TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%

Total de votos: 1320

Mensagem
Autor
Zavva
Avançado
Avançado

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#55936 Mensagem por Zavva » Qua Fev 16, 2011 6:52 pm

marcelo l. escreveu:Acho que só eu preferia um caça tampão até o Brasil ter dinheiro para ter um caça de 5 geração, com o dinheiro economizado utilizar em outras despesas tão necessárias quanto dentro das próprias forças até por que os concorrentes do short-list não me entusiasmam.
Eu concordaria com seu raciocínio se acreditasse que nossa classe política nos proporcionaria disciplina orçamentária suficiente, para sustentar um projeto e desenvolvimento, com participação nacional, em um caça de 5a geração...mas eu não acredito que isso seja possivel...ainda.

Mas já pensei como você.

Abs

F-X2: Alguns se preocupam com a presença de componentes americanos, eu me preocupo com a ausência de componentes brasileiros.
Marcos Sanchez
Júnior
Júnior
Agradeceu: 2 vezes

#55937 Mensagem por Marcos Sanchez » Qua Fev 16, 2011 6:55 pm

olha na atual conjuntura qq coisa que vier é lucro.

Nossos F5M não aguentarão muito tempo, os amx, podem ser modernizados, mas vão continuar com aquela turbina fumacenta, os mirage como já sabíamos, logo estarão deixando de voar pq o preço da manutenção será impagável.

Acredito que devemos incentivar nossa indústria, mas não é do dia para a noite que conseguiremos isto. Já superamos muitos obstáculos e conseguimos trazer a aeroeletrônica, construção de navios, submarinos, novos carros para o exército e misseis pela mectron.

Agora querer agregar toda a cadeia logística para a construção de um caça que certamente só será adquirido por nós, demanda tempo e estão deixando nossa frota sucatear sob este aspecto.

Hoje todos os países emergentes querem fabricar seus caças, então, não haverá para quem vender. Vejam por exemplo, frança não consegue vender o rafale, a suécia, vendeu alguns aviões para a africa do sul e outro país europeu que esqueci o nome. Os EUA só venderam F18 para a austrália, f15 para arabia e alguns f 16. O F35 terá um custo astronômico e terá versão inferior.

Então, vamos deixar essa coisa de lado, conseguir integrar os armamentos para não ficar nas mãos de ninguém como aconteceu na argentina que teve os códigos do exocet entregues pela frança.

Não adianta tb termos uma ferrari na garagem e não ter $$$ para colocar gasolina.

Todo mundo fala, mas na hora AH, são os velhos F16 que estão voando e os f22 mal podem voar pois cada vez que retornam tem que fazer reparos nas coberturas anti radar a preços no céu.

Ninguém duvida da capacidade do rafale, mas, se mal conseguimos manter os mirages voando, o que se dirá de rafales a um custo de US$ 14.000 a hora de voo. Não temos como ser uma força poderosa do dia para a noite, mas poderemos ser um força de respeito.

Enquanto discutimos que caça comprar há mais de 13 anos, o chile se reequipou, os su 30 do chaves estão voando, e logo é capaz da argentina ter novos aviões e ainda estaremos sendo motivo de chacota, porque pedimos informações, relatórios, vôos de teste e não compramos nada. Quem tem que decidir qual caça comprar é a FAB pq ela é que irá operar e saber o custo de fazê-lo.
Veja a India por exemplo, está desenvolvendo o t-50 mas voa de SU-30, moderniza os Mig 29 e fabrica alguns caças, mas não fica apenas vinculada a um avião.

Todos os dias navego esperando uma notícia, mas há única coisa que vejo, é cancelamento e prorrogação.

Sinceramente preferia ter F16 ou gripens ou su 30 voando do que aviões ultramodernos em relatórios. Ou tomamos uma decisão logo, ou paramos com tudo voamos os f 5 e amx até acabarem e entremos logo em associação para a produção de um caça novo, pq até sair a decisão e entrega do primeiro aparelho, este estará já defasado.

