NOTÍCIAS DO RAFALE

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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Re: NOTÍCIAS DO RAFALE

#8026 Mensagem por Penguin » Dom Jan 23, 2011 9:45 am

Carlos Mathias escreveu:
Isso é verdade. Preferido do MD = preferido do NJ mesmo. Apenas ele do MD, como ministro, se pronunciou a favor do Rafale durante todo o processo.
Se é assim, então, como você diz, porque não sacramentaram logo?
Isso tb é vardade. Presidente Lula = Presidente do Brasil. Ele dava a última palavra.
Olha, a até uns segundos atrás eu não sabia disso... cara, que descoberta eu fiz lendo essa tua frase!
7 de setembro foi o que? Pelo visto não foi a última palavra então.
Pelo visto?
Mas você com esse trilhão de posts, todos isentos e equânimes, não sabe disso?
Última palavra só quando assinar tudo.
E olhe lá!
Veja que a MB assinou torpedos e teve que abandonar tudo por quebra de contrato. :mrgreen:
Ou ele deveria considerar tudo isso que vc menciona antes de se pronunciar para não ter que voltar atrás.
Ele pode ter considerado, e por isso mesmo anunciado.
Voltar atrás é um erro então?
Quer dizer que você defende que ele mantenha Rafale, haja o que houver! :shock: :roll: :lol:
Morro e não leio tudo. :lol:
Isso pode ser verdade ou não. Se vc quiser acreditar na imprensa PIG, há muitos valores por ai.
Eu gostei desse, tá mais em conta.
Você por exemplo, acredita em fábrica grátis, em ToT de terceiros que nem mesmo o terceiro vai vender...
Crer é livre, cada um com sua crença. :wink: 8-]
Pode ser verdade ou não. Porra! Vcs rafalista repetem todo o tempo que o pacote da Dassault é o melhor. Baseado em que não se sabe. Mas é um direito de cada um especular.
Calma cocada! :lol:

O melhor não!!!!!
O menos ruim da bost-list!!!!!
"Baseado em que não sabe"? Isso quer dizer que você se baseia no que sabe, logo, leu a proposta dos competidores na íntegra.
Que coisa hein?! Escondendo o jogo!
Conta aí, quantos aviões serão afinal? :roll: :lol:
Mais uma verdade. Então, o peso política pode atuar no processo sem os melindres restritivos de um processo licitatório tradicional.
O peso político pode atuar, desde que seja a nossa política.
Atuando outra(as), aí complica, como se pode ver.
E qual a complicação? Cagaço?
Na minha opinião, também.
Não sei se a FAB prefere material americano.
:lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
Essa valeu a noite!
Foi a FAB que selecionou o Mirage III
Então ela pediu F-4 só de sacanagem mesmo, né? :lol:
O Xavante, o AMX tb não são americanos.
:shock: :shock: :shock: :shock:
Vc inocentemente se "esquece" que não é a FAB que decide. Ela avalia. O governo decide. A FAB avaliou e o Governo não fez a sua parte. Por que?
Essa é a pergunta de cem milhões de reais, pois o dólar tá em baixa.
Quem disse que a proposta francesa é uma merda?
Eu?
O Prick talvez?????? :roll: :lol:
Mas com tanta coisa a favor, ela deve ter realmente algum problema para que o governo não decidisse definitivamente a seu favor.
Pois é, a SAAB tá dando fábrica de graça e nem assim, nem custando três vezes menos, nem sendo... Como é que falam? High tech, new genration.

E o F-18? Zilhõs produzidos, peças baratinhas, radar mega-fuderation, aba de Buana garantida por mais 40 anos, fazer tampa de trem de pouso...
Alguns rafalista (e neo-rafalistas) brasileiros parecem possuir um forte sentimento de perseguição e auto-piedade, coisa que os franceses não possuem.
:lol: :lol: :lol: :lol:
Olha meu avatar. 8-]
BÚÚÚÚÚÚÚÚÚ !!!!!
Militarmente, a Dassault (França) e a Saab (Suécia) estão próximas e cooperando intensamente, enquanto aqui os rafalista parecem habitar um universo paralelo no qual a França é comunista e não pertence a OTAN
Pois é, num demora e a SAAB traz o desenho do Rafagripen-NNNNGRIn. :roll: :lol:

A França é socialista. :roll:
Hilária sua tentativa de desconstução de fatos conhecidos
Fatos conhecidos? :lol: :lol: :lol: :lol:
França socialista?!! Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Conta outra ai!

