Chuta que é Macumba!!!

Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

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REGATEANO
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Chuta que é Macumba!!!

#1 Mensagem por REGATEANO » Dom Jul 10, 2005 1:36 pm

Vários incidentes e acidentes vem cercando a Marinha nesses últimos 10 anos, podemos citar:

1º) "Afundamento" do Submarino Tonelero.

2º) Incidente com a fragata Rademaker.

3º) Acidente recente com NAe São Paulo.

4º) Queda do Super Lynx N-4007 quando aproxima-se para pouso na F Constituição em 10/07/2003.

5º) Queda do Esquilo N-7046 em 20/11/1997.

6º) Queda de um Esquilo próximo ao município de Novo Airão em 15/07/1998, matrícula desconhecida.

7º) Queda do Esquilo-BI N-7083 em 16/11/2002.

8º) Queda do Esquilo N-7053 em 09/09/2003 em Corumba(MS), possivelmente reparado.

9º) Queda do Super Lynx N-4008 em 19/05/1999.

10º) Queda do Bell Jet Ranger II na cidade Maravilhosa recentemente.

11º) Queda da porta de Esquilo na cidade de Natal (RN), também recentemente.

12º) ????

Contribuam...

fontes: http://www.naval.com.br
http://www.geocities.com/avnavbr/index.html




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talharim
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#2 Mensagem por talharim » Dom Jul 10, 2005 1:59 pm

Caiu também um Sea King a uns 2 anos atrás no Rio Grande do Sul,matando se não me engano 4 militares.

São acidentes demais para FAs do tamanho da nossa e que ficam a maior parte do tempo no chão por falta de verbas para treinamento.




carsm1
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Chuta que e macumba

#3 Mensagem por carsm1 » Dom Jul 10, 2005 5:25 pm

Os pilotos da MB são ótimos, os mecânicos tb.O que deve estar ocorrendo e falta de peças .Vão dando aquele geitinho e a coisa caí.
Fico triste em ver, perder aparelhos e princialmente VIDAS.




E preciso ser raposa para reconhecer as armadilhas,e leão para afugentar os lobos.
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kobra
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#4 Mensagem por kobra » Dom Jul 10, 2005 8:39 pm

Segurança em risco no mar
Documentos apontam que porta-aviões São Paulo tinha falhas e precisava de reparos antes do acidente que matou três tripulantes

Maria Luisa Barros


A Marinha enfrentou, em dois meses, três acidentes que resultaram na morte de cinco pessoas. Em relação ao porta-aviões São Paulo, em 17 de maio, o DIA teve acesso a documentos que mostram avarias em válvulas, motores e na rede de tubulação da embarcação. Os relatórios apontavam, já na época da tragédia, a necessidade de reparo sob risco de comprometer a segurança da tripulação e do equipamento.

A Marinha reconhece a autenticidade dos documentos e afirma, em comunicado enviado por fax ao DIA, que a manutenção começou a ser feita dia 1º, 45 dias após a explosão na tubulação do São Paulo, que matou três militares e feriu outras oito pessoas.

O primeiro documento – Controle de Reparo de Redes – enumera 48 equipamentos e tubulações com problemas. O item 0S 3352 solicita a substituição de trecho de Redes de Vapor de Abafamento da PCAV e alerta para as implicações decorrentes: “Compromete a ação do CAV e a segurança”. CAV é o grupamento de resgate e combate a incêndios. São os bombeiros do navio.


Tubulação oferece riscos de novos vazamentos

Na rede, o principal problema é de vedação nas tubulações. “Se não for consertada, há riscos de novos vazamentos e acidentes graves”, avisa Jaime de Bona, secretário-geral do Sindicato dos Servidores Civis nas Forças Armadas (Sinfa-RJ).

O segundo documento – Controle de Reparo de Válvulas – aponta 35 avarias nessas peças. Segundo a Marinha, “a quantidade de reparos a serem executados no PMA 2005 é muito superior. Como exemplo, a solicitação de revisão de cerca de 200 válvulas. Se aplica aos demais sistemas do navio, como redes, motores, bombas”.

No terceiro relatório, seis equipamentos usados pela equipe de resgate estão danificados. Um dos motores avariados é o Siroco, usado para levar ventilação a ambientes fechados. Outro dos motores de combate a incêndio está com enrolamento queimado, oferecendo riscos à tripulação.


