Em vermelho: Pura bobagem. Toda generalização é perigosa. Mas confesso que, a essa altura, quero mais que comprem logo qualquer um dos três.PRick escreveu:suntsé escreveu:Eu acho que a parceria estratégica com a frança é apenas a nivel de tecnologia. Os nossos amados lideres estaram sendo muito ingênuos, se acham que a frança iriam se indispor com seus aliados mais importantes por causa de nós.
Por isso, esta estória de jogar pedras no Rafale por causa do posicionamento da França no conselho de segurança da ONU, não passa de uma falácia.
Se for assim, deveríamos nem pensar em SH, devido a postura vergonhosa dos EUA, que solicitou a nossa mediação da questão e depois tirou o corpo fora desqualificando os esforços do Brasil...nos tratando como amadores. E infelizmente tenho que reconhecer que nossa diplomacia tem uma postura ingênua e foram ingênuos ao acreditarem que a nossa mediação do caso do Irã seria reconhecida. Nossa diplomacia caiu numa armadilha.
Mas...para os adoradores de americanos...tudo é justificável.
Dessa shortlist, o Rafale é a melhor opção sem duvida. A opção menos Burra.
Sabe que ainda revela mais a posição ideológica travestida em argumentos de cortina de fumaça, é que os defensores do Gripen NG e do SH formam apenas um bloco ideológico, o que apenas indica que trata-se de um Plano A e B da mesma posíção. Não existe problema em defender ora um caça ou outro, de acordo com os ventos midiáticos causam a impressão que determinado concorrente será mais capaz de derrotar a proposta do Rafale.
No meio desse vale tudo, vemos que a lógica, a história, o presente, são todos massa de manobra para justificar a permanência da dependência e subordinação. As das migalhas comerciais e os descontos das prateleiras são as últimas. Quando a realidade aponta para a clara supremacia de um dos concorrentes sobre os outros, apelam para a questão de custos, interessante, como os indianos bem mais pobres do que nós querem o melhor. Porque sabem que nada mais caro que economia porca durante um conflito. E sabem muito mais ainda que a ToT´s e construção local é uma obrigação dos vendedores.
[]´s
TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação
- Mapinguari
- Sênior
- Agradeceu: 1 vez
- Agradeceram: 6 vezes
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2
Editado pela última vez por Mapinguari em Seg Fev 14, 2011 2:29 am, em um total de 1 vez.
Mapinguari
- Mapinguari
- Sênior
- Agradeceu: 1 vez
- Agradeceram: 6 vezes
Pura síndrome de Super Trunfo, que permeia esse fórum há muito...Luís Henrique escreveu:Engraçado que os que apoiam o caça americano enaltecem a superioridade do AESA americano mas nada comentam sobre a diferença significativa da RCS de cada caça. Como se os conflitos de hoje se resumissem em ligar o radar e quem tiver o radar mais forte vence. E em um combate com apoio de aeronaves de alerta antecipado?? o Rafale, possuindo menor RCS não teria grande vantagem???
Comentam também que o caça não possui HMD. O Rafale já provou que vence o F-16 e o F-18 em dogfight mesmo SEM hmd.
E todos sabem que o Rafale F3+ virá com HMD. Mas nada falam sobre o IRST. O Rafale já vem com IRST e segundo o documento indiano, foi MUITO elogiado. O SH b2 não possui e talvez terá uma GAMBIARRA disponível, mas disto nada falam.....
realmente muito engraçado.
Eu não aguento mais esse tipo de comparação, que não leva a nada. A não ser a um eterno loop, claro. Tudo já foi discutido nas mais de 3.000 páginas. Mas a gente sempre volta...
Mapinguari
- Matheus
- Sênior
- Agradeceu: 341 vezes
- Agradeceram: 432 vezes
É uma pena que a SAAB não tenha oferecido um Gripen C com novos sensores (entre eles da Elbit/Aeroeletrônica). Pela mentalidade da política brasileira de corte de gastos das FAs pra mim seria a melhor opção. Qualquer opção da atual short list será bastante dispendiosa, e como os políticos parecem c@g@r pra END mesmo, qualquer que seja a escolha correrá sérios riscos de atrasos/baixa disponibilidade. Além disso, as tais parcerias estratégicas parecem não serem tão parceiras assim. Vai de prateleira, na promo, e contente-se com a manutenção local.