Union pour un mouvement populaire (UMP), partido do Sarkozy, é de direita.
A política francesa caracteriza-se por dois grupos políticos opostos: um de esquerda, centrada em torno do Partido Socialista Francês, e os outros da ala direita, anteriormente centrada em torno do Rassemblement pour la République (RPR) e agora seu sucessor, o Union pour un mouvement populaire (UMP).
Direita e esquerda são conceitos relativos na política.
Os partidos ditos socialistas da UE quase nada têm de socialista. São mais equivalentes ao partido democrata dos EUA.

Aqui tb há partidos ditos socialistas e comunistas, PT, PSB, PC do B etc, e? O Brasil é socialista?

[]s

Notícia do tópico Geopolitica postada por Delmar:
O AVANÇO DA EXTREMA DIREITA NA FRANÇA

LÚCIA MÜZELL
Direto de Paris

Uma sombra paira no ar na política francesa, na medida em que a corrida presidencial para as eleições de 2012 se acelera. E se, 10 anos depois do fatídico embate Jacques Chirac x Jean Marie Le Pen, a extrema-direita fosse capaz de conquistar mais uma vez uma vaga no segundo turno? Na mesma semana em que Le Pen passou a presidência do partido para a filha, Marine, duas pesquisas eleitorais revelaram o impensável: a Frente Nacional (FN), agora sob o comando da herdeira do fundador da sigla, conta com confortáveis 17-18% de intenções de voto - praticamente o mesmo escore que levou a FN ao segundo turno em 2002.
O mais impressionante das pesquisas dos institutos CSA e BVA foi o fato que a Frente Nacional se manteve estável nos 17-18%, quaisquer que fossem os adversários, e apenas seis pontos atrás da presidente do Partido Socialista, Martine Aubry. Uma terceira pesquisa, encomendada pelo jornal Libération, concluiu que 52% dos entrevistados consideram a candidatura de Marine mais "credível" que a de seu pai, e 48% a acham menos controversa. Nada mal para uma candidata que concorre pela primeira vez à presidência. Péssimo se essa candidata encarna uma política radical de intolerância religiosa, expulsão de estrangeiros e abolição de tratados como a União Europeia.
Com uma embalagem mais carismática que o pai e um discurso carregado em populismo, a loira de olhos azuis, 42 anos, está decidida a conquistar o eleitorado de direita nascido na classe média baixa, com pouca instrução e que vem sentindo os efeitos da crise econômica e financeira estourada em 2008.
Calma e sorridente, a filha de Le Pen encarna com perfeição a estratégia de tentar humanizar o partido, desvinculando-o da tradicional imagem ríspida dos líderes de extrema-direita. Sem abandonar argumentos caros à sigla, como atribuir à imigração as taxas crescentes de desemprego na França, Marine cuida de cada palavra que sai de sua boca para maquiar as convicções xenofóbicas que marcam a cartilha do partido do início ao fim. Defende com cada vez mais ardor dos valores da República francesa - liberdade, igualdade, fraternidade - e a laicidade, mesmo que uma forma um tanto deturpada. A rejeição aos estrangeiros agora se confunde cada vez mais com a noção de "islamização da França", no intuito nacionalista de reforçar a luta pela identidade dos chamados franceses "de raiz".
"O discurso em relação à imigração mudou muito de 2007 para cá, não apenas na extrema-direita francesa, como também na Suíça, com o UDC e a interdição dos minaretes, ou na Holanda, com o Partido da Liberdade, ou ainda o FPO, na Áustria. Agora, todos eles visam o Islã com todas as forças e sustentam que o multiculturalismo não é nem possível, nem desejável", estima Jean-Yves Camus, um dos maiores especialistas em extrema-direita da França. Na visão dele, o islamismo ocupou o espaço deixado pelo comunismo no imaginário dos radicais de direita. "O Islã aparece como uma cultura, e não como uma religião, intrinsecamente incompatível com o desenvolvimento no solo francês. Não importa se o muçulmano é praticante ou não."
No plano econômico, Marine propõe um retorno radical do protecionismo, que inclui a saída da União Europeia, a readoção da moeda franco - "o euro é o causador do empobrecimento do nosso país" - e o desestímulo às importações. Suas propostas, não à toa, também se aproximam da extrema-esquerda: a futura candidata é contra a globalização e defende a proteção social e o aumento das políticas de emprego e moradia - apenas para os franceses, é claro. "É absurdo continuarmos deixando entrar centenas de milhares de estrangeiros no nosso país ao mesmo tempo que temos cinco milhões de desempregados", disse, durante a posse na presidência do partido.
Para Camus, ainda é muito cedo para se tirar qualquer conclusão sobre qual vai ser o peso de Marine nas próximas eleições. O pesquisador do Instituto de Relações Internacionais e Estratégicas (IRIS) acha que o resultado das pesquisas divulgadas nesta semana podem ser apenas reflexo da superexposição dela na mídia, após ter assumido o comando da Frente Nacional, no domingo.
Seja como for, o temor de um segundo turno entre Nicolas Sarkozy e Marine Le Pen já faz as lideranças da esquerda começarem a evocar uma candidatura única. Resta convencer os partidos menores, como o Partido Verde e o Comunista, a se esconderem atrás de uma única liderança socialista, o maior partido de oposição da França.
E não é somente à esquerda que a candidata da Frente Nacional preocupa: no partido de Sarkozy, UMP, os dirigentes não são ingênuos de pensar que uma nova figura, representando sem pudores os interesses dos franceses e apenas dos franceses, passaria despercebida no caminho do atual presidente à reeleição. "Sarkozy está enfraquecido politicamente, e neste momento devem estar ocorrendo discussões internas no partido para decidir se o UMP vai abrir o diálogo com a Frente Nacional para 2012, ou se vai preferir enfrentá-la", disse Camus.