Desculpem o desabafo, mas, estou cansado de tanta enrolação e nenhuma decisão.

Admiro demais a MB pq consegue se manter, adquirir novos meios com os recursos que tem.

Abraços a todos
Marcos sanchez

orestespf
Sênior
Sênior
Agradeceram: 1 vez

#55938 Mensagem por orestespf » Qua Fev 16, 2011 7:04 pm

Não sei se os amigos e colegas estão lembrando que nossos três aviões de combate (F-5, A-1 e F-2000) estão chegando ao fim de suas vidas úteis em períodos muito próximos. Assim sendo, pergunto: iríamos ao mercado de usados para comprar cerca de 120 caças tampão? É isto que estão dizendo ou estão pensando apenas na substituição dos M-2000? Se este for o caso, então este papo de tampão é bobagem, basta um MLU neste caça (ele chega ao final de sua vida útil no que diz respeito ao que foi programado inicialmente, ou seja, a FAB o adquiriu para ser do jeito que veio e para chegar no máximo a 2016, sem gastar nem mais um centavo neste vetor). O que o Brasil/FAB precisa é de novos caças novos e não do eterno tampão.

marcelo l.
Sênior
Sênior
Agradeceu: 138 vezes
Agradeceram: 66 vezes

#55939 Mensagem por marcelo l. » Qua Fev 16, 2011 7:22 pm

orestespf escreveu:Não sei se os amigos e colegas estão lembrando que nossos três aviões de combate (F-5, A-1 e F-2000) estão chegando ao fim de suas vidas úteis em períodos muito próximos. Assim sendo, pergunto: iríamos ao mercado de usados para comprar cerca de 120 caças tampão? É isto que estão dizendo ou estão pensando apenas na substituição dos M-2000? Se este for o caso, então este papo de tampão é bobagem, basta um MLU neste caça (ele chega ao final de sua vida útil no que diz respeito ao que foi programado inicialmente, ou seja, a FAB o adquiriu para ser do jeito que veio e para chegar no máximo a 2016, sem gastar nem mais um centavo neste vetor). O que o Brasil/FAB precisa é de novos caças novos e não do eterno tampão.
MLU de Mirage é caro, só se for com Israelenses. A questão dos tampões podem não ser 120, mas uma boa quantidade para aguentar até 2020 ou mais quando os preços do 5 geração começarem a baixar de preço. E ainda tem o agravante se confirmado que os aviões da geração do FX-2 não tem chance contra os da 5 geração não adianta colocar entre 25 a 35 bi.

O problema do F-X-2 é que demorou demais e os riscos de ter um "equipamento obsoleto" (em termos lógico) rápido ficaram altos.

"If the people who marched actually voted, we wouldn’t have to march in the first place".
"(Poor) countries are poor because those who have power make choices that create poverty".
ubi solitudinem faciunt pacem appellant
Luís Henrique
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 184 vezes

#55940 Mensagem por Luís Henrique » Qua Fev 16, 2011 7:26 pm

marcelo l. escreveu:Acho que só eu preferia um caça tampão até o Brasil ter dinheiro para ter um caça de 5 geração, com o dinheiro economizado utilizar em outras despesas tão necessárias quanto dentro das próprias forças até por que os concorrentes do short-list não me entusiasmam.
Para mim seria uma ótima opção desde que partíssemos para um 5ª geração nacional.

O caça tampão não importa tanto.
Mas a sequência teria que ser a aquisição da SAAB pela Embraer e a aquisição da Volvo pela Odebrecht.
Ai desenvolveriamos um caça de 5ª geração de porte semelhante ao Rafale/Eurofighter, so que 100% nacional.

Su-35BM - 4ª++ Geração.
Simplesmente um GRANDE caça.
marcelo l.
Sênior
Sênior
Agradeceu: 138 vezes
Agradeceram: 66 vezes

#55941 Mensagem por marcelo l. » Qua Fev 16, 2011 7:30 pm

Zavva escreveu:
Eu concordaria com seu raciocínio se acreditasse que nossa classe política nos proporcionaria disciplina orçamentária suficiente, para sustentar um projeto e desenvolvimento, com participação nacional, em um caça de 5a geração...mas eu não acredito que isso seja possivel...ainda.

