UMA TURBINA PAR AO KC-390

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

UMA TURBINA PARA O KC-390

CFM56-5C
5
6%
CFM56-7B/BE
11
13%
IAE V2500
11
13%
PW P1400G
7
8%
MAIS DE UM TIPO DE TURBINA
54
61%
OUTRAS (qual?)
0
Não há votos registrados
 
Total de votos: 88

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 37933
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceu: 5733 vezes
Agradeceram: 3272 vezes

UMA TURBINA PAR AO KC-390

#1 Mensagem por FCarvalho » Sex Fev 04, 2011 11:38 pm

Julgando oportuno o momento, que está perto da escolha, se é que já não foi escolhida, deixo esta enquete aqui para o debate entre os amigos foristas de qual melhor solução a Embraer deve adotar em relação a equipagem das turbinas do KC-390.
As escolhas parecem óbvias, mas o mercado militar possui diferenciais do comercial, fora que, as possibilidades de uma versão civil do KC-390 não estão de toda descartadas. Então este último quesito volta a ter um peso relativo forte na escolha da turbina.
Vejamos o que a Embraer irá fazer. Mas até lá, podemos debater quais as melhores opções.
Façam as suas apostas.

8-]




Carpe Diem
Avatar do usuário
DELTA22
Sênior
Sênior
Mensagens: 5726
Registrado em: Qui Jun 26, 2008 8:49 pm

Re: UMA TURBINA PAR AO KC-390

#2 Mensagem por DELTA22 » Sex Fev 04, 2011 11:45 pm

"MAIS DE UMA TURBINA"??? Não entendi!! Como assim?? [085]




"Apenas o mais sábio e o menos sábio nunca mudam de opinião."
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 37933
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceu: 5733 vezes
Agradeceram: 3272 vezes

Re: UMA TURBINA PAR AO KC-390

#3 Mensagem por FCarvalho » Sáb Fev 05, 2011 12:57 am

DELTA22 escreveu:"MAIS DE UMA TURBINA"??? Não entendi!! Como assim?? [085]
Delta, significa que o KC-390 poderia, como nos jatos comerciais, ser oferecido com a turbina que o operador desejar, a partir dos modelos homologados pela Embraer.

abs




Carpe Diem
Avatar do usuário
R.A.Barros
Sênior
Sênior
Mensagens: 2248
Registrado em: Seg Ago 20, 2007 2:53 pm
Localização: Ponta Porã - MS
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 2 vezes

Re: UMA TURBINA PAR AO KC-390

#4 Mensagem por R.A.Barros » Sáb Fev 05, 2011 1:02 am

DELTA22 escreveu:"MAIS DE UMA TURBINA"??? Não entendi!! Como assim?? [085]
A TAM tem Airbus com turbina CFM e IAE se não me engano.




VALENTE , GUERREIRO E AUDAZ;
NÃO RECUAMOS JAMAIS;
CONTE COMIGO BRASIL , BRASIL !
SEJA NA GUERRA OU NA PAZ.
PARA-SAR
Avatar do usuário
DELTA22
Sênior
Sênior
Mensagens: 5726
Registrado em: Qui Jun 26, 2008 8:49 pm

Re: UMA TURBINA PAR AO KC-390

#5 Mensagem por DELTA22 » Sáb Fev 05, 2011 2:26 am

Ops! :oops: Desculpe ai a viajada... Valeu o esclarecimento dos amigos! Tks! :)

[]'s aos 2.




"Apenas o mais sábio e o menos sábio nunca mudam de opinião."
Avatar do usuário
joao fernando
Sênior
Sênior
Mensagens: 5208
Registrado em: Ter Out 30, 2007 5:53 pm
Localização: Santa Isabel - SP
Agradeceram: 29 vezes

Re: UMA TURBINA PAR AO KC-390

#6 Mensagem por joao fernando » Sáb Fev 05, 2011 9:25 am

Conhecendo a Embraer, obvio que vai ter mais de uma turbina. Pra que ficar amarrado???




Obrigado Lulinha por melar o Gripen-NG
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 61496
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceu: 6317 vezes
Agradeceram: 6667 vezes
Contato:

Re: UMA TURBINA PAR AO KC-390

#7 Mensagem por Túlio » Sáb Fev 05, 2011 10:34 am

Para mim depende mais de COM QUEM a nossa EMBRAER vai se associar nesta parte do projeto. Acredito que haja muito mais implicações nisso tudo, muitas cartas sobre a mesa, esperemos y veamos... :wink: 8-]




“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
Avatar do usuário
Marino
Sênior
Sênior
Mensagens: 15667
Registrado em: Dom Nov 26, 2006 4:04 pm
Agradeceu: 134 vezes
Agradeceram: 630 vezes

Re: UMA TURBINA PAR AO KC-390

#8 Mensagem por Marino » Sáb Fev 05, 2011 11:58 am

Parabéns pela abertura do tópico mais importante das Aéreas.




"A reconquista da soberania perdida não restabelece o status quo."
Barão do Rio Branco
Avatar do usuário
DELTA22
Sênior
Sênior
Mensagens: 5726
Registrado em: Qui Jun 26, 2008 8:49 pm

Re: UMA TURBINA PAR AO KC-390

#9 Mensagem por DELTA22 » Sáb Fev 05, 2011 12:10 pm

Túlio escreveu:Para mim depende mais de COM QUEM a nossa EMBRAER vai se associar nesta parte do projeto. Acredito que haja muito mais implicações nisso tudo, muitas cartas sobre a mesa, esperemos y veamos... :wink: 8-]
Com precisão cirúrgica. De acordo!




