TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%
 
Total de votos: 1320

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
FOXTROT
Sênior
Sênior
Mensagens: 7617
Registrado em: Ter Set 16, 2008 1:53 pm
Localização: Caçapava do Sul/RS.
Agradeceram: 103 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#52861 Mensagem por FOXTROT » Seg Jan 17, 2011 10:20 am

Falta de respeito com os militares e com o povo brasileiro, nossa soberania foi mais uma vez abandonada.

Essa conversa de compra de caças já deu tudo o que tinha que dar, esse programa FX.2.999999 deveria ser enterrado de vez.

Quem sabe um dia não se adquire um caça de 5º geração? (sonho meu) :cry:

Saudações




"Só os mortos conhecem o fim da guerra" Platão.
Avatar do usuário
wagnerm25
Sênior
Sênior
Mensagens: 3590
Registrado em: Qui Jan 15, 2009 2:43 pm
Agradeceram: 198 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#52862 Mensagem por wagnerm25 » Seg Jan 17, 2011 10:41 am

Seria um delírio completo eu sugerir que se abandonasse o FX para sempre e ao invés disso, aportar alguns bilhões na Embraer para que desenvolva um caça nacional? Um projeto de, sei lá, 25 anos? Enquanto isso ficaríamos comprando nossas sucatinhas aladas numa imensa xepa aeronáutica e fazendo aquela tunagem esperta.




Avatar do usuário
Marino
Sênior
Sênior
Mensagens: 15667
Registrado em: Dom Nov 26, 2006 4:04 pm
Agradeceram: 630 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#52863 Mensagem por Marino » Seg Jan 17, 2011 11:41 am

Vamos Combinar

Notícias sobre Política, Economia, Negócios e Cultura

Paulo Moreira Leite Com Leonel Rocha e Isabel Clem
McCain veio jogar para sua torcida


John Mccain fez bonito para o eleitorado americano ao louvar as virtudes do caça F-18 na audiência com Dilma Rousseff. Embora a presidenta tenha desarmado o ambiente de já ganhou a favor dos caças Rafale, franceses, até agora o Planalto não deu sinal de que pretende mudar o jogo. Brasília continua fiel à ideia de que o Brasil tem mais a ganhar do que a perder quando mantém uma distância relativa de Washington – e isso exclui uma parceria militar tão profunda como entregar os principais caças da FAB a uma empresa monitorada pelo governo americano.




"A reconquista da soberania perdida não restabelece o status quo."
Barão do Rio Branco
WalterGaudério
Sênior
Sênior
Mensagens: 13539
Registrado em: Sáb Jun 18, 2005 10:26 pm
Agradeceram: 201 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#52864 Mensagem por WalterGaudério » Seg Jan 17, 2011 11:45 am

Marino escreveu:Vamos Combinar

Notícias sobre Política, Economia, Negócios e Cultura

Paulo Moreira Leite Com Leonel Rocha e Isabel Clem
McCain veio jogar para sua torcida


John Mccain fez bonito para o eleitorado americano ao louvar as virtudes do caça F-18 na audiência com Dilma Rousseff. Embora a presidenta tenha desarmado o ambiente de já ganhou a favor dos caças Rafale, franceses, até agora o Planalto não deu sinal de que pretende mudar o jogo. Brasília continua fiel à ideia de que o Brasil tem mais a ganhar do que a perder quando mantém uma distância relativa de Washington – e isso exclui uma parceria militar tão profunda como entregar os principais caças da FAB a uma empresa monitorada pelo governo americano.
Muito bem redigida a parte sublinhada.




Só há 2 tipos de navios: os submarinos e os alvos...

Armam-se homens com as melhores armas.
Armam-se Submarinos com os melhores homens.


Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
WalterGaudério
Sênior
Sênior
Mensagens: 13539
Registrado em: Sáb Jun 18, 2005 10:26 pm
Agradeceram: 201 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#52865 Mensagem por WalterGaudério » Seg Jan 17, 2011 11:45 am

FAILED POST




Editado pela última vez por WalterGaudério em Seg Jan 17, 2011 12:03 pm, em um total de 4 vezes.
Só há 2 tipos de navios: os submarinos e os alvos...

