TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação
-
- Sênior
- Agradeceu: 7 vezes
- Agradeceram: 11 vezes
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2
Absolutamente nada mudou na mentalidade do Planalto sobre a END, caças, escoltas e afins. E estamos aqui discutindo o sexo dos anjos. Isso é masoquismo.
O Rafale segue como favorito. Mas no final, bem no fim, a escolha é politica. Sendo assim pode até dar SH.
O Rafale segue como favorito. Mas no final, bem no fim, a escolha é politica. Sendo assim pode até dar SH.
Povo que não tem virtude, acaba por ser escravo.
- Alcantara
- Sênior
- Agradeceu: 215 vezes
- Agradeceram: 248 vezes
- Contato:
Le Rafale a grimpé sur le toit ...Rock n Roll escreveu:Alguém me ajuda que meu francês está com mais de três décadas de ferrugem.
Como é que se diz; " O Rafale subiu no telhado..."
Grato pela ajuda dos companheiros que sei que virá...
"Se o Brasil quer ser, então tem que ter!"
- Rock n Roll
- Avançado
Alcantara escreveu:Le Rafale a grimpé sur le toit ...Rock n Roll escreveu:Alguém me ajuda que meu francês está com mais de três décadas de ferrugem.
Merci mon frére.
Salue!
Olha, como já disse antes prefiro Rafale à SH por conta do background histórico de cada um.
Mas depois dessa nota aí...
Credo, acho que deu pros françois...
- soultrain
- Sênior
pampa_01 escreveu:Absolutamente nada mudou na mentalidade do Planalto sobre a END, caças, escoltas e afins. E estamos aqui discutindo o sexo dos anjos. Isso é masoquismo.
Da excelente entrevista do Hammer:
ALIDE: Parece que está havendo uma lenta implementação de um requerimento novo para que não haja mais componentes americanos nas novas aquisições de defesa no Brasil. Qual o percentual da T.26/GCS pode ser efetivamente classificada como sendo plenamente livre de potenciais embargos através do sietema americano ITAR?
EH: Pretendemos oferecer uma solução do GCS que não trará qualquer restrição ao Brasil de parte dos seus fornecedores estrangeiros, ao longo de toda a vida operacional do navio.
http://www.alide.com.br/joomla/index.ph ... ae-systems
"O que se percebe hoje é que os idiotas perderam a modéstia. E nós temos de ter tolerância e compreensão também com os idiotas, que são exatamente aqueles que escrevem para o esquecimento"
NJ
- Mapinguari
- Sênior
- Agradeceu: 1 vez
- Agradeceram: 6 vezes
Luís Henrique escreveu:Oras, o fórum é sobre o que mesmo???Mapinguari escreveu: Pura síndrome de Super Trunfo, que permeia esse fórum há muito...
Eu não aguento mais esse tipo de comparação, que não leva a nada. A não ser a um eterno loop, claro. Tudo já foi discutido nas mais de 3.000 páginas. Mas a gente sempre volta...
Quer discutir o que?? Que uns acham que a Dilma é superhorneteira desde criancinha???
Que o PIB da China não para de crescer???
Em fóruns militares volta e meia voltamos a discutir vetores.
A culpa não é minha que o FX2 não tem fim.
Mapinguari
- Mapinguari
- Sênior
- Agradeceram: 6 vezes
Segundo o Google: "Le Rafale a grimpé sur le toit"...Rock n Roll escreveu:
Alguém me ajuda que meu francês está com mais de três décadas de ferrugem.
Mapinguari
- Bolovo
- Sênior
- Agradeceu: 547 vezes
- Agradeceram: 442 vezes
Engraçado uma coisa como o FX pode demorar mais de três mandatos (FHC, LULA, DILMA)...
"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
-
- Avançado
- Agradeceram: 97 vezes
Eu ainda vou mais longe: não tenho preferido, pois não sei o que foi pedido nem o que foi oferecido. Como vou saber o que é melhor?Túlio escreveu:lynx escreveu: Não precisava ter pesquisado tanto. Bastava perguntar que eu te diria isso. Também acho bastante improvável que isso seja motivo de qualquer tipo de bloqueio por parte dos EUA. Mas daí a dizer que é coisa simples e que qualquer um pode fazer, vai uma enorme diferença. Isso já derrubou muitas aeronaves mundo a fora e, pior, vai continuar derrubando. No caso dos aviões de combate, a coisa fica um pouco mais crítica em função das informações que esse sistema tem que passar aos demsis sistemas e a sua capacidade de suportar manobras mais bruscas sem bloqueios.
