TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%
 
Total de votos: 1320

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Justin Case
Sênior
Sênior
Mensagens: 1762
Registrado em: Dom Jan 17, 2010 7:28 pm
Localização: Brasília-DF Brazil
Agradeceu: 146 vezes
Agradeceram: 230 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#54721 Mensagem por Justin Case » Qua Fev 02, 2011 8:18 pm

knigh7 escreveu:
É uma possibilidade, Justin.

Mas a alteracão de preco não é exclusiva de cacas em desenvolvimento.

Percebo que vc é bem informado então vou subir um pouco: os franceses ofereceram o Rafale com proposta de financiamento entre 8 a 20 anos. E há vários gatilhos que o torna sujeito a alteracões futuras.

Abracos
Knigh7, boa noite.

Em contratos internacionais de longo prazo, sejam comerciais ou de financiamento, há grande probabilidade de ocorrerem variações macroeconômicas importantes, tanto no país do produtor como no país do comprador. Nesses fatores estão as taxas de câmbio, taxas de juros, o custo dos insumos e da mão de obra, entre outros.
Se for estabelecido um parâmetro fixo (preço ou taxa de juros) para todo o período (que normalmente supera cinco anos) o risco para as partes sobe muito e se transforma em alto custo.
Existem, portanto, mecanismos de ajuste (ou "gatilhos", como você diz) para manter a paridade nas condições comerciais.
Um contrato com esses dispositivos é muito mais barato e mais justo.
As leis nacionais (não importa de qual país) amparam que um contrato permaneça justo (e balanceado) entre as partes, mesmo que os parâmetros sejam contratualmente fixos.
Em contratos internacionais, os países são soberanos e não há lei nem juiz internacional com poder definitivo. As questões de equilíbrio contratual teriam que ser resolvidos por negociação ou arbitragem de terceiros.
Por isso, creio que é vantajoso definir previamente os mecanismos para garantir o equilíbrio contratual.
É só opinião.

Abraço,

Justin




Avatar do usuário
Penguin
Sênior
Sênior
Mensagens: 18983
Registrado em: Seg Mai 19, 2003 10:07 pm
Agradeceu: 5 vezes
Agradeceram: 374 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#54722 Mensagem por Penguin » Qua Fev 02, 2011 9:27 pm

knigh7 escreveu:
marcelo l. escreveu:4,5bi é sem armamento no empréstimo?

é o pacote. E nos pacotes dos competidores inclui armamento.
Pouca quantidade, diga-se de passagem.




Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
kirk
Sênior
Sênior
Mensagens: 6661
Registrado em: Qui Jul 09, 2009 3:27 am
Agradeceu: 391 vezes
Agradeceram: 245 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#54723 Mensagem por kirk » Qua Fev 02, 2011 9:46 pm

Carnegie Endowment faz Raio-X do programa MMRCA da Força Aérea da Índia

"O autor Ashley J. Trellis preparou para o Carnegie Endowment for International Peace um documento de 150 páginas que disseca todos os aspectos desta imensa concorrência. Para nós brasileiros, o texto joga luz sobre uma série de aspectos que podem, ou não, ser importantes dentro do nosso próprio programa F-X2 de reequipamento da força de caças da FAB." (Felipe Salles)

Documento extremamente interessante e esclarecedor sobre os equipamentos (hardwares) que disputam o FX-2 ... assunto que "parece" que voltou a ter interesse aqui.

http://carnegieendowment.org/files/dogfight.pdf

Algumas curiosidades do texto:

1. O Mig-35 é o pior dos concorrentes
2. O Gripen não é tão barato (oferecido a US$ 82 milhões p/ a Noruega)
3. F-16 e F/A-18 custam aproximadamente US$ 60 milhões a unidade
4. O F/A-18 possui radar e capacidade BVR superiores, sendo capaz de operar em regiões cobertas por AEW inimigas
5. O F/A-18 é o mais capacitado para operar em pistas curtas e pouco preparadas
6. Gripen, F-16 e F/A-18 (por incrível que pareça) são os melhores em dogfight
7. A anêmica motorização do Rafale limita seu desempenho, sobretudo, em altas altitudes

by RDX

Cordiais Saudações
kirk




[] kirk

Os Estados não se defendem exigindo explicações, pedidos de desculpas ou com discursos na ONU.