Mas já pensei como você.

Abs
A questão nem é o caça 5 geração, a outros projetos bem interessantes até para exportação como fuzis, nova fábrica de helis no Brasil,(que é a única saída se quiserem competição com a Helibrás), Blindados, misseis, UAVs etc...

A gama de projetos nacionais é enorme que com metade desse dinheiro (se pensarmos na compra de 120 caças dá para fazer) que sairá o F-X-2. Claro que a honra nacional ficaria arranhada, mas no fundo não sei se as forças armadas preferem ter um equipamento melhor sem os caças ¨de ponta* e um soldo mais favorável.

*Um usado é sempre um usado.

"If the people who marched actually voted, we wouldn’t have to march in the first place".
"(Poor) countries are poor because those who have power make choices that create poverty".
ubi solitudinem faciunt pacem appellant
FCarvalho
Sênior
Sênior
Agradeceu: 5734 vezes
Agradeceram: 3272 vezes

#55942 Mensagem por FCarvalho » Qua Fev 16, 2011 7:40 pm

orestespf escreveu:Não sei se os amigos e colegas estão lembrando que nossos três aviões de combate (F-5, A-1 e F-2000) estão chegando ao fim de suas vidas úteis em períodos muito próximos. Assim sendo, pergunto: iríamos ao mercado de usados para comprar cerca de 120 caças tampão? É isto que estão dizendo ou estão pensando apenas na substituição dos M-2000? Se este for o caso, então este papo de tampão é bobagem, basta um MLU neste caça (ele chega ao final de sua vida útil no que diz respeito ao que foi programado inicialmente, ou seja, a FAB o adquiriu para ser do jeito que veio e para chegar no máximo a 2016, sem gastar nem mais um centavo neste vetor). O que o Brasil/FAB precisa é de novos caças novos e não do eterno tampão.
Caro Orestes, o Brasil, como diria um brigadeiro, se quiser ser, tem de ter.

Este, no meu humilde ponto de vista, é o que está a nos fazer passar essa vergonha toda e ser motivo de chacota mundial, não só nos fóruns estrangeiros, mas também nas rodas diplomáticas.

Não há vontade politica, e nem necessidade ou interesse politico, de decidir-se nada. Agora ou depois. Seja por um ou por outro candidato. O assunto, devo confessar, e talvez não concordes comigo, é considerado, de 2a categoria, nas salas de reunião da esplanada dos ministérios.

Infelizmente a classe politica no Brasil ainda não evoluiu, no que concerne a Defesa Nacional, em maturidade, o que evoluiu em materia de gestão publica, por exemplo, no que diz respeito a Lei de Responsabilidade Fiscal. Por um simples motivo: defesa não dá voto, mas o equilibrio fiscal sim.

A canhesta relação do palácio do planalto com a temática defesa, nunca passou realmente de um namorico de porta de casa. Nem se atreveu a pensar-se em casamento.

A permanencia do NJ no ministério da defesa deveu-se muito mais a pragmática cnostatação de que ele conseguiu ter autoridade e respeitabilidade sobre os militares, e consequentemente, os mantém "na linha" de subordinação que o planalto os quer.

Infelizmente, tratar sobre defesa ainda é um assunto indigestos para a maioria dos politicos do Brasil. Óbvio que isto não justifica mais que um decênio de atraso na escolha de um caça para a FAB, mas dái pode-se ver o quão ainda indigesta complicada é a relação do meio politico nacional com as fa's.

Precisamos de um caça sim. Mas antes de precisarmos de um caça, precisamos que toda essa veborragia sobre politica e estratégia nacional de defesa sejam concretizadas não somente nos meandros do poder de bsl, mas antes, na própria mentalidade da sociedade civil brasileira. O que o povo não sente necessidade de ter ( ou ser), naturalmente não será motivo de atenção da hipocrisia da nossa classe politica de plantão.