-
- Sênior
- Agradeceram: 25 vezes
Isto é que chamo de atitude madura!Francoorp escreveu:Sabem de uma coisa, estou mudando posição... tomara que vença mesmo ou o Super Hornet ou o GripenNG, que seja tudo assinado no contrato e tudo mais, e depois espero que nada mude no roteiro dos USA e seus fornecimentos de tecnologia.... e embarguem de repente e sem aviso, e ai eu vou querer esfregar isso na cara de paisano americanófilo que não para de dizer que eles são os salvadores das tecnologias e interesses brasileiros, que sem eles tudo está perdido...
Torcer para que o outro vença, para depois torcer para não dar certo e provar que estava certo. Daqueles do tipo: Eu não disse? Não falei ? Olha, vindo de torcedores (isto demonstra que não existe mais razão, é pura emoção) que chegaram a postar a cada vez que o Ministro da Defesa declarava preferencia pelo caça frances os termos TOMA,TOMA TOMA!!! não é de se espantar.....
Não se esqueça Francoorp que por mais que se poste aqui, de quem quer que seja dos participantes do forum(inclusive eu) , não vai mudar uma virgula na escolha do caça por parte do governo federal. Estamos aqui apenas discutindo uma escolha. Portanto não vale a pena, faze-lo de forma emocional, pois o que se pretende é apenas uma discussão sobre temas, sem ter vencedores ou vencidos. Isto apenas serve para que cada um coloque os seus pontos de vista , não tem nenhuma pretensão de transformar numa guerra ideológica. Voce e o Prick são petistas de carteirinha? Ok, não há nada demais nisto, mas por favor respeite àqueles que não são.
Um abraço
Hélio
- alex
- Sênior
- Agradeceu: 10 vezes
- Agradeceram: 79 vezes
Olha se der Hornet pode acontecer, posteriormente, Gripen usado para Low. Caberia no orçamento da FAB.
Genralização é isso, não afeta as exceções, porém, o resto continua como está como aqui mesmo o DB comprova. São Plano A e B da mesma corrente ideológica.Mapinguari escreveu:Em vermelho: Pura bobagem. Toda generalização é perigosa. Mas confesso que, a essa altura, quero mais que comprem logo qualquer um dos três.PRick escreveu:
Sabe que ainda revela mais a posição ideológica travestida em argumentos de cortina de fumaça, é que os defensores do Gripen NG e do SH formam apenas um bloco ideológico, o que apenas indica que trata-se de um Plano A e B da mesma posíção. Não existe problema em defender ora um caça ou outro, de acordo com os ventos midiáticos causam a impressão que determinado concorrente será mais capaz de derrotar a proposta do Rafale.
No meio desse vale tudo, vemos que a lógica, a história, o presente, são todos massa de manobra para justificar a permanência da dependência e subordinação. As das migalhas comerciais e os descontos das prateleiras são as últimas. Quando a realidade aponta para a clara supremacia de um dos concorrentes sobre os outros, apelam para a questão de custos, interessante, como os indianos bem mais pobres do que nós querem o melhor. Porque sabem que nada mais caro que economia porca durante um conflito. E sabem muito mais ainda que a ToT´s e construção local é uma obrigação dos vendedores.
[]´s
[]´s
- ELSONDUARTE
- Avançado
- Agradeceu: 3 vezes
- Agradeceram: 9 vezes
Não sou profundo conhecedor da causa, aprendi muito aqui neste forum, mas pelo historico não dá para confiar nos Americanos não sei se realmente irão mudar sua postura para o BRASIL, minha opinião é que a proposta da França ainda é a de menor risco para nós.helio escreveu:Isto é que chamo de atitude madura!Francoorp escreveu:Sabem de uma coisa, estou mudando posição... tomara que vença mesmo ou o Super Hornet ou o GripenNG, que seja tudo assinado no contrato e tudo mais, e depois espero que nada mude no roteiro dos USA e seus fornecimentos de tecnologia.... e embarguem de repente e sem aviso, e ai eu vou querer esfregar isso na cara de paisano americanófilo que não para de dizer que eles são os salvadores das tecnologias e interesses brasileiros, que sem eles tudo está perdido...