Manutenção programada vai levar dobro do tempo normal

O Período de Manutenção Atracado 2005, para reparar e revitalizar sistemas do navio, vai durar nove meses. Quase o dobro do tempo normal, segundo militares ouvidos pela reportagem. “Em geral, a manutenção começa em julho e vai até dezembro. Agora levarão mais tempo porque a situação é crítica”, avalia um militar.

Segundo oficial do navio, devido ao risco de acidentes, duas viagens que seriam feitas pelo São Paulo, antes do reparo, foram canceladas.


Estão fora do ar 27 helicópteros

Estão hoje em operação, na Marinha do Brasil, 42 dos 69 helicópteros, sendo 12 Bell Jet Rangers. Para contornar a redução de aeronaves disponíveis, a Marinha do Brasil afirmou na nota enviada ao DIA que está “em entendimentos” com a Força Aérea Brasileira (FAB) para que pilotos navais possam voar nos aviões da Aeronáutica.

A Marinha também confirma que, dos 23 caças A-4 Skyhawk comprados do Kuwait pelo Governo Fernando Henrique para servir ao porta-aviões São Paulo, somente dois estão voando. Os outros 21 caças estão parados na Base Aérea de São Pedro da Aldeia, na Região dos Lagos, à espera de conserto.

Segundo a corporação, já foi assinado contrato de manutenção de aeronaves com a empresa Lockheed Martin, da Argentina, “a fim de possibilitar aumento de aeronaves e vôos para treinamento de seus pilotos”. A partir de outubro, seis caças estarão em condições de vôo, diz a nota. Segundo militares, a Marinha investiu no treinamento dos pilotos nos EUA. Mas, com pouca chance de mostrar o que aprenderam, estão perdendo a qualificação. Cada piloto que passa três anos nos EUA custa US$ 750 mil (R$ 1,8 milhão).
©2005 DEFESA@NET - Brasil


http://www.defesanet.com.br/marinha/odia10jul05.htm




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#5 Mensagem por Ricardo Rosa » Seg Jul 11, 2005 2:00 pm

Boa tarde a todos,

Realmente é uma situação triste e lamentável, mas no caso dos A-4 KU, é muito estranho, pois, eu me lembro que na época em que a Marinha adquiriu as aeronaves, também estava incluído, no contrato de obtenção, o treinamento de mão-de-obra, o fornecimento de ferramental e grande quantidade de peças de reposição (inclusive alguns motores). Acredito na contingência orçamentária e até, em certo ponto, em um erro de planejamento, mas é estranho o curto espaço de tempo para ocorrência desses tipos de problemas. O que será que realmente aconteceu?

Abraços.




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#6 Mensagem por Vinicius Pimenta » Seg Jul 11, 2005 2:09 pm

Curto espaço não. Se não me engano a MB já está com os A-4 há mais de 5 anos.




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#7 Mensagem por Ricardo Rosa » Seg Jul 11, 2005 2:25 pm

Vinicius Pimenta escreveu:Curto espaço não. Se não me engano a MB já está com os A-4 há mais de 5 anos.



Vinicius, em termos de planejamento não me parece um espaço de tempo tão dilatado, porém esses estoques, é lógico, um dia secam. Realmente, para falta de verbas não há planejamento nem logística que consigam resistir.

Abraços.




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#8 Mensagem por Lauro Melo » Qua Jul 13, 2005 4:23 pm

talharim escreveu:Caiu também um Sea King a uns 2 anos atrás no Rio Grande do Sul,matando se não me engano 4 militares.
São acidentes demais para FAs do tamanho da nossa e que ficam a maior parte do tempo no chão por falta de verbas para treinamento.


Nesta não Talha, não caiu nenhum Sea King. O último foi a mais de 10 anos atrás.

Valeu,,,,




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Re: Chuta que é Macumba!!!

#9 Mensagem por Lauro Melo » Qua Jul 13, 2005 4:27 pm

Francisco Daniel escreveu:Vários incidentes e acidentes vem cercando a Marinha nesses últimos 10 anos, podemos citar:

1º) "Afundamento" do Submarino Tonelero.

2º) Incidente com a fragata Rademaker.