E se o povo não acredita que precisamos agora de um caça para a FAB, então pra quê pressa de decidir...

A FAB fez a sua parte através da COPAC. E diga-se, sem babação, que o fez muito bem. O problema é que a necessidade da FAB por um novo caça, jamais em tempo algum nesses 10/15 anos de FX nunca fez parte verdadeiramente da agenda politica do país.

E aí está posto esse fato. Estamos já há mais de 3700 páginas de discussão dessa novela, e voltamos praticamente ao inicio das discussões: um caça tampão para a FAB.

Dou por finda minha participação neste tópico, que muito raramente escrevo, não só pela inanição de idéias como pela extrema frustação e constatação de que um simples programa de aquisição de caças tenha virado essa panacéia, um verdadeiro samba do crioulo doido.

Pois é. A história continua a mesma. "Nunca antes na história desse país..."

Realmente, em relação a defesa do Brasil "NUNCA" é uma palavra sintomática mesmo.

Flavio

Carpe Diem
orestespf
Sênior
Sênior

#55943 Mensagem por orestespf » Qua Fev 16, 2011 7:51 pm

marcelo l. escreveu:
MLU de Mirage é caro, só se for com Israelenses. A questão dos tampões podem não ser 120, mas uma boa quantidade para aguentar até 2020 ou mais quando os preços do 5 geração começarem a baixar de preço. E ainda tem o agravante se confirmado que os aviões da geração do FX-2 não tem chance contra os da 5 geração não adianta colocar entre 25 a 35 bi.

O problema do F-X-2 é que demorou demais e os riscos de ter um "equipamento obsoleto" (em termos lógico) rápido ficaram altos.
Entendo, Marcelo, mas caro é:

a) demorar mais de uma década para programar o MLU do F-5;

b) demorar outro tanto para o MLU do A-1;

c) ter o MLU definido e não ter os caças modernizados no cronograma inicial previsto;

d) ter optado pelo M-2000 como tampão por não ter conseguido um novo caça no FX-1 e FX-1,5;

e) e por fim, o mais caro de tudo é deixar uma nação sem míseros 120-130 novos caças novos.

Sobre 2020: sim, está correto, mas isto só faz sentido se:

a) os novos caças novos do FX-2 começassem a ser entregues a partir de 2015, de forma tal que o número de horas/voo nos atuais caças fossem diminuindo progressivamente, ou seja, os novos caças seriam mais voados e os velhos poderiam chegar até 2020, quando os últimos caças do FX-2 estariam chegando;

b) diminuir drasticamente o número de horas/voo nos atuais caças, de forma que eles teriam uma sobrevida (solução mais do que paliativa, pois os primeiros F-5M não chegarão até lá, nem em sonho).

Caças do FX-2 versus 5ªG: de onde saiu este assunto, esta coisa estapafúrdia? Veja, os franceses investiram no Rafale; Inglaterra, Alemanha, Itália, Espanha investiram no Typhoon; a Suécia está investindo no Gripen NG; a Rússia não abriu mão de seu SU-35 BM e Mig-35; e os EUA não param de anunciar compras de F/A-18 SH. Todos estes são caças de 4ªG (alguns sem merecer este "título", mas vai lá). Além disso, não existe um caça de 5ªG disponível para ser comprado por terceiros e que já este operacional. O F-22 ainda é uma incógnita, o F-35 deve demorar bem mais (ou a marinha americana não iria comprar mais F-18), o PAK-FA ainda demora bastante também.

Procure pelo PEMAER, lá você verá que a FAB fala em um caça de 5ªG também, mas para ser adquirido a partir de 2031!!!!!!!!!!!! Dá para esperar até lá com os caças que temos? Contando a partir deste ano, um "tampão" teria que durar 20 anos na FAB!!!! Isto é ser realmente tampão?

Abração!!!

orestespf
Sênior
Sênior

#55944 Mensagem por orestespf » Qua Fev 16, 2011 7:53 pm

Luís Henrique escreveu:
Para mim seria uma ótima opção desde que partíssemos para um 5ª geração nacional.