Torcer para que o outro vença, para depois torcer para não dar certo e provar que estava certo. Daqueles do tipo: Eu não disse? Não falei ? Olha, vindo de torcedores (isto demonstra que não existe mais razão, é pura emoção) que chegaram a postar a cada vez que o Ministro da Defesa declarava preferencia pelo caça frances os termos TOMA,TOMA TOMA!!! não é de se espantar.....
Não se esqueça Francoorp que por mais que se poste aqui, de quem quer que seja dos participantes do forum(inclusive eu) , não vai mudar uma virgula na escolha do caça por parte do governo federal. Estamos aqui apenas discutindo uma escolha. Portanto não vale a pena, faze-lo de forma emocional, pois o que se pretende é apenas uma discussão sobre temas, sem ter vencedores ou vencidos. Isto apenas serve para que cada um coloque os seus pontos de vista , não tem nenhuma pretensão de transformar numa guerra ideológica. Voce e o Prick são petistas de carteirinha? Ok, não há nada demais nisto, mas por favor respeite àqueles que não são.
Um abraço
Hélio
------------------------------------------------------------------Penguin escreveu:O APG-79 entrou em operação em 2007. Em 2000 entrou em operação o primeiro caça equipado com radar AESA: F-15C com APG-63(V)2, baseados em Elmendorf no Alaska. Já os primeiros radares PESA equiparam na década de 80 o B-1B e o Mig-31.Não estou falando e entrada em operação, mas em desenvolvimento.PRick escreveu:
Vamos desfazer algumas fantasias, os dados existentes na internet sobre o alcance do radar APG79, não é superior ao alegado para o RBE AESA. Segundo dizem são similares, porém, não existe nenhuma fonte oficial dizendo o alcance dos referidos radares.
Também me parece que as tecnologias usadas nos módulos T/W são distintas sendo que o Radar do Rafale é pelo menos uma década mais recente que o APG-79. Assim, de nada adianta comparar número deles ou a potência disponível do radar. Um dos dados disponíveis é número de alvos que podem ser rastreador, e o RBE pode fazer bem mais, enfim, não existem dados disponíveis para fazer comparação de radar ou mesmo dos sistemas tipo SPECTRA.
Quanto ao HMD, ele já está estava previsto no Rafale, já existe um modelo para tal, no entanto, está sendo dada prioridade hoje para o desenvolvimento do radar. Os franceses desenvolveram os HMD usados na Índia. Como o nossos só serão entregues a partir de 2014, e pelo andar da carruagem mais tarde ainda, não vejo qualquer problema nisso.
Quanto a canal IR do IRST ele está operacional e disponível, porém, AdLA não deverá dotar ele no seu F-3+ road map, escolha da força. Como também não adotou o CFT.
O IRST do Rafale parece ser mais capaz que o Typhoon, Gripen e qualquer SU. O mesmo poderá ocorrer com o SH, com a US Navy não adotando o IRST.
O HMD pode ser decisivo, no entanto, devemos ter em mente que o Rafale é um avião com canard´s ativos, e uma das principais vantagens é a capacidade adicional que esse tipo de controle permite ao piloto apontar o bico do caça para onde quiser. O que fica bem claro em algumas filmagens do HUD, onde um Rafale tenta enquadrar um outro, é muito difícil.
Afinal, os isralenses combatem com F-16 e F-15, aeronaves que são muito inferiores ao Rafale no que tange a capacidade de giro instantâneo e sustentado. Enfim, não são páreos para Rafales, Typhoon ou Gripens em dogfight. O mesmo podemos dizer do F-18, essas plataformas estão superadas em termos de capacidade de manobra. Os F-16, F-15 ainda precisam de grandes estruturas de aeroporto. O F-18E neste aspecto é um meio termo, mas não pode ser comparado ao Rafale e ao Gripen na capacidade de operarem em pistas pequenas.
[]´s
O RBE2 começará a ser entregue em 2013 ( http://www.thalesgroup.com/Pages/PressR ... x?id=15254 ) e é o primeiro radar AESA para caça desenvolvido pela França.
Tanto o APG-79 como o RBE2 utilizam MMIC de GaAs.Mais uma vez não respondeu o que falei, na verdade, não entendeu, o que afirmei é que os mófulos T/W são te tencologias diferentes, porque foram desenvolvidos de forma autônoma e tem especificações e capacidade diferentes, não sendo iguais, não adianta nada compararmos a quantidade deles, para afirmarmos que um radar é melhor que o outro.
