TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%
 
Total de votos: 1320

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
deschamps
Sênior
Sênior
Mensagens: 826
Registrado em: Seg Jul 02, 2007 12:15 am

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#52996 Mensagem por deschamps » Ter Jan 18, 2011 10:17 am

olha meu caro Bourne...eu parei de sonhar faz muito tempo...mas a esperança é a última que morre.
e concordo com o comentário ai de cima...marido traido é o último a saber.




Avatar do usuário
Marino
Sênior
Sênior
Mensagens: 15667
Registrado em: Dom Nov 26, 2006 4:04 pm
Agradeceram: 630 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#52997 Mensagem por Marino » Ter Jan 18, 2011 10:18 am

Eu vejo o seguinte: um meio de comunicação lança uma notícia, no caso em questão uma agência estrangeira, a Reuters.
No dia seguinte, os outros meios replicam a notícia, como manada, sem verificarem a veracidade da mesma.
Isto é um tema para o Vinícius Pimenta comentar.
Bom tema para um trabalho acadêmico.




"A reconquista da soberania perdida não restabelece o status quo."
Barão do Rio Branco
gribel
Sênior
Sênior
Mensagens: 1290
Registrado em: Dom Out 18, 2009 2:18 am
Localização: Juiz de Fora _ MG
Agradeceram: 10 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#52998 Mensagem por gribel » Ter Jan 18, 2011 10:19 am

Ou o Lula tava certo e o Rafale vem de graça, ou o MU é o cara.
Tá doido...assim vou enfartar! Magina uma centena de Flanker botando moral aqui.....cabô o milho e a pipoca!
Já botei a wyborowa no freezer : )




Editado pela última vez por gribel em Ter Jan 18, 2011 10:25 am, em um total de 2 vezes.
Avatar do usuário
NovaTO
Sênior
Sênior
Mensagens: 1251
Registrado em: Dom Set 06, 2009 10:37 pm
Agradeceram: 47 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#52999 Mensagem por NovaTO » Ter Jan 18, 2011 10:19 am

Por essa noticia o FX-2 que vinha agonizando, MORREU hoje. FX-3 a caminho.

http://www.itamaraty.gov.br/sala-de-imp ... b-primeira

Abraços




WalterGaudério
Sênior
Sênior
Mensagens: 13539
Registrado em: Sáb Jun 18, 2005 10:26 pm
Agradeceram: 201 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#53000 Mensagem por WalterGaudério » Ter Jan 18, 2011 10:20 am

vplemes escreveu:Coitado do Lobim, parece marido traido. É sempre o ultimo a saber.
Hoje é dia 18..., e sobre essa história de que o Brasil não repassará tecnologia americana para terceiros não bem quistos pelos americanos...., isso aí não é novidade, todo mundo que compra deles tem que assinar aquela cláusula de destinatário final.

Gostaria de saber qual a opinião do CM agora. Haverá russinhos na área?




Só há 2 tipos de navios: os submarinos e os alvos...

Armam-se homens com as melhores armas.
Armam-se Submarinos com os melhores homens.


Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
Avatar do usuário
Bourne
Sênior
Sênior
Mensagens: 21087
Registrado em: Dom Nov 04, 2007 11:23 pm
Localização: Campina Grande do Sul
Agradeceram: 21 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#53001 Mensagem por Bourne » Ter Jan 18, 2011 10:21 am

deschamps escreveu:olha meu caro Bourne...eu parei de sonhar faz muito tempo...mas a esperança é a última que morre.
e concordo com o comentário ai de cima...marido traido é o último a saber.
Eu também deixei de esperar qualquer coisa a muito tempo. Entretanto, confio na mão firme da Presidenta Dilma, na sua formação e na capacidade gerencial. Se ela fizer um processo de caças, ele sairá. A reavaliação do processo era esperada e lembrem-se quem manda é a a Presidenta, manda mesmo. E o destino da FAB poderá ser bem diferente do traçado pela short list.




