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Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

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Re: NOTICIAS

#5986 Mensagem por Marino » Ter Fev 01, 2011 6:17 pm

Sociedade
A vida no meio da Amazônia
A mata inóspita, as cidades que mudam de lugar, os eletrodomésticos que não funcionam, o som das
motosserras – e o bom humor dos ribeirinhos
Frederico Junqueira
“Mar de água doce.” Foi assim que Vincente Pinzón, o primeiro explorador a registrar uma viagem à
região amazônica, em 1500, chamou o que hoje sabemos ser a foz do Rio Amazonas. E olha que ele não havia
entrado nem 1 quilômetro rio adentro. Imagine como ele chamaria a região se tivesse vislumbrado o tamanho
do Amazonas desde sua origem na Cordilheira dos Andes ou da selva que cerca os rios da região. Hoje em dia,
todo o mundo já ouviu falar da imensidão da Amazônia, embora poucos conheçam a floresta e seus rios com
intimidade.
Para os que se aventuram a visitá-la, a força e a beleza da Amazônia aparecem já ao primeiro olhar
da janela do avião: é um imenso mar verde, formado pela copa das árvores. Essa imagem levou as pessoas,
por muitos anos, à falsa ideia de que o terreno na Amazônia era plano. Para outros visitantes, a força da
Amazônia é vislumbrada logo em Manaus, no encontro das águas dos rios Negro e Solimões. A luta
permanente das águas cor de barro do Solimões, s nitidamente contrastadas das águas escuras do Rio Negro,
dura quase 7 quilômetros, até que ambos se rendem, finalmente se juntando e fluindo em direção ao mar com
um só nome, o do maior rio em volume do mundo, o Rio Amazonas.
O que me fez despertar para a imensidão amazônica não foi nenhum desses dois marcos. Foi andar
50 metros mata adentro, a quase 1.000 quilômetros de distância de Manaus, fechar meus olhos e, após girar
algumas vezes e abri-los novamente, não ter ideia alguma da direção da margem do rio, onde havia começado
minha caminhada. Talvez eu fosse me perder e desaparecer para sempre, como tantos exploradores sem sorte
ou mal preparados que por ali andaram. Isso se não fosse um sargento da Marinha do Brasil me gritando da
margem do rio, como havíamos combinado.
Eu estava na Amazônia a convite da Marinha, embarcado em um de seus cinco navios-hospitais. Há
27 anos esses navios circulam por toda a região amazônica e do Pantanal, dando à população ribeirinha
tratamento médico, dentário e vacinas. Eu estava acompanhando a missão do Navio Assistência Hospitalar
(NAsH) Carlos Chagas, que navegava pelo Rio Purus, em uma missão diferente das outras: ajudar as vítimas
das enchentes de 2009, a maior em quase 60 anos. E também porque aquele era o Rio Purus, um rio especial
– além de ser considerado o mais sinuoso do mundo, é um dos mais pobres do Estado.
A Amazônia ocupa 60% do território nacional. Metade do continente europeu caberia na Amazônia,
com espaço de sobra. Sozinha, ela seria o sexto maior país em área no mundo. São centenas de rios e
milhares de furos, pequenos canais entre rios que abrem e fecham a cada temporada de cheia, que são as ruas
e estradas da região. Essas estradas podem mudar de local a cada ano, pois a cada cheia a água traça novos
caminhos.
Ao longo dos anos, esses furos vão mudando o trajeto percorrido pelos rios (que, quanto mais antigos,
menos sinuosos são). A Amazônia é um lugar tão inóspito e misterioso que a maioria de sua população,
ribeirinhos e índios, mora nas margens ou perto das margens dos rios. Os caminhos aquáticos são
praticamente a única forma de transporte entre as pequenas comunidades que povoam os rios e as cidades
maiores, aquelas com 1.000 habitantes ou mais, onde existe a chance de encontrar uma linha de telefone, luz
elétrica e, raramente, uma pista de pouso para pequenos aviões. Não fosse pelas TVs e pelos rádios nas casas