Com relação aos futuros desenvolvimento do SH, ao que tudo indica, o IRST interno é um requerimento do MMRCA e faz parte da proposta da Boeing, segundo o artigo abaixo. Também a turbina F414 mais potente faz parte do pacote oferecida aos indianos:Como o Rafale também terá futuros desenvolvimento, porém, aqui discutimos sobre o que está posto para o FX-2
[]s
Até onde sei, cada módulo de um radar AESA funciona como uma "mini-antena" emissora-receptora.
Isso é um parâmetro na comparação da capacidade de radares AESA.
A Thales divulgava um vago "em torno de 1000 módulos", quando na verdade são exatos 838.
No APG-79 são 1.100 módulos.
Engraçado como os textos que você mesmo cola tentando provar alguma coisa, desmentem o que você tenta provar, apenas destaquei a outra parte do texto. Quer dizer o autor deixa bem claro, não sabemos se as fotos são de algo verdadeiro, ou apenas mock up. E ainda tem gente que perde tempo contando os pontinhos. O que importa, se estamos acreditando nos dados da internet, é que o alcance atribuído para o APG-79 é semelhante ao RBE-AESA. Por sinal, outro dado interessante, ambos os radares pesam acima de 260 kgs. Pelo que foi divulgado no aumento de peso do Rafale F-3+, o RBE-AESA deve pesar quase 300 kgs, o mesmo que o APG-79.
Thursday, February 10, 2011
Thales AESA RBE-2 modules pattern
The RBE-2 AA picture released yesterday by Thales has raised a polemic all around the web. Indeed, the number of modules of the presented antenna is exacly 838, which is almost 20% less than the usually advertised "1000 modules" for this radar.
However it is not known if the picture shows the actual radar. It could be an earlier prototype or a dummy. One thing is sure, though: it is exactly the same antenna (same pattern) as the one shown in the previous pictures of the RBE-2 AA.
The graph on the left is illustrating the asymmetrical pattern of the modules and the number of modules on each of the 36 columns of the antenna. http://rafalenews.blogspot.com/2011/02/ ... ttern.html
APG-79/RBE2 AESA
Número de módulos: 1.100/838 = 1,31
Diâmetro: 70cm/55cm = 1,27
[]s
Oras todos nós sabemos como funciona um módulo T/R, o problema é saber se todos são iguais, gastam a mesma quantidade de energia com a mesma capacidade de saída. Sem saber os dados técnigos desses módulos, suas capacidades e como são, se são uma unidade ou se são duas unidades em um, entre outras coisas, continuamos na mesma.
[]´s
- saullo
- Sênior
- Agradeceu: 554 vezes
- Agradeceram: 185 vezes
Perfeito Hélio, até porque torcer pro Brasil se ferrar se escolher um caça americano é o mesmo que o pessoal que não votou na ocupante do Planalto atualmente ficar comemorando essa porcaria de início de governo, onde tem que cortar na carne para se ter um mínimo de condição de governar depois das estripulias e gastanças sem noção que o antecessor fez para elegê-la.helio escreveu:Isto é que chamo de atitude madura!Francoorp escreveu:Sabem de uma coisa, estou mudando posição... tomara que vença mesmo ou o Super Hornet ou o GripenNG, que seja tudo assinado no contrato e tudo mais, e depois espero que nada mude no roteiro dos USA e seus fornecimentos de tecnologia.... e embarguem de repente e sem aviso, e ai eu vou querer esfregar isso na cara de paisano americanófilo que não para de dizer que eles são os salvadores das tecnologias e interesses brasileiros, que sem eles tudo está perdido...
Um abraço
Hélio
Mas somos Brasil acima de tudo, até da mediocridade que tem imperado na capital.
Abraços
- Túlio
- Site Admin
- Agradeceu: 6324 vezes
- Agradeceram: 6676 vezes
- Contato:
É, acho que não vai ter jeito, avisar parece que não adianta mesmo...
“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”
P. Sullivan (Margin Call, 2011)
P. Sullivan (Margin Call, 2011)
-
- Sênior
- Agradeceu: 64 vezes
- Agradeceram: 59 vezes
Tem jeito, não, Tulio...é serviço para voces ou a varanda fica muito lotada, pela não disposição de se envolver em discussões passionais...
Abs!!!
Abs!!!
E agora como ficam a agência Reuters, O Globo e o resto de nossa prestigiosa mídia?