Armam-se homens com as melhores armas.
Armam-se Submarinos com os melhores homens.


Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
Avatar do usuário
Bourne
Sênior
Sênior
Mensagens: 21087
Registrado em: Dom Nov 04, 2007 11:23 pm
Localização: Campina Grande do Sul
Agradeceram: 21 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#52866 Mensagem por Bourne » Seg Jan 17, 2011 11:49 am

Matrix reinicia [002]

Agora sim o tópico passa de seis mil páginas. Agora pode dar qualquer coisa. Tenham esperança e a coisa vai por que quem comanda é a PresidentA.
Dilma vai recomeçar processo de escolha de caças
Licitação é avaliada em pelo menos R$ 6,7 bilhões. Três empresas disputam o contrato

Fonte: <http://noticias.r7.com/brasil/noticias/ ... 10117.html >

A presidente Dilma Rousseff decidiu adiar a escolha do fornecedor de jatos de combate da Força Aérea e vai reavaliar todas as ofertas finalistas para buscar novas garantias e acertar questões sensíveis como transferência de tecnologia, disseram fontes com conhecimento da decisão à Reuters.

A decisão marca uma reviravolta no processo, uma vez que o antecessor de Dilma, Luiz Inácio Lula da Sailva, repetidamente expressou preferência pela oferta da francesa Dassault e seus jatos Rafale. Mas Lula deixou o governo sem tomar uma decisão, deixando-a para Dilma.

A presidente decidiu reiniciar o processo de avaliação das aeronaves e, a esta altura, não tem preferência por qualquer fornecedor.

Os outros finalistas da licitação, avaliada em pelo menos R$ 6,7 bilhões (US$ 4 bilhões), são o caça Gripen NG, da sueca Saab; e o F18 Super Hornet, da norte-americana Boeing.

Na semana passada, Dilma pediu pessoalmente a senadores norte-americanos por garantias adicionais do Congresso dos Estados Unidos para transferência de tecnologia na proposta da Boeing.

Copyright Thomson Reuters 2011




Avatar do usuário
Marino
Sênior
Sênior
Mensagens: 15667
Registrado em: Dom Nov 26, 2006 4:04 pm
Agradeceram: 630 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#52867 Mensagem por Marino » Seg Jan 17, 2011 11:50 am

Bourne, já foi comentado na página anterior.
Mas vc acredita realmente em recomeço de todo o processo, honestamente?




"A reconquista da soberania perdida não restabelece o status quo."
Barão do Rio Branco
Avatar do usuário
NovaTO
Sênior
Sênior
Mensagens: 1251
Registrado em: Dom Set 06, 2009 10:37 pm
Agradeceram: 47 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#52868 Mensagem por NovaTO » Seg Jan 17, 2011 12:13 pm

Em se confirmando uma re-re-avaliação das propostas, seria mais um ano para tomar a descisão? E nesse caso, uma simples reapresentação sem modificações, ou acréscimos ou modificações das propostas apresentadas? E a ponderação dos pesos? continuarão as mesmos? E as empresas que ficaram de fora da short-list? Poderiam reclamar uma nova proposta também?

Se confirmado essa notícia, seria um FX-3?

[]'s




Avatar do usuário
Booz
Sênior
Sênior
Mensagens: 2495
Registrado em: Seg Ago 15, 2005 3:36 am

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#52869 Mensagem por Booz » Seg Jan 17, 2011 12:17 pm

Mon Dieu!!

J'Acusse!!

Estamos reiventando o "processo"


Imagem




Imagem
Avatar do usuário
Bolovo
Sênior
Sênior
Mensagens: 28560
Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
Agradeceram: 442 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#52870 Mensagem por Bolovo » Seg Jan 17, 2011 12:18 pm

E ainda falam que a contratação do Ronaldinho que foi uma novela.




