ModFrag (Preocupação).

Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Ricardo Rosa
Sênior
Sênior
Agradeceu: 88 vezes
Agradeceram: 4 vezes

ModFrag (Preocupação).

#1 Mensagem por Ricardo Rosa » Qua Jul 13, 2005 10:47 am

Bom dia a todos,

Estou abrindo este tópico para debatermos à respeito de um fato preocupante (pelo menos para mim). No projeto de modernização das Fragatas classe Niterói, os sonares VDS (Sonar de Profundidade Variável) foram retirados das duas antigas unidades A/S que os possuíam. Segundo justificativa da Marinha: na conjuntura mundial atual, a tendência é que o foco da guerra A/S se concentre nas águas litorâneas, águas marrons, e não mais nos espaços abertos e grandes profundidades dos oceanos, águas azuis (Revista Segurança e Defesa n°79, pg.09).
Acho tal medida muito perigosa para a própria capacidade de esclarecimento e detecção A/S da Marinha, se com o VDS já é difícil detectar uma ameaça, imaginem sem ele (não desmerecendo os sonares de casco). Prova do que eu estou falando, aconteceu em uma recente edição da Operação UNITAS, quando o Submarino Tamoio penetrou nas defesas (sem ser detectado), e causou um verdadeiro estrago, afundando inclusive o R-11 Príncipe das Astúrias.

Abraços.

Carlos Mathias

#2 Mensagem por Carlos Mathias » Qua Jul 13, 2005 11:54 am

Prá mim tá parecendo desculpa de duro.

talharim
Sênior
Sênior
Agradeceram: 212 vezes

#3 Mensagem por talharim » Qua Jul 13, 2005 12:18 pm

Para mim a MB vai adquirir escoltas em breve com essa capacidade,então esse hiato vai durar pouco tempo............

REGATEANO
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 3 vezes

#4 Mensagem por REGATEANO » Qua Jul 13, 2005 9:53 pm

Disseram por aí que os sonares ficaram tão bons que não havia mais necessidade do VDS....

FinkenHeinle
Sênior
Sênior
Agradeceu: 6 vezes
Agradeceram: 19 vezes
Contato:

#5 Mensagem por FinkenHeinle » Qua Jul 13, 2005 11:10 pm

Olha,

Segundo minhas informações, não se tiraram os Sonares VDS!

Atte.
André R. Finken Heinle

"If the battle for civilization comes down to the wimps versus the barbarians, the barbarians are going to win."
Thomas Sowell
Ricardo Rosa
Sênior
Sênior

#6 Mensagem por Ricardo Rosa » Qui Jul 14, 2005 12:13 pm

FinkenHeinle escreveu:Olha,

Segundo minhas informações, não se tiraram os Sonares VDS!

Bom dia a todos,

FinkenHeinle, tiraram sim. Eu vi umas fotos dos navios entrando no Porto de Santos, durante a ASPIRANTEX, e na popa só exitia o espaço vazio dos sonares. Pô, não se preocuparam nem em tapar os buracos, isto é, vedar as popas.

Abraços.

Marechal-do-ar
Sênior
Sênior
Agradeceram: 419 vezes

#7 Mensagem por Marechal-do-ar » Qui Jul 14, 2005 12:56 pm

O problema é a utilidade desses sonares em navios, são sonares ativos não é? Sendo assim eles alertariam o alvo antes de detecta-lo, não trazem grande vantagem, esse tipo de sonar é mais util em helicópteros, apesar de alertarem o alvo como o helicóptero voa acaba ficando imune ao alvo (no caso submarinos).

"Quando um rico rouba, vira ministro" (Lula, 1988)
Matheus
Sênior
Sênior
Agradeceu: 341 vezes
Agradeceram: 432 vezes

#8 Mensagem por Matheus » Qui Jul 14, 2005 1:05 pm

ele não trabalha nos dois modos?

Marechal-do-ar
Sênior
Sênior

#9 Mensagem por Marechal-do-ar » Qui Jul 14, 2005 1:21 pm

Sim MCD,
Mas para a guerra ASW o modo ativo é muito mais util ja que submarinos tentam ao máximo não fazer barulho e se é para ter apenas um sonar passivo podemos coloca-lo no casco ja que sonares passivos não sofrem tanto com a salinidade da água.

Vinicius Pimenta
Site Admin
Site Admin
Agradeceu: 65 vezes
Agradeceram: 131 vezes
Contato:

#10 Mensagem por Vinicius Pimenta » Qui Jul 14, 2005 1:23 pm

Me parece uma decisão acertada da MB. Isso é fruto da realidade orçamentária. Esse equipamento e seus sub-sistemas provavelmente são caríssimos. O que a MB fez então? Equipou apenas duas fragatas com tal equipamento para manter a capacitação. Nada impede que depois sejam instalados separadamente se as coisas melhorarem. É uma decisão racional da MB. Ela não está abrindo mão dessa capacidade, está apenas direcionando os parcos recursos para mais áreas e, mantendo a capacitação, deixa as portas abertas para o aumento da capacidade quando assim a situação exigir e permitir.

