TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%
 
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Luiz Bastos
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#54556 Mensagem por Luiz Bastos » Ter Fev 01, 2011 7:47 am

Eu gostaria de saber se a tal carta que o Brig. Saito pediu ao governo americano a respeito da transferência de tecnologias já ficou pronta e foi recebida em Brasília? :mrgreen:

Sem ela o F-18 está fora. Fui :wink:




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knigh7
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#54557 Mensagem por knigh7 » Ter Fev 01, 2011 8:19 am

Segundo o Jobim, a carta do Executivo (que Saito pediu), sim. Falta o compromisso do Congresso, que a Dilma pediu, para incluí-los na disputa.




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Zavva
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#54558 Mensagem por Zavva » Ter Fev 01, 2011 11:18 am

knigh7 escreveu:
cb_lima escreveu: :shock: O que tem a ver a Dassault com isso tudo? Não vamos misturar as bolas... estamos falando do SH.

Voltando ao assunto... como coloquei no meu Edit, é verdade o Silent Hornet faz parte do SH International. E sim é um projeto mas o futuro dele é incerto... na minha opnião ele depende do sucesso ou não do F-35... e ele não faz parte dos upgrades da US Navy pelo menos por enquanto... sendo assim é só uma idéia, mas sem pai ou mãe.

E quanto ao Rafale, até aonde consta existem as melhorias do próprio Rafale atual até o tal do Rafale F4.

Vamos ver o que vai acontecer no futuro.

Por enquanto o que existe é o S Hornet Block II que conhecemos assim como o Rafale F3 e é essa a realidade...

[]s
CB_Lima
Mas o Super Hornet Block IIIó futuro é bem certo. Já estão prontas as F414 EDE. O IRST interno é para estar pronto daqui há 2 anos e outras cositas mas.

para mais informacões:

http://www.flightglobal.com/articles/20 ... ornet.html

O_utro ponto: com 650 unidades encomendadas, aliás, com encomendas garantidas até 2020, é mais do que natural que haja planejamento e destinacão de recusros para a evolucão da plataforma.
Boeing Claims Secret Strike Weapon Effort

Imagem

http://www.aviationweek.com/aw/generic/ ... pon+Effort

Seria interessante se participassemos deste esforço, e se fomos convidados mesmo, conforme dito pelo próprio NJ, poderia ser uma grande oportunidade.

Abs




F-X2: Alguns se preocupam com a presença de componentes americanos, eu me preocupo com a ausência de componentes brasileiros.
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#54559 Mensagem por Ilya Ehrenburg » Ter Fev 01, 2011 12:12 pm

Vocês ficam com essa babação pelo F-18E SH... Ora, se é para ter um caça de grandes proporções, que seja então o SU-35BM!

Imagem




Não se tem razão quando se diz que o tempo cura tudo: de repente, as velhas dores tornam-se lancinantes e só morrem com o homem.
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Adriano
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#54560 Mensagem por Adriano » Ter Fev 01, 2011 12:15 pm

Perdoem-me se já foi discutido, mas será que está mesmo em pauta essa redução no número de aviões de 36 para 18, segundo os caras da Janes?
http://www.janes.com/news/defence/air/j ... _1_n.shtml

Abraços,

Adriano




O rio da minha aldeia não faz pensar em nada.
Quem está ao pé dele está só ao pé dele.
(Fernando Pessoa)
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#54561 Mensagem por Zavva » Ter Fev 01, 2011 12:22 pm

A renovação da frota da Marinha do Brasil não foi cancelada nem adiada pela presidente Dilma Rousseff. O negócio, envolvendo 11 navios e estimado entre 4 bilhões e 6 bilhões, continua em andamento. A fase atual é de consultas a empresas candidatas à parceria pretendida. "O tempo para execução é o tempo da pressão estratégica", diz o ministro da Defesa, Nelson Jobim.

Analistas ouvidos pelo Estado concordam que essa condição de ameaça é, atualmente, de baixa intensidade, mas lembram que "a curva é ascendente, se projetada para os próximos 20 a 25 anos", de acordo com o relatório Projeção 2025, feito em 2009 pela Secretaria de Assuntos Estratégicos. A escolha final, entre ofertas de Itália, Reino Unido, Alemanha, Coreia e França, deve sair até o fim do ano. A primeira fragata ficará pronta entre 2018 e 2019 - a entrega do navio patrulha ocorre 12 meses antes.

O contrato inicial, todavia, será firmado em 2012. Depois da seleção, a complexidade do processo exigirá um ano de discussões para ajuste da transferência de tecnologia, estabelecimento da rede de fornecedores e das compensações comerciais. Só então haverá o pagamento do adiantamento formal, cerca de R$ 100 milhões. É para o custeio da implementação da operação. Apenas seis meses mais tarde é que vence a primeira parcela semestral, referente aos juros do financiamento. O principal da dívida começa a ser abatido 180 dias depois, em meados de 2013.