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Avatar do usuário
Penguin
Sênior
Sênior
Mensagens: 18983
Registrado em: Seg Mai 19, 2003 10:07 pm
Agradeceram: 374 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#52871 Mensagem por Penguin » Seg Jan 17, 2011 12:21 pm

Pepê Rezende escreveu:
Penguin escreveu:Não Pepê. Além de projetar e fabricar a RM12, A Volvo é parceira de risco da GE no programa F414. A MTU alemã também é parceira de risco neste programa.

[]s
Ser parceira de risco não significa dominar todo o produto. Vc tem uma turbina que é diferente da empregada pela Marinha dos Estados Unidos e, o que é pior, que será fabricada em escala muito menor. Pelo que eu sei, a Volvo desenvolveu principalmente o FADEC e desenvolveu especificações para o primeiro módulo da versão G, embasada no que fez na RM12. A GE trabalha no desenvolvimento de material capaz de suportar essas especificações, bem mais rígidas que as empregadas na versão biturbina.

Abraços

Pepê
RM12 é uma F404 muito modificada/aperfeiçoada pela Volvo. A Volvo tem capacidade de produzir totalmente essa turbina. Há um sistema de rotação de produção entre a GE e a Volvo dos componentes da mesma, que já foi explicado aqui algumas vezes por Alexandre Fontoura.

Com relação a F414, a parceria significa conhecer muito bem o produto. Coincidentemente, o fan e o compressor são exatamente os componentes que a Snecma fabrica no programa CFM56 com a mesma GE.

A envolvimento da Volvo no programa F414 é anterior a 2000, antes do IOC do SH e quando nem se falava de Gripen NG:

19/01/2000
VOLVO AERO AND GE ENTER INTO A NEW MAJOR COOPERATION PROJECT
by -

Volvo Aero and GE Aircraft Engines (GEAE) have entered into a new, major military cooperation agreement. The cooperation involves the F414 engine for the F-18E/F (Super Hornet) aircraft series, which is the U.S. Navy's new volume program for their aircraft carrier fleet. Volvo Aero's involvement corresponds to program revenues of about SEK 3 billion (USD 350 M.)"This is a big breakthrough for Volvo Aero. This is the company's first Military Engine Programme that is not strictly connected to the Swedish Airforce," says Fred Bodin, president of Volvo Aero.

"The F414 is a natural continuation of Volvo's military cooperation with GEAE. Our successful work with the Volvo RM12 engine for the Gripen multi-role combat aircraft laid the foundation," Fred Bodin adds.

Volvo Aero will manufacture structural and rotating components in the engine´s fan and compressor area. The chosen components are part of Volvo Aero's area of specialization. This will result in major coordination gains with the current commercial production, where Volvo Aero is the predominant supplier worldwide of certain components.

"This new business coincides precisely with our product strategy and we strengthen our position further, since the F414 is considered to be a military volume program over the next 15-20 years. Production is expected to exceed 2,000 engines," says Fred Bodin.

"International cooperative agreements are critical to GEAE´s success in the world arena", says Russel Sparks, Vice President of GEAE´s Military Engines Operation.

"The RM12 is a model for successful international cooperation. Volvo Aero´s presence on the F414 clearly improves the engine´s strategic position in the world."

In recent years, the military engine market has opened for partnerships and multi-national cooperation in the same way as the commercial market. The F414 contract is a breakthrough for Volvo Aero and prime example of this.

For further information please contact Hasse Nilsson, Director Marketing, + 46 520 94211 or + 46 70 674 62 85 or Mauritz Ljungman, Vice President Corporate Communications + 46 520 94 424 or + 46 70 594 4853.

http://www.volvogroup.com/group/global/ ... uage=en-gb
January 19, 2000
GE and Volvo Expand Cooperation Into F414 Engine

--EVENDALE, OHIO - GE Aircraft Engines (GEAE) and Volvo Aero Corporation of Sweden have reached a long-term agreement under which Volvo will manufacture designated components for GEAE's F414-GE-400 fighter engine.

