Além de não ser ético, existe toda uma postura do MD via FAB sobre tocar no assunto FX que todos do DB deveriam saber.
![Very Happy :D](./images/smilies/icon_biggrin.gif)
Um abraço!
Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação
Talvez seja ignorado por que não há nada que aponte para esta direção na END ou em outro documento ou diretriz.gribel escreveu:O fato é que a necessidade de maior ou total independência de ítens americanos é ignorado irritantemente pelos brigadeiros. Isso contra a end, contra as outras forças, contra qqr outra opinião de qualquer brasileiro contribuinte. Isso é piraça, e não há desculpas pra isso. A culpa dessa demora é irresponsavelmente da FAB, infelizmente. Irritante.
Porque será que os franceses não consideram os abates dos Rafales como "válidos" ?Justin Case escreveu:Amigos, boa tarde.
Um balanço francês do desempenho de seus meios na Cruzex - CONTINUAÇÃO
Avaliação qualitativa - Parte II - LIVEX
Abraços,(...)
"Depois vieram os cinco dias de LIVEX, durante os quais o RAFALE foi usado na missão omnirole exceto nos dois primeiros COMAO, e os M2000-5 em SWEEP, CAP e ESCORT. Eles enfrentaram os F-5 brasileiros modernizados que constituíram a única ameaça ar-ar. Durante estas missões, o RAFALE não sofreu nenhum “kill” válido e realizou 25 “kills”. Todos os seus alvos no solo foram atacados (lançamento simulado de AASM), exceto numa surtida em que a densidade da oposição ar-ar não permitiu ao piloto EC01.007 alternar para o modo ar-solo."
(...)
Justin
Qual a fonte dessas informações?Zavva escreveu:Porque será que os franceses não consideram os abates dos Rafales como "válidos" ?Justin Case escreveu:Amigos, boa tarde.
Um balanço francês do desempenho de seus meios na Cruzex - CONTINUAÇÃO
Avaliação qualitativa - Parte II - LIVEX
Abraços,
Justin
Abs
So corrigindo, sao 2 cacas e um projetoSkyway escreveu:A FAB está em processo de aquisição de 3 caças, sendo um deles particpante da Cruzex. Queriam mesmo que ela se pronunciasse? Impossível.
Além de não ser ético, existe toda uma postura do MD via FAB sobre tocar no assunto FX que todos do DB deveriam saber.![]()
Um abraço!
Abraços,"Embora o nível das nações não tenha sido homogêneo, a CRUZEX V permitiu voar em cenário diferente da metrópole e, neste contexto, realizar treinamento consistente e proveitoso para todos. Além disso, o excelente ambiente e o desejo de aprender dos brasileiros em particular, permitiram um intercâmbio enriquecedor para todos.
A excelência do Rafale pôde ser demonstrada tanto pela sua disponibilidade como pela sua real polivalência em voo. A CRUZEX V foi uma oportunidade para demonstrar que o sistema de armas do Rafale está operacional e tornar conhecida a grande facilidade de operação e destacada eficácia tanto no ambiente ar-ar como no ar-solo.
Finalmente, os vôos com a cabine traseira designada para os pilotos da FAB [1] proporcionaram um feedback muito positivo. O sistema de armas e sua habilidade de alternar muito rapidamente do modo ar-solo para o modo ar-ar; a capacidade de fazer a segregação dos sensores controlados pelo piloto e pelo navegador [2]; a fusão dos dados dos sensores no Head Level Display; a manobrabilidade em todas as velocidades; o cockpit ergonômico tanto para piloto como para navegador foram realmente impressionantes para os pilotos brasileiros.
[1] Ten Cel ..., Cmt. do 1º GDA (F-2000); Ten Cel ..., Cmt. do 3 º /10 º GAV (AMX); Ten Cel ..., Cmt. do 1 º /16 º GAV (AMX), Ten Cel ..., Cmt. do 1 º /14 º GAV (F-5); e Ten Cel ..., Cmt. do 3 º/3º GAV (A-29).
[2] A fim de dar capacidade ar-ar ao piloto, enquanto o navegador está no modo ar-solo, com atenção dedicada aos alvos designados."
Muito interessante essa informação de quem voou no Rafale, todo o pessoal que interessa.Justin Case escreveu:Amigos, continuando:
Um balanço francês do desempenho de seus meios na Cruzex - Pontos fortes
Abraços,"Embora o nível das nações não tenha sido homogêneo, a CRUZEX V permitiu voar em cenário diferente da metrópole e, neste contexto, realizar treinamento consistente e proveitoso para todos. Além disso, o excelente ambiente e o desejo de aprender dos brasileiros em particular, permitiram um intercâmbio enriquecedor para todos.
A excelência do Rafale pôde ser demonstrada tanto pela sua disponibilidade como pela sua real polivalência em voo. A CRUZEX V foi uma oportunidade para demonstrar que o sistema de armas do Rafale está operacional e tornar conhecida a grande facilidade de operação e destacada eficácia tanto no ambiente ar-ar como no ar-solo.
