TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%
 
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Rodrigoiano
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#52816 Mensagem por Rodrigoiano » Dom Jan 16, 2011 5:55 pm

Deja vu...

Little flags? Again? :twisted: :mrgreen:




Bender

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#52817 Mensagem por Bender » Dom Jan 16, 2011 8:12 pm

Marino escreveu:Sim, temos que esperar para ver como vai ser implementada uma coisa assim.
Eu não sei.
Mas não é minha área. Fiquemos na varanda observando.
Um abraço.
Vou tentar expor somente algumas idéias desconexas e mais ou menos relativas ao que li nas últimas páginas,partindo das perguntas do Orestes,e das argumentações seguintes do Hélio,Suntsé,Carlos,Marino e outros,que acabaram por desembocar no principal tópico das questões da defesa nacional para as próximas décadas,que é a vinculação constitucional intocável por contingenciamentos de verbas como garantia de sustentabilidade das FAs. Nada! nenhuma compra de caças ou outro hardware pontual qualquer , se compara a esta questão fundamental em importância,estas são somente ações correlatas de encaminhamento e de preparação para o que se aspira que deverá se seguir futuramente,vivemos um momento de transição.

Em primeiro lugar eu tento olhar a END desde o seu lançamento não como sonho em uma noite de verão,mas como fundamental ponto de partida e chamamento para o desenvolvimento de um arcabouço sério e perene da estrutura da defesa nacional.

Esta estrutura demandará décadas para ser concretizada,vários governos com bons e maus momentos econômicos e políticos, se sucederão para que ela ganhe seu corpo definitivo,isto não se dará do dia para noite,e a aspiração para uma garantia de verbas para defesa e sua implementação efetiva também não. Não podemos enxergar o desenvolvimento do país por frações e seguimentos que mais nos comovem pela nossa posição na pirâmide social e nossas convicções pessoais,e sim pela necessidade do todo,onde dentro deste “todo” de carências de desenvolvimento, “seguimentos” que afetam diretamente as necessidades básicas da sociedade (Trabalho,Saúde e Educação) se sobrepõe a outros muito importantes também,mas que para ela sociedade carente que vota,não possuem importância primeira (C&T,Defesa Nacional,Programa Espacial,etc).

O Brasil diante da situação econômica mundial não é um país pobre,e dos Brics é o que tem menor preocupação relativa com a necessidade de uma estrutura de defesa maior,ele tem isso sim pelo seu tamanho e grandeza de população,uma grande massa de pessoas pobres e carentes,é para elas que as políticas de governo,investimentos e vinculações orçamentárias devem se voltar em primeiro lugar,dada esta tranqüilidade da situação geoestratégica, o restante vem depois,falta de rancho em quartéis não são mais importantes ou mais humilhantes que uma massa gigantesca de cidadãos sofrendo conseqüências do subemprego,”subescolas”, da falta de saneamento e doenças endêmicas inerentes a sua situação de pobreza e da outra pandemia nacional que é a corrupção e malversação de verbas públicas e distorções orçamentárias acomodativas em relação a arrecadação fiscal dos exercícios correntes .

A busca através de meios políticos do esclarecimento e negociações para que se vincule a constituição verbas para defesa é decisão que até que chegue a um debate e votação definitiva pelo CN será penosa e de difícil compreenção e aceitação,mas é preciso que seja colocada na pauta sua necessidade e seja dado o importantíssimo primeiro passo.

Objetiva justamente livrar a questão da defesa nacional e das FAs,deste debate oportunista e corriqueiro da falta de pão para os pobres obstaculizar de forma demagógica a necessidade de munição nas armas dos militares,ou contingenciamentos movidos por situações fiscais precárias e passageiras,onde a importância de se manter a integridade e proteção da casa onde se abrigam os bem nascidos e os carentes desta nação chamada Brasil, tenha reconhecida sua importância e seja elevada ao patamar das outras e mais importantes necessidades básicas e carências nacionais que indicam diretamente a dignidade de um cidadão e do povo em geral, mesmo tendo no imaginário dos cidadãos um caráter abstrato que as outras carências que o marcam a pele diariamente não possuem.

