TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação
-
- Júnior
- Mensagens: 115
- Registrado em: Qui Jun 14, 2007 10:05 am
- Localização: Alagoinhas/Bahia
- Contato:
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2
Esse fx virou novela pior do que da globo.
Essa pessoa ai não vai decidir nda.
estamos na mão de pessoas enescrupolosas que so olham pro seu umbingo.
Essa pessoa ai não vai decidir nda.
estamos na mão de pessoas enescrupolosas que so olham pro seu umbingo.
- knigh7
- Sênior
- Mensagens: 19192
- Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
- Localização: S J do Rio Preto-SP
- Agradeceu: 2062 vezes
- Agradeceram: 2622 vezes
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2
Penguin escreveu:17/01/2011 - 11h32
Dilma vai recomeçar processo de escolha de caças
DA REUTERS, EM BRASÍLIA
DA EFE, EM PARIS
A presidente Dilma Rousseff decidiu adiar a escolha do fornecedor de jatos de combate da Força Aérea e vai reavaliar todas as ofertas finalistas para buscar novas garantias e acertar questões sensíveis como transferência de tecnologia, disseram fontes com conhecimento da decisão.
A decisão marca uma reviravolta no processo, uma vez que o antecessor de Dilma, Luiz Inácio Lula da Silva, repetidamente expressou preferência pela oferta da francesa Dassault e seus jatos Rafale. Mas Lula deixou o governo sem tomar uma decisão, deixando-a a cargo de Dilma.
A presidente decidiu reiniciar o processo de avaliação das aeronaves e a esta altura não tem preferência por qualquer fornecedor, disse uma fonte do governo.
"É a decisão dela agora... e ela quer olhar os detalhes cuidadosamente", afirmou a fonte, que pediu para não ser identificada.
Os outros finalistas da licitação, avaliada em pelo menos US$ 4 bilhões, são o caça Gripen NG, da sueca Saab, e o F-18 Super Hornet, da norte-americana Boeing.
Na semana passada, Dilma pediu pessoalmente a senadores norte-americanos por garantias adicionais do Congresso dos Estados Unidos para transferência tecnologia na proposta da Boeing, disseram fontes com conhecimento das conversas.
O acordo é o centro dos esforços do Brasil para ampliar a capacidade de defesa no momento em que a importância internacional do país cresce junto com a economia. O governo também exige generosas transferências de tecnologia patenteada para incentivar a indústria de defesa nacional.
Cada oferta tem seus pontos fortes e fracos. A da Dassault garante boas transferências de tecnologia, mas carrega um preço alto, segundo autoridades.
A Saab pode ser prejudicada pela percepção de que a Suécia ofereceria uma relação estratégica menos prestigiosa do que a França e os Estados Unidos. Entretanto, há dúvidas sobre a transferência de tecnologia na proposta da Boeing.
Também pesam as considerações políticas. A relação do Brasil com os EUA piorou nos últimos anos do governo Lula, mas Dilma mostrou sinais claros de vontade de melhorar os laços bilaterais. Porém, Lula tinha uma ligação forte com o presidente francês, Nicolas Sarkozy, e assinou um acordo estratégico de defesa com a França.
Na última segunda-feira, Dilma perguntou ao senador norte-americano John McCain --membro do Comitê de Serviços Armados do Senado, que tem jurisdição sobre assuntos aeronáuticos-- e ao colega republicano John Barrasso se o Congresso dos EUA poderia dar uma garantia adicional e formal de transferências de tecnologia na oferta da Boeing.
"Eu pretendo voltar [a Washington] e garantir que fique muito claro --que tanto o presidente dos Estados Unidos e o Congresso dos Estados Unidos deixem claro-- que haverá uma transferência completa de tecnologia se o governo do Brasil decidir adquirir o F-18", declarou McCain depois de reunir-se com Dilma.
A Boeing e autoridades norte-americanas, como o secretário de Defesa Robert Gates, já deram garantias de transferência de tecnologia, mas Dilma pode estar buscando termos mais generosos --ou promessas adicionais que possam ajudar a aliviar receios de alguns membros das Forças Armadas e do Ministério de Defesa, muitos dos quais são favoráveis à oferta francesa.