de alguns ribeirinhos, seria fácil achar que você retornou ao início do século XX.
Os eletrodomésticos funcionam apenas como decoração na maioria dos casos, pois as poucas
pequenas comunidades com geradores a diesel normalmente têm muita dificuldade para conseguir o
combustível. A presença do governo brasileiro, com exceção das áreas de fronteiras e cidades maiores,
normalmente é limitada a um cidadão local designado como “agente de saúde”, que possui alguns remédios e
purificadores de água para distribuir. Fora isso, a Marinha costuma ser a única representação do governo
encontrada por muitos ribeirinhos em um ano.
Só nas cidades maiores se encontram, por exemplo, a polícia e o Poder Judiciário. E, como me disse
o delegado de uma cidade de 5 mil habitantes à margem do Rio Negro, o tráfico de drogas é atuante, mas, para
tomar qualquer atitude, ele precisa pedir socorro a Manaus, pois só conta com meia dúzia de policiais militares.
Nas pequenas comunidades à margem dos rios menores, a Justiça é administrada pelos próprios moradores.
Surpreendentemente, até desertos podem ser lugares menos inóspitos que os rios e a selva
amazônica. Isso ficou claro em uma missão de reconhecimento a uma pequena comunidade. Nossa lancha
rápida teve uma pane no motor por alguns minutos, o suficiente para que a forte corrente nos jogasse contra
algumas árvores de troncos vermelhos à margem do rio.
A cor vermelha, descobrimos então, era formada por milhares de formigas – que invadiram nosso
barco. Depois de jogar muita água para dentro, usar os remos e um extintor de incêndio, achamos que
tínhamos nos livrado das formigas. Mas horas depois elas ainda eram encontradas nos macacões e coletes
salva-vidas. Muitos rios são propícios a um mergulho, mas na maioria deles a natação não é exatamente recomendada.
Os perigos vão de piranhas, cobras (como as sucuris) e jacarés até, incrivelmente, tubarões. Um
tubarão-cabeça-chata, ou tubarão-touro, já foi avistado no Rio Solimões, a mais de 2.000 quilômetros do mar.
Até desertos podem ser lugares menos inóspitos que os rios e a selva amazônica
A vida dos ribeirinhos
Nas pequenas comunidades à margem do rio, era comum encontrar os poucos homens das
comunidades sentados nas varandas, conversando sobre a pescaria ou a caça da manhã (embora seja quase
impossível caçar durante as cheias). Enquanto isso, as mulheres fazem a maior parte do trabalho. Elas mantêm
a casa limpa, cuidam das pequenas hortas e areiam as panelas – o que é um ponto de orgulho. Em todas as
casas que visitei, as panelas estavam sempre brilhando. Uma de suas principais funções é tomar conta do
elevado número de filhos. Em todas as pequenas comunidades que ajudamos à margem do Rio Purus, só
encontrei duas meninas de 15 anos que não estavam grávidas ou não tinham filhos. Uma delas, vestida
sensualmente, na comunidade de 150 pessoas, não sabia me dizer por que não tinha engravidado ainda. A
outra, vi levando uma bronca da avó, mãe de nove filhos, por não ter “prosperado” nenhuma criança. Nas
comunidades maiores, as cidades da região, a situação era um pouco diferente. Mesmo assim é comum
encontrar mulheres que ficaram grávidas pela primeira vez aos 14 anos. Em alguns casos, aos 12 ou 13.
Uma ribeirinha típica da região é Evanira de Souza, uma mulher simpática e alegre, de 28 anos, que
não sabe ler nem escrever e estava em sua nona gravidez. Três filhos haviam morrido no fim da gravidez ou
logo após o parto. Tendo carregado tanto peso no corpo, não foi surpresa que ela reclamasse de fortes dores
nas costas para os médicos da Marinha. Enquanto conversávamos, dona Evanira segurava o bebê de outra
mulher no colo, com um pedaço de papel grudado em sua testa. Era uma cura para o soluço. s A avó do bebê,
de 59 anos, teve de perguntar ao filho qual era seu sobrenome e sua idade, pois não se lembrava. Em outra