The F414 powers the U.S. Navy's F/A-18E/F Super Hornet, mainstay of the Navy's aircraft carrier fleet into the 21st century. GEAE is currently on contract to build 176 F414 engines, but production is anticipated to exceed 2,000 engines over the next 20 to 30 years.

The agreement with Volvo covers structural and rotating components in the engine's fan and compressor area.

This agreement marks another important step in the long-standing cooperative relationship between the companies in both military and commercial aircraft engines - a relationship which contributes directly to the sales success of GEAE engines in the world marketplace.

For example, GEAE and Volvo jointly produce the RM12 engine, which powers the JAS39 Gripen fighter for the Swedish Air Force. Recently, this Swedish aircraft was purchased by the government of South Africa.

The RM12 is derived from GEAE's highly successful F404 engine, the predecessor of the F414 in the F/A-18 family. The F414 is a prime candidate for future upgrades to the Gripen and other aircraft upgrade programs.

Volvo's involvement in the F414 program also strengthens GE's position in the European fighter engine market. The F414 is being evaluated by Germany's DASA for its MAKO light fighter.

"International cooperative agreements are critical to GEAE's success in the world arena," said Russell Sparks, vice president of GEAE's Military Engines Operation. "The RM12 is a model for successful international cooperation. Volvo's presence on the F414 program clearly improves the engine's strategic position in the world."

http://www.geae.com/aboutgeae/presscent ... 00119.html


Com relação a F414G:
June 19, 2007
GE Launches F414G Engine for Saab's Gripen Demonstrator Program

--LeBOURGET -- Saab has selected GE Aviation's new F414G fighter engine to power its Gripen Aircraft Demonstrator Program. Two F414 Engines are currently being delivered for flight-test and customer demonstration evaluations planned for 2008-2010.

The F414G uses a similar architecture to the popular F414-GE-400 engine powering the F/A-18 Super Hornet, with minor changes to the alternator for added aircraft power, and modified Full Authority Digital Electronic Control (FADEC) software for enhanced single-engine operation. The F414 engine is capable of producing more than 22,000 pounds (96 kN) of thrust.

"This extension of the proven F414 product line will help ensure the Gripen remains at the leading edge of performance and capability," said F404/F414 program manager Tony Mathis. "We have a long and successful history supporting the Gripen program, and look forward to this next chapter."

The Demonstrator program includes the development of a new test-flying platform, the Gripen Demo, which complements the successful Gripen C/D version currently being delivered to customers worldwide. A potential fleet of approximately 200 aircraft is anticipated.

F414 engines combine advanced technology with proven reliability, maintainability and operability of its successful F404 predecessor that powers the F/A-18C/D, while providing 35% more thrust. With approximately 750,000 flight-hours and 700 engines delivered, the F414 engine continues to exceed U.S. Navy reliability goals. In addition to the Saab Gripen Demo, the F414 is also a potential powerplant for a variety of light fighter, combat and trainer aircraft under development.

GE Aviation, a part of General Electric Company (NYSE: GE), is one of the world's leading manufacturers of jet engines for civil and military aircraft.

http://www.geae.com/aboutgeae/presscent ... 70619.html
11/6/2008
Volvo Aero and GE sign MoU on F414
by Corporate Communications, Volvo Aero

Volvo Aero and General Electric have signed a Memorandum of Understanding (MoU) regarding strategic cooperation on the F414 engine. The MoU is intended for a possible sale of Gripen Next Generation Aircraft to Norway.

GE Aviation (GE), a business component of General Electric Company, and Volvo Aero Corporation have a long-term strategic relationship in connection with GE’s F414 engine. Volvo Aero is a risk and revenue sharing partner in the F414 program and manufactures a number of components for the engine.