Para o atual patamar de importância no qual o Brasil se encontra e caminha no âmbito externo,não é mais possível que as questões e carências básicas internas predominem absolutas,pois não será suficiente ter melhorias de postos de trabalho, saúde e educação se tivermos nossa casa saqueada ou tomada,e formos obrigados por alienígenas a morar de favor ou embaixo da ponte,políticos e cidadãos precisarão debater esta questão por mais abstrata que lhes pareça,e se conscientizar disso,e isto demanda tempo mas é na minha opinião inevitável, pois será preciso e fundamental que os futuros e importantes posicionamentos soberanos do país perante outros e o mundo, tenham o imprescindível respaldo da força militar com poder crível.

Formular planos para as FAs, encaminhá-los ao debate criando uma vontade política consciente é o único meio para que isso se concretize em uma nação democrática como o Brasil,não existem formulas mágicas,nem prazo definido nem soluções autoritárias comuns e megalômanas nos seguimentos de defesa como de países com regimes fechados a participação da sociedade.

A partir do dia que a decisão definitiva pela garantia de verbas que suportem a integridade absoluta da nação por FAs fortes e consistentes for compreendida e tomada,poderemos então vislumbrar um horizonte mais definido do que podemos ter e ser nesta questão,que tantos desejam e esperam,sejam quais forem os custos financeiros exigidos para que estas necessidades sejam cumpridas aparecerão e serão empenhados,mas o fato desta decisão ainda não existir não nos obriga ou faz que tenhamos que vegetar impotentes e impassíveis a sua espera resmungando inconformados ou culpando este estado pelo nosso imobilismo.

Assim como os casais jovens não abastados que planejam seu casamento futuro,o fato de vislumbrar a concretização do mesmo para dali 3 ou 4 anos não os impede de ir comprando seus eletro-domésticos mesmo que não tenham noção exata do tamanho da casa na qual deverão morar ou a certeza absoluta de que seu amor durará até lá,é de intenções,logo após planos e na seqüência de seguidas e pequenas ações com determinação que se faz a vida,foi assim com meu pai,comigo e com muitos,e a estes não basta somente querer é preciso criar condições: “para”, e deverá ser assim também com vários tópicos importantes do país inclusive com relação as FAs,se assim não fosse, pobre não casava neste país,e o serviço militar obrigatório já teria sido extinto por falta de rancho regular e insatisfatório.

Bem nascidos e abastados não precisam esperar nem comprar a prestação só precisam querer,o Brasil futuro dos meus netos talvez alcance esta condição a partir das sementes que começam a ser plantadas,hoje ainda é preciso planos e determinação para realizá-los e resignação diante dos reveses inevitáveis de todo caminho,mas que não excluem as críticas construtivas que não contemplem a passividade.

SDS.




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#52818 Mensagem por Franz Luiz » Dom Jan 16, 2011 8:57 pm

“Capacidade e desempenho do Tejas serão próximos aos do Gripen NG”

Esta é a opinião de Pinjala Siva Subramanyam, diretor da ADA (Aeronautical Developmente Agency) da Índia, em entrevista ao “The Asian Age”

Leia mais (Read More): Poder Aéreo -http://www.aereo.jor.br/

Depois de ler a opinião do Sr. Pinjala, Diretor da ADA, esta é a pergunta que me faço:
Que tipo de caça a FAB precisa imediatamente?
Sei que precisamos de ToTs para darmos um passo além em tecnologia aeronáutica, visando nosso caça futuro.
Mas ao fazer isto, busca de ToTs, que caça necessitamos imediatamente?
Não temos nenhum high.
É por isso que vejo o NG deslocado nesta Short List.
Do que sobrou, penso que está na hora de darmos para a FAB um verdadeiro meio-pesado
para operar como uma FA de um país que está a dar um salto para novas dimensões perante o mundo.
Nada mais de sucata nem tampax, muito menos low sem high.




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#52819 Mensagem por Mapinguari » Dom Jan 16, 2011 9:17 pm

gomugomu escreveu:Pelos posts que eu leio aqui, se o NG ganhar vai ter muita gente enfiando a cabeça na terra por uns 6 meses.

A autoridade é tanta, a arrogância nos comentários é tanta, o sentimento de superioridade é tanto, que o acordo já deveria estar sacramentado para que pudessem assumir uma postura intransigente como esta.
Eu não digo nem SE o Gripen NG ganhar. Como eu já disse antes, a arrogância francesa é tanta, o medo do caça que "non ecziste" é tanto, que esquecem de olhar pro lado do outro concorrente, que pode vir a passar a perna neles. Basta que os americanos aceitem dar ao Brasil o que a FAB quer no programa F-X.
O senador John McCain veio ao Brasil, junto com outro senador americano, e voltou aos EUA com um exemplar da END debaixo do braço... E ele conversou com o NJ, que disse a ele exatamente o que o Brasil e a FAB querem do F-X2... Se eu fosse da Dassault, estaria roendo as unhas até o toco, chorando nervoso e rangendo os dentes...




