NaPaOc: algumas idéias e considerações

Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

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Lord Nauta
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Re: NaPaOc: algumas idéias e considerações

#121 Mensagem por Lord Nauta » Dom Jan 23, 2011 7:25 pm

Túlio escreveu:
Lord Nauta escreveu:
Prezado Amigo,

Quando as condições do mar são adversas a tripulação não permanece nos conveses abertos. O navio fica na condição de ''fechado''. No caso de um NaPa, por exemplo um classe Grajaú,ter que engajar o armamento selecionado vai ser o canhão de 40 mm (tiro automático) e não as metralhadoras de 40 mm.

Sds

Lord Nauta

Tendi nada, cupincha: quantos 40mm vai ter nesse navio???
Prezado Amigo

Os navios de guerra atuais em geral possuem apenas um canhão naval de maior calibre e dois de menor calibre (geralmente para defesa AAe). O mesmo acontece com os NaPa, um canhão e duas metralhadoras. Com condições de mar adverso o NaPa vai utilizar o seu único canhão de 40, 57 ou 76 mm para engajar o alvo. O armamento secundário não vai ser empregado para não expor a tripulação. Respondendo a sua pergunta os NaPa da MB das classes Bracui, Grajaú e Macaé possuem 1 canhão de 40 mm e duas metralhadoras de 20 mm.
Os canhões da classe Bracui não são de tiro automático.Finalizando o navio tem apenas um canhão de 40 mm e vai engajar com ele o alvo plotado, se for dois alvos,se for três alvos, sempre com o mesmo canhão. O mesmo acontece, por exemplo, com um destroier da US Navy da classe Arleigh Burke de cerca de 9.000 ton de deslocamento e armado com um canhão MK45 de 127 mm. Espero que agora tenha entendido.

Grato,

Lord Nauta




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Re: NaPaOc: algumas idéias e considerações

#122 Mensagem por Rodrigoiano » Dom Jan 23, 2011 7:29 pm

Prezado Lord Nauta creio o Túlio ter questionado pelo fato de você ter dito "metralhadoras de 40mm".

Gde abraço!




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Re: NaPaOc: algumas idéias e considerações

#123 Mensagem por Túlio » Dom Jan 23, 2011 7:31 pm

Não se trata, Nauta véio, me fixei no Grajaú que citaste. Lembrei de outro colega falando que o 40 dele NÃO É estabilizado e que atirar com esta peça traz um risco altíssimo de, querendo fazer ADVERTÊNCIA, se fazer é um buraco no casco do alvo. E nem estou preocupado com o estado do mar, eis que a situação narrada o foi sem levar isso em conta, mencionando apenas 'exercícios'. De todo modo, meu foco ainda continua sendo o NaPaOc, só que agora sem nenhum interesse em nada Nacional, vide minha assinatura...

Abração, cupincha, não estou te zoando, tri? Acho apenas que entendi errado o teu post, desculpes...




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Re: NaPaOc: algumas idéias e considerações

#124 Mensagem por Lord Nauta » Dom Jan 23, 2011 7:39 pm

Túlio escreveu:Não se trata, Nauta véio, me fixei no Grajaú que citaste. Lembrei de outro colega falando que o 40 dele NÃO É estabilizado e que atirar com esta peça traz um risco altíssimo de, querendo fazer ADVERTÊNCIA, se fazer é um buraco no casco do alvo. E nem estou preocupado com o estado do mar, eis que a situação narrada o foi sem levar isso em conta, mencionando apenas 'exercícios'. De todo modo, meu foco ainda continua sendo o NaPaOc, só que agora sem nenhum interesse em nada Nacional, vide minha assinatura...

Abração, cupincha, não estou te zoando, tri? Acho apenas que entendi errado o teu post, desculpes...

Prezado Amigo,

As vezes ao escrevermos rapidamente cometemos pequenos erros de redação. Estes erros em alguns momentos prejudicam o melhor entendimento do texto. O amigo não tem do que se desculpar.

Forte abraço,

Lord Nauta




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Re: NaPaOc: algumas idéias e considerações

#125 Mensagem por Rodrigoiano » Dom Jan 23, 2011 7:43 pm

Prezado Lord Nauta não teve nenhuma conotação crítica no que escrevi, foi só no intuito de esclarecer pois eu tinha percebido tal erro de digitação. Espero que você não tenha entendido como ofensa ou coisa parecida.

Gde abraço!




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Re: NaPaOc: algumas idéias e considerações

#126 Mensagem por Lord Nauta » Dom Jan 23, 2011 7:47 pm

Rodrigoiano escreveu:Prezado Lord Nauta não teve nenhuma conotação crítica no que escrevi, foi só no intuito de esclarecer pois eu tinha percebido tal erro de digitação. Espero que você não tenha entendido como ofensa ou coisa parecida.

Gde abraço!


