TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%
 
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Justin Case
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#56836 Mensagem por Justin Case » Seg Mar 14, 2011 9:32 pm

cb_lima escreveu::lol: A FAB já disse que não consegue nem manter os M2k voando... imagina M2k-9... :lol:

É ... [029] e aguardar.

[]s
CB_Lima
Amigos,

Sobre o assunto, não creio que haja a menor possibilidade de que os Emirados disponibilizem qualquer Mirage 2000-9 antes de receber seus substitutos. Não há sequer uma decisão sobre qual aeronave será escolhida. Além disso, eles costumam ter requisitos exclusivos e muito demandantes (que requerem desenvolvimento, ensaios e TEMPO). Na minha opinião, nenhum será disponibilizado antes de 2016.

A respeito da capacidade de a FAB voar os F-2000, a disponibilidade média superior a 60% em 2010 e a quantidade de horas voadas por piloto (em torno de 120 horas) não endossa aquela "notícia" que foi publicada semanas atrás. Essa disponibilidade da frota de F-2000 deve ter sido superior à da frota de F-5M.
Lembrem-se que os F-2000 foram comprados para voarem na FAB por 5 (CINCO) anos, e foram recebidos a partir de 2006. Apesar disso, divulgou-se, no ano passado, que voariam até 2013. Neste ano, já avaliaram a extensão do período e agora planejam voá-lo até 2015/2016. Isso não é característica de avião problemático.

Em suma, essa estória de que a FAB não consegue voar F-2000 É LENDA.
Se não houvesse possibilidade de voar consistentemente um avião de 4ª Geração pé-de-boi, não seria sequer cogitado adquirir F-X.

Como sempre, é só minha opinião.
Abraços,

Justin




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Carlos Lima
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#56837 Mensagem por Carlos Lima » Seg Mar 14, 2011 9:37 pm

Justin Case escreveu:
cb_lima escreveu::lol: A FAB já disse que não consegue nem manter os M2k voando... imagina M2k-9... :lol:

É ... [029] e aguardar.

[]s
CB_Lima
Amigos,

Sobre o assunto, não creio que haja a menor possibilidade de que os Emirados disponibilizem qualquer Mirage 2000-9 antes de receber seus substitutos. Não há sequer uma decisão sobre qual aeronave será escolhida. Além disso, eles costumam ter requisitos exclusivos e muito demandantes (que requerem desenvolvimento, ensaios e TEMPO). Na minha opinião, nenhum será disponibilizado antes de 2016.

A respeito da capacidade de a FAB voar os F-2000, a disponibilidade média superior a 60% em 2010 e a quantidade de horas voadas por piloto (em torno de 120 horas) não endossa aquela "notícia" que foi publicada semanas atrás. Essa disponibilidade da frota de F-2000 deve ter sido superior à da frota de F-5M.
Lembrem-se que os F-2000 foram comprados para voarem na FAB por 5 (CINCO) anos, e foram recebidos a partir de 2006. Apesar disso, divulgou-se, no ano passado, que voariam até 2013. Neste ano, já avaliaram a extensão do período e agora planejam voá-lo até 2015/2016. Isso não é característica de avião problemático.

Em suma, essa estória de que a FAB não consegue voar F-2000 É LENDA.
Se não houvesse possibilidade de voar consistentemente um avião de 4ª Geração pé-de-boi, não seria sequer cogitado adquirir F-X.

Como sempre, é só minha opinião.
Abraços,

Justin
Valeu Justin!!! [100] [009]

[]s
CB_Lima




CB_Lima = Carlos Lima :)
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Bourne
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#56838 Mensagem por Bourne » Seg Mar 14, 2011 11:16 pm

cb_lima escreveu::lol: A FAB já disse que não consegue nem manter os M2k voando... imagina M2k-9... :lol:

É ... [029] e aguardar.

[]s
CB_Lima
Então imagina qualquer caça do FX :lol: :( :cry:




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#56839 Mensagem por joao fernando » Ter Mar 15, 2011 9:56 am

Pows, a linha do 2000 ia vir pra Embraer, e a Dassalt teria um caça barato e um caro no Portfólio. Dissemos não, agora Mk2000-9 feito no estrangeiro?