O caça tampão não importa tanto.
Mas a sequência teria que ser a aquisição da SAAB pela Embraer e a aquisição da Volvo pela Odebrecht.
Ai desenvolveriamos um caça de 5ª geração de porte semelhante ao Rafale/Eurofighter, so que 100% nacional.
Luís, Luís... O Brasil assumidamente não tem condições de projetar um caça de 4ªG e você sugere que a gente pare tudo para desenvolver (não sei como!) um caça de 5ªG? Isto faz sentido pra você? Pra mim, não.

Abração!!!

orestespf
Sênior
Sênior

#55945 Mensagem por orestespf » Qua Fev 16, 2011 8:15 pm

Duplicado. :oops: :oops:

Editado pela última vez por orestespf em Qua Fev 16, 2011 8:19 pm, em um total de 1 vez.
orestespf
Sênior
Sênior

#55946 Mensagem por orestespf » Qua Fev 16, 2011 8:16 pm

FCarvalho escreveu:
Caro Orestes, o Brasil, como diria um brigadeiro, se quiser ser, tem de ter.

Este, no meu humilde ponto de vista, é o que está a nos fazer passar essa vergonha toda e ser motivo de chacota mundial, não só nos fóruns estrangeiros, mas também nas rodas diplomáticas.

Não há vontade politica, e nem necessidade ou interesse politico, de decidir-se nada. Agora ou depois. Seja por um ou por outro candidato. O assunto, devo confessar, e talvez não concordes comigo, é considerado, de 2a categoria, nas salas de reunião da esplanada dos ministérios.

Infelizmente a classe politica no Brasil ainda não evoluiu, no que concerne a Defesa Nacional, em maturidade, o que evoluiu em materia de gestão publica, por exemplo, no que diz respeito a Lei de Responsabilidade Fiscal. Por um simples motivo: defesa não dá voto, mas o equilibrio fiscal sim.

A canhesta relação do palácio do planalto com a temática defesa, nunca passou realmente de um namorico de porta de casa. Nem se atreveu a pensar-se em casamento.

A permanencia do NJ no ministério da defesa deveu-se muito mais a pragmática cnostatação de que ele conseguiu ter autoridade e respeitabilidade sobre os militares, e consequentemente, os mantém "na linha" de subordinação que o planalto os quer.

Infelizmente, tratar sobre defesa ainda é um assunto indigestos para a maioria dos politicos do Brasil. Óbvio que isto não justifica mais que um decênio de atraso na escolha de um caça para a FAB, mas dái pode-se ver o quão ainda indigesta complicada é a relação do meio politico nacional com as fa's.

Precisamos de um caça sim. Mas antes de precisarmos de um caça, precisamos que toda essa veborragia sobre politica e estratégia nacional de defesa sejam concretizadas não somente nos meandros do poder de bsl, mas antes, na própria mentalidade da sociedade civil brasileira. O que o povo não sente necessidade de ter ( ou ser), naturalmente não será motivo de atenção da hipocrisia da nossa classe politica de plantão.

E se o povo não acredita que precisamos agora de um caça para a FAB, então pra quê pressa de decidir...

A FAB fez a sua parte através da COPAC. E diga-se, sem babação, que o fez muito bem. O problema é que a necessidade da FAB por um novo caça, jamais em tempo algum nesses 10/15 anos de FX nunca fez parte verdadeiramente da agenda politica do país.

E aí está posto esse fato. Estamos já há mais de 3700 páginas de discussão dessa novela, e voltamos praticamente ao inicio das discussões: um caça tampão para a FAB.

Dou por finda minha participação neste tópico, que muito raramente escrevo, não só pela inanição de idéias como pela extrema frustação e constatação de que um simples programa de aquisição de caças tenha virado essa panacéia, um verdadeiro samba do crioulo doido.

Pois é. A história continua a mesma. "Nunca antes na história desse país..."