Terra.com.br




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Re: NOTÍCIAS DO RAFALE

#8027 Mensagem por Penguin » Dom Jan 23, 2011 9:52 am

FSP, 23/01

Obedece quem tem juízo

Eliane Cantanhêde

BRASÍLIA - Apesar de Dilma Rousseff e Nelson Jobim terem acertado os ponteiros e estarem dialogando fluidamente, a posição de Jobim no governo já foi bem mais confortável - quando o presidente era Lula.

Jobim encontrou a Defesa em polvorosa, numa bagunça indescritível. Trocou uns chefes, enquadrou outros, arrumou a casa. É considerado o primeiro ministro da Defesa de fato na história deste país.

Para tanto, Jobim pediu e obteve carta branca de Lula, que gosta de empurrar decisões e abacaxis com a barriga e adorou jogar os militares para no colo do ministro.

Assim, Jobim tratou as Forças Armadas como um feudo seu. Criou a Estratégia Nacional de Defesa, definiu programas bilionários para Marinha, Aeronáutica e Exército - nesta ordem - e reformulou toda a organização militar para reforçar a posição do... próprio ministro.

Ocorre que Lula é Lula, e Dilma é Dilma. Ela tem uma lealdade canina -ou seria feminina?- ao ex-chefe e mentor, mas tem lá seu estilo, seu gosto pela gestão e pelo poder. Se Lula permitia e até agradecia a existência de feudos, especialmente o da Defesa, com a nova presidente não funciona assim. Ela quer saber tudo, acompanhar tudo, cobrar tudo, ter certeza do que está decidindo e assinando.