Editado pela última vez por Mapinguari em Dom Jan 16, 2011 10:05 pm, em um total de 1 vez.
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#52820 Mensagem por Penguin » Dom Jan 16, 2011 9:23 pm

Parace que há uma certa tensão entre a ADA e a IAF...

Imagem

MONDAY, JANUARY 10, 2011

IAF Grudgingly Accepts Tejas IOC, Wants 83 Mk-IIs
http://livefist.blogspot.com/2011/01/ia ... wants.html

On a painfully sunny day at Bangalore's old HAL airport, India's Tejas light combat aircraft achieved initial operational clearance (IOC) today for induction into the Indian Air Force. With two aircraft to be delivered to the IAF in June and two more by December, the IAF for the first time has full access to the aircraft. But IAF chief Air Chief Marshal PV Naik was visibly more subdued than any of the others today, and despite the supposed sanctity of the ceremony (for some idiotic reason, an MLA and an MP were felicitated instead of the scientists), he chose to give voice to his irritation a few yards away from two Tejases gleaming in the sun -- a fighter and a trainer.

"There are some areas where work still needs to be done. There are aspects that need to be improved. We have agreed to a list of concessions for IOC. But we are sure that ADA will fulfil those by June, with full operational clearance in a couple of years. The refinements we are looking for include wake penetration tests, all weather clearance, lightning clearance, etc. Some parameters have only been partly tested. After all, we've waited a long time for the Tejas. We don't want a partial platform. We want everything fully operational," he said. As reported on Livefist earlier, other non-compliant parameters include speed at low altitudes and sustained turn rate.

Shortly after two Tejases roared into the sky for a quick flight display, Naik went on to describe the Tejas as a "MiG-21++" fighter, and went on to say, "At present it is not a fourth generation aircraft. It will come up, but at present it is not." He also indicated that the Tejas Mk-II would not only be powered by the F414 engine, but would incorporate airframe design changes and newer avionics. A statement issued today by ADA today said that the IAF had projected a need for 83 Tejas Mk-II aircraft (which would give the IAF a fleet of 123 aircraft in total -- far less than projected). The first flight of the Mk-II is scheduled for December 2014. Indigenous content on the Mk-II will be 75 per cent according to the HAL chief.

HAL chairman Ashok Nayak said that the company's capacity to churn out ten Tejas fighters a year could be ramped up if the need arose -- current capacity jointly shared by the Hawk and Tejas lines could be made into a dedicated Tejas line, he said. The unit cost of a Tejas will be between Rs 180-200 crore.

ADA said in a statement that the following would bridge the gap between initial and final operational clearance: integration of beyond visual range weapons, gun, rockets, guided and unguided bombs, and the further expansion of its flight envelope to -3.5 to 8G (-2 to 6G for IOC) and 24-degrees angle of attack (22 for IOC).

---------------------------------------------------

'Tejas Not Fourth Gen At Present': IAF Chief
http://livefist.blogspot.com/2011/01/te ... t-iaf.html

Imagem

Air Chief Marshal PV Naik today said, "At present it is not a fourth generation aircraft. It will come up." Earlier, when questioned about the parameters on the Tejas that the IAF was not fully satisfied with, he said, "There are several refinements required. We need full compliance, after all we have waited a long time."




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#52821 Mensagem por Mapinguari » Dom Jan 16, 2011 9:25 pm

ELSONDUARTE escreveu:Imagem
O que a figura prova?

1) Que a filosofia de projeto do Gripen é a oposta a do Rafale. A Saab resolveu não reinventar a roda, adquirindo motor e outros itens "de prateleira", para manter os custos do programa sob controle. Os franceses buscaram o oposto, verticalizando o projeto e o desenvolvimento do Rafale, buscando o máximo de componentes de fabricação francesa. Com isso, tiveram de desenvolver do zero vários sistemas, encarecendo em muito o caça. Não que isso seja ruim. São "approachs" diferentes para a mesma situação/problema.

2) Todos os "core systems" do caça (sistema de controle de voo, sistemas de guerra eletrônica, radar, sistema de data-link, sistema de fusão de dados e software, são de domínio sueco. E essa é a parte que interessa à FAB. Portanto, os suecos podem entregar TODOS os softwares ou códigos que quiserem.