comunidade, um bebê de 1 ano e dois meses não tinha nome. O pai havia avisado a mãe que iria dar o nome
do filho, mas saíra de casa antes do nascimento e ainda não voltara. Assim, a mãe e a avó do bebê o
chamavam apenas de “bebê”. Outra mãe, com oito filhos, cuidava de mais duas crianças, porque seus pais
“não as queriam mais”.
Vi uma menina de 15 anos levando bronca da avó por não ter “prosperado” nenhuma criança
Certo dia, entramos em um furo no rio com as lanchas rápidas do Carlos Chagas, procurando uma
comunidade da qual não sabíamos o nome. Até então os mapas a designavam como “Imediatópolis”, pois ela
havia sido descoberta pelo imediato (ou subcomandante) de um dos navios-hospitais da Marinha no ano
anterior. Nessa comunidade encontramos uma simpática e interessante família. O senhor Francisco de Lima e
sua mulher, Maria Zulene, ambos com 45 anos, tinham 16 filhos, 22 netos e alguns bisnetos a caminho. Juntos,
eles representam mais da metade dos habitantes de Imediatópolis. Dona Zulene estava em sua 17a gravidez.
Seu Francisco vestia uma camisa do Vasco da Gama. Em grande parte da Amazônia, só se veem camisas e
torcedores de dois times, os cariocas Vasco e Flamengo, mesmo sendo quase impossível ver os jogos fora das
cidades maiores.
A motosserra na selva
Quando a equipe médica do Carlos Chagas se aproximava das comunidades à margem do rio, a
reação mais normal era os moradores se aproximarem rapidamente, ao reconhecer o “pessoal da saúde da
Marinha”. Para a maior parte dessas pessoas, a Marinha é a única chance de receber cuidado médico, dentário
e vacinas. Em outras ocasiões, o medo da medicina moderna fazia com que moradores se recusassem a
receber tratamento. Mais de uma vez vi moradores fecharem suas janelas, se escondendo, com medo das
pessoas “do governo”. Esse medo era sempre vencido quando os moradores se asseguravam de que não eram
os fiscais do Ibama e sim a equipe de saúde da Marinha.
O Carlos Chagas tem um helicóptero a bordo, que pode ser lançado para anotar as coordenadas do
local, para posteriormente repassá-las ao Ibama – ou, em caso de drogas, à Polícia Federal. Mas há muito
poucos agentes para fiscalizar tanta floresta. Lamentavelmente, atividades ilegais como a pesca do pirarucu
fora de época ou o corte de árvores são das poucas opções para se manter na região. O escambo da madeira,
dos peixes e animais caçados ilegalmente é realizado por intermédio de receptadores que circulam pelo rio e
dão em troca botijões de gás, alguns litros de óleo diesel para os geradores ou poucos reais.
Um garoto caiu da árvore e foi perfurado por um galho. Só foi atendido 16 anos depois do acidente
As Nações Unidas, ONGs e institutos internacionais discutem a alternativa de pagar à população local
para que conserve a floresta, mas é quase impossível fazer o dinheiro chegar a quem precisa. Na maioria das
pequenas comunidades que visitamos, as pessoas não tinham documentos (para muitos, o documento é a
carteira de vacinação) nem noção de seus direitos ou deveres. O isolamento é tão grande que muitos nem
recebem o famoso Bolsa Família. Como um programa de distribuição de dinheiro poderia funcionar, a não ser
em pequena escala e em locais específicos?
Navios da esperança
A tripulação normal do Carlos Chagas é de 40 pessoas, mas em todas as missões de ajuda às
populações ribeirinhas a tripulação é acrescida de pelo menos três médicos, três dentistas, enfermeiros, um
farmacêutico e um sargento fuzileiro naval do ramo de inteligência. A função do sargento é colher informações
sobre as comunidades, tirar fotos e determinar se existem pessoas ou organizações estranhas trabalhando na
área. Já houve, por exemplo, o caso de dois geólogos estrangeiros que, fingindo ser auxiliares de um padre,
viviam na região.
