Prezado gribelgribel escreveu: Prezado Linx;
Concordo com o que vc disse sobre ofensas e calúnias.
Mas saibamos diferenciá-las de críticas, mesmo que mais contundentes, senão logo não poderemos criticar presidente, ministro, comandante e rancheiro, americano ou brasileiro.
As críticas qdo feitas a comportamentos, fatos conhecidos, ações, discursos ou a falta deles, enfim...são salutares e passíveis de discordância, contestações essas que fazem o engrandecimento de um debate.
Quando dizemos, no caso dos que concordam com isso, que pilotos da FAB preferem F18 e ignoram contextos externos a seus cockpits, é pq lemos postadas aqui mesmo suas preferências. Isso não carece de provas. Podemos achar que essa postura não é positiva num processo a médio, longo prazo. Assim como podemos não encontrar concordância, e com isso esperamos ouvir argumentos, e não repetição de preferências.
Sobre críticas ao comando, eu mesmo o fiz algumas vezes até acidamente, e peço desculpas a isso, mas temos também entender um post num contexto de fatos e de respostas a outros posts do fórum. E foram feitas por mim e por alguns outros após fatos como falta de unidade de discurso sim senhor, de vazamentos de notas que não acho que saíram do ministério da Cultura, com certeza.
Mas nunca aqui deixamos de reconhecer à FAB sua importância e honra. Nem das demais forças, pois se estamos aqui, num fórum de defesa é pq somos , no mínimo, simpatizantes com a mesma.
Torço para que não sejam confundidas as regulamentações do DB, necessárias e naturais no desenvolvimento do fórum, com censura e protecionismo com o que quer que seja, mantidos o respeito e a ética. E penso que o mesmo não ocorrerá, visto o calibre dos administradores e moderadores, assim como de nossos principais foristas ( o qual não me incluo).
No mais, grande abraço respeitoso, e reconhecido de sua pessoal importância no fórum, agradecendo pelo tto que aprendo com suas palavras. Antes de mais nada, somos brasileiros, patriotas e orgulhosos de nossos heróis e sua nobre missão.
Brasil, acima de tudo.
Arnaud Gribel.
Gostaria de agradecer-lhe o tom polido do seu post, mas tenho que acrescentar que há sim acusações mais pesadas do que você quer fazer crer qua haja. Nesta mesma página, há uma acusação de omissão em apuração que o autor da acusação acha que deveria ter sido conduzida (não sabe nem se está, mas já assume que não). Omissão é crime.
Se alguém acusa a COPAC de alterar os critérios de avaliação ã revelia do MD e mesmo do auto-comando da FAB, isso chama-se insubordinação e é crime militar. Os acusadores deveriam apresentar as provas. Da mesma forma que alguns exigem isso quando há insinuações de que esse ou aquele político, ou esse ou aquele partido, têm interesses financeiros nas negociações.
Brigadeiros da reserva podem falar o que quiserem. É direito deles como cidadãos. Houve almirantes da reserva criticando o rompimento do acordo com os alemães quanto aos submarinos. Direito deles. Há oficiais generais contratados por todos os perticipantes para atuarem como lobistas. É crime? Não. É ético? EU acho que não, mas... estará sim sendo criminoso quem se deixar levar por esses lobies, se contrários ao melhor interesse da Força. Isso aconteceu? Quando?
Algum brigadeiro da ativa se pronunciou sobre o F-X2 sem autorização explícita do CA? Alguém da ativa se manifestou em público contra alguma decisão tomada até o momento? Então onde está a propalada falta de unidade de comando? A tal insubordinação? Não passam de acusações levianas, que já se tornaram lugar comum por aqui.
Vazamentos. Por quantas pessoas e órgãos os tais relatórios passaram? Alguém tem provas de que foi a FAB quem vazou? Não poderia ter sido no MD? Ou os representantes de outros ministérios que atuam como consultores? mas é mais fácil acusar a FAB, já que virou uma espécie de Judas...
Meu amigo, para mim, as coisas passaram dos limites. Vou me retirar por uns tempos até os ânimos se esfriarem, pois não posso concordar com isso.
Um abraço