Aionda tem passagem pro Japão???




Obrigado Lulinha por melar o Gripen-NG
helio
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#56840 Mensagem por helio » Ter Mar 15, 2011 11:05 am

Justin Case escreveu:
cb_lima escreveu::lol: A FAB já disse que não consegue nem manter os M2k voando... imagina M2k-9... :lol:

É ... [029] e aguardar.

[]s
CB_Lima
Amigos,

Sobre o assunto, não creio que haja a menor possibilidade de que os Emirados disponibilizem qualquer Mirage 2000-9 antes de receber seus substitutos. Não há sequer uma decisão sobre qual aeronave será escolhida. Além disso, eles costumam ter requisitos exclusivos e muito demandantes (que requerem desenvolvimento, ensaios e TEMPO). Na minha opinião, nenhum será disponibilizado antes de 2016.

A respeito da capacidade de a FAB voar os F-2000, a disponibilidade média superior a 60% em 2010 e a quantidade de horas voadas por piloto (em torno de 120 horas) não endossa aquela "notícia" que foi publicada semanas atrás. Essa disponibilidade da frota de F-2000 deve ter sido superior à da frota de F-5M.
Lembrem-se que os F-2000 foram comprados para voarem na FAB por 5 (CINCO) anos, e foram recebidos a partir de 2006. Apesar disso, divulgou-se, no ano passado, que voariam até 2013. Neste ano, já avaliaram a extensão do período e agora planejam voá-lo até 2015/2016. Isso não é característica de avião problemático.

Em suma, essa estória de que a FAB não consegue voar F-2000 É LENDA.
Se não houvesse possibilidade de voar consistentemente um avião de 4ª Geração pé-de-boi, não seria sequer cogitado adquirir F-X.

Como sempre, é só minha opinião.
Abraços,

Justin
Olá Justin
Será que vc poderia citar a fonte destes dados que vc citou?

Abraços
Hélio




brisa

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#56841 Mensagem por brisa » Ter Mar 15, 2011 11:20 am

Os Emirados anunciaram a pouco, a modernização destes M2000-9....eles ainda vão ficar com eles por um bom tempo.




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#56842 Mensagem por Boss » Ter Mar 15, 2011 11:32 am

Se falam que a FAB não consegue operar qualquer coisa arcaica por causa dos custos, então é melhor acabar com o FX-2 e até com a mesma (mudando o nome para Fraqueza Aérea).

Aposto então que os PCs da FAB não conseguem rodar Flight Simulator também :|




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#56843 Mensagem por ELSONDUARTE » Ter Mar 15, 2011 6:46 pm

DEPOIS DE INUMERAS TRAPALHADAS NESTE PROCESSO...

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Zavva
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#56844 Mensagem por Zavva » Ter Mar 15, 2011 6:54 pm

Novamente este boato...
Caças: Obama pode oferecer navios de ‘brinde’

15 de março de 2011

O governo dos Estados Unidos prepara uma proposta que classifica como “irrecusável”, segundo fontes diplomáticas, para vender 36 aviões de combate F-18 à Força Aérea Brasileira. O presidente Barack Obama considera oferecer, durante a visita ao Brasil, de graça, uma espécie de “brinde” milionário: um número ainda não fixado de navios americanos quase novos, como contribuição para reequipar a Marinha do Brasil.

FONTE: coluna Cláudio Humberto

NOTA DO EDITOR: o Poder Naval adiantou essa notícia com exclusividade no dia 9 de março.

http://www.aereo.jor.br/2011/03/15/caca ... %e2%80%99/




F-X2: Alguns se preocupam com a presença de componentes americanos, eu me preocupo com a ausência de componentes brasileiros.
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#56845 Mensagem por Zavva » Ter Mar 15, 2011 7:19 pm

Obama discutirá petróleo e tecnologia no Brasil

(...)

DEFESA

Dilma parece estar se inclinando a favor da Boeing em um acordo multibilionário com a Força Aérea Brasileira, e Washington tem esperança de avanços nas discussões, embora nenhuma conversa importante seja esperada.

A decisão surpresa de Dilma em janeiro de reiniciar o processo para o acordo foi um dos mais recentes sinais de uma mudança em favor dos EUA sob seu governo.