Em 2009 os NAsH completaram 25 anos de serviços à população ribeirinha na Amazônia e no
Pantanal, 365 dias por ano. Apenas nos 18 dias em que o Carlos Chagas estava aberto para atendimentos
nessa missão, em um rio esparsamente povoado, atendeu mais de 1.500 pessoas. Durante um ano, a Marinha
presta serviço médico e dentário para mais de 150 mil moradores da região amazônica. A maioria dos médicos
vem de São Paulo. Todos são voluntários e passam por um processo competitivo para que possam servir na
Amazônia por, pelo menos, um ano.
Os navios-hospitais e patrulhas da Flotilha do Amazonas, como são conhecidos esses barcos,
navegam entre 150 e 250 dias por ano, mais que todos os outros navios da Marinha. É normal que os militares
fiquem vários anos embarcados na região. Por esse motivo, entre a tripulação do Carlos Chagas estava o
marinheiro com mais “dias de mar” do Brasil, o suboficial Sandoval, um veterano de mais de 15 anos de serviço
na Amazônia. “Parei de contar quando passei de 2 mil dias”, disse.
Para os oficiais, o serviço na região é uma oportunidade sem igual de adquirir experiência de
navegação e comando. Navegar nos traiçoeiros rios da Amazônia, com pedras e bancos de areia que mudam a
cada ano de acordo com as cheias, apresenta complicações bem diferentes da navegação em mar aberto. Os
rios não deixam margem para erros ou manobras menos que perfeitas. Muitas vezes, enquanto acompanhava
as manobras da ponte de comando do Carlos Chagas, vi os oficiais de serviço se recusando a ficar de costas
para o rio, ou para a tela do radar, que é a única ferramenta de navegação noturna quando não é noite de lua
cheia.
Essa área é tão peculiar que era comum os navios-hospitais chegarem ao local de uma suposta
comunidade para descobrir que ela não existia mais – havia sido desmembrada em outras comunidades ou
simplesmente sumido. Algo comum, assim como o aparecimento de novas comunidades, já que as casas à
beira do rio costumam ser construídas sobre grandes troncos de madeira, transformando-as em flutuantes. As
casas na beira do rio que não são flutuantes não costumam durar mais de uma temporada de cheia.
A vida no meio da mata
A vida nessa região, principalmente nas pequenas comunidades, é diferente de tudo o que se possa
imaginar em uma grande cidade. Apenas alguns poucos lugares podem ser acessados por avião. Não existem
estradas ligando as cidades aos vilarejos, o que é ruim para a população, mas ótimo para a preservação da
floresta. O tempo de viagem entre cidades pode ser de dias, a não ser que seja feito nos “jatinhos”, os barcos
com motores fortes que formam o transporte de luxo na região. Mas, à medida que Manaus vai ficando para
trás, é bem mais difícil encontrar os jatinhos ou os barcos de transporte.
Nas comunidades menores, há sempre um líder comunitário. Muitas vezes, é também o pastor da
Assembleia de Deus local. No Rio Purus, só encontrei a Igreja Católica e as outras denominações evangélicas
nas cidades maiores. Os políticos são vistos sempre perto da época das eleições, muitas vezes dando
geradores a diesel para comunidades ou fazendo promessas. Não é difícil encontrar os prefeitos de municípios
da região morando em capitais como Manaus, muito distantes de seus eleitores.
Em uma comunidade que fomos, com mais de 1.000 habitantes, a equipe da Marinha usou um posto
de saúde inaugurado às vésperas da última eleição municipal. Infelizmente, tirando as paredes bem pintadas, a
placa com os nomes dos políticos e uma velha cadeira de dentista, não existia nada mais. Nem eletricidade,
nem água corrente, nem móveis, muito menos medicamentos, médicos ou enfermeiros. Ali recebemos a notícia
da chegada de uma emergência, uma criança que havia caído de uma árvore e tinha um pedaço de galho
atravessado em sua bolsa escrotal. Após alguns instantes, um homem entrou na sala e sentou na maca. Um
