Mensagem
por Moccelin » Qua Jan 05, 2011 8:40 am
Mas falando "parcialmente sério": você erra o tiro e já era, porque vai estar tentando se orientar na próxima meia hora!
Essa arma só tem uso prático com "big game hunters" mesmo (como os Canadenses e alguns americanos e o eterno risco de dar de cara com um Grizzly bear, ou algum outro parente) ou um , ou seja, mesmas situações onde se usa armas com munições como o .454 Casul! E eu preferiria muito mais estar com um Taurus Raging Bull Md 454 do que com uma pistola que até cilindro de gases tem hehehehehehe... Ou seja, arma de Counter Strike só!
Mas voltando ao assunto, esse tópico acabou sendo um tópico geral sobre armas curtas, então vou postar aqui mesmo uma dúvida. Outro dia estava vendo o site da FMTP e ví a parte de "pedidos" pros atiradores comprarem armas. Aí entrei só pra ver os preços (pra varirar absurdos), mas ví uma arma conhecida (24/7) com uma munição que eu desconhecia .38 Super Auto. Pensei se tratar do .380 ACP, mas lendo na internet ví que não é, é uma munição um pouquinho mais poderosa que a .380 ACP!
Aí falei: Interessante, se eu for chamado pra SUAP essa é uma arma interessante: nacional (menor custo), DASA, num modelo que eu gostei (de ver e de ler, não sei como se encaixaria na minha mão), com corpo em polímero (menor peso) e em calibre permitido (caso não seja permitido arma de calibre restrito pra APs)... Aí entrei no site da Taurus!!! Está como calibre restrito...
Aí pensei: ok, se for calibre restrito qual é a lógica?!? Bem melhor ter a própria 24/7 em .40 e ter uma arma compatível com a de serviço. E se não for, além do erro no site da Taurus ainda tem um agravante: como é o mercado dessa .38 Super Auto no Brasil? Tem? E o preço e qualidade da munição?
E ficam as perguntas:
- Onde fica o desempenho da .38 Super Auto (genericamente falando) em comparação com a .380SPL, a 9mm Luger e a .40
Largando a preguiça de lado fui buscar as respostas: É uma munição ligeiramente mais potente (a la Super Trunfo, só comparando energia) que a 9mm Luger.
- É permitido ou proibido?
Por conta disso deve ser restrito mesmo (não conferi), e estava lá no site da FMTP por conta da resposta abaixo, além do fato de atiradores de IPSC poderem comprar armas de calibre restrito, que eu, "burramente" tinha me esquecido!
- Mercado/qualidade/preço?
Pelo que eu lí é uma munição que os atiradores de ISPC adoram, e praticamente se restringe a esse mundo, nada de "law enforcement agencies" usando, logo não deve ser das melhores em transferência de energia (o que se busca numa munição de defesa). Por conta disso a qualidade média deve ser maior que a qualidade média de 9mm e .40 S&W, mas o preço médio também deve ser elevado. Já sobre o mercado brasileiro não me interessa mais, dadas as outras respostas.
Preguiça é foda! Demorei mais pra escrever esse post (antes da resposta) do que pra pesquisar rapidamente sobre a munição!
The cake is a lie...