Vou dar um exemplo prático: no antigo Lynx Mk21, o radar desarmava automaticamente sempre que a aeronave subia acima de 5000 pés (me perdoem se a altitude for outra, mas a memória já está fraca) para evitar que sua válvula magnetron torrasse por falta de ventilação. Essa info vinha do altímetro, que faz parte do sistema anemométrico. Se ele falhasse, seu radar torrava.
Isso representa alguma restrição à operação do Rafale? Não sei.
A FAB pediu essa ToT? Não sei.
O sistema é importante? Muitíssimo.
E tem também o sistema de combustível. Bombas, sensores, etc. Coisa simples, não é? Afinal, todo avião tem, desde o 14 Bis. Vai nessa...
Cupincha, uma das razões que me tem conservado frequentador assíduo no DB é justamente o estímulo à PESQUISA, isso é pura musculação para o cérebro, POWS!!!
Ademais, caí duro com uma: radar a magnetron (em linhas gerais, uma válvula que nem aquelas das tvs antigas) é do tempo do guaraná de rolha, hôme véio! O TWT acabou com ele, possibilitando a operação em ondas tão minúsculas que não podiam viajar em meio sólido e abrindo caminho para os radares que vemos até hoje...
Mas, nas buenas, acho que, falar em viajar, tem muita gente nessa, daqui a pouco querem ToT até da carga explosiva do assento ejetor e das lâmpadas das luzes de formação...mas só se for DO RAFALE, claro. Eu mesmo sou Super Hornet mas não chego nem perto do fanatismo, se der Rafale para mim também tá tri, excelente produto para a FAB e MB. E não vai haver choro nem ranger de dentes aqui em casa porque, ao fim e ao cabo, vou continuar tendo que cumprir meus plantões e pagar minhas contas...
Ps: a imensa maioria dos radares em fabricação usam magnetron.
- malmeida
- Avançado
- Agradeceu: 9 vezes
- Agradeceram: 12 vezes
Na verdade, é FHC, LULA, LULA, DILMA...Bolovo escreveu:Engraçado uma coisa como o FX pode demorar mais de três mandatos (FHC, LULA, DILMA)...
Seria cômico se não fosse trágico.
MAlmeida
MAlmeida
- suntsé
- Sênior
- Agradeceu: 232 vezes
- Agradeceram: 154 vezes
O Marino disse (se eu não me engano) que a decisão ja tinha sido tomada. Que foi postergado apenas o anuncio oficial dessa decisão.
Eu vou ficar confiante no que ele disse, e espero que seja assim mesmo.
- Alcantara
- Sênior
- Agradeceu: 215 vezes
- Agradeceram: 248 vezes
- Contato:
De rien, mon amie.Rock n Roll escreveu:Alcantara escreveu: Le Rafale a grimpé sur le toit ...
Merci mon frére.
Salue!
Olha, como já disse antes prefiro Rafale à SH por conta do background histórico de cada um.
Mas depois dessa nota aí...
Credo, acho que deu pros françois...
"Se o Brasil quer ser, então tem que ter!"
- BARAK
- Intermediário
- Agradeceu: 2 vezes
O que eu entendi do que ele disse é que a decisão já saiu das esferas da FAB e do MD. Está nas mãos da DR.suntsé escreveu:O Marino disse (se eu não me engano) que a decisão ja tinha sido tomada. Que foi postergado apenas o anuncio oficial dessa decisão.
"What? Me worry?"
Alfred E. Newman
Alfred E. Newman
Começo a crer que o FX sofra de catalepsia.
Há muito não se ventila nada, só se especula e muito. Já não creio (evidentemente também especulo) que saia decisão nem depois da vinda do bwana. Fomos protelando, pensei que saísse pós aprovação da peça orçamentária, da vinda do Obama, do meu aniversário...
