cb_lima escreveu:Sei lá ... acho muito bom tomar cuidado com o que diz os Wikileaks... afinal tratam de uma versão da "verdade" aonde diplomatas tentam mostrar serviço para os seus chefes... e conhecendo um pouquinho da cultura corporativa americana... rola muito 'exagero'.
Meus 2 cents.
[]s
CB_Lima
Mas peraí, Lima.
É claro que envolve a interpretacão do diplomata. A realidade, muitas vezes é complexa.
Mas quanto mais o diplomata transmitir um quadro fora da realidade a Washington, o maior prejudicado acaba sendo os próprios americanos.
Vamos pegar essa conversa do Sobel com o Saito, por exemplo:
Sobel descreve que o Saito pediu um reforco de seguranca na proposta norte-americana de trasnferência de tecnologia e, quanto aos custos, a proposta era boa. Ou seja, Sobel acaba transmitindo que os norte-americanos não precisariam mecher na área dos custos.
Ora, se o Saito tivesse criticado os custos da proposta do F18, ou pelo menos não mencionado, o Sobel ao afirmar aquilo estaria prejudicando os próprios interesses norte-americanos.
É irracional um diplomata informar um cenario diferente intencionalmente, ainda mais de modo sigiloso. Nesse caso ele estava relatando uma conversa, algo simples.