Lula deu fortes sinais a favor da proposta da francesa Dassault, enquanto Dilma disse ao secretário de Tesouro dos Estados Unidos, Timothy Geithner, acreditar que o F-18 da Boeing é o melhor jato entre os finalistas e que o acordo poderia modernizar a Força Aérea e melhorar os laços estratégicos e comerciais com Washington.

As dúvidas de Dilma envolvem a falta de boa vontade de Washington de autorizar transferências de tecnologia que o Brasil quer como modo de ajudar a desenvolver sua própria indústria de defesa.


SATÉLITE E ESPAÇO

Autoridades dizem que estão trabalhando em um acordo que poderia envolver transferências de tecnologia norte-americana para o programa de satélites brasileiro.

Os detalhes ainda estão sendo negociados, mas o acordo poderia servir de base para que os EUA participem do programa ou auxiliem bases de lançamento operadas pela Força Aérea Brasileira.

O Brasil está ávido para desenvolver um programa espacial e satélite, mas necessita melhorar primeiramente sua tecnologia.

ENERGIA RENOVÁVEL E LIMPA

O Brasil é pioneiro no uso de biocombustíveis e outras fontes de energia renovável, e Washington entende que pode aprender com a experiência e tecnologia do Brasil. Lisa P. Jackson, chefe da Agência de Proteção Ambiental, faz parte da delegação de Obama que visitará o Brasil.

No governo Lula, as conversas eram caracterizadas por irritação do Brasil com as elevadas tarifas dos EUA que tornam quase impossível a exportação de etanol da cana-de-açúcar aos Estados Unidos.

Contudo, essas pressões têm diminuído um pouco recentemente. O aquecido mercado consumidor brasileiro sugere que há menos etanol para o Brasil exportar.

Como resultado, o foco será em outras áreas para um aumento na cooperação. Um proposta em discussão envolveria como a tecnologia brasileira e os combustíveis poderiam ser utilizados para fornecer biocombustível a jatos e a outros equipamentos do Pentágono.

http://oglobo.globo.com/pais/mat/2011/0 ... 017182.asp




F-X2: Alguns se preocupam com a presença de componentes americanos, eu me preocupo com a ausência de componentes brasileiros.
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#56846 Mensagem por Penguin » Ter Mar 15, 2011 7:20 pm

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15/03

Suspensão da compra de caças e licitação

Direito & Justiça

Carlos Eduardo Moreira Valentim
Da Comissão de Direito Administrativo da OAB/SP

A presidente Dilma Roussef já se posicionou no sentido de rever o procedimento da aquisição dos caças pelo governo brasileiro (agora, a compra das aeronaves não será realizada este ano). Por oportuno, importante relembrar que o Planalto se encontrava em negociação avançada com os governos e empresas francesas, suecas e norte-americanas, sendo que, no mandato do ex-presidente Lula, havia nítida preferência pelo caça francês, o Dassault Rafale F3.

Há quase um ano, tivemos a oportunidade de nos manifestar, advogando pela necessidade de se fazer presente a devida motivação do ato de contratação, que deve ser o mais transparente possível e levar em conta eventual “valor a maior a ser pago e outros relevantes aspectos de cunho técnico, social e político”. Nessa linha concluímos que aspectos técnicos devem ser marcantes na decisão, como o parecer da FAB exarado em favor da aquisição do caça sueco Saab Gripen, documento esse que deve ser, no mínimo, incorporado à futura decisão do governo.

Afora as discussões já carreadas por nós – mais aguerridas ao aspecto da motivação da dispensa do procedimento licitatório – entendemos ser mister realçar aspectos da “vantajosidade” (I), fundamentais em sede de licitações públicas, dada a real possibilidade de se retomar o processo desde o início ou, ao menos, com a possibilidade de se aceitar novas propostas. Outro ponto relevante a ser aqui tratado, refere-se a alterações recentes na lei de licitações (II), que devem pautar os atos da administração neste momento, independente da fase na qual o processo se encontra, dado que o alcance delas chega às próprias finalidades da licitação, cuja relevância normativa é das mais marcantes. Vejamos.