Editado pela última vez por Bourne em Ter Jan 18, 2011 10:28 am, em um total de 2 vezes.
Avatar do usuário
FOXTROT
Sênior
Sênior
Mensagens: 7601
Registrado em: Ter Set 16, 2008 1:53 pm
Localização: Caçapava do Sul/RS.
Agradeceram: 102 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#53002 Mensagem por FOXTROT » Ter Jan 18, 2011 10:24 am

Na década de 60 os franceses disseram que o Brasil não era um país sério, passados 50 anos, muita conversa e boatos, pronunciamentos oficiais e notas desmentindo o favoritismo e a aquisição dos Rafales, o que será que eles pensam do Brasil hoje? :twisted:

Saudações]




"Só os mortos conhecem o fim da guerra" Platão.
Avatar do usuário
Booz
Sênior
Sênior
Mensagens: 2495
Registrado em: Seg Ago 15, 2005 3:36 am

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#53003 Mensagem por Booz » Ter Jan 18, 2011 10:26 am

Se essas notícias tiverem um mínimo de respaldo deve haver dedos mangabeiros por trás. Lembrem-se da inusitda sua presença na primeira reunião da "tia" sobre os caças.




Imagem
Avatar do usuário
ELSONDUARTE
Avançado
Avançado
Mensagens: 474
Registrado em: Qua Ago 12, 2009 7:12 pm
Localização: Rio de Janeiro
Agradeceram: 9 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#53004 Mensagem por ELSONDUARTE » Ter Jan 18, 2011 10:29 am

kirk escreveu:
ELSONDUARTE escreveu:Concordo com voce, mas EUA ??? Será que não aprendemos com tantos embargos ???
Vamos confiar neles???

Meu a vô me falou um dia que o Brasil não "focou" nas forças armadas pois existia um "acordo" com os EUA em que ele nos defenderia (America do Sul) em caso de qualquer agressão. Ai eu te pergunto e a guerra das Malvinas ??
Acho que no caso do Irã a França preferiu ficar do lado de seu outro aliado, (tambem não gostei) porem só o tempo dirá se ela e nós agimos de forma correta.

Quanto ao Fx, eu acho que deveriamos conversar novamente sobre o Su35 e o Eurofighter Typhoon
Caro Elson,

Entendo seu inconformismo com as atitudes americanas com o Brasil ... entendo que de fato aviões americanos são como uma balança cheia de prós e contras ... porém gostaria de lhe chamar a atenção para um fator que considero decisivo ...

O critério elaborado pela FAB e aprovado pelo GF para a compra de caças jamais foi a "ausência" de componentes americanos ... se este fosse o caso restaria-nos "Js" (by China) e Flankers ...

Isto posto, certamente o GF ponderou as questões de restrição americana e optou por manter a opção americana ...

TODOS OS CAÇAS OCIDENTAIS em maior ou menor índice utilizam-se de componentes de tecnologia americana ... e isso expõe todos os concorrentes do FX-2 à restrições sobretudo na questão da exportação para terceiros ...

O que quero dizer é que "pouco importa" a quantidade de tecnologias americanas embarcadas em equipamento não americano ... se tiver somente um componente estará sujeito à embargos de exportação para países da "black-list" americana ...

Por exemplo, se o improvável acontecer e um dia "fabriquemos" Rafale "sob-licença" e haja um improvável interesse do Cháves ou do Irã ou da Coréia do Norte de comprá-lo ... SEREMOS EMBARGADOS ... tanto quanto seríamos com SHs ou Gripens ... simplesmente porque o Rafale embarca componentes americanos ... não importa se é um chip ... um GPS ... ou um motor ... embargo é embargo e ponto ...

Então a discussão TEM QUE MUDAR DE FOCO ... temos que adquirir o equipamento que traga maior conhecimento à nossa indústria ... ou maiores Off-Sets ... com os melhores CUSTOS de aquisição e manutenção X benefícios ... essa deve ser a equação ... e não "comprar o com menos componentes americanos" ... simplesmente porque isso não significa absolutamente nada em termos de independência ou de salvaguarda dos REAIS interesses nacionais do Brasil ...

É o que eu penso !

Grande Abraço
kirk
Ok.

Um Forte Abraço !!