É a mesma arquitetura financeira aplicada na escolha dos novos caças de múltiplo emprego da Aeronáutica, a F-X2. Em nenhum dos dois casos existe a previsão de desembolso imediato. O ministro Jobim sustenta que a indicação do avião vencedor será anunciada até julho pela presidente Dilma. Em 2013 a Marinha vai adquirir 24 unidades da mesma aeronave, mas em versão embarcada para equipar um novo porta-aviões de 60 mil toneladas que planeja incorporar entre 2027 e 2031 - a nau capitânia da projetada 2.ª Frota, na foz do Amazonas.

(...)

http://www.defesanet.com.br/11_02/11020 ... rinha.html
Por isso que não acredito que o motivo real do adiamento do F-X2 seja orçamentário.

Abs




F-X2: Alguns se preocupam com a presença de componentes americanos, eu me preocupo com a ausência de componentes brasileiros.
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#54562 Mensagem por Penguin » Ter Fev 01, 2011 12:25 pm

Adriano escreveu:Perdoem-me se já foi discutido, mas será que está mesmo em pauta essa redução no número de aviões de 36 para 18, segundo os caras da Janes?
http://www.janes.com/news/defence/air/j ... _1_n.shtml

Abraços,

Adriano
:shock:

By José Higuera
31 January 2011
The number of new combat aircraft to be procured in a new bidding process could be reduced to only 18, sources have told Jane's.




Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#54563 Mensagem por DELTA22 » Ter Fev 01, 2011 12:32 pm

Vai começar a histeria aqui também!... :roll:




"Apenas o mais sábio e o menos sábio nunca mudam de opinião."
PRick

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#54564 Mensagem por PRick » Ter Fev 01, 2011 12:34 pm

AlbertoRJ escreveu:
Túlio escreveu:Olhes, Projeto, se fores lá LER - e eu tenho uma memória desgranhuda - verás que é bem mais; pela MINHA interpretação de mero e mísero PAGADOR DE IMPOSTOS o nosso Brigadeiro tem preferência idêntica à minha e se, como acima afirmado, ele fala pela Força, então... :wink: 8-]
Túlio, segundo a Folha:
O comandante da Força Aérea Brasileira, brigadeiro Juniti Saito, aparece em um despacho secreto da diplomacia norte-americana afirmando dar preferência aos F-18, aviões caça dos EUA.
Trata-se de referência a uma das maiores licitações da história da aeronáutica, que pretende adquirir 36 aviões por um valor aproximado de R$ 15 bilhões.
A preferência do Palácio do Planalto é pelos equipamentos oferecidos pela empresa francesa Dassault, que fabrica o Rafale.
Em 31 de julho de 2009, o telegrama secreto assinado pelo então embaixador americano em Brasília, Clifford Sobel, dizia que Saito tomou a iniciativa de ter uma conversa reservada em jantar no dia anterior com o general Doug Fraser, comandante do Comando Sul.
Na conversa, Saito disse que "não existia dúvida, do ponto de vista técnico, de que o F-18 era o melhor avião". Esse caça é produzido pela Boeing.
"Voamos no equipamento norte-americano há décadas", relatou o brasileiro, segundo frase colocada entre aspas no despacho diplomático de Clifford Sobel.
"E sabemos que [o F-18] é confiável e que sua manutenção é simples e oferece bom custo/benefício por meio do sistema de vendas militares externas", continua o texto.
Como já se sabia naquela época da predileção do presidente Lula pelo Rafale, Saito se antecipou e fez um comentário. "Ele disse que os franceses não poderiam se queixar porque acabaram de assinar um contrato de US$ 14 bilhões com o Brasil (para submarinos e helicópteros)."
A única ressalva apresentada por Saito foi a respeito da transferência de tecnologia por parte dos americanos. Informou precisar de carta dos EUA se comprometendo com essa política.
[]'s

Olha esses vazamentos do site, são opiniões dadas por diplomatas dos EUA, é a leitura deles da realidade, não sabemos o quanto existe de fantasia, ajeitada nas coisas que pareçam palataveis a Casa Branca, afinal, nenhum diplomata iria fazer um comentário que o prejudicasse.

Mesmo porque esse texto tem erros técnicos e de visão crassos.

1- O F-18E não de modo nenhum menos complexo. Por sinal, é um caça que paga o preço por ser um versão naval. Que o deixam inferiorizado para o uso terrestre, como é o peso excessivo da célula.