Quanto ao primeiro ponto (I), um dos aspectos fundamentais no exame da vantagem a ser obtida em prol do interesse público é que a revisão do procedimento pelo governo demonstra comprometimento com o exame quantitativo (preço) da matéria, tendo-se em vista o notável vulto dos valores a serem desprendidos na aquisição dos caças, que pode chegar à casa da dezena de bilhões de reais.

O outro aspecto é o relativo ao escrutínio da qualidade do bem a ser adquirido, que se reflete na busca por contratado que entregue o bem na medida de da utilidade técnica requerida pelo interesse público. Assim sendo, podemos entrar no segundo ponto (II), relativo às alterações, dando-se destaque àquelas carreadas pela Lei n° 12.349, de 15 de dezembro de 2010. Antes dela, os princípios-macro da lei de licitações, insculpidos no caput do art. 3° da Lei de Licitações, eram os seguintes: garantia da isonomia de tratamento entre os licitantes, a sujeição à da legalidade e a busca pela proposta mais vantajosa.

Adicionalmente, referida lei alçou à mesma condição a “promoção do desenvolvimento nacional sustentável” que, a nosso ver, já restaria inserta na “vantajosidade”. Contudo, aqui a didática exige que passemos ao largo de maior discussão jurídica acerta do mérito dessa inserção. Ressalta feita, a inclusão do princípio do desenvolvimento nacional veio seguida de outras normais subjacentes, a buscar sua concreção, sendo de se destacar, para esse caso, a relativa à preferência, como critério de desempate em licitação, aos bens oriundos de empresas que invistam em pesquisa e no desenvolvimento de tecnologia no país (art 3°, parágrafo 2°, inciso IV, da Lei de Licitações).

Também destaque-se o permissivo legal de que o Edital de Licitação contemple exigência de que o contratado promova medidas de compensação diversas ou financiamentos em favor da administração. Sob o aspecto constitucional, pode-se dizer que a alteração legislativa deu, em certo grau, concreção em sede de licitações públicas aos princípios constitucionais atinentes ao desenvolvimento nacional, conforme se pode inferir no disposto no preâmbulo da Constituição, bem como de seu artigo 3°, donde está assentado que um dos objetivos da República é garantir o desenvolvimento nacional.

Muito embora, de forma de forma geral, a tônica da lei modificadora seja a de beneficiar produtor e empresas brasileiras, o legislador não descuidou de ressaltar a importância do desenvolvimento tecnológico/científico do país, o que é mais especificamente cuidado pelo art. 218 da CF e justamente um dos pontos fulcrais na compra dos caças.

Antes do posicionamento do novo governo, ficou em cheque a preferência pelos caças franceses, significativamente mais caros que os demais, o que seria compensado por vantagens estratégicas, políticas e tecnológicas. Espera-se que o tão propagado tecnicismo da nova Presidência e de sua equipe venha a se fazer presente na gestão que ora se inicia, o que pode ser posto à prova no trato desse assunto, cuja pluralidade de valores a ser sopesada é das mais notáveis. A suspensão do processo para fins de inteiração e revisão já é um bom indicativo desse pendor e merece, até o presente momento, aplausos ou, no mínimo, o benefício da dúvida.




Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#56847 Mensagem por Penguin » Ter Mar 15, 2011 7:22 pm

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Editorial

É extremamente interessante o que vem acontecendo na polêmica concorrência entre as gigantes Boeing e Airbus para o fornecimento de mais de 179 aeronaves reabastecedoras, que irão substituir parte da frota de aeronaves Boeing KC-135 Stratotanker da USAF. Trata-se de um avião que entrou em serviço em 1957. Ao todo, 732 aviões-tanque do tipo foram adquiridos e utilizados. De acordo com a Força Aérea, o último KC-135 só será desativado em 2040. São estes os números, que denotam o potencial de mercado desse contrato, e a principal razão da polêmica que envolve o programa, de nome KC-X. É, sem dúvida alguma, o mais concorrido da história da comunidade de defesa norte-americana. E a razão de tanta dificuldade para que sucessivos governos consigam garantir à sua Força Aérea o que ela precisa está num único elemento: o fator político.