Avatar do usuário
Bourne
Sênior
Sênior
Mensagens: 21087
Registrado em: Dom Nov 04, 2007 11:23 pm
Localização: Campina Grande do Sul
Agradeceram: 21 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#53005 Mensagem por Bourne » Ter Jan 18, 2011 10:30 am

gribel escreveu:Ou o Lula tava certo e o Rafale vem de graça, ou o MU é o cara.
Tá doido...assim vou enfartar! Magina uma centena de Flanker botando moral aqui.....cabô o milho e a pipoca!
Já botei a wyborowa no freezer : )
Pense uma geração a frente do Flanker, talvez com a participação de um país mais ao sul.




gribel
Sênior
Sênior
Mensagens: 1290
Registrado em: Dom Out 18, 2009 2:18 am
Localização: Juiz de Fora _ MG
Agradeceram: 10 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#53006 Mensagem por gribel » Ter Jan 18, 2011 10:31 am

Mathiiiias!




Avatar do usuário
Cunha
Avançado
Avançado
Mensagens: 396
Registrado em: Seg Set 03, 2007 1:46 pm
Localização: Bahia
Agradeceram: 2 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#53007 Mensagem por Cunha » Ter Jan 18, 2011 10:33 am

Marino escreveu:Eu vejo o seguinte: um meio de comunicação lança uma notícia, no caso em questão uma agência estrangeira, a Reuters.
No dia seguinte, os outros meios replicam a notícia, como manada, sem verificarem a veracidade da mesma.
Isto é um tema para o Vinícius Pimenta comentar.
Bom tema para um trabalho acadêmico.
Tô com o comandante aqui. Acho que é só replicação de notícia sem verificação.

Aguardando nota oficial.


Abraços!




Avatar do usuário
deschamps
Sênior
Sênior
Mensagens: 826
Registrado em: Seg Jul 02, 2007 12:15 am

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#53008 Mensagem por deschamps » Ter Jan 18, 2011 10:35 am

tô pensando...rs




PRick

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#53009 Mensagem por PRick » Ter Jan 18, 2011 10:41 am

Marino escreveu:Eu vejo o seguinte: um meio de comunicação lança uma notícia, no caso em questão uma agência estrangeira, a Reuters.
No dia seguinte, os outros meios replicam a notícia, como manada, sem verificarem a veracidade da mesma.
Isto é um tema para o Vinícius Pimenta comentar.
Bom tema para um trabalho acadêmico.

O problema Marino, é que ao contrário da MB, a FAB não desmente nada, o Ministério da Defesa tem que soltar uma nota para por fim a esses boatos, mais uma vez essas notícias, tem erros crassos, continuam falando em Licitação, Concorrência, se o processo fosse de fato uma Licitação, jamais em tempo algum poderiam ser aceitos outros concorrentes.

Então ficamos aqui nós feitos uns idiotas, e os outros que não querem saber da realidade, mas apenas fazer lobie e distorcer os fatos com ajuda dessas notas e notícias fabricadas, como está clara na nota do Globo, nada mais que o lobie dos EUA atuando.

[]´s




Avatar do usuário
Marino
Sênior
Sênior
Mensagens: 15667
Registrado em: Dom Nov 26, 2006 4:04 pm
Agradeceram: 630 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#53010 Mensagem por Marino » Ter Jan 18, 2011 10:42 am

Eu não queria mais postar aqui neste tópico até a questão estar resolvida, mas vou fazer um comentário de caráter geral, sem me ater a concorrência nenhuma.
Muitos aqui estão vibrando e torcendo para que esta notícia seja verdadeira, sem pensar que na segunda década do século XXI a NOSSA Força Aérea vai continuar voando F-5.
Ao contrário dos que gostaram da notícia, e torcem para que seja verdade, eu ficaria muito trite, pelo Brasil e pela FAB.
Nossos pilotos, que arriscam suas vidas voando uma aeronave da década de 60 do século passado, e vão lutar com ela em caso de necessidade, cumprindo seu juramento até ao limite, devem estar frustrados com os acontecimentos, se forem verdade.
Pensem acima das paixões, das torcidas.




"A reconquista da soberania perdida não restabelece o status quo."
Barão do Rio Branco
Responder