Mas este dilacerante corta na Defesa e a previsões sombrias para 2012 (quem garante que as contas fechem e não se precise nova tesoura?) me deixam ressabiado.
As palavras do Marino foram não foram proféticas, foram pura contatação e exercício de lógica. A decisão, a escolha, já havia sido tomada. O Lula gingou como gingou o FHC e passou-a a uma economista que pegou contas em frangalhos. E aí? Anuncia-se um monumental corte e em seguida diz-se que se gastará alguns bilhões? Ainda que saibamos que esse gasto não é para amanhã a pulga na orelha nos induz a refletir sobre o depois de amanhã. Pior é explicar isto para o "Zé" que começa a ver o novo milagre brasileiro a corroer seu salário.
Nessa perspectiva o SH, em tese, teria mais chances. Não por conta do poder político/econômico e de finaciamento dos americanos. Mas por ser solução inevitavelmente mais barata para o que se pretende e está alí às mãos.
O Gripen dormita na incerteza de um desenvolvimento, um risco e dinheiro, um investimento futuro que balança ante nossas imediatas necessidades.
O Rafale pena no preço e cada vez mais é emparedado pelo birro diplomático entre os países e outras variáveis.
Quem sou para elocubrar algo mais, do jeito que está, eu passava a régua: trazia uns tampões e partíamos para um PAK.
Utopia mesmo né?
Há muito não se ventila nada, só se especula e muito. Já não creio (evidentemente também especulo) que saia decisão nem depois da vinda do bwana. Fomos protelando, pensei que saísse pós aprovação da peça orçamentária, da vinda do Obama, do meu aniversário...
Mas este dilacerante corta na Defesa e a previsões sombrias para 2012 (quem garante que as contas fechem e não se precise nova tesoura?) me deixam ressabiado.
As palavras do Marino foram não foram proféticas, foram pura contatação e exercício de lógica. A decisão, a escolha, já havia sido tomada. O Lula gingou como gingou o FHC e passou-a a uma economista que pegou contas em frangalhos. E aí? Anuncia-se um monumental corte e em seguida diz-se que se gastará alguns bilhões? Ainda que saibamos que esse gasto não é para amanhã a pulga na orelha nos induz a refletir sobre o depois de amanhã. Pior é explicar isto para o "Zé" que começa a ver o novo milagre brasileiro a corroer seu salário.
Nessa perspectiva o SH, em tese, teria mais chances. Não por conta do poder político/econômico e de finaciamento dos americanos. Mas por ser solução inevitavelmente mais barata para o que se pretende e está alí às mãos.
O Gripen dormita na incerteza de um desenvolvimento, um risco e dinheiro, um investimento futuro que balança ante nossas imediatas necessidades.
O Rafale pena no preço e cada vez mais é emparedado pelo birro diplomático entre os países e outras variáveis.
Quem sou para elocubrar algo mais, do jeito que está, eu passava a régua: trazia uns tampões e partíamos para um PAK.
Utopia mesmo né?
- talharim
- Sênior
- Agradeceram: 212 vezes
Eu acho que a TAB deveria desistir de vez do FX e insistir num caça tampao.
Pelo menos para ter uma Força razoável até 2025.
Até lá a mentalidade politica tera evoluido e as condiçoes financeiras do país tbm.
Até lá a mentalidade politica tera evoluido e as condiçoes financeiras do país tbm.
"I would rather have a German division in front of me than a French
one behind me."
General George S. Patton.
one behind me."
General George S. Patton.
- Túlio
- Site Admin
- Agradeceu: 6317 vezes
- Agradeceram: 6667 vezes
- Contato:
talharim escreveu:Eu acho que a TAB deveria desistir de vez do FX e insistir num caça tampao.
Não espalhes mas a RAF está negociando um lote completo de Harriers, Tornados e alguns Typhoons conosco mas só eu é que fui autorizado pessoalmente (em minha última visita ao Palácio de Buckingham, anteontem, como convidado especial para estudar a possibilidade de passar ToTs de churrasco e chimarrão ao Ingleses e pedi isso em troca) por Sua Majestade a comentar o assunto...
“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”
P. Sullivan (Margin Call, 2011)
P. Sullivan (Margin Call, 2011)