Não precisava ter pesquisado tanto. Bastava perguntar que eu te diria isso. Também acho bastante improvável que isso seja motivo de qualquer tipo de bloqueio por parte dos EUA. Mas daí a dizer que é coisa simples e que qualquer um pode fazer, vai uma enorme diferença. Isso já derrubou muitas aeronaves mundo a fora e, pior, vai continuar derrubando. No caso dos aviões de combate, a coisa fica um pouco mais crítica em função das informações que esse sistema tem que passar aos demsis sistemas e a sua capacidade de suportar manobras mais bruscas sem bloqueios.Túlio escreveu:Fiquei curioso com a reiterada menção ao termo 'sistema anemométrico' como se fosse kôza do outro mundo, até feita pelos ETs ( ), apesar da interessante analogia ao termo anemômetro, um termo comum que se refere a um sistema comum e bastante antigo. Fui ver e não é muito mais do que isso mesmo, apenas que em aeronaves utiliza tubos pitot e sensores conectados ao computador do FMS e que serve para calcular velocidades, ângulos de ataque, etc.
Nada de outro mundo e que seguramente foi escolhido pelo custo/benefício, não valendo a pena desenvolver localmente algo específico. Seria como desenvolver, temeroso de embargos, um pneu para caças. Duvido que se aplique ITAR a algo tão corriqueiro como um sistema anemométrico, seria até contraproducente, eis que os EUA lideram sua fabricação e comercialização pela vantagem do PREÇO oriunda da vasta quantidade produzida, principalmente em suas unidades fabris NO EXTERIOR (China e Índia, p. ex).
Bloquear seria estimular o surgimento de acirrada concorrência pelo mundo afora...
Vou dar um exemplo prático: no antigo Lynx Mk21, o radar desarmava automaticamente sempre que a aeronave subia acima de 5000 pés (me perdoem se a altitude for outra, mas a memória já está fraca) para evitar que sua válvula magnetron torrasse por falta de ventilação. Essa info vinha do altímetro, que faz parte do sistema anemométrico. Se ele falhasse, seu radar torrava.
Isso representa alguma restrição à operação do Rafale? Não sei.
A FAB pediu essa ToT? Não sei.
O sistema é importante? Muitíssimo.
E tem também o sistema de combustível. Bombas, sensores, etc. Coisa simples, não é? Afinal, todo avião tem, desde o 14 Bis. Vai nessa...