Realmente, em relação a defesa do Brasil "NUNCA" é uma palavra sintomática mesmo.

Flavio
Flávio, belo post! :wink:

Apenas uma opinião (especulação mesmo) minha: o governo anterior assumiu como uma de suas prioridades para a política exterior a necessidade o Brasil assumir um assento permanente no CS. Percebeu-se, neste período, que não é possível tal "assento permanente" sem estar com as FFAA devidamente preparadas (não para enfrentar potências, menos ainda os EUA, mas estar com as FFAA em dia). Ganhou força o argumento que diz que FFAA modernizadas é o último argumento que a diplomacia poderia contar. O problema está em saber se esta visão, se este objetivo será mantido no atual governo.

Este papo de uma necessária aproximação com os EUA, que o caso do Irã produziu feridas, que devemos comprar alguns equipamentos militares, entre eles os caças, dos americanos, pelo menos pra mim, é balela. Este tipo de visão é estreita e só faz sentido nos quase argumentos dos que tem maior afinidade com os caças americanos (que é o que está em voga no momento) e naturalmente para aqueles que fazem parte do marketing do produto.

A questão é: este governo quer porque quer lutar para que o Brasil tenha um assento permanente no CS ou não?

Minha opinião: não!

Isto não tem relação alguma com ToTs, não tem relação alguma com preferência por caças franceses (as primárias acusações que vira e mexe surgem por aí). O tal "assento permanente" não é um desejo apenas do Brasil, nem apenas daqueles que já assumiram publicamente, este "assento" é a única coisa que realmente ainda tem importância na ONU e no cenário internacional, fora isso a ONU já não tem o papel de destaque que tinha na época da guerra fria. Só que para o Brasil conquistar o que ele julga vital (reconhecimento e importância internacional) é preciso investir, e investimento implica em gastos.

Tenho a forte sensação que este governo veio para ser o "arruma casa", tecnicismo puro, ortodoxia ao extremo, de maneira que a casa em ordem permita que novos investimentos sejam realizados lá adiante, possivelmente por alguém com perfil estadista. Se isto fizer algum sentido, então os investimentos em defesa seriam tratados apenas como gastos (no sentido mais pejorativo da expressão), implicando na desistência temporária pela luta ao "assento permanente".

Assim sendo, não importa a procedência dos caças, não importa os seus custos, não importa a quantidade, não importa a quantidade de tecnologias que se pretende obter com eles. Nada importa, a não ser o seguinte: no governo passado a interpretação era que o "assento permanente" seria viável desde que houvesse investimento expressivo nas FFAA; se isto não existir no atual governo (e deixo muito claro que não estou fazendo crítica alguma ao atual governo, apenas tentando compreender as coisas), então a luta pelo "assento permanente" passa a ser vista como gasto, e não como investimento. Parece que os tempos áureos dos economistas voltaram e os projetos de estado terão que aguardar, até porque nascemos e vivemos em berço esplêndido, além do fato do Brasil ser um país pacífico (qual o significado desta expressão? Confesso que parece ser conveniente ao momento, não há um marco regulador sobre o seu significado, usa-se ao sabor das bocas, exigentes, de plantão. Será?).

Só para deixar claro o fio da meada: todos sabem da crise econômica que se abateu sobre vários países, incluindo aí os EUA e a Inglaterra; mas alguém viu a população destes países exigir de seus governantes que retirem suas tropas do Iraque e Afeganistão, que parem de gastar em equipamentos militares para que este dinheiro seja gasto/investido nas reais necessidades de seus povos? Eu não vi... Por quê? Simples, para estes povos a prioridade é o Estado e até de suas necessidades prementes eles abrem mão. Cultura, cultura, cultura... Aqui parece não haver; nos contentemos com isso. E nem esta tecnologia, que é gratuita, nós conseguimos absorver. :wink:

Abração!!!

orestespf
Sênior
Sênior

#55947 Mensagem por orestespf » Qua Fev 16, 2011 10:47 pm

Mais um para o mangue... :? :?