“Quando encontrar um espadachim, saque da espada: não recite poemas para quem não é poeta”
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 61496
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceu: 6317 vezes
Agradeceram: 6667 vezes
Contato:

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#54724 Mensagem por Túlio » Qua Fev 02, 2011 10:12 pm

Incrível: o Super Hornet é melhor que O GRIPEN em pistas curtas??? :shock: :shock: :shock: :shock:

Tô dizendo, o Super Hornet é O CAÇA, além de nenhum outro ter um GROWLER para mostrar... :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:




“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
brisa

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#54725 Mensagem por brisa » Qua Fev 02, 2011 10:18 pm

Pois é, este documento não cita o desempenho do F-18 em Leh, perto da motorização do Rafale..... :twisted:

Deveria citar tambem que os dois candidatos mais fortes na competição , são o EF e o Rafale..... :roll:




orestespf
Sênior
Sênior
Mensagens: 11430
Registrado em: Ter Out 17, 2006 5:43 pm
Agradeceu: 2 vezes
Agradeceram: 1 vez

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#54726 Mensagem por orestespf » Qua Fev 02, 2011 10:21 pm

Túlio escreveu:Incrível: o Super Hornet é melhor que O GRIPEN em pistas curtas??? :shock: :shock: :shock: :shock:

Tô dizendo, o Super Hornet é O CAÇA, além de nenhum outro ter um GROWLER para mostrar... :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:
Tudo bem... Mas explica-me este item:
"7. A anêmica motorização do Rafale limita seu desempenho, sobretudo, em altas altitudes." Mas não foi justamente o F-18 que teve problemas "pra subir" lá na Índia (Leh)?

Outra para explicação:
"2. O Gripen não é tão barato (oferecido a US$ 82 milhões p/ a Noruega)." E com a assinatura do post (user) justamente do KIRK!

Não tem algo estranho neste texto não, PRICK Gaúcho? :twisted: :twisted:


:mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:


Abração, mano!!!


PS: :wink: :wink:




Avatar do usuário
Penguin
Sênior
Sênior
Mensagens: 18983
Registrado em: Seg Mai 19, 2003 10:07 pm
Agradeceu: 5 vezes
Agradeceram: 374 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#54727 Mensagem por Penguin » Qua Fev 02, 2011 10:29 pm

Túlio escreveu:Incrível: o Super Hornet é melhor que O GRIPEN em pistas curtas??? :shock: :shock: :shock: :shock:

Tô dizendo, o Super Hornet é O CAÇA, além de nenhum outro ter um GROWLER para mostrar... :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:
Para vc que gosta do Growler :mrgreen:

New Navy Jammer Could Invade Networks, Nuke Sites
By David Axe January 21, 2011 | 7:00 am | Categories: Info War

http://www.wired.com/dangerroom/2011/01 ... vade-nets/

Imagem

When China’s stealth-fighter prototype took to the air two weeks ago, it intensified what was already a heated debate in Washington over which, and how many, new fighter planes to buy.

Lost in all this noise was the U.S. Navy’s real plan for winning any future air war with China or another big baddie. Rather than going toe-to-toe with J-20s and other enemy jets, the Navy is planning to attack its rivals where they’re most vulnerable: in the electromagnetic spectrum....




Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
Avatar do usuário
DELTA22
Sênior
Sênior
Mensagens: 5726
Registrado em: Qui Jun 26, 2008 8:49 pm

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#54728 Mensagem por DELTA22 » Qua Fev 02, 2011 10:40 pm

Cada vez mais a guerra é menos 'física' e mais 'eletrônica'... :shock: :wink:

[]'s a todos.




"Apenas o mais sábio e o menos sábio nunca mudam de opinião."
Avatar do usuário
Penguin
Sênior
Sênior
Mensagens: 18983
Registrado em: Seg Mai 19, 2003 10:07 pm
Agradeceu: 5 vezes
Agradeceram: 374 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#54729 Mensagem por Penguin » Qua Fev 02, 2011 10:46 pm

DELTA22 escreveu:Cada vez mais a guerra é menos 'física' e mais 'eletrônica'... :shock: :wink:

[]'s a todos.
Pois é. Esse trecho é curioso...
The new jammer, and its initial host airplane, the EA-18G Growler (pictured), have quickly become top Pentagon priorities. U.S. regional commanders opted in 2009 to buy more Growlers rather than continue production of the F-22 stealth dogfighter. Secretary of Defense Robert Gates announced this month that he would accelerate the NGJ’s current five-year-or-so development plan, using cash saved from shutting down redundant command staffs.




Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
Avatar do usuário
DELTA22
Sênior
Sênior
Mensagens: 5726
Registrado em: Qui Jun 26, 2008 8:49 pm

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#54730 Mensagem por DELTA22 » Qua Fev 02, 2011 10:57 pm

Penguin escreveu:
DELTA22 escreveu:Cada vez mais a guerra é menos 'física' e mais 'eletrônica'... :shock: :wink:

[]'s a todos.
Pois é. Esse trecho é curioso...
The new jammer, and its initial host airplane, the EA-18G Growler (pictured), have quickly become top Pentagon priorities. U.S. regional commanders opted in 2009 to buy more Growlers rather than continue production of the F-22 stealth dogfighter. Secretary of Defense Robert Gates announced this month that he would accelerate the NGJ’s current five-year-or-so development plan, using cash saved from shutting down redundant command staffs.
Tem que entender qual é a balança dos caras... Pode ser por questões de $$$$$ também. Nem só por querer empregar as "facilidades tecnológicas" disponíveis, sei lá. Um sistema eletrônico que cumpra uma função a contento, com menores custos, pode ser a a chave para boas soluções "economicamente viáveis" e evitar gastos em tempos de cinto apertado.