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#52822 Mensagem por Franz Luiz » Dom Jan 16, 2011 9:26 pm

Santiago, isto também está explicado na entrevista replicada no Poder Aéreo.




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#52823 Mensagem por Penguin » Dom Jan 16, 2011 9:32 pm

Franz Luiz escreveu:Santiago, isto também está explicado na entrevista replicada no Poder Aéreo.
No Poder Aéreo foi transcrito a entrevista com o chefe da ADA feita no The Asian Age.
Eu postei a posição do chefe da IAF.

[]s




Editado pela última vez por Penguin em Dom Jan 16, 2011 9:53 pm, em um total de 1 vez.
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#52824 Mensagem por Mapinguari » Dom Jan 16, 2011 9:43 pm

Marino escreveu:
gomugomu escreveu:Pelos posts que eu leio aqui, se o NG ganhar vai ter muita gente enfiando a cabeça na terra por uns 6 meses.

A autoridade é tanta, a arrogância nos comentários é tanta, o sentimento de superioridade é tanto, que o acordo já deveria estar sacramentado para que pudessem assumir uma postura intransigente como esta.
E como vai ter gente que nunca mais vai entrar em um fórum de defesa se o New Ghost não ganhar.
Vc confunde equilíbrio, conhecimento, oportunidade dada aos amigos de conhecerem um pouco por dentro as FA, com arrogância, superioridade.
Esta é a diferença de quem entra em um fórum como o DB para colaborar, para incentivar o debate sobre o tema defesa, de outro que entra somente para postar em um tópico único, com uma mensagem, com um objetivo, o de convencer a todos de que um determinado hardware é o melhor, mesmo que acredite piamente nisso.
É a postura de um que tenta contribuir em todos os tópicos, em todos os temas, de outro que só tem uma mensagem, dada com arrogância se quer saber.
Eu vou continuar no DB após o FX, não abro mão disso, deste espaço, dos amigos que tenho aqui.
E você? Vamos ver.
Apesar de ter preferência pelo NG, não discordo do fato que tanto Rafale como o Super Hornet são ótimos e fico feliz com a escolha de qualquer um deles. No caso do Rafale ser confirmado como vencedor minha única preocupação é que o orçamento de custeio seja ampliado e não contingenciado.
Por isso, não terei nenhum problema em continuar frequentando o DB se o Gripen NG não for vencedor.
Mas eu tenho certeza de que o fato de Lula e Jobim terem anunciado preferencia pelo Rafale antes de o processo estar concluído prejudicou muito o caça francês.
E a arrogância francesa e sua mania de ficar detonando o tempo todo a proposta e o caça suecos fazem com todos se interessem em saber, afinal de contas, por que um caça que supostamente não existe ameaça tanto o Rafale. E essa grande preocupação deles com o Gripen NG os impede de lembrar que existe outro concorrente - peso-pesado - na disputa...




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#52825 Mensagem por Mapinguari » Dom Jan 16, 2011 9:52 pm

ELSONDUARTE escreveu:Imagem
O que interessa na figura é o que está contido dentro do retângulo na base do desenho, sob o título "Core capabilitities". Ou seja: tudo o que interessa à FAB ter acesso no caça está listado ali. E tudo está sobre controle/domínio sueco. Portanto, eles também podem transferir irrestritamente para a FAB o que interessa a ela.




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#52826 Mensagem por Penguin » Dom Jan 16, 2011 9:56 pm