Booz
Sênior
Sênior

#55948 Mensagem por Booz » Qua Fev 16, 2011 11:04 pm

Bender, realmente eu quis dizer isto: ir à seção de usados da concessionária mais próxim. Talha véio já quer até fazer negócios com nossos irmãos tugas.
O processo levou tanto tempo que inevitavelmente fará emergir um gap, e dele perderemos a chance de ter uma aeronave já em processo de fim de produção (caso seja o SH), o que aliás me lembra - guardadas as devidas proporções - a estória do FX 1 e o Mirage 2000-5.

A evolução dessa pendenga, PODE, estar sendo levada para 2012. Mas, ainda que seja decidido este ano temos que somar a "boa vontade" do governo que, declaradamente, pensa e age como um cágado quando se fala em bilhões de reais que não sejam para o PAC. Se esta minha presunção estiver correta, teremos 1,5 a 2 anos só de salamaleques das entrelinhas contrattuais e decisões. Isto se a verba fluir não incindo atrasos induzidos e dolosos.

Quando teremos um caça? 2015/6?
Investir nos Mirage?
E quando o FX chegar? Se for o SH: é um avião com notória competência mas já na reta de chegada.
Se for o Gripen teremos que rezar para ele superar eventuais e normais obstáculos de desenvolvimento. O Rafale, que não vendeu em nenhum lugar exceção da França, caso não esteja muito bem amarrado poderá uma dor de cabeça logistica jupiteriana.
Babaus!

Imagem
knigh7
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1963 vezes
Agradeceram: 2489 vezes

#55949 Mensagem por knigh7 » Qua Fev 16, 2011 11:40 pm

Infelizmente, destaquei em letras maiores um parágrafo do artigo abaixo, pois coaduna com o que eu venho pensando. Acho qeu seja bem provável (para a decepcão da maioria,eu incluso) , mesmo que o primeiro desembolso se dê cerca de 12, 18 messes após o anúncio do vencedor. O argumento do jornalista é bem pertinente.
VALOR

Agenda de discussões para visita de Obama ao país continua indefinida

Sergio Leo

O interesse das empresas americanas no mercado brasileiro e a necessidade de apoio governamental para aumentar as exportações brasileiras aos Estados Unidos são, até agora, os principais assuntos escolhidos pelo Palácio do Planalto para marcar a visita do presidente dos EUA, Barack Obama, ao Brasil, em meados de março.

São praticamente nulas as possibilidades de que a presidente Dilma Rousseff escolha a americana Boeing para fornecer os novos caças da Força Aérea Brasileira, mas não se descartam convites aos americanos para fornecer equipamentos à Petrobras.

Não há, nem no Palácio do Planalto, nem no Itamaraty, muita esperança de que o presidente Obama traga o apoio a um assento permanente para o Brasil no Conselho de Segurança das Nações Unidas, iniciativa que inauguraria uma fase inédita na relação entre os dois países.

Obama apoiou a Índia na visita que fez ao país, no ano passado, deixando de lado as críticas do passado pelo desenvolvimento da bomba atômica indiana, ao arrepio dos tratados internacionais. A atuação do Brasil, votando contra sanções ao Irã, porém, até hoje não foi absorvida em Washington.

A menos de um mês da visita de Obama, não há clareza nem sobre o caráter da visita. A Casa Branca ainda não respondeu ao Itamaraty se será uma visita de trabalho, oficial, uma visita de Estado, com mais pompa, ou uma visita de Estado "simplificada", em que, no lugar da visita aos três Poderes da República, o presidente encontraria os chefes dos Poderes em alguma cerimônia, ou em um jantar. Uma única decisão foi tomada, até agora: os dois governos estão empenhados em ressaltar o bom relacionamento entre Brasil e EUA.

Obama deve chegar na sexta-feira, 11 de março. Passará o sábado em Brasília, onde terá almoço no Palácio do Itamaraty, e, no domingo, irá ao Rio, onde está prevista a visita do presidente americano a favela controlada por Unidade de Polícia Pacificadora (UPP). Ele pretende falar ao público, no Rio.