Finalmente, os vôos com a cabine traseira designada para os pilotos da FAB [1] proporcionaram um feedback muito positivo. O sistema de armas e sua habilidade de alternar muito rapidamente do modo ar-solo para o modo ar-ar; a capacidade de fazer a segregação dos sensores controlados pelo piloto e pelo navegador [2]; a fusão dos dados dos sensores no Head Level Display; a manobrabilidade em todas as velocidades; o cockpit ergonômico tanto para piloto como para navegador foram realmente impressionantes para os pilotos brasileiros.
[1] Ten Cel ..., Cmt. do 1º GDA (F-2000); Ten Cel ..., Cmt. do 3 º /10 º GAV (AMX); Ten Cel ..., Cmt. do 1 º /16 º GAV (AMX), Ten Cel ..., Cmt. do 1 º /14 º GAV (F-5); e Ten Cel ..., Cmt. do 3 º/3º GAV (A-29).
[2] A fim de dar capacidade ar-ar ao piloto, enquanto o navegador está no modo ar-solo, com atenção dedicada aos alvos designados."
Justin
Logicamente é uma visão unilateral. Não creio que existam dados voluntariamente exagerados. A visão unilateral, no entanto, pode ter a consequência de que nem todas as informações tenham sido consideradas na crítica. A restituição dos dados de missão dos oponentes, por exemplo, provavelmente não era acessível ao relator.BILAN CRUZEX
n.n Bilan qualitatif
Deux temps forts de CRUZEX V permettent de juger qualitativement de l'engagement de nos moyens.
D'abord la journée du 10 novembre 2010 qui était consacrée à des missions de combat aérien 1V2 pour les RAFALE et 2V2 pour les M2000-5 face aux autres avions participants. (F16 US et Chilien, F2000 et F5 Brésiliens). Le RAFALE fut le seul à faire du 1V2 et ses résultats furent probants puisqu'il fit 17 kills contre 2 subis seulement (face à des F16 Chiliens) au cours des 6 missions 1V2 réalisées. Le M2000-5 fit 13 kills pour 9 subis au cours des missions de 2V2 réalisées. Ces résultats sont à souligner car les conventions d'engagement, début du combat au croisement et uniquement en FOX2, atténuaient la supériorité de nos moyens en tir long range. Elles favorisaient surtout le F16 Chilien avec le couple python IV et viseur de casque. De plus, certains chiliens opposés au M2000-5 ont annoncés des FOX 2 avant le croisement alors que le M2000-5 pouvait annoncer des tirs MICA IR FOX 2 valides bien avant d'entrer dans le domaine de tir du python IV.
Ensuite les cinq journées de LIVEX au cours desquelles le RAFALE fut utilisé en mission omni rôle à l'exception des deux premières COMAO et le M2000-5 en mission de SWEEP, CAP et ESCORT. En face les F5 Brésilien modernisés constituaient la seule menace air-air. Au cours de ces missions le RAFALE ne subit aucun kill validé, et réalisa 25 kills. Il traita tous ses objectifs (tir simulés d'A2SM) à l'exception d'une sortie au cours de laquelle la densité de l'opposition air-air ne permit pas au pilote de l'EC01.007 de passer en mode air-sol.
n.n Points positifs
Bien que le niveau des nations ne soit pas homogène, CRUZEX V permet de voler dans un cadre différent de la métropole et dans ce contexte de réaliser un entrainement cohérent profitable à tous. Par ailleurs, l' excellente ambiance et l'envie d'apprendre des Brésiliens en particulier ont permis des échanges enrichissant pour tous.
L'excellence du RAFALE a pu être démontrée tant par sa disponibilité que par sa réelle polyvalence en vol. CRUZEX V a été l'occasion de démontrer que le système d'arme est abouti et de donner l'image vers l'extérieur d'une très grande facilité et d'une remarquable efficacité tant dans le domaine air-air que dans celui de l'air-sol.
Enfin les vols place arrière au profit des pilotes de la BAF[1] ont tous fait l'objet de commentaires très favorables. Le système d'arme et sa capacité à basculer du mode air-sol au mode air-air très rapidement, sa capacité à faire de la ségrégation capteur entre le pilote et le navigateur[2], la fusion des données capteurs en tête moyenne, la manœuvrabilité à toutes les vitesses, l'ergonomie du poste de pilotage et de navigateur ont réellement impressionné les pilotes brésiliens.
[1] Le LCL ... CDT du 1º GDA sur F2000, le LCL ... CDT du 3/10 GAV sur AMX, LCL ... CDT 1/16 GAV sur AMX, LCL ... CDT 1/14 GAV sur F5 et LCL ... CDT 3/3 sur TUCANO.
[2] Afin de laisser une capacité air-air au pilote pendant que le navigateur est en mode air-sol pour traiter les objectifs assignés.
Oi Penguin...Penguin escreveu:Talvez seja ignorado por que não há nada que aponte para esta direção na END ou em outro documento ou diretriz.gribel escreveu:O fato é que a necessidade de maior ou total independência de ítens americanos é ignorado irritantemente pelos brigadeiros. Isso contra a end, contra as outras forças, contra qqr outra opinião de qualquer brasileiro contribuinte. Isso é piraça, e não há desculpas pra isso. A culpa dessa demora é irresponsavelmente da FAB, infelizmente. Irritante.