MUITO EM JOGO
Não está claro como acontecerá a avaliação das ofertas por Dilma, disse uma fonte de alto escalão do governo. Ela pode decidir revisar as ofertas atuais ao invés de exigir uma reelaboração total da parte técnica das propostas, o que poderia levar anos.
Procurado no domingo, um porta-voz do gabinete presidencial não quis comentar o assunto.
A demora prolonga um processo que começou há quase uma década, sob o governo Fernando Henrique Cardoso.
As ofertas só parecem crescer com o tempo. O contrato deve valer muito mais que o proposto inicialmente, na faixa de 4 bilhões a 6 bilhões de dólares. Os contratos de manutenção serão lucrativos, e o Brasil pode acabar comprando mais de 100 aeronaves.
Fontes do Ministério de Defesa francês disseram à Reuters que ouviram indicações preliminares de que haveria uma reforma do processo de negociações no governo de Dilma.
Conseguir a venda é especialmente importante para a Dassault, pois seria a primeira encomenda de exportação dos caças Rafale. A companhia familiar está há anos sob pressão, buscando repetir o sucesso da geração anterior de aviões militares Mirage.
Em 4 de janeiro, o ministro de Defesa francês, Alain Juppe, disse que as negociações com o Brasil estão "no caminho certo".
Um fator que pode favorecer a Boeing é a mudança nos vínculos do Brasil com os EUA. A relação de Lula com o Irã e sua tentativa mal sucedida de mediar uma disputa internacional sobre o programa nuclear iraniano resultaram em um esfriamento dos laços entre Brasília e Washington que chegaram a afetar o comércio.
Contudo, assessores dizem que Dilma pretende melhorar as relações com Washington, que ela vê como um aliado comercial em um momento de incerteza financeira mundial e de atritos crescentes sobre as políticas comerciais da China.
FRANÇA
A ministra de Economia francesa, Christine Lagarde, se mostrou esperançosa de que a presidente Dilma levará em conta o trabalho realizado no contrato de venda de aviões caça Rafale ao Exército brasileiro durante a revisão do processo de compra das aeronaves.
"Um enorme trabalho foi feito anteriormente. Espero que os frutos destes esforços sejam levados em conta pela nova presidente", afirmou a ministra à rádio "Europe 1".
Lagarde assinalou que a França já consentiu em firmar importantes compromissos no que se refere à transferência de tecnologia ao Brasil, ponto mencionado pela presidente como condição para voltar a examinar os contratos.
Lagarde assinalou que a França "cruza os dedos" para obter este importante contrato, que, caso se concretize, representará a primeira venda destes caças fora do país.
![[018]](./images/smilies/018.gif)
![[018]](./images/smilies/018.gif)
![[018]](./images/smilies/018.gif)
![[018]](./images/smilies/018.gif)





ah, eu torcia para que o Governo lesse também a avaliacão da FAB, e não apenas a exposicào de motivos do Jobim.
No inicio do mês de janeiro foi noticiado que a Presidência pediu também a avaliacão da FAB.
Taí o resultado: uma "parada" para ajuste, uma vez que o Jobim manejava a favor do Rafale.
Que bom que a necessidade da FAB passou a ter um pouco mais de importância junto ao Governo (aliás, um grupo aqui dá pouca importância a isso, levando sempre para o lado geopolítico-carregado de ideologizice anti-norte americana, diga-se de passagem).



Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2
GDA_Fear escreveu:KKK só pra rir...o Lula virou vítima da coisa toda KKKKKKKKKKKKKKKKKKK
Eu me divirto aqui.....KKK
Já falei vou repetir...se a decisão for técnica como vi em algum lugar a Dilma falar ponto pra ela...
Vc como a maioria aqui não percebeu, que o Lula não perdeu nadinha, saiu como o melhor presidente da história do País, é isso que certa cabeças da FAB não conseguiram perceber, eles é que perderam.
[]´s
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2
gribel escreveu:Eu realmente não vejo nada demais na viagem da Dilma. E não creio que fará diferença alguma na questão do fx. Ouso mesmo apostar que essas notícias de revisão do processo são lançadas intencionalmente para amenizar a pressão dos caras. A Dilma continua com o mesmo pessoal do governo passado, que de bobo não tem nada. E se o fx é o 2, os caças são os 3. Com suas vantagens e impedimentos já conhecidos. O máximo que pode acontecer no fx2 com end (na minha humilde opinião), é o Rafale ficar mais barato ainda. Mas aposto mesmo que já é o escolhido.