Now, an MOU has been signed among Volvo Aero Corporation, Volvo Aero Norge AS, a majority owned subsidiary of Volvo Aero Corporation, and GE solidifying collaboration to find opportunities for Norwegian industry in fulfillment of potential offset and industrial cooperation obligations accepted by Gripen International (Gripen). Gripen markets and produces the Gripen Next Generation Aircraft powered by a derivative of the F414 engine designated the F414G.

Volvo Aero Corporation has significant presence in Sweden and Norway with many possibilities for offset proposals within technology, development, production and product support in connection with the potential procurement of the Gripen Next Generation Aircraft by the Norwegian Government.

“We hope that this MoU will result in extended cooperation with GE. We see great opportunities, especially on the manufacturing side in Norway,” says Odd Tore Kurverud, President at Volvo Aero Norge AS.

Gripen International is part of the Saab Group.

Images of the Gripen can be found in the Image Gallery under News images.

Facts on F414:
The 22,000-pound-thrust-class F414G turbofan engine utilizes the advanced technology, reliability, maintainability and operability of the combat-proven F414 engine that powers the U.S. Navy F/A-18E/F Super Hornet. To date, more than 800 F414-GE-400 engines have been delivered and have accumulated more than 900,000 flight-hours.
F414-GE-400 engines also powers Boeing’s EA-18G Growler electronic attack aircraft.

The F414 is a potential powerplant for emerging platforms such as the Korean KF-X and the Indian Medium Combat Aircraft, as well as growth versions of the KAI/LMTAS T-50, and the Indian Light Combat Aircraft. GE continues to develop advanced technology for the F414 engine, paving the way for future upgrades such as improving component capability for a significant reduction in ownership costs, and providing as much as a 20 percent increase in thrust with improved specific fuel consumption.

GE-Aviation, a business component of General Electric Company (NYSE: GE), is a world-leading provider of commercial and military jet engines and components as well as integrated digital, electric power, and mechanical systems for aircraft. GE Aviation also has a global service network to support these offerings.

http://www.volvoaero.com/volvoaero/glob ... uage=en-gb
[]s




Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
Bender

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#52872 Mensagem por Bender » Seg Jan 17, 2011 12:23 pm

helio escreveu:
Bender escreveu: Vou tentar expor somente algumas idéias desconexas e mais ou menos relativas ao que li nas últimas páginas,partindo das perguntas do Orestes,e das argumentações seguintes do Hélio,Suntsé,Carlos,Marino e outros,que acabaram por desembocar no principal tópico das questões da defesa nacional para as próximas décadas,que é a vinculação constitucional intocável por contingenciamentos de verbas como garantia de sustentabilidade das FAs. Nada! nenhuma compra de caças ou outro hardware pontual qualquer , se compara a esta questão fundamental em importância,estas são somente ações correlatas de encaminhamento e de preparação para o que se aspira que deverá se seguir futuramente,vivemos um momento de transição.

Em primeiro lugar eu tento olhar a END desde o seu lançamento não como sonho em uma noite de verão,mas como fundamental ponto de partida e chamamento para o desenvolvimento de um arcabouço sério e perene da estrutura da defesa nacional.

Esta estrutura demandará décadas para ser concretizada,vários governos com bons e maus momentos econômicos e políticos, se sucederão para que ela ganhe seu corpo definitivo,isto não se dará do dia para noite,e a aspiração para uma garantia de verbas para defesa e sua implementação efetiva também não. Não podemos enxergar o desenvolvimento do país por frações e seguimentos que mais nos comovem pela nossa posição na pirâmide social e nossas convicções pessoais,e sim pela necessidade do todo,onde dentro deste “todo” de carências de desenvolvimento, “seguimentos” que afetam diretamente as necessidades básicas da sociedade (Trabalho,Saúde e Educação) se sobrepõe a outros muito importantes também,mas que para ela sociedade carente que vota,não possuem importância primeira (C&T,Defesa Nacional,Programa Espacial,etc).