Vinicius Pimenta

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
alex
Sênior
Sênior
Agradeceu: 10 vezes
Agradeceram: 79 vezes

#11 Mensagem por alex » Qui Jul 14, 2005 3:33 pm

Uma fragata afundada por um sub custa 400 milhões de dolares e mais de 100 vidas perdidas. um Sub pode lancar uma salva de 03 a 04 torpedos endereçados a uma frota, sendo que cada um destes pode ser direcionado a um navio como ja foi feito pelos tupis.
Se a Mb não pode ter estes equipamentos é melhor parar e projetar uma grande guarda costeira....

Lauro Melo
Sênior
Sênior
Contato:

#12 Mensagem por Lauro Melo » Qui Jul 14, 2005 4:05 pm

Vinicius Pimenta escreveu:Me parece uma decisão acertada da MB. Isso é fruto da realidade orçamentária. Esse equipamento e seus sub-sistemas provavelmente são caríssimos. O que a MB fez então? Equipou apenas duas fragatas com tal equipamento para manter a capacitação. Nada impede que depois sejam instalados separadamente se as coisas melhorarem. É uma decisão racional da MB. Ela não está abrindo mão dessa capacidade, está apenas direcionando os parcos recursos para mais áreas e, mantendo a capacitação, deixa as portas abertas para o aumento da capacidade quando assim a situação exigir e permitir.

PERFEITO !!!!!!!!!!!

"Os guerreiros não caem se ajoelham e levantam ainda mais fortes."
TOG: 22 anos de garra, determinação e respeito.
Marechal-do-ar
Sênior
Sênior

#13 Mensagem por Marechal-do-ar » Qui Jul 14, 2005 6:07 pm

alex escreveu:Uma fragata afundada por um sub custa 400 milhões de dolares e mais de 100 vidas perdidas. um Sub pode lancar uma salva de 03 a 04 torpedos endereçados a uma frota, sendo que cada um destes pode ser direcionado a um navio como ja foi feito pelos tupis.
Se a Mb não pode ter estes equipamentos é melhor parar e projetar uma grande guarda costeira....

Sim alex, e um sonar ativo em uma fragata tem pouca utilidade para evitar isso, então não é melhor gastar o pouco que temos em um meio realmente eficaz? Só queria saber quando serão os MODHELI...

Ricardo Rosa
Sênior
Sênior

#14 Mensagem por Ricardo Rosa » Qui Jul 14, 2005 7:01 pm

Vinicius Pimenta escreveu:Me parece uma decisão acertada da MB. Isso é fruto da realidade orçamentária. Esse equipamento e seus sub-sistemas provavelmente são caríssimos. O que a MB fez então? Equipou apenas duas fragatas com tal equipamento para manter a capacitação. Nada impede que depois sejam instalados separadamente se as coisas melhorarem. É uma decisão racional da MB. Ela não está abrindo mão dessa capacidade, está apenas direcionando os parcos recursos para mais áreas e, mantendo a capacitação, deixa as portas abertas para o aumento da capacidade quando assim a situação exigir e permitir.

Boa noite a todos,

Vinicius vc tem certeza disso. Existe algúm informe oficial da Marinha sobre a sua afirmação!

Abraços.

Vinicius Pimenta
Site Admin
Site Admin
Agradeceu: 65 vezes
Agradeceram: 131 vezes
Contato:

#15 Mensagem por Vinicius Pimenta » Qui Jul 14, 2005 7:36 pm

Ricardo Rosas escreveu:Vinicius vc tem certeza disso. Existe algúm informe oficial da Marinha sobre a sua afirmação!

Certeza do que propriamente? De tudo?

Me parece uma decisão acertada da MB.

Opinião pessoal.

Isso é fruto da realidade orçamentária.

Fato público e notório. Não fosse os sistemas já estariam instalados como no projeto original e o ModFrag terminado há tempos.

Esse equipamento e seus sub-sistemas provavelmente são caríssimos.

Opinião pessoal. Não são? Certamente não são baratos.

O que a MB fez então? Equipou apenas duas fragatas com tal equipamento para manter a capacitação.

Não são apenas duas?

Nada impede que depois sejam instalados separadamente se as coisas melhorarem.

Algo impede?

É uma decisão racional da MB.

Opinião pessoal.

Ela não está abrindo mão dessa capacidade, está apenas direcionando os parcos recursos para mais áreas e, mantendo a capacitação, deixa as portas abertas para o aumento da capacidade quando assim a situação exigir e permitir.

Exercício de lógica. Tem duas fragatas com a capacidade, ou seja, não está abrindo mão de nada. O dinheiro poupado é direcionado para outras áreas, não especifiquei quais são porque não sei. Imagino que possam ter sido direcionadas para o Tikuna ou a Barroso. Se você mantém a capacitação, nada impede que você a amplie depois em caso de possibilidade ou necessidade.

:arrow: O que aí precisa de comprovação oficial? :wink:

Vinicius Pimenta

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Responder