Exatamente, nada mudou, estamos na mesma. Apesar da ginástica de alguns, afinal, estão ganhando para isso. Os EUA continuam na mesma crise, e nossos problemas com eles vão continuar a aumentar, suas leis e salvarguardas estão aí, seu imperialismo e suas políticas intervencionistas idem. Isso não é o querer de alguém.
Do mesmo modo, apesar de todo o esforço da equipe econômica, nossas reservas já estão acima de 290 bilhões de dólares. Não adianta fantasiar e iludir, a realidade não pode ser varrida para debaixo do tapete, agora, é um saco ter que esperar mais e aguentar essa avalanche de abobrinhas da mídia.
[]´s
-
- Sênior
- Mensagens: 1290
- Registrado em: Dom Out 18, 2009 2:18 am
- Localização: Juiz de Fora _ MG
- Agradeceu: 78 vezes
- Agradeceram: 10 vezes
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2
E com as devidas proporções: Estamos em movimento de expansão na defesa, enquanto a grande maioria está encolhendo. Isso é uma bíblia nas entrelinhas.
- BARAK
- Intermediário
- Mensagens: 301
- Registrado em: Sex Abr 11, 2008 11:59 pm
- Localização: Sierra Sierra Oscar Lima
- Agradeceu: 2 vezes
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2
Sabe aqueles pesadelos em que você entra em loop e acorda no mesmo dia anterior? Pois é... 

"What? Me worry?"
Alfred E. Newman
Alfred E. Newman
- GDA_Fear
- Sênior
- Mensagens: 2088
- Registrado em: Dom Out 26, 2008 6:55 pm
- Localização: Florianópolis, SC
- Agradeceram: 1 vez
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2
knigh7 escreveu:Penguin escreveu:
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
ah, eu torcia para que o Governo lesse também a avaliacão da FAB, e não apenas a exposicào de motivos do Jobim.
No inicio do mês de janeiro foi noticiado que a Presidência pediu também a avaliacão da FAB.
Taí o resultado: uma "parada" para ajuste, uma vez que o Jobim manejava a favor do Rafale.
Que bom que a necessidade da FAB passou a ter um pouco mais de importância junto ao Governo (aliás, um grupo aqui dá pouca importância a isso, levando sempre para o lado geopolítico-carregado de ideologizice anti-norte americana, diga-se de passagem).
![]()
![]()
Perfect
![[100]](./images/smilies/100.gif)
![[100]](./images/smilies/100.gif)
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2
Vou dizer mais se a França bancar tudo que prometeu, e eu acho que banca, sabe quando que americanos e suecos vão ter chance, nunca.
O congresso americano jamais iria aprovar um pacote de ToT que nem seus maiores aliados, digo Inglaterra e Israel, conseguiram.
Me corrijam se estiver errado mas toda base tecnologica de nossa defesa está sendo europeia, será que alguem acredita que os EUA com sua politica de fundo de quintal tem alguma chance?
O congresso americano jamais iria aprovar um pacote de ToT que nem seus maiores aliados, digo Inglaterra e Israel, conseguiram.
Me corrijam se estiver errado mas toda base tecnologica de nossa defesa está sendo europeia, será que alguem acredita que os EUA com sua politica de fundo de quintal tem alguma chance?
PRick escreveu:gribel escreveu:Eu realmente não vejo nada demais na viagem da Dilma. E não creio que fará diferença alguma na questão do fx. Ouso mesmo apostar que essas notícias de revisão do processo são lançadas intencionalmente para amenizar a pressão dos caras. A Dilma continua com o mesmo pessoal do governo passado, que de bobo não tem nada. E se o fx é o 2, os caças são os 3. Com suas vantagens e impedimentos já conhecidos. O máximo que pode acontecer no fx2 com end (na minha humilde opinião), é o Rafale ficar mais barato ainda. Mas aposto mesmo que já é o escolhido.
Exatamente, nada mudou, estamos na mesma. Apesar da ginástica de alguns, afinal, estão ganhando para isso. Os EUA continuam na mesma crise, e nossos problemas com eles vão continuar a aumentar, suas leis e salvarguardas estão aí, seu imperialismo e suas políticas intervencionistas idem. Isso não é o querer de alguém.