[]'s.




"Apenas o mais sábio e o menos sábio nunca mudam de opinião."
Avatar do usuário
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Mensagens: 18932
Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
Agradeceu: 1275 vezes
Agradeceram: 631 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#54731 Mensagem por Carlos Lima » Qua Fev 02, 2011 10:58 pm

A base dos Growlers é aqui do lado de casa... e na última McChord conversei com o pessoal de lá... os bichos são impressionantes!!

Essa foi uma aeronave totalmente pensada com as lições dos Prowlers e toda a experiência que os caras vem acumulando nas últimas guerras... o pessoal ficava fazendo ping-pong entre a Boeing e o esquadrão aqui em Whidbey WA para ter absoluta certeza que o avião iria realmente ser um passo à frente.

Não é a toa que quando os australianos viram, decidiram ter as capacidades de ter o Growler nos seus SH de fábrica.

Eu não ficaria nem um pouco infeliz caso em um realidade alternativa se além do F-X (seja qual for) tívessemos alguns desses bichos voando com cocares da FAB/MB... nem faço tanta questão do SH :lol: ... mas esse Growler... é o bicho!

Ou quem sabe um 3/6 Gav com esse tipo de aeronave... :twisted: (1/6 E-99 AEW, 2/6 Rec, 3/6 Growler :twisted: )

Sonho meu... sonho meu...!
[100] [009]

[]s
CB_Lima




CB_Lima = Carlos Lima :)
gribel
Sênior
Sênior
Mensagens: 1290
Registrado em: Dom Out 18, 2009 2:18 am
Localização: Juiz de Fora _ MG
Agradeceu: 78 vezes
Agradeceram: 10 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#54732 Mensagem por gribel » Qua Fev 02, 2011 11:07 pm

Túlio escreveu:Incrível: o Super Hornet é melhor que O GRIPEN em pistas curtas??? :shock: :shock: :shock: :shock:

Tô dizendo, o Super Hornet é O CAÇA, além de nenhum outro ter um GROWLER para mostrar... :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:
Ma que p. de growler é essa que c tanto fala?
[003] [003] [003]




Avatar do usuário
knigh7
Sênior
Sênior
Mensagens: 18739
Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
Localização: S J do Rio Preto-SP
Agradeceu: 1963 vezes
Agradeceram: 2489 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#54733 Mensagem por knigh7 » Qua Fev 02, 2011 11:43 pm

orestespf escreveu:
Túlio escreveu:Incrível: o Super Hornet é melhor que O GRIPEN em pistas curtas??? :shock: :shock: :shock: :shock:

Tô dizendo, o Super Hornet é O CAÇA, além de nenhum outro ter um GROWLER para mostrar... :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:
Tudo bem... Mas explica-me este item:
"7. A anêmica motorização do Rafale limita seu desempenho, sobretudo, em altas altitudes." Mas não foi justamente o F-18 que teve problemas "pra subir" lá na Índia (Leh)?

Olá, Orestes.

Quem colocou essa informacão foi o Pepê.

Curiosamente, os indianos recentemente escolheram uma versão do F414 para equipar o Tejas...




Editado pela última vez por knigh7 em Qua Fev 02, 2011 11:58 pm, em um total de 1 vez.
Avatar do usuário
marcelo l.
Sênior
Sênior
Mensagens: 6097
Registrado em: Qui Out 15, 2009 12:22 am
Agradeceu: 138 vezes
Agradeceram: 66 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#54734 Mensagem por marcelo l. » Qua Fev 02, 2011 11:49 pm

Imagem

Lembrando do Mcaain, este filme comenta o nobre senador...




"If the people who marched actually voted, we wouldn’t have to march in the first place".
"(Poor) countries are poor because those who have power make choices that create poverty".
ubi solitudinem faciunt pacem appellant
Avatar do usuário
knigh7
Sênior
Sênior
Mensagens: 18739
Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
Localização: S J do Rio Preto-SP
Agradeceu: 1963 vezes
Agradeceram: 2489 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#54735 Mensagem por knigh7 » Qua Fev 02, 2011 11:52 pm

gribel escreveu:
Túlio escreveu:Incrível: o Super Hornet é melhor que O GRIPEN em pistas curtas??? :shock: :shock: :shock: :shock:

Tô dizendo, o Super Hornet é O CAÇA, além de nenhum outro ter um GROWLER para mostrar... :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:
Ma que p. de growler é essa que c tanto fala?
[003] [003] [003]

GROWLER é aquele que está substituindo o PROWLER, ficouu claro? :mrgreen:

É a versão de Guerra Eletrônica do Super Hornet....

Para mais informacões:

http://boeing.com/defense-space/militar ... index.html




Responder