Nessa concorrência que já dura mais de uma década estão em jogo “apenas” 179 aviões de um total que certamente atingirá mais duas ou três centenas. E é evidente que quem vencer esse segmento da disputa certamente levará também o restante. Afinal de contas, os tempos das frotas com diversos tipos de aeronaves fazendo a mesma tarefa acabou. Ficou caro demais. Mesmo para os Estados Unidos.

Tecnicamente a USAF é plenamente capaz de decidir o que precisa. Operacionalmente ninguém sabe melhor do que ela as suas necessidades. No nível econômico, o “x” da questão está no custo de operação, o que é muito parecido em aeronaves – o Boeing KC-767 e o Airbus A-330 MRTT – que já se provaram no mercado civil. Isso porque o programa estipulou um teto de US$ 35 bilhões para o escolhido. Para levar, o pacote tem que caber no orçamento. Em março espera-se o anúncio do vencedor. Mas é bem possível que mesmo que ocorra uma decisão, a coisa não se resolva. Porque o programa deixou de ser mera licitação, transformando-se em verdadeira guerra política. Após idas, vindas, acusações e trapalhadas, o programa foi assolado por brigas e escandalos. Cada lado escolheu a dedo seus defensores na área política e tornou-se tão importante “não deixar o outro vencer” quanto “garantir a vitória de seu produto”. Vale tudo: desde apaixonados clamores contra a perda de empregos que fábricas reais ou futuras terão que enfrentar, até o questionamento da posição dos governos em relação à sua maneira de bem representar o povo americano, seus valores – como a livre concorrência – e os procedimentos da licitação em si. Os campos aparentam estar em grande parte divididos entre democratas, a maioria dos quais prefere a escolha da Boeing, e os republicanos, em grande parte optando pelo Airbus. A briga, estimulada por todas as razões erradas, grande número das quais condenáveis, só prejudica a Força Aérea, que precisa dos aviões, e a razão de ser do programa, que pretende garantir a capacidade de combate norte-americana.

Essa politização exacerbada de um programa de reaparelhamento militar não é ....só de norte-americanos. Por aqui a tal decisão política também vem prejudicando nossa capacidade de defesa bem como o crescimento da indústria aeroespacial militar. Enquanto o governo não escolhe o que é melhor para a Força Aérea, e consequentemente para o Brasil, todo tipo de pressão política gerada externamente, e portanto com objetivos que não são exatamente os mesmos do Estado brasileiro, continuam sendo lançados ao vento. A Presidente Dilma Rousseff sabiamente escolheu informar-se amiúde dos desdobramentos de cada opção para nosso futuro como nação antes de tomar uma decisão. Trata-se de uma postura racional, responsável e em consonância com o que vem fazendo num início de governo que aparenta premiar a responsabilidade acima de tudo.




Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#56848 Mensagem por DELTA22 » Ter Mar 15, 2011 7:32 pm

Penguin escreveu:Imagem
15/03

Suspensão da compra de caças e licitação

(...)
Outra "cartinha" falando da 8.666??????? Isso está me parecendo algo orquestrado... Muito silêncio de um fabricante que muito falava... Para não cometer injustiça, não vou citar o fabricante que desconfio estar fazendo isso. :x :?




"Apenas o mais sábio e o menos sábio nunca mudam de opinião."
Carlos Mathias

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#56849 Mensagem por Carlos Mathias » Ter Mar 15, 2011 7:40 pm

O GF devia é voltar aos velhos e bons tempos.
Dá uma esmolinha prá cada um gastar como quiser e danem-se.

Estilo FX-1, dinheiro prá 12 caças e acabou. :x




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#56850 Mensagem por Guerra » Ter Mar 15, 2011 7:51 pm

Penguin escreveu: A Presidente Dilma Rousseff sabiamente escolheu informar-se amiúde dos desdobramentos de cada opção para nosso futuro como nação antes de tomar uma decisão. Trata-se de uma postura racional, responsável e em consonância com o que vem fazendo num início de governo que aparenta premiar a responsabilidade acima de tudo.
Isso só pode ser brincadeira. 8 anos de enrolação virou postura racional.




A HONESTIDADE É UM PRESENTE MUITO CARO, NÃO ESPERE ISSO DE PESSOAS BARATAS!
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