Do mesmo modo, apesar de todo o esforço da equipe econômica, nossas reservas já estão acima de 290 bilhões de dólares. Não adianta fantasiar e iludir, a realidade não pode ser varrida para debaixo do tapete, agora, é um saco ter que esperar mais e aguentar essa avalanche de abobrinhas da mídia.
[]´s
- Marino
- Sênior
- Mensagens: 15667
- Registrado em: Dom Nov 26, 2006 4:04 pm
- Agradeceu: 134 vezes
- Agradeceram: 630 vezes
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2
De novo, uma notícia de uma agência estrangeira vira verdade absoluta.
Está bem, vamos acreditar, fingir, que seja.
Eu estou lendo no primeiro parágrafo:
Ô gente, bom senso não faz mal a ninguém.
Está bem, vamos acreditar, fingir, que seja.
Eu estou lendo no primeiro parágrafo:
Estou lendo uma coisa bem diferente de começar tudo de novo, admitir novos concorrentes, fechar tudo, acabar o mundo, etc.reavaliar todas as ofertas finalistas para buscar novas garantias e acertar questões sensíveis como transferência de tecnologia
Ô gente, bom senso não faz mal a ninguém.
"A reconquista da soberania perdida não restabelece o status quo."
Barão do Rio Branco
Barão do Rio Branco
- GDA_Fear
- Sênior
- Mensagens: 2088
- Registrado em: Dom Out 26, 2008 6:55 pm
- Localização: Florianópolis, SC
- Agradeceram: 1 vez
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2
Aí é que está os EUA não estão mais em posição de aplicar políticas de fundo de quintal.... deu pra entender agora... e você acha mesmo que a França vai liberar 100% das tecnologias do avião algo que deve ter saído em sendo que os custos do programa apartir de 2008 foram de 38Bilhões de Euros isso fora os recursos das tecnologias pesquisadas e aplicadas quando o Rafale era um demostrador tecnológico... isso tudo por 36 caças... acha mesmo...
- Marino
- Sênior
- Mensagens: 15667
- Registrado em: Dom Nov 26, 2006 4:04 pm
- Agradeceu: 134 vezes
- Agradeceram: 630 vezes
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2
36????????????
Tem certeza??????????
Tem certeza??????????
"A reconquista da soberania perdida não restabelece o status quo."
Barão do Rio Branco
Barão do Rio Branco
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2
se estivesse ouvindo, isto iria doer muito, mas estou só lendo, pois os olhos ainda estão bons,ps quase fiquei sem a orelha, um disco de corte quebrou me arrancando quase toda orelha, ainda espero no rafale




- knigh7
- Sênior
- Mensagens: 19192
- Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
- Localização: S J do Rio Preto-SP
- Agradeceu: 2062 vezes
- Agradeceram: 2622 vezes
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2
Claro, GDA_Fear,
Até porque a FAB não pediu (e também seria absolutamente inexequível) tranferência integral de tecnologia de um caca.
O que interessa a Forca e ao empresariado (pois participaram da avaliacão das ToTs) são as 10 (na verdade são 12, mas tudo bem rsrs) tecnologias que a FAB solicitou no RFI.
Até porque a FAB não pediu (e também seria absolutamente inexequível) tranferência integral de tecnologia de um caca.
O que interessa a Forca e ao empresariado (pois participaram da avaliacão das ToTs) são as 10 (na verdade são 12, mas tudo bem rsrs) tecnologias que a FAB solicitou no RFI.
Editado pela última vez por knigh7 em Seg Jan 17, 2011 9:30 pm, em um total de 1 vez.
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2
Pronto! Completou-se o loop. Voltamos ao roteiro da "imaculada" contra o o bixo-papão, passando pelas bandeirinhas... Boa sorte aos que ficam.
[]'s
[]'s
- Marino
- Sênior
- Mensagens: 15667
- Registrado em: Dom Nov 26, 2006 4:04 pm
- Agradeceu: 134 vezes
- Agradeceram: 630 vezes
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2
X2!Hader escreveu:Pronto! Completou-se o loop. Voltamos ao roteiro da "imaculada" contra o o bixo-papão, passando pelas bandeirinhas... Boa sorte aos que ficam.
[]'s
"A reconquista da soberania perdida não restabelece o status quo."
Barão do Rio Branco
Barão do Rio Branco