Mapinguari escreveu:
Marino escreveu: E como vai ter gente que nunca mais vai entrar em um fórum de defesa se o New Ghost não ganhar.
Vc confunde equilíbrio, conhecimento, oportunidade dada aos amigos de conhecerem um pouco por dentro as FA, com arrogância, superioridade.
Esta é a diferença de quem entra em um fórum como o DB para colaborar, para incentivar o debate sobre o tema defesa, de outro que entra somente para postar em um tópico único, com uma mensagem, com um objetivo, o de convencer a todos de que um determinado hardware é o melhor, mesmo que acredite piamente nisso.
É a postura de um que tenta contribuir em todos os tópicos, em todos os temas, de outro que só tem uma mensagem, dada com arrogância se quer saber.
Eu vou continuar no DB após o FX, não abro mão disso, deste espaço, dos amigos que tenho aqui.
E você? Vamos ver.
Apesar de ter preferência pelo NG, não discordo do fato que tanto Rafale como o Super Hornet são ótimos e fico feliz com a escolha de qualquer um deles. No caso do Rafale ser confirmado como vencedor minha única preocupação é que o orçamento de custeio seja ampliado e não contingenciado.
Por isso, não terei nenhum problema em continuar frequentando o DB se o Gripen NG não for vencedor.
Mas eu tenho certeza de que o fato de Lula e Jobim terem anunciado preferencia pelo Rafale antes de o processo estar concluído prejudicou muito o caça francês.
E a arrogância francesa e sua mania de ficar detonando o tempo todo a proposta e o caça suecos fazem com todos se interessem em saber, afinal de contas, por que um caça que supostamente não existe ameaça tanto o Rafale. E essa grande preocupação deles com o Gripen NG os impede de lembrar que existe outro concorrente - peso-pesado - na disputa...
A participação da maioria aqui não me parece estar condicionada ao F-X2.
O interesse por temas militares existia, existe e vai continuar existindo.
E os locais de dabate não são muitos.

[]s




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#52827 Mensagem por Mapinguari » Dom Jan 16, 2011 10:04 pm

Luís Henrique escreveu:
Em uma configuração de superioridade aérea com 4BVR + 2IR. Coloquemos 1000 kg para esse armamento.
O rafale leva 4.500 kg de combustivel interno (200 kg a menos que a capacidade máxima), o SH leva 5.000 kg de combustivel interno (1.700 kg a menos que a capacidade máxima) e o NG leva 2.000 kg de combustivel interno (1200 kg menos que a capacidade máxima).
Quêisso Luís Henrique?
O Gripen A levava 2.500 kg (ou 2.700 kg, não lembro) de combustível internamente. No Gripen C, com o redesenho das células/tanques internos de combustível, esse total passou a ser de 3200 kg. No Gripen NG, com o reposicionamento do trem de pouso e outras modificações, o total de combustível interno alcançado no Gripen NG Demo passou a 4.070 kg, pois ele tem um novo tanque interno de 1.200 litros no espaço obtido. No NG definitivo, esse valor pode ser um pouco maior. Mas considere que o Rafale tem DOIS motores queimando 4.500 kg de combustível enquanto o Gripen NG só terá UM. Então, se o SFC do SNECMA M88 do Rafale for similar ao SFC do GE F414G, o Rafale queima o dobro do que queima o Gripen NG no mesmo período de tempo, supondo as mesmas condições de voo (velocidade de cruzeiro, sem uso de PC, etc).




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#52828 Mensagem por Franz Luiz » Dom Jan 16, 2011 10:46 pm

Penguin escreveu:
Franz Luiz escreveu:Santiago, isto também está explicado na entrevista replicada no Poder Aéreo.
No Poder Aéreo foi transcrito a entrevista com o chefe da ADA feita no The Asian Age.
Eu postei a posição do chefe da IAF.

[]s
O fato do Tejas ter seus problemas de desenvolvimento não muda o fato dele ter semelhantes características com o NG.




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#52829 Mensagem por Penguin » Dom Jan 16, 2011 11:02 pm

Franz Luiz escreveu:
Penguin escreveu: No Poder Aéreo foi transcrito a entrevista com o chefe da ADA feita no The Asian Age.
Eu postei a posição do chefe da IAF.

[]s
O fato do Tejas ter seus problemas de desenvolvimento não muda o fato dele ter semelhantes características com o NG.
Hoje, segundo o chefe da IAF, não passa de um a caça de 3a geração equivalente a um Mig-21++. Longe de um Gripen A.

IAF chief Air Chief Marshal PV Naik:
Shortly after two Tejases roared into the sky for a quick flight display, Naik went on to describe the Tejas as a "MiG-21++" fighter, and went on to say, "At present it is not a fourth generation aircraft. It will come up, but at present it is not." He also indicated that the Tejas Mk-II would not only be powered by the F414 engine, but would incorporate airframe design changes and newer avionics.
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Editado pela última vez por Penguin em Dom Jan 16, 2011 11:07 pm, em um total de 1 vez.
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#52830 Mensagem por Franz Luiz » Dom Jan 16, 2011 11:07 pm

Sim, e o NG também terá um dia. mas somente se o Brasil ou India embarcarem em seu projeto. Hoje ele
ainda não é nem de 1a. geração. Então o Tejas está mais perto da 4a geração.
Um abraço meu amigo.
Me retiro para os domínios de Morfeu.




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