Jobim diz que relacionamento com Dilma é 'ótimo'
14 de fevereiro de 2011 | 13h 02
MARINA GUIMARÃES - Agência Estado
O ministro da Defesa, Nelson Jobim, desmentiu hoje que haja qualquer mal-estar com a presidente Dilma Rousseff, negando rumores publicados pela imprensa. Na semana passada, o jornal Valor Econômico publicou a informação de que Jobim pensava em deixar o cargo por se sentir desprestigiado. Indagado sobre o relacionamento com a presidente Dilma, Jobim disse que é "ótimo". "Não sei de onde eles tiraram isso. Não mandei recado nenhum. Eu não mando recado. Se tivesse desprestigiado já não estaria aqui", afirmou aos correspondentes brasileiros em Buenos Aires, na Argentina.
Jobim negou também que a presidente tenha pedido que o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel, trate da compra de caças aéreos para a Força Aérea Brasileira (FAB). "Isso também é invenção da imprensa. Eu perguntei ao Pimentel e ele disse que não foi encarregado de tratar desse assunto", afirmou.
Sobre a versão de que a presidente já tenha escolhido a norte-americana Boeing para a compra dos caças para a FAB, Jobim disse que "isso não tem fundamento nenhum. Isso é coisa de lobista. Isso é a imprensa que inventou". O ministro da Defesa informou que vai despachar com a presidente Dilma nesta terça-feira, a fim de tratar da compra dos caças e de outros assuntos da Defesa.
http://estadao.br.msn.com/ultimas-notic ... d=27674535
-
- Avançado
- Agradeceu: 22 vezes
- Agradeceram: 45 vezes
Até parece que Jobim diria: "Estou muito bravo com a Dilma, ela não gosta de mim! Não brinco mais com ela!"
- crubens
- Sênior
- Agradeceu: 50 vezes
- Agradeceram: 9 vezes
Quer dizer que só vale notícia Contra, a favor não serve.
"Tudo que é necessário para que o mal triunfe, é que os homens de bem nada façam". Edmund Burke
'O que me preocupa não é o grito dos maus, é o silêncio dos bons.' Martin Luther King
'O que me preocupa não é o grito dos maus, é o silêncio dos bons.' Martin Luther King
Se ele foi perguntar para o Pimentel, é porque esta inseguro e está vendo sinais de que as coisas não estão tão boas assim para ele.PRick escreveu:E agora como ficam a agência Reuters, O Globo e o resto de nossa prestigiosa mídia?
Jobim diz que relacionamento com Dilma é 'ótimo'
14 de fevereiro de 2011 | 13h 02
MARINA GUIMARÃES - Agência Estado
O ministro da Defesa, Nelson Jobim, desmentiu hoje que haja qualquer mal-estar com a presidente Dilma Rousseff, negando rumores publicados pela imprensa. Na semana passada, o jornal Valor Econômico publicou a informação de que Jobim pensava em deixar o cargo por se sentir desprestigiado. Indagado sobre o relacionamento com a presidente Dilma, Jobim disse que é "ótimo". "Não sei de onde eles tiraram isso. Não mandei recado nenhum. Eu não mando recado. Se tivesse desprestigiado já não estaria aqui", afirmou aos correspondentes brasileiros em Buenos Aires, na Argentina.
Jobim negou também que a presidente tenha pedido que o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel, trate da compra de caças aéreos para a Força Aérea Brasileira (FAB). "Isso também é invenção da imprensa. Eu perguntei ao Pimentel e ele disse que não foi encarregado de tratar desse assunto", afirmou.
Sobre a versão de que a presidente já tenha escolhido a norte-americana Boeing para a compra dos caças para a FAB, Jobim disse que "isso não tem fundamento nenhum. Isso é coisa de lobista. Isso é a imprensa que inventou". O ministro da Defesa informou que vai despachar com a presidente Dilma nesta terça-feira, a fim de tratar da compra dos caças e de outros assuntos da Defesa.
http://estadao.br.msn.com/ultimas-notic ... d=27674535
Há alguns meses atrás ele disse com desdem: "Quem é Luiz Marinho ?"
Hoje ele (e os demais concorrentes) sabe muito bem quem é e a sua influencia no processo.
Abs
F-X2: Alguns se preocupam com a presença de componentes americanos, eu me preocupo com a ausência de componentes brasileiros.