

Certamente não foi este o isótopo de plutônio detectado em Fukushima. E fora este isótopo todos os outros tem meia vida bem mais curta, e absolutamente não existem na natureza, nem mesmo em traços. Eles tem que ser manufaturados em reatores ou aceleradores de partículas. A declaração do porta-voz japonês foi absurda.


Um abraço,


Leandro G. Card




Responder