O Brasil diante da situação econômica mundial não é um país pobre,e dos Brics é o que tem menor preocupação relativa com a necessidade de uma estrutura de defesa maior,ele tem isso sim pelo seu tamanho e grandeza de população,uma grande massa de pessoas pobres e carentes,é para elas que as políticas de governo,investimentos e vinculações orçamentárias devem se voltar em primeiro lugar,dada esta tranqüilidade da situação geoestratégica, o restante vem depois,falta de rancho em quartéis não são mais importantes ou mais humilhantes que uma massa gigantesca de cidadãos sofrendo conseqüências do subemprego,”subescolas”, da falta de saneamento e doenças endêmicas inerentes a sua situação de pobreza e da outra pandemia nacional que é a corrupção e malversação de verbas públicas e distorções orçamentárias acomodativas em relação a arrecadação fiscal dos exercícios correntes .

A busca através de meios políticos do esclarecimento e negociações para que se vincule a constituição verbas para defesa é decisão que até que chegue a um debate e votação definitiva pelo CN será penosa e de difícil compreenção e aceitação,mas é preciso que seja colocada na pauta sua necessidade e seja dado o importantíssimo primeiro passo.

Objetiva justamente livrar a questão da defesa nacional e das FAs,deste debate oportunista e corriqueiro da falta de pão para os pobres obstaculizar de forma demagógica a necessidade de munição nas armas dos militares,ou contingenciamentos movidos por situações fiscais precárias e passageiras,onde a importância de se manter a integridade e proteção da casa onde se abrigam os bem nascidos e os carentes desta nação chamada Brasil, tenha reconhecida sua importância e seja elevada ao patamar das outras e mais importantes necessidades básicas e carências nacionais que indicam diretamente a dignidade de um cidadão e do povo em geral, mesmo tendo no imaginário dos cidadãos um caráter abstrato que as outras carências que o marcam a pele diariamente não possuem.

Para o atual patamar de importância no qual o Brasil se encontra e caminha no âmbito externo,não é mais possível que as questões e carências básicas internas predominem absolutas,pois não será suficiente ter melhorias de postos de trabalho, saúde e educação se tivermos nossa casa saqueada ou tomada,e formos obrigados por alienígenas a morar de favor ou embaixo da ponte,políticos e cidadãos precisarão debater esta questão por mais abstrata que lhes pareça,e se conscientizar disso,e isto demanda tempo mas é na minha opinião inevitável, pois será preciso e fundamental que os futuros e importantes posicionamentos soberanos do país perante outros e o mundo, tenham o imprescindível respaldo da força militar com poder crível.

Formular planos para as FAs, encaminhá-los ao debate criando uma vontade política consciente é o único meio para que isso se concretize em uma nação democrática como o Brasil,não existem formulas mágicas,nem prazo definido nem soluções autoritárias comuns e megalômanas nos seguimentos de defesa como de países com regimes fechados a participação da sociedade.

A partir do dia que a decisão definitiva pela garantia de verbas que suportem a integridade absoluta da nação por FAs fortes e consistentes for compreendida e tomada,poderemos então vislumbrar um horizonte mais definido do que podemos ter e ser nesta questão,que tantos desejam e esperam,sejam quais forem os custos financeiros exigidos para que estas necessidades sejam cumpridas aparecerão e serão empenhados,mas o fato desta decisão ainda não existir não nos obriga ou faz que tenhamos que vegetar impotentes e impassíveis a sua espera resmungando inconformados ou culpando este estado pelo nosso imobilismo.

Assim como os casais jovens não abastados que planejam seu casamento futuro,o fato de vislumbrar a concretização do mesmo para dali 3 ou 4 anos não os impede de ir comprando seus eletro-domésticos mesmo que não tenham noção exata do tamanho da casa na qual deverão morar ou a certeza absoluta de que seu amor durará até lá,é de intenções,logo após planos e na seqüência de seguidas e pequenas ações com determinação que se faz a vida,foi assim com meu pai,comigo e com muitos,e a estes não basta somente querer é preciso criar condições: “para”, e deverá ser assim também com vários tópicos importantes do país inclusive com relação as FAs,se assim não fosse, pobre não casava neste país,e o serviço militar obrigatório já teria sido extinto por falta de rancho regular e insatisfatório.