Trocando a metáfora: Jobim cantava de galo na área militar; agora não canta mais. Ele queria comprar os caças da FAB no governo Lula, mas Dilma vetou. Disse que seria em janeiro, mas Dilma adiou. Fez seu próprio parecer, mas Dilma quis ver o da FAB. Tentou continuar sendo o único interlocutor do presidente na sua área, mas Dilma abriu as portas para conversas a sós com os comandantes.

A comunicação da presidente com seu ministro vai bem, até porque ela, apesar de nascida em Minas, fala gauchês tão bem quanto Jobim. Mas ficou claro que ele não decide mais sozinho. Agora, quem manda é ela. Manda quem pode, obedece quem tem juízo.



Dúvidas no ar

Arrasta-se há mais de uma década, em velocidade de teco-teco, a licitação para escolher os novos caças da Força Aérea Brasileira.

Em 2001, o governo FHC anunciou o projeto F-X, que previa gasto de US$ 700 milhões (R$ 1,8 bilhão na época) para a compra de 12 a 24 caças. Em nome do Fome Zero, Luiz Inácio Lula da Silva suspendeu o programa em 2003, para cancelá-lo em 2005.

Nova licitação foi lançada em 2008, com requisitos totalmente distintos e a conta estimada em não menos que US$ 6 bilhões (R$ 10 bilhões), para a aquisição de 36 aviões, armas e logística. No que parecia ser a reta final, a escolha ficou entre o sueco Saab Gripen NG, o francês Rafale e o norte-americano Boeing F-18.

Foi então que, nas comemorações do Sete de Setembro de 2009, ao receber o presidente da França, Nicolas Sarkozy, Lula anunciou, para estupefação dos concorrentes e da própria Aeronáutica, a escolha do Rafale. O Palácio do Planalto recuou, mas a trapalhada política estava consumada.

O relatório técnico da Força Aérea Brasileira colocava o avião francês na última colocação. O escolhido, valessem apenas critérios objetivos estipulados pela FAB, teria sido o caça sueco.

Desde então, o que se viu foram piruetas do governo para justificar a opção pelo Rafale. A explicação seria a "parceria estratégica" com a França, fruto de um acordo, firmado em 2009, que prevê a entrega de quatro submarinos convencionais, base, estaleiro e o desenvolvimento de um modelo de propulsão nuclear, por R$ 17 bilhões.

Agora, a presidente Dilma Rousseff adiou uma vez mais a definição. Pesaram as contas públicas. De fato, não faz sentido anunciar gastos com caças quando se propõem cortes no Orçamento da ordem de R$ 40 bilhões.

O adiamento pode dar chance a uma reavaliação: afinal, por que a França deve ser a parceira estratégica do Brasil em questões militares? E por que temos que nos comprometer a comprar armamentos franceses mesmo contra o parecer técnico das Forças Armadas?




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Re: NOTÍCIAS DO RAFALE

#8028 Mensagem por soultrain » Dom Jan 23, 2011 9:52 am

soultrain escreveu:O McCain é um lobbista bem conhecido do tempo do Jack Abramoff, quem defende a legalização do lobby deveria primeiro conhecer o que é, pesquisar sobre este senhor é um começo.

Ou seja, encenação, mais nada que isso. Mas até é bom...





"O que se percebe hoje é que os idiotas perderam a modéstia. E nós temos de ter tolerância e compreensão também com os idiotas, que são exatamente aqueles que escrevem para o esquecimento" :!:


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Re: NOTÍCIAS DO RAFALE

#8029 Mensagem por Penguin » Dom Jan 23, 2011 9:55 am

Estado SP, 23/01

Planalto traça 3 planos para compra de caças

Roberto Godoy

A escolha do novo caça de tecnologia avançada da Força Aérea, o processo F-X2, deve ser decidido até julho, tem dito o ministro da Defesa, Nelson Jobim. A decisão está na agenda de 2011 da presidente Dilma.

O Planalto considera três hipóteses para o contrato, que prevê a compra inicial de 36 caças, podendo chegar a 120 até 2027: manter a F-X2 como está, adiar a decisão por um ano ou, em ação radical, encerrar essa operação e abrir outra imediatamente, uma espécie de F-X3 de prazo curto, única forma de admitir novos participantes.