"Apenas o mais sábio e o menos sábio nunca mudam de opinião."
Carlos Mathias

Re: UMA TURBINA PAR AO KC-390

#10 Mensagem por Carlos Mathias » Sáb Fev 05, 2011 1:11 pm

Votei errado, na pressa. :?

Eu acho que ela deveria\ homologar mais de uma, quantas fossem possíveis.

Há BOEING voando com GE, PW e RR.
E se não me engano, alguns aviões comerciais russos estão sendo homologados com esses motores e ainda os motores russos.

O negócio é não perder venda. :mrgreen:




Avatar do usuário
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Mensagens: 18932
Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
Agradeceu: 1275 vezes
Agradeceram: 631 vezes

Re: UMA TURBINA PAR AO KC-390

#11 Mensagem por Carlos Lima » Sáb Fev 05, 2011 1:20 pm

Carlos Mathias escreveu:Votei errado, na pressa. :?

Eu acho que ela deveria\ homologar mais de uma, quantas fossem possíveis.

Há BOEING voando com GE, PW e RR.
E se não me engano, alguns aviões comerciais russos estão sendo homologados com esses motores e ainda os motores russos.

O negócio é não perder venda. :mrgreen:
x2!

Votei errado... e concordo com o CM!

[]s
CB_Lima




CB_Lima = Carlos Lima :)
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 61496
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceu: 6317 vezes
Agradeceram: 6667 vezes
Contato:

Re: UMA TURBINA PAR AO KC-390

#12 Mensagem por Túlio » Sáb Fev 05, 2011 1:24 pm

Hehe...pensei antes e votei certo, mais de um tipo de turbina... :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Mas insisto que depende também de QUEM vai entrar junto, Dassault ou Boeing (claro, se é que vai entrar alguma na parada)...




“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 37933
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceu: 5733 vezes
Agradeceram: 3272 vezes

Re: UMA TURBINA PAR AO KC-390

#13 Mensagem por FCarvalho » Sáb Fev 05, 2011 1:26 pm

A Embraer tem negócios de longa data com Pratt & Withney, Rolls Royce e GE, nos caso da familia EMB-110/120 e T-27/A-29, ERJ-145 e E-170/190, respectivamente. Negócios esses que deverão ser a ponta de lança para novas parcerias.

E é interessante notar que nessa nova concorrência, praticamente todas as fabricantes estão envolvidas no projeto/desenvolvimento/comercio de uma das turbinas. E diga-se de passagem, negócios bilionários, e que "ameaçam" fazer entrar a Embraer no campo de briga entre gigantes - cito airbus x boeing - posto que as turbinas acima fazem parte do escopo de negócios de ambas as empresas com seus 737/A-320.

Então, para a Embraer, a questão não se resume simplesmente a selecionar turbinas, mas antecipar também as potencialidades de desenvolvimento de novos projetos que esse novo negócio pode levar a empresa, tanto no campo de defesa como no comercial. E antever se suas consequencias poderão ser administradas pela empresa ou não.

A pergunta é: qual/quais os riscos de cada uma? As benesses de cada concorrente superam em que medida os riscos? Que tipo de parceria seria ideal com cada um? O modelo de gestão atual do projeto KC-390 é bom/válido para o contrato com essas gigantes do setor aeronáutico, ou outro tipo de relação seria necessário?

A embraer neste momento deve estar procurando responder essas questões. A bem de traduzir-se em vantagens potenciais a aliança com qualquer uma delas.

Mais tarde eu tento "responder" essas questões.

Fator significativo. Embora a P1400G ainda não tenha voado, esta turbina, entre os modelos, é a mais nova e possui caracteristicas inovadoras que, talvez, a destaque entre os candidatos. Detalhe. Ela tem previsão de entrar em serviço em 2016. Isso lembra um certo cronograma...

abs




Carpe Diem
Carlos Mathias

Re: UMA TURBINA PAR AO KC-390

#14 Mensagem por Carlos Mathias » Sáb Fev 05, 2011 1:27 pm

Acho que cada coisa é uma coisa Túlio.
Todos esses fabricantes querem muuuuuuuito vender, o papo de semelhanças políticas fica prá trás quando se vislumbra manutenir um motor desses por vinte ou trinta nos, voando 24/7.

Aviação comercial passa por cima de política, eu acho.

Homologa até o motor chinês, se for prá vender prá eles. 8-]




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 37933
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceu: 5733 vezes
Agradeceram: 3272 vezes

Re: UMA TURBINA PAR AO KC-390

#15 Mensagem por FCarvalho » Sáb Fev 05, 2011 1:40 pm

Carlos Mathias escreveu:Acho que cada coisa é uma coisa Túlio.
Todos esses fabricantes querem muuuuuuuito vender, o papo de semelhanças políticas fica prá trás quando se vislumbra manutenir um motor desses por vinte ou trinta nos, voando 24/7.

Aviação comercial passa por cima de política, eu acho.

Homologa até o motor chinês, se for prá vender prá eles. 8-]

Apenas para acrescentar Carlos. O projeto do KC390 está sendo gerenciado pela embraer/FAB. Não tem até o momento nenhum dedo gordo e sujo de outrem a ditar "vantegens" de uma ou outra empresa. O caráter da escolha, até aqui, deve e será, técnico.

A Embraer sabe muito bem aonde lhe apertam os calos, para deixar que certas insinuações e amizades determinem os caminhos do projeto.

Por enquanto projeto do KC-390 está dando um show de gestão adiminstrativa e organizacional.

abs




Carpe Diem
Responder