Bem nascidos e abastados não precisam esperar nem comprar a prestação só precisam querer,o Brasil futuro dos meus netos talvez alcance esta condição a partir das sementes que começam a ser plantadas,hoje ainda é preciso planos e determinação para realizá-los e resignação diante dos reveses inevitáveis de todo caminho,mas que não excluem as críticas construtivas que não contemplem a passividade.

SDS.
Bom dia Bender
Desculpe mas só agora pude ler o seu post
Embora concorde com o seu ponto de vista, o que não consigo admitir, é o cobertor curto alegado pelo GF(de não termos verbas para atender as necessidades básicas). Se estivessemos na década de oitenta, em plena crise, falta de verba seria uma ótima desculpa, mas há meses estamos batendo sucessivos recordes de arrecadação. Mesmo assim a máquina publica consegue consumir tudo, de quebra recorrer aos bancos privados para fechar a conta e ainda querem a volta do CPMF. Sinceramente, com esta arrecadação merecemos uma administração melhor.

Abraços
Hélio
Obrigado por comentar Hélio,aliás voce andou sumido,e sua vóz aqui saiba é importante.

Seu comentário é totalmente verdadeiro,mas assim como o objeto do meu,necessitará de tempo que não será pouco para evoluir,pois vai de encontro direto a uma questão fundamental da economia do país que afeta toda a estrutura do estado brasileiro,e que faz meu comentário se transformar em um puro off-topic.

Os males da dívida publica interna gigantesca,inchaço e apadrinhamento desproporcional da máquina governamental,clientelismo nocivo e todas as demais práticas carcomidas que ainda prevalecem na estrutura politica nacional deverão ser atenuados e estirpados cada um a sua vez para que o país consiga definitivamente uma estabilidade política,econômica e financeira real,este é um trabalho que tem obstáculos muito maiores para serem superados do que qualquer outro,dado o numero de indíviduos,instituições e feudos políticos que sobrevivem a sua sombra de ineficiência viciada.

Também não será fruto de um governo mas de muitos e também sofrerá reveses e resistências fortes e intransigentes dos que se beneficiam deste círculo vicioso,mas como disse anteriormente com relação a questão das FAs,será inevitável que se realize sob pena da estagnação da economia nacional e outros males econômicos e politicos piores advindos desta estagnação.

Mas repito,é preciso que se dê um primeiro passo e não fiquemos simplesmente esperando por este dia,e critiquemos e não fiquemos passivos também diante desta situação macro,(Politica e econômica)o país assim como as FAs não podem parar de trabalhar nem de planejar e encaminhar para frente suas questões fundamentais dia após dia,só porque as "coisas" não são perfeitas hoje,justas e ideais no âmbito das instituições e suas práticas,é preciso seguir em frente criando caminhos novos,criticando,exigindo e se adaptando a cada evolução e superando cada retrocesso.

É difícil aceitar este pensamento de longo prazo para a evolução de tantas questões fundamentais do país, quando sofremos na carne do curto prazo todo mes,os descontos do leão em nosso contra cheque ou empreendimento,e as FAs seus "contingenciamentos",nós merecemos uma administração melhor há um século,mas esta é nossa terra, justa ou não, e é aqui que devemos contribuir e trabalhar independente se os politicos da vez nos agradam ou não, para que as coisas evoluam e se aperfeiçoem através de nossa vóz e voto através do tempo. Fora destes termos só exitem as soluções de força,e estas além de continuarem a me obrigar como cidadão a agradar o leão todo o mes, de bônus calam a minha voz e cerceiam a minha liberdade de cidadão.

É impressionante como o FX do ponto de vista do hardware puro e simples,fica pequeno e insignificante diante de tantos objetivos e desafios gigantescos que o país,seus cidadãos e as FAs como um todo terão que enfrentar nas próximas décadas.

