Senhores, pela zilionésima vez: não se fica independente DEPENDENDO, seja de quem for. França, EUA, Rússia, China, Suécia, escolham. "Ah, mas tem as miraculosas ToTs, que nos redimirão". BAAAAAAAH!
PESQUISAR, DESENVOLVER, é assim que se chega à independência! Ah, mas num dá? É feio, num pooooooooode? Muito caro? É GASTO? Dinheiro jogado fora?
Bueno, bem vindos então ao mundo das prateleiras com brilhantes e coloridas miçangas e espelhinhos. Sejam de que origem for porque há kôzaz que não se dá, não se empresta e não se vende!
Essa discussão está um pé nas bolas mas pode - eu disse apenas que PODE - estar conduzindo a algo maior: a compreensão de que milagre está na esfera divina, não na humana. Que tem que ralar duro para ser alguém no mundo real, não há ToT para passar no vestibular de uma Universidade Federal, ou o cara estuda até se arrebentar ou acaba ouvindo o véio e antológico "meu...sifu".
Assim para pessoas, assim para Países.
Arrisco propor que lá no dito 'andar de cima' (notem que não me refiro a partidos em especial nem mesmo a políticos em geral mas sim a quem realmente manda no Brasil) se parta da presunção que na década de vinte (que retrô, não?) seremos uma espécie de Arábia Saudita industrializada e com vasta capacidade agrícola. O melhor dos mundos. Então é empurrar com a barriga até lá.
Só que é aquela charla, tem que combinar com os outros, os mesmos que nos olham com olhos cada vez mais cobiçosos e à nossa capacidade de 'Defesa' com escárnio cada vez maior, dado o pouco caso com que esta é encarada aqui...
Não são 36 nem 120 caças 4G+ ou ++ ou +++ e suas maravilhosas ToTs que nos salvarão; não são de um a seis SSNs nem de cinco a trinta escoltas de seis mil toneladas; não são dois mil carros sobre rodas ou um fuzil recauchutado para um Exército desdentado e uma população cada vez mais avessa às armas de fogo, lendo e ouvindo a cada dia que estas são o mal, que matam sozinhas crianças indefesas. Não! Nada disso nos garantirá mais do que uma débil e na verdade SIMBÓLICA capacidade de dissuasão/resistência diante de uma coalizão bem armada, experiente e motivada.
RESPONSABILIDADE! RESPEITO PARA COM OS QUE FAZEM DO BRASIL O QUE ELE É! UM GIGANTE EM ECONOMIA E UM ANÃO EM DEFESA!
Fora disso, cedo ou tarde vai ser o 'meu...sifu...'