2- Depois existe um claro erro ao se referir as ToT´s, com um mero empecilho, na verdade pela END, ela é o priincipal objetivo na compra de armamento daqui por diante. Além disso, fala em carta, não tem carta nenhuma, isso é uma besteira, na verdade, o que precisa ser feito é a Boieng topar o contrato de risco, quer dizer, se as ToT´s não foram aprovadas após a assinatura do contrato, adeus o contrato, é isso, o resco é enrolação, lero-lero. 8-] 8-]

3- Por último temos um argumento de lobista, duvido muito que o Saito tenha dito algo como isso, "Ele disse que os franceses não poderiam se queixar porque acabaram de assinar um contrato de US$ 14 bilhões com o Brasil (para submarinos e helicópteros)." Isso é coisa de lobie, esse argumento foi repetido em muitos lugares, mas é uma besteira tão grande e sem sentido, que não vale gastar papel higiênico com ele, temos que compra aquilo que está mais próximo da END.

[]´s




Editado pela última vez por PRick em Ter Fev 01, 2011 12:37 pm, em um total de 1 vez.
PRick

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#54565 Mensagem por PRick » Ter Fev 01, 2011 12:36 pm

O F-18E não é o F-15, é uma célula ruim, com sérios problemas de projeto, não existirá nenhuma outra versão dele, porque não dá para remendar o tijolo, viagem de vendedor tem limites.

[]´s




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#54566 Mensagem por joao fernando » Ter Fev 01, 2011 12:45 pm

Prick, não amola: o F18 é um puta avião, provado em combate, com dezenas de entregas e dezenas de encomendas

Quanto ao NA12, quem sabe buana não nos presenteie com um PA encostado? Dai já aposentava o NA12, e teriamos a 2º frota (Modo Talha On)




Obrigado Lulinha por melar o Gripen-NG
PRick

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#54567 Mensagem por PRick » Ter Fev 01, 2011 12:50 pm

joao fernando escreveu:Prick, não amola: o F18 é um puta avião, provado em combate, com dezenas de entregas e dezenas de encomendas

Quanto ao NA12, quem sabe buana não nos presenteie com um PA encostado? Dai já aposentava o NA12, e teriamos a 2º frota (Modo Talha On)

Leia o tópico sobreo F-18E, e você verá pilotos que testaram essa maravilha, dizer o seguinte, tenho vergonha desse caça.

Não existe mais NAe´s dos EUA de segunda mão, porque agora todos são nucleares, larga de ser colonizado, chega de sucata! :mrgreen: :mrgreen:

[]´s




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#54568 Mensagem por Zavva » Ter Fev 01, 2011 1:04 pm

PRick escreveu:
joao fernando escreveu:Prick, não amola: o F18 é um puta avião, provado em combate, com dezenas de entregas e dezenas de encomendas

Quanto ao NA12, quem sabe buana não nos presenteie com um PA encostado? Dai já aposentava o NA12, e teriamos a 2º frota (Modo Talha On)

Leia o tópico sobreo F-18E, e você verá pilotos que testaram essa maravilha, dizer o seguinte, tenho vergonha desse caça.

Não existe mais NAe´s dos EUA de segunda mão, porque agora todos são nucleares, larga de ser colonizado, chega de sucata! :mrgreen: :mrgreen:

[]´s
O que houve com o USS Kitty Hawk ?

Abs




F-X2: Alguns se preocupam com a presença de componentes americanos, eu me preocupo com a ausência de componentes brasileiros.
PRick

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#54569 Mensagem por PRick » Ter Fev 01, 2011 1:06 pm

Zavva escreveu:
PRick escreveu:
Leia o tópico sobreo F-18E, e você verá pilotos que testaram essa maravilha, dizer o seguinte, tenho vergonha desse caça.

Não existe mais NAe´s dos EUA de segunda mão, porque agora todos são nucleares, larga de ser colonizado, chega de sucata! :mrgreen: :mrgreen:

[]´s
O que houve com o USS Kitty Hawk ?

Abs

É tão velho quanto o São Paulo.

[]´s




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#54570 Mensagem por Túlio » Ter Fev 01, 2011 1:29 pm

PRICK, sobre o Wikileaks:

TODOS conhecemos tua capacidade de selecionar o que convém e o que não convém à tua visão de determinado assunto. Eu a respeito mas apenas como TUA, não como A Verdade Fundamental. Tens tua visão, tenho a minha, todos têm a sua, respeitemos apenas, mesmo não concordando...

O que fiz foi me ater ao documento original. Repito que não estou tentando vender peixe algum, está ali para todos lerem e interpretarem da maneira que quiserem. A minha interpretação é que o Brigadeiro está sabendo muito mais do que nós e, com isso, menos preocupado com mirabolantes ToTs para meia dúzia de aviões e sim com a certeza de que poderá colocá-los no ar sempre que for necessário pois peça é o que não vai faltar.

Estou errado? Talvez! Mas é o que penso e não faço questão de convencer ninguém... :wink: 8-]




“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
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