3º) Acidente recente com NAe São Paulo.

4º) Queda do Super Lynx N-4007 quando aproxima-se para pouso na F Constituição em 10/07/2003.

5º) Queda do Esquilo N-7046 em 20/11/1997.

6º) Queda de um Esquilo próximo ao município de Novo Airão em 15/07/1998, matrícula desconhecida.

7º) Queda do Esquilo-BI N-7083 em 16/11/2002.

8º) Queda do Esquilo N-7053 em 09/09/2003 em Corumba(MS), possivelmente reparado.

9º) Queda do Super Lynx N-4008 em 19/05/1999.

10º) Queda do Bell Jet Ranger II na cidade Maravilhosa recentemente.

11º) Queda da porta de Esquilo na cidade de Natal (RN), também recentemente.

12º) ????

Contribuam...

fontes: http://www.naval.com.br
http://www.geocities.com/avnavbr/index.html



Francisco Daniel,

Dados citados entre 1997 e 2005, apenas 9 anos.

Ta achando muito, procura informções de outras Marinhas; para comparar e vai ver.

Sendo :

2 ) Não foi culpa da MB.

8 ) o Esquilo foi recuperado.

11 ) Po foi uma porta.

Valeu,




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#10 Mensagem por Vinicius Pimenta » Qua Jul 13, 2005 6:59 pm

8 ) o Esquilo foi recuperado


Mas não deixa de ser um acidente.

11 ) Po foi uma porta


Também não deixa de ser um acidente. Assim como foi uma porta, poderia ter sido um rotor de cauda, aí ia ser bem pior. O que causou a queda da porta? Só sabendo isso que podemos afirmar qualquer coisa.




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#11 Mensagem por REGATEANO » Qua Jul 13, 2005 9:52 pm

Resolvi abrir este tópico não porque achei que todos os incidentes são de culpa da Marinha, mas sim porque esta anda numa tremenda maré de azar, como se forças ocultas (ou não) estivessem agindo.

[]´s




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#12 Mensagem por talharim » Qua Jul 13, 2005 10:34 pm

Lauro Melo escreveu:
Nesta não Talha, não caiu nenhum Sea King. O último foi a mais de 10 anos atrás.

Valeu,,,,


Agora estou com dúvidas :roll: ............Tenho certeza que caiu um heli da MB faz 1 ou 2 anos no RS................naum sei qual modelo,poderia ter sido um Sea Stallion,um Merlin ou algo menor como um Seasprite do CFN........

Alguém se lembra? :roll:




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#13 Mensagem por Vinicius Pimenta » Qui Jul 14, 2005 1:00 am

O talharim está certo. Caiu sim um helicóptero da MB no Sul, creio eu que mais precisamente na Lagoa dos Patos. Me parece que era um Esquilo.




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#14 Mensagem por JTH » Qui Jul 14, 2005 3:33 pm

Aos colegas do Forum: saudações paulistanas!

Talharim:

7º) Queda do Esquilo-BI N-7083 em 16/11/2002.


Acredito que a data correta seja 16/08/2002, quando o HB-355 Esquilo BI (VH-12 - Marinha 7083) do HU-5 (5º Esquadrão helicópteros) da MB se acidentou, já na "pernada" de volta a Tramandaí, na Costa Gaucha, proximidades de São José do Norte, vitimando os 5 ocupantes: 3 tripulantes e 2 fiscais do IBAMA, em missão de fiscalização de atividades pesqueiras ilegais. Os corpos de 2 tripulantes foram encontrados na Lagoa dos Patos.


Ref.: http://www.avicom.com.br/aNoticias/2002/208/n13.htm

Vinicius: não era esse acidente a que se referia?


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#15 Mensagem por Lauro Melo » Qui Jul 14, 2005 4:01 pm

Vinicius Pimenta escreveu:O talharim está certo. Caiu sim um helicóptero da MB no Sul, creio eu que mais precisamente na Lagoa dos Patos. Me parece que era um Esquilo.


Não Vinicius,

Ele esta errado. Ele disse que foi 1 Sea King. E não caiu nenhum Sea King a 2 anos.

Valeu,




Editado pela última vez por Lauro Melo em Qui Jul 14, 2005 4:55 pm, em um total de 1 vez.
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