A medida, todavia, traria desgaste diplomático. A seleção já dura 15 anos. Os três concorrentes são patrocinados por seus governos e têm investido pesado em estruturas locais de acompanhamento e de informação. O cientista social Gunther Rudzit, especialista em relações internacionais, alerta: "A imagem do Brasil será arranhada - e a postura da nossa diplomacia será questionada, afetando a aura de eficiência e profissionalismo que o Itamaraty sempre teve".

Novos aviões. A entrada de outros competidores foi bem recebida no mercado especializado. A americana Lockheed-Martin não esconde a disposição de levar à mesa de negociações o F-35 Lightning, o mais avançado caça de múltiplo emprego em produção regular no mundo.

Será o próximo avião principal dos EUA, com versões para a força aérea e a aviação naval. Construído com materiais e recursos eletrônicos stealth, para escapar da detecção por radar ou sensores laser, é tão moderno que só começa a ser entregue em 2016. É caro, mas o preço está em queda: começou em US$ 89 milhões cada e chegará a US$ 73 milhões, resultado da fabricação em larga escala - 2.376 unidades vendidas para EUA, Austrália, Canadá, Itália, Dinamarca, Holanda, Noruega, Israel, Turquia e Grã-Bretanha. Outra vez, a dificuldade será a transferência de tecnologia.

Há outros pretendentes na F-X2. A Rússia, com o Su-35 e futuro Su-50. E a União Europeia, por meio do Typhoon Eurofighter. A proposta de menor valor é a da sueca Saab, que oferece o Gripen NG, em desenvolvimento, por US$ 4 bilhões. O mais caro e o preferido da Defesa - e do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva - é o francês Rafale, avaliado em cerca de R$ 6 bilhões. Entre um e outro está o americano F-18 Super Hornet.

O governo condiciona a compra à transferência de tecnologia em todas as áreas. É aí que as negociações ficam diferentes. Os franceses oferecem acesso irrestrito ao conhecimento pretendido. Os suecos convidam os especialistas militares e a indústria Aeronáutica a uma parceria ampla. Os americanos esbarram na complexa legislação do setor e no poder do Congresso para vetar o atendimento às exigências.

Os acertos entre o então presidente Lula e seu colega francês, Nicolas Sarkozy, eram fáceis em abril de 2010. No dia 22, Lula recebeu um telefonema de Sarkozy, empenhado em garantir a preferência pelo Rafale. Diante de cinco pessoas, Lula convidou-o para passar férias em Fernando de Noronha - e foi convidado a descansar no Vale do Loire. Riram e contaram piadas.

O clima desandou em maio. Lula liderou a proposta ao Irã para troca de urânio. De ambos os lados os convites foram esquecidos. O encontro de trabalho entre os dois, previsto para dezembro, não houve. E a decisão do F-X2 ficou para Dilma Rousseff.




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Re: NOTÍCIAS DO RAFALE

#8030 Mensagem por Moltoben » Dom Jan 23, 2011 10:37 am

Penguin escreveu:
O adiamento pode dar chance a uma reavaliação: afinal, por que a França deve ser a parceira estratégica do Brasil em questões militares? E por que temos que nos comprometer a comprar armamentos franceses mesmo contra o parecer técnico das Forças Armadas?
Don't troll over here, or get the sources prouving the FAB selected a paper plane never build to lead!

FAB said they NEVER EVER placed the NG ahead! on their website..




Editado pela última vez por Moltoben em Dom Jan 23, 2011 10:45 am, em um total de 1 vez.
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Re: NOTÍCIAS DO RAFALE

#8031 Mensagem por Moltoben » Dom Jan 23, 2011 10:44 am

Penguin escreveu:Estado SP, 23/01

Planalto traça 3 planos para compra de caças

Roberto Godoy

A escolha do novo caça de tecnologia avançada da Força Aérea, o processo F-X2, deve ser decidido até julho, tem dito o ministro da Defesa, Nelson Jobim. A decisão está na agenda de 2011 da presidente Dilma.