dos médicos perguntou: – Você sofreu o acidente? – Sim – disse o rapaz. – Mas quantos anos você tem? –
Trinta e um. Caí da arvore há 16 anos e nunca consegui me tratar – ele respondeu.
Ele havia usado a “emergência” para furar a fila, mas sua história era real. Há 16 anos convivia com o
problema, sem infecção e sem tratamento. Em outro momento, um dos médicos orientava uma mãe sobre a
grave infecção da filha:
“Em três dias se ela não melhorar” – ele então parou e lembrou que em três dias estaríamos a
centenas de quilômetros dali. Então disse: “Ela TEM de melhorar e, se não melhorar, a senhora dá um jeito de
correr para uma cidade grande e um hospital”. Em casos como esses, era visível a frustração dos profissionais
de saúde.
Curiosamente, até nos menores locais é possível encontrar escolas, mesmo que sejam, quase
sempre, apenas algumas cadeiras e um quadro-negro. O que é muito difícil de encontrar são professores ou
crianças e adolescentes que saibam ler e escrever no nível de suas idades. Os professores só costumam vir no
período de seca e, mesmo assim, a qualidade da educação deixa muito a desejar. Também é fácil encontrar
telefones públicos nas comunidades, já que a lei que privatizou o sistema de telecomunicações obrigou os
compradores a instalar esses orelhões. s Mas, a não ser nas comunidades com mais de 1.000 habitantes, não
vi um único telefone público que funcionasse. Era normal os moradores dizerem: “Iihhh, isso aí funcionou só
uns dias depois de ser ligado”.
Felizes em seu mundo
Às vezes, a chegada da equipe da Marinha era fortuita, como na comunidade em que uma criança
tinha acabado de cair de uma árvore e foi imediatamente socorrida. Ou no caso de um menino que havia
cortado a perna havia mais de um ano. Os médicos fizeram o máximo possível, mas o rapaz mancará pelo
resto da vida. Em outra comunidade, os médicos trataram uma infecção na cabeça de uma criança de 5 anos,
causada por piolhos. A mãe afirmava que não sabia que era necessário limpar os cabelos do filho, um de seus
seis. Em todos os locais em que estivemos havia grandes filas para os dentistas, que faziam extrações,
distribuíam material de higiene dental e ensinavam crianças e adolescentes a fazer a higiene bucal.
Não encontrei fome em lugar nenhum do Rio Purus, mas sim um povo isolado, desassistido. A vida
dura faz os ribeirinhos parecerem bem mais velhos do que são, mas costumam ser muito bem-humorados e
hospitaleiros. Se há comida na casa, principalmente as deliciosas castanhas-do-pará, eles as oferecem aos
visitantes. Ao receber estrangeiros, desatam a conversar sobre as tradições da região e perguntar os placares
dos campeonatos de futebol.
Quando dizia às crianças que havia gente mais alta que eu, elas perguntavam: “E são humanos, como
nós?”
As crianças, curiosas, mais de uma vez me perguntaram se existiam pessoas mais altas que eu no
barco (tenho 1,83 metro). Depois de afirmar que sim, elas me perguntaram: “E são humanos, como nós?”. Às
vezes, encontrávamos crianças de 6 ou 7 anos remando ou guiando sozinhas as rabetinhas, pequenas canoas
da região, com ou sem um motor de popa. Desde cedo, todos os membros da família ajudam a garantir o
sustento da família.
Na era do Twitter e do Skype, passar quase um mês sem celular ou internet foi uma experiência
enriquecedora. Encontrei no Rio Purus um povo acolhedor, levando uma vida que poderia ser confundida com a
de alguns séculos atrás (tirando os equipamentos eletrônicos e motores), mas feliz, conectado com a natureza.
Em locais como esses vislumbramos o tamanho do Brasil. É muito difícil imaginar que aqueles rios e
povoados fazem parte do mesmo país de São Paulo e Rio de Janeiro. Também ficou claro que o mar de água
doce de Pinzón ainda é capaz de enfeitiçar e cativar da mesma maneira que fez com o explorador espanhol,
510 anos atrás.