Ainda não se descarta outro evento informal, como um jantar, em Brasília. Nas últimas semanas, houve uma sucessão de visitas de altas autoridades americanas para sondar temas para a agenda do encontro presidencial, que deve ser discutido em detalhes durante viagem do ministro de Relações Exteriores, Antônio Patriota, a Washington, na próxima semana.

A presidente Dilma disse ao secretário do Tesouro, Timothy Geithner, que está preocupada com a queda nas exportações do Brasil aos EUA, e que gostaria de discutir ações para mudar esse quadro. Desde 2006, quando alcançaram o recorde de US$ 46,5 bilhões, as vendas brasileiras aos americanos, afetadas pela valorização do real e pela competição dos fornecedores asiáticos, vêm caindo consistentemente. Em 2010, chegaram ao pior resultado no governo de Luiz Inácio Lula da Silva, pouco mais de US$ 20 bilhões.

Uma das formas de estimular as vendas aos EUA, segundo os técnicos, é retomar as discussões do grupo de trabalho encarregado de debater barreiras técnicas ao comércio. Durante os governos Lula e Bush, foram firmados acordos de cooperação e memorandos de entendimento em temas tão distintos quanto agricultura e direitos da mulher. Boa parte dos contatos entre as duas administrações ficou paralisada, porém, devido aos desentendimentos entre os dois governos, pela ação brasileira nas discussões sobre o programa nuclear iraniano, e pelas eleições no Brasil.

O esforço dos dois governos agora é retomar as discussões, com prioridade para o acordo de cooperação em energia e em biocombustíveis, e para atuação em terceiros países, principalmente na produção de etanol. Os americanos estimulam propostas de atuação conjunta da Embrapa e firmas americanas em pesquisas e assistência técnica para produção agrícola na África.

Há concordância também em relação à ação do G-20 no combate aos riscos de retomada da crise financeira internacional, embora os brasileiros já tenham alertado aos enviados dos EUA que não cerrarão fileiras contra a China, pressionada pelos americanos a mudar a política de câmbio.

Um graduado assessor de Dilma garante que é certo que, embora ela tenha determinado a revisão do processo de escolha para os novos caças da FAB, ela compartilha com o ministro da Defesa, Nélson Jobim, as desconfianças em relação às promessas americanas de transferência de tecnologia. Embora a Casa Branca tenha obtido apoio do Congresso americano para oferecer inéditas condições de transferência tecnológica, a cúpula do governo crê que qualquer reviravolta política no Legislativo dos EUA pode deixar o Brasil refém das decisões do governo americano na manutenção da frota da FAB, caso opte pelos aviões da Boeing.

Dilma não anunciará, pelo menos até meados do segundo semestre, nenhuma decisão sobre a compra dos caças, negócio que pode chegar a US$ 8 bilhões. A presidente, segundo um ministro, considera um anúncio desse tipo incompatível com o momento atual, em que o governo se esforça para mostrar austeridade no ajuste das contas públicas

http://www.fab.mil.br/portal/capa/index ... a_notimpol

E sublinhei um outro interessante....

FCarvalho
Sênior
Sênior
Agradeceu: 5734 vezes
Agradeceram: 3272 vezes

#55950 Mensagem por FCarvalho » Qui Fev 17, 2011 1:37 am

orestespf escreveu:Mais um para o mangue... :? :?
Um dia as coisas mudam. Com educação as pessoas mudam. E se pessoas, mesmo as mais ortodoxas, mudam, quiça uma hora dessas o nosso país também.

Provavelmente nós já teremos virado história... mas lá no futuro, um dia quando lembrarem de nós vão começar a contar a história dizendo: "nunca antes na história desse país..." :lol:

obs: eu particurlamente defiro qualquer homenagem com meu nome em qualquer campus ou escola. Até porque vou ter que estar morto mesmo para ser homenageado... :cry:

por enquanto, prefiro continuar vivo, desconhecido e ignorado... mas bem vivo 8-]

Carpe Diem
Responder