O Planalto considera três hipóteses para o contrato, que prevê a compra inicial de 36 caças, podendo chegar a 120 até 2027: manter a F-X2 como está, adiar a decisão por um ano ou, em ação radical, encerrar essa operação e abrir outra imediatamente, uma espécie de F-X3 de prazo curto, única forma de admitir novos participantes.

A medida, todavia, traria desgaste diplomático. A seleção já dura 15 anos. Os três concorrentes são patrocinados por seus governos e têm investido pesado em estruturas locais de acompanhamento e de informação. O cientista social Gunther Rudzit, especialista em relações internacionais, alerta: "A imagem do Brasil será arranhada - e a postura da nossa diplomacia será questionada, afetando a aura de eficiência e profissionalismo que o Itamaraty sempre teve".

Novos aviões. A entrada de outros competidores foi bem recebida no mercado especializado. A americana Lockheed-Martin não esconde a disposição de levar à mesa de negociações o F-35 Lightning, o mais avançado caça de múltiplo emprego em produção regular no mundo.

Será o próximo avião principal dos EUA, com versões para a força aérea e a aviação naval. Construído com materiais e recursos eletrônicos stealth, para escapar da detecção por radar ou sensores laser, é tão moderno que só começa a ser entregue em 2016. É caro, mas o preço está em queda: começou em US$ 89 milhões cada e chegará a US$ 73 milhões, resultado da fabricação em larga escala - 2.376 unidades vendidas para EUA, Austrália, Canadá, Itália, Dinamarca, Holanda, Noruega, Israel, Turquia e Grã-Bretanha. Outra vez, a dificuldade será a transferência de tecnologia.

:lol: :lol:
Há outros pretendentes na F-X2. A Rússia, com o Su-35 e futuro Su-50 :lol: :lol: . E a União Europeia, por meio do Typhoon Eurofighter. A proposta de menor valor é a da sueca Saab, que oferece o Gripen NG, em desenvolvimento, por US$ 4 bilhões. O mais caro e o preferido da Defesa - e do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva - é o francês Rafale, avaliado em cerca de R$ 6 bilhões. Entre um e outro está o americano F-18 Super Hornet.

O governo condiciona a compra à transferência de tecnologia em todas as áreas. É aí que as negociações ficam diferentes. Os franceses oferecem acesso irrestrito ao conhecimento pretendido. Os suecos convidam os especialistas militares e a indústria Aeronáutica a uma parceria ampla. Os americanos esbarram na complexa legislação do setor e no poder do Congresso para vetar o atendimento às exigências.

Os acertos entre o então presidente Lula e seu colega francês, Nicolas Sarkozy, eram fáceis em abril de 2010. No dia 22, Lula recebeu um telefonema de Sarkozy, empenhado em garantir a preferência pelo Rafale. Diante de cinco pessoas, Lula convidou-o para passar férias em Fernando de Noronha - e foi convidado a descansar no Vale do Loire. Riram e contaram piadas.

O clima desandou em maio. Lula liderou a proposta ao Irã para troca de urânio. De ambos os lados os convites foram esquecidos. O encontro de trabalho entre os dois, previsto para dezembro, não houve. E a decisão do F-X2 ficou para Dilma Rousseff :shock: :lol: :lol: .

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Re: NOTÍCIAS DO RAFALE

#8032 Mensagem por Penguin » Dom Jan 23, 2011 11:05 am

soultrain escreveu:
soultrain escreveu:O McCain é um lobbista bem conhecido do tempo do Jack Abramoff, quem defende a legalização do lobby deveria primeiro conhecer o que é, pesquisar sobre este senhor é um começo.

Ou seja, encenação, mais nada que isso. Mas até é bom...
Todos têm feito lobbies pelas aeronaves de seus países...o Rei da Suécia, Sarkozy, Hervé Morin, o presidente do Senado da França, Gérard Larcher, e mais 18 senadores, etc.