Grande abraço,Lima e Soultrain [100]




Bender

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#52873 Mensagem por Bender » Seg Jan 17, 2011 12:35 pm

O Senador Mcain simplesmente cumpre o papél de porta vóz que cabe a cada um dos senhores notáveis do maior protetorado industrial e militar da face da terra,que conta com mais de 130 acordos militares firmados com países e mais de 600 bases militares espalhadas pelo mundo.

Cabe a nós decidirmos se desejamos ser "mais um" afiliado deste clube,ou se queremos simplesmente comprar mais um produto destes fornecedores mundiais.

SDS.




Avatar do usuário
Penguin
Sênior
Sênior
Mensagens: 18983
Registrado em: Seg Mai 19, 2003 10:07 pm
Agradeceram: 374 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#52874 Mensagem por Penguin » Seg Jan 17, 2011 12:46 pm

Pepê Rezende escreveu:
ELSONDUARTE escreveu:Imagem
Como já coloquei antes, boa parte dos sistemas são compartilhados pelos três aparelhos:

1. Sistema de reconhecimento
2. IFF
3. Display
4. Sistemas de computadores
5. Navegação
6. Datalink

Vejam o que sobra...

Gripen
1. IRST
2. Sistema elétrico
3. Trem de pouso
4. Estrutura (asas, canard e parte central da fuselagem)
5. Entrega parcial dos códigos fontes (os que pertencem à SAAB, que não incluem o RAVEN)

Comparando

Rafale
1. Radar (hard e software inclusos)
2. Estrutura (asas, canard e parte central da fuselagem)
3. Suite de guerra eletrônica
4. Entrega de TODOS os códigos fonte

Comparando offsets

Gripen
1. Participação da AKAER no projeto das asas
2. Participação da ATMOS no desenvolvimento de módulos para o RAVEN (o que está ACIMA da capacidade da empresa e dificilmente será implementado)
3. Integração dos mísseis e sistemas de armas desejados pela FAB ao avião
4. "Condições justas" (o termo usado é esse) para a participação de produtos brasileiros em futuras concorrências para a Força Aérea da Suécia.

Rafale
1. Montagem e fabricação de componentes do RBE2 no Brasil
2. Desenvolvimento de módulos/radar específicos para a versão brasileira do RBE
3. Integração dos mísseis e sistemas de armas desejados pela FAB ao avião
4. Transferência de tecnologia e construção de motores para UAV no Brasil (a firma, inclusive, já se instalou em São José dos Campos)
5. Transferência de tecnologia para construção de caixões de asa em compostos para a Embraer
6. Transferência de tecnologia para automação de linhas de montagem aplicáveis ao KC-390 e ao Rafale
7. Aquisição de 10 unidades do KC-390 e participação da indústria francesa como parceira de risco no programa.

Se quiserem, depois coloco os dos F/A-18E/F.

Abraços

Pepê
Ue Pepê!

Cade as tecnologias sensíveis desejadas pela FAB e pela Embraer?

Orlando Neto, Vice Presidente para o Mercado de Defesa da Embraer (Alide):
Orlando contou ainda que as tecnologias sensíveis desejadas pela FAB e pela Embraer passam pelo conceito de autonomia industrial, envolvendo, entre outras, a capacidade de integração de radares e do programa de operações de vôo (flight operations program) para podermos dominar a integração de sistemas digitais complexos e tudo que for integração de sistemas. No plano de estruturas, o design de asas supercríticas e o projeto de estruturas complexas.
[]s




Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
Avatar do usuário
Valdemort
Sênior
Sênior
Mensagens: 1319
Registrado em: Ter Jan 15, 2008 11:13 am
Agradeceram: 20 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#52875 Mensagem por Valdemort » Seg Jan 17, 2011 1:03 pm

Eu acho que vai ser F18 SH e Gripen NG .




"O comunismo é a filosofia do fracasso, o credo da ignorância e o evangelho da inveja. Sua virtude inerente é a distribuição equitativa da miséria".
Winston Churchill
Responder