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Re: NOTICIAS

#5987 Mensagem por WalterGaudério » Ter Fev 01, 2011 7:17 pm

Obrigadíssimo pelo post acima Marino.




Editado pela última vez por WalterGaudério em Sex Fev 04, 2011 12:53 pm, em um total de 1 vez.
Só há 2 tipos de navios: os submarinos e os alvos...

Armam-se homens com as melhores armas.
Armam-se Submarinos com os melhores homens.


Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
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Re: NOTICIAS

#5988 Mensagem por Marino » Ter Fev 01, 2011 7:19 pm

[009] [009]




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#5989 Mensagem por Francoorp » Ter Fev 01, 2011 11:21 pm

Notícias da Marinha

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Fragatas “Constituição” e “Bosísio” atracadas no píer da Delegacia da Capitania dos Portos em Itajaí


As Fragatas “Constituição” e “Bosísio” e o Navio-Tanque “Almirante Gastão Motta”, que participaram da Operação “ASPIRANTEX 2011”, atracaram em Itajaí (SC) de 21 a 24 de janeiro, cumprindo programa de adestramento em proveito das tripulações dos navios e Aspirantes da Escola Naval.

Durante o período de atracação no píer da Delegacia da Capitania dos Portos em Itajaí, os navios estiveram abertos a visitação pública, onde foram registrados mais de 7,5 mil visitantes, que puderam apreciar os conveses dos navios, com seus canhões, mísseis e aeronaves.

Aspirantes da Escola Naval visitam a Base Naval de Val-de-Cães

Imagem
Aspirantes com o Comandante da Base Naval de Val-de-Cães, CMG Barros

Em cumprimento ao cronograma de eventos referente à Aspirantex – 2011 na área do Comando do 4º Distrito Naval, a Base Naval de Val-de-Cães (BNVC) recebeu a visita de 32 Aspirantes do 1° ano da Escola Naval, no dia 24 de janeiro.

Durante a visita, os alunos assistiram a uma apresentação sobre a BNVC. Em seguida, conheceram a estrutura de construção e reparo naval do complexo industrial, onde visitaram a Oficina de Mecânica Naval e as novas instalações da Oficina de Armas do Grupo de Reparos de Eletrônica e Armamento (GRETARM), instalada em um edifício recentemente ampliado e reformado. Lá, os futuros Oficiais da Marinha do Brasil conheceram ferramentas e instrumentos modernos usados nos serviços de precisão, inerentes à manutenção dos canhões 40L70 BOFORS, dos Navios-Patrulha Classe “Grajaú”.

Imagem
Passeio na Lancha de Ação Rápida

Os Aspirantes também visitaram a Oficina de Construção Naval, onde estão sendo fabricadas, atualmente, as Lanchas Escolares (LE) para o Programa Caminho da Escola

O dique seco, com capacidade de docagem de 40 mil toneladas, o dique flutuante e as carreiras de encalhe também fizeram parte do roteiro da visita, que culminou com um teste de navegação a bordo de um dos principais produtos concebidos e construídos pela Base Naval de Val-de-Cães: a Lancha de Ação Rápida – LAR. Os Aspirantes testemunharam a grande manobrabilidade e estabilidade da LAR, mesmo em velocidades altas, de até 35 nós..

Aspirantes da Escola Naval embarcam no Navio-Patrulha “Guaíba”

Imagem

Aspirantes da Escola Naval, Instituição de Ensino Superior da Marinha do Brasil, embarcaram no Navio-Patrulha “Guaíba”, no período de 16 a 25 de janeiro, por ocasião da “ASPIRANTEX 2011”. Eles puderam acompanhar a operação de Patrulha Naval na área compreendida entre Natal, o Arquipélago de Fernando de Noronha e o Arquipélago de São Pedro e São Paulo.

Durante a comissão, os Aspirantes receberam instruções sobre as atividades desenvolvidas em uma Patrulha Naval e vivenciaram a rotina do navio, participando de diversos exercícios, tais como manobras de atracação e desatracação, controle de avarias e fundeio.