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Re: NOTÍCIAS DO RAFALE

#8033 Mensagem por Penguin » Dom Jan 23, 2011 11:09 am

Moltoben escreveu:
Penguin escreveu:Estado SP, 23/01

Planalto traça 3 planos para compra de caças

Roberto Godoy

A escolha do novo caça de tecnologia avançada da Força Aérea, o processo F-X2, deve ser decidido até julho, tem dito o ministro da Defesa, Nelson Jobim. A decisão está na agenda de 2011 da presidente Dilma.

O Planalto considera três hipóteses para o contrato, que prevê a compra inicial de 36 caças, podendo chegar a 120 até 2027: manter a F-X2 como está, adiar a decisão por um ano ou, em ação radical, encerrar essa operação e abrir outra imediatamente, uma espécie de F-X3 de prazo curto, única forma de admitir novos participantes.

A medida, todavia, traria desgaste diplomático. A seleção já dura 15 anos. Os três concorrentes são patrocinados por seus governos e têm investido pesado em estruturas locais de acompanhamento e de informação. O cientista social Gunther Rudzit, especialista em relações internacionais, alerta: "A imagem do Brasil será arranhada - e a postura da nossa diplomacia será questionada, afetando a aura de eficiência e profissionalismo que o Itamaraty sempre teve".

Novos aviões. A entrada de outros competidores foi bem recebida no mercado especializado. A americana Lockheed-Martin não esconde a disposição de levar à mesa de negociações o F-35 Lightning, o mais avançado caça de múltiplo emprego em produção regular no mundo.

Será o próximo avião principal dos EUA, com versões para a força aérea e a aviação naval. Construído com materiais e recursos eletrônicos stealth, para escapar da detecção por radar ou sensores laser, é tão moderno que só começa a ser entregue em 2016. É caro, mas o preço está em queda: começou em US$ 89 milhões cada e chegará a US$ 73 milhões, resultado da fabricação em larga escala - 2.376 unidades vendidas para EUA, Austrália, Canadá, Itália, Dinamarca, Holanda, Noruega, Israel, Turquia e Grã-Bretanha. Outra vez, a dificuldade será a transferência de tecnologia.

:lol: :lol:
Há outros pretendentes na F-X2. A Rússia, com o Su-35 e futuro Su-50 :lol: :lol: . E a União Europeia, por meio do Typhoon Eurofighter. A proposta de menor valor é a da sueca Saab, que oferece o Gripen NG, em desenvolvimento, por US$ 4 bilhões. O mais caro e o preferido da Defesa - e do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva - é o francês Rafale, avaliado em cerca de R$ 6 bilhões. Entre um e outro está o americano F-18 Super Hornet.

O governo condiciona a compra à transferência de tecnologia em todas as áreas. É aí que as negociações ficam diferentes. Os franceses oferecem acesso irrestrito ao conhecimento pretendido. Os suecos convidam os especialistas militares e a indústria Aeronáutica a uma parceria ampla. Os americanos esbarram na complexa legislação do setor e no poder do Congresso para vetar o atendimento às exigências.

Os acertos entre o então presidente Lula e seu colega francês, Nicolas Sarkozy, eram fáceis em abril de 2010. No dia 22, Lula recebeu um telefonema de Sarkozy, empenhado em garantir a preferência pelo Rafale. Diante de cinco pessoas, Lula convidou-o para passar férias em Fernando de Noronha - e foi convidado a descansar no Vale do Loire. Riram e contaram piadas.

O clima desandou em maio. Lula liderou a proposta ao Irã para troca de urânio. De ambos os lados os convites foram esquecidos. O encontro de trabalho entre os dois, previsto para dezembro, não houve. E a decisão do F-X2 ficou para Dilma Rousseff :shock: :lol: :lol: .

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Thx alot

ABs
Pak1998/Largomoco,

Poste suas costumeiras fotos e deixe os demais em paz.
Por que trocou o nick? Expulsões?