Prezado Rodrigoiano,

De forma nenhuma. Em outro post escrevi que a raia de tiro da MB fica em Abrolhos (BH) e o Sr. Marino me corrigiu informando corretamente que fica em Alcatrazes (SP), Tive um lapso de memória. Acho muito bom quando os amigos me corrigem.

Muito grato,

Lord Nauta




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Re: NaPaOc: algumas idéias e considerações

#127 Mensagem por Penguin » Dom Jan 23, 2011 9:33 pm

Marino escreveu:Este "sistema de navegação" é uma agulha giroscópica da Sperry.
O resto é complemento.
Por qual motivo a americana? Pq ela é usada no mundo inteiro, exceto possivelmente na Rússia e na China, e a MB possui todo o maquinário, pessoal formado e oficinas para mantê-las.
Sistemas de navegação Sperry Marine para novos NaPa 500
10 de setembro de 2009, em Noticiário Internacional, Tecnologia, por Nunão
http://www.naval.com.br/blog/2009/09/10 ... -napa-500/

A Northrop Grumman, que já havia fornecido os sistemas para as duas unidades em finalização, fornecerá também para as quatro recém-licitadas, com opção para mais seis.

A divisão Sperry Marine da Northrop Grumman Corporation’s informou que foi selecionada, pela Marinha do Brasil, para fornecer sistemas de navegação no estado da arte para quatro novos Navios Patrulha de 500 toneladas (NaPa 500 – classe Macaé) da Força, com opção para mais seis.

Serão fornecidos sistemas integrados baseados na tecnologia de navegação de nova geração VisionMaster FT(tm), incluindo consoles, displays, radares, sensores de direção e velocidade, ecobatímetros, controle de direção, gravadores de missão e outros. Sistemas de fibra óptica MK 27F de referência de atitude e proa serão fornecidos conforme um contrato separado.

A Sperry Marine já havia ganho contratos para fornecer os mesmos sistemas para os dois primeiros NaPa 500, em fase de conclusão para entrega. A empresa informou que tem mais de 30 anos de relacionamento com a Marinha do Brasil.

FONTE: Northrop Grumman
Parece ser mais que uma agulha de navegação. Ou não?
A Sagem possui linha de sistemas de navegação navais http://www.sagem-ds.com/IMG/pdf/D1441E_ ... _ships.pdf ).

[]s




Editado pela última vez por Penguin em Dom Jan 23, 2011 9:40 pm, em um total de 3 vezes.
Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
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Re: NaPaOc: algumas idéias e considerações

#128 Mensagem por Túlio » Dom Jan 23, 2011 9:37 pm

Sistemas de navegação Sperry Marine para novos NaPa 500
10 de setembro de 2009, em Noticiário Internacional, Tecnologia, por Nunão
http://www.naval.com.br/blog/2009/09/10 ... -napa-500/

A Northrop Grumman, que já havia fornecido os sistemas para as duas unidades em finalização, fornecerá também para as quatro recém-licitadas, com opção para mais seis.

A divisão Sperry Marine da Northrop Grumman Corporation’s informou que foi selecionada, pela Marinha do Brasil, para fornecer sistemas de navegação no estado da arte para quatro novos Navios Patrulha de 500 toneladas (NaPa 500 – classe Macaé) da Força, com opção para mais seis.

Serão fornecidos sistemas integrados baseados na tecnologia de navegação de nova geração VisionMaster FT(tm), incluindo consoles, displays, radares, sensores de direção e velocidade, ecobatímetros, controle de direção, gravadores de missão e outros. Sistemas de fibra óptica MK 27F de referência de atitude e proa serão fornecidos conforme um contrato separado.

A Sperry Marine já havia ganho contratos para fornecer os mesmos sistemas para os dois primeiros NaPa 500, em fase de conclusão para entrega. A empresa informou que tem mais de 30 anos de relacionamento com a Marinha do Brasil.

FONTE: Northrop Grumman


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Re: NaPaOc: algumas idéias e considerações

#129 Mensagem por Marino » Seg Jan 24, 2011 7:50 am

Ôrra, depois eu que é não sei ler.
Como falei, o principal, e mais importante, o vital, é a agulha giroscópica. O resto é firula.
Desta firula:
1) Radares: o Brasil não fabrica, e é um radar de navegação, que pode ser aquele de pesqueiro;
2) ecobatímetro: o Brasil não fabrica;
3) sensores de direção e velocidade: o sensor de direção, se eu não fiquei maluco, é a agulha giroscópica de que eu falo; o de velocidade, um medidor de RPM do motor [003] ;
4) controle de direção??? : deve ser o leme [003] ;
5) sistema de fibra ótica de referência de atitude e proa: a fibra ótica sai da agulha giroscópica para os diversos sistemas do navio. Atitude e proa, são mostrados no passadiço, repetindo o sinal da agulha giroscópica.
Arrêgo gente.
Não fabricamos e não vamos fabricar nunca um sistema destes para alguns navios somente.
Não sei quantos fabricantes existem no mundo, mas garanto que são poucos.




"A reconquista da soberania perdida não restabelece o status quo."
Barão do Rio Branco
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