Comando do 2º Distrito Naval recebe 92 Aspirantes da Escola Naval

Imagem

No período de 5 a 26 de janeiro, 92 Aspirantes da Escola Naval participaram do Estágio de Verão na área do Comando do 2º Distrito Naval, em Salvador (BA). O Estágio é realizado durante as férias escolares da Instituição de Ensino Superior da Marinha, quando os futuros Oficiais da Marinha do Brasil participam de viagens e visitas às Organizações Militares, como complemento à formação recebida durante o ano letivo.

Para o Estágio, os Aspirantes foram distribuídos nos navios do Grupamento de Patrulha Naval do Leste, da Força de Minagem e Varredura e nos Avisos de Instrução da Escola Naval. De 15 a 18 de janeiro, os futuros Oficiais também tripularam os Veleiros Oceânicos “Marlim” e “Bijupirá”, durante o 15º Circuito Salvador de Vela Oceano.

Fonte: Marinha do Brasil via Plano Brasil... mais uma vez o Plano Brasil informando o povo brasileiro!!!




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#5990 Mensagem por Andre Correa » Ter Fev 01, 2011 11:43 pm

Interessante a diferença no desenho do casco das Type 22/1 e das Niteróis...
Marino, qual navega com mais estabilidade?




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#5991 Mensagem por Marino » Qua Fev 02, 2011 10:48 am

Ambos são muito estáveis, são navios de águas azuis, mas as T22 possuem menor área vélica.




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#5992 Mensagem por Brigadeiro » Qua Fev 02, 2011 3:29 pm

Área vélica? O que é isso?

Até mais!




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#5993 Mensagem por Andre Correa » Qua Fev 02, 2011 4:20 pm

Eu não sabia que se contava isso em navios modernos... Acha que hoje em dia era coisa de veleiros... :D
Sendo assim, as Niteróis possuem uma melhor performance, correto, mesmo sendo mais leves.




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#5994 Mensagem por Marino » Qua Fev 02, 2011 6:24 pm

Área vélica, sem me referia a veleiros, é a estrutura do casco acima da linha d'água.
Como a área vélica das Niteroi é maior, com muito vento ela navega "inclinada".




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#5995 Mensagem por Andre Correa » Qui Fev 03, 2011 4:43 am

E o baixo peso então influencia também? Pois por exemplo os cruzadores da classe Ticonderoga são bem altos, com uma grande área vélica, mas arrastam mais de 9000t, e parecem ser bem estáveis.




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#5996 Mensagem por Marino » Qui Fev 03, 2011 10:37 am

Claro que influencia.




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#5997 Mensagem por Carlos Mathias » Qui Fev 03, 2011 6:02 pm

E tome de vaquinha!!!!! :mrgreen:




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#5998 Mensagem por WalterGaudério » Qui Fev 03, 2011 8:56 pm

alcluiz escreveu:E o baixo peso então influencia também? Pois por exemplo os cruzadores da classe Ticonderoga são bem altos, com uma grande área vélica, mas arrastam mais de 9000t, e parecem ser bem estáveis.
Qto. aos Ticonderoga, há que se dizer o seguinte: sua superestrutura é de alumínio, e sua boca moldada, é proporcionalmente maior do que a das Niteróis.




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Re: NOTICIAS

#5999 Mensagem por Brasileiro » Qui Fev 03, 2011 9:07 pm

Marino escreveu:Área vélica, sem me referia a veleiros, é a estrutura do casco acima da linha d'água.
Como a área vélica das Niteroi é maior, com muito vento ela navega "inclinada".
Marino, só uma curiosidade:

Nunca tinha pensado nisso de área vélica... ela só atrapalha ou há condições em que se pode usar esse efeito a favor, economizando combustivel, por exemplo?



abraços]




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Marino
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Re: NOTICIAS

#6000 Mensagem por Marino » Sáb Fev 05, 2011 11:39 am

Em um navio a motor (motor + turbina) ela não tem influência na economia, ou velocidade.
Sua influência é na estabilidade e, aqui sim a importância, na seção reta radar maior ou menor para um míssil.




"A reconquista da soberania perdida não restabelece o status quo."
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