[]s




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Re: NOTÍCIAS DO RAFALE

#8034 Mensagem por Carlos Lima » Dom Jan 23, 2011 11:16 am

Moltoben,

I suggest you to take a look at the rules and regulations of the Forum before you decide to say those things to another participant.

For your behaviour, you are being warned.

You are welcome to debate here, but in a civilized way.

Take care
CB_Lima




CB_Lima = Carlos Lima :)
Moltoben
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Re: NOTÍCIAS DO RAFALE

#8035 Mensagem por Moltoben » Seg Jan 24, 2011 9:45 am

Imagem

:P



:P 8-]




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Re: NOTÍCIAS DO RAFALE

#8036 Mensagem por AlbertoRJ » Dom Jan 30, 2011 11:16 pm

Agapanthe 2010 : Big Fox exercise with the UAE Air Force

After the Varuna exercise with the indian navy, the CdG and its air wing have sailed to the Oman gulf for "Big Fox", a four day training (jan 23-26th) with the UAE Navy and Air Force.

http://3.bp.blogspot.com/__A2VG2LiIPk/TUTumfcqNDI/AAAAAAAAAd0/Bq6a-r9IzFk/s1600/big-fox-exercice-avec-la-marine-et-l-armee-de-l-air-emiriennes-5.jpg

During the exercise, the Emirate F-16E and Mirage 2000-9 as well as French Air Force Rafale from the Al Dafra air base performed several strikes on the french carrier group defended by Rafale M F3. Conversely, the UAE Air Force also carried out interdiction missions to protect the Emirate air space against French Navy fighters attacks. A total of 158 flights were performed during the event which involved 3 of the most potent multirole fighters.

No doubt that this 2011 issue of Big Fox was an important occasion for the UAE Air Force officers to have a closer look at the combat efficiency of the latest Rafale block.

Concerning the possible sell of the Rafale to the UAE, it is worth noting that the Emirate demand to get more flight slots in the French air space have been agreed by the French government, allowing the discussions on the Rafale to resume. Who knows, mays be we can expect an happy conclusion to this story in June at Le Bourget 2011 ?




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Re: NOTÍCIAS DO RAFALE

#8037 Mensagem por J.Ricardo » Seg Jan 31, 2011 6:30 pm

Seria uma ótima notícia se realmente o negócio entre os EAU e a Dassault fosse concretizado, só faltaria então um desfecho favorável na Índia e no Brasil!




Não temais ímpias falanges,
Que apresentam face hostil,
Vossos peitos, vossos braços,
São muralhas do Brasil!
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Re: NOTÍCIAS DO RAFALE

#8038 Mensagem por Penguin » Qua Fev 02, 2011 8:16 am

..




Editado pela última vez por Penguin em Qua Fev 02, 2011 8:30 am, em um total de 1 vez.
Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
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Re: NOTÍCIAS DO RAFALE

#8039 Mensagem por Danielo » Qua Fev 02, 2011 8:28 am

Moltoben escreveu:
Penguin escreveu:
O adiamento pode dar chance a uma reavaliação: afinal, por que a França deve ser a parceira estratégica do Brasil em questões militares? E por que temos que nos comprometer a comprar armamentos franceses mesmo contra o parecer técnico das Forças Armadas?
Don't troll over here, or get the sources prouving the FAB selected a paper plane never build to lead!

FAB said they NEVER EVER placed the NG ahead! on their website..
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Re: NOTÍCIAS DO RAFALE

#8040 Mensagem por marcelo l. » Qua Fev 02, 2011 11:03 am

J.Ricardo escreveu:Seria uma ótima notícia se realmente o negócio entre os EAU e a Dassault fosse concretizado, só faltaria então um desfecho favorável na Índia e no Brasil!
Acho que india não sei, tecnicamente (pelos foruns de lá) tudo indica que ganhou o Eurofighter, politicamente o mais forte é o F-18. Rafale parece que ficou em segundo tecnicamente e politicamente fica em terceiro atrás dos EUA e Inglaterra (Cameron) , por isso seria zebra.




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