TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%

Total de votos: 1320

Mensagem
Autor
pafuncio
Sênior
Sênior
Agradeceu: 29 vezes
Agradeceram: 5 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#51976 Mensagem por pafuncio » Ter Dez 28, 2010 12:57 pm

Túlio escreveu:Parece que nenhum dos Chefes de Estado/Governo envolvidos no FX-2 vem à posse da Dilma. Será que isso é indício de algo, tipo 'largamos o Brasil de mão, que decidam - se decidirem - e nos informem depois'...? :?
Posse de Dilma terá 47 autoridades estrangeiras
Até agora, maioria das confirmações é de líderes ou representantes de países latino-americanos

Agência Brasil | 28/12/2010 10:03A+A-

Compartilhar:
Às vésperas da posse da presidenta eleita, Dilma Rousseff, as autoridades estrangeiras ainda confirmam as presenças nas cerimônias em Brasília, no dia 1º. Até ontem (27), o Ministério das Relações Exteriores, o Itamaraty, contabilizava 47 confirmações de autoridades estrangeiras – a maioria de países latino-americanos e africanos. A presidenta da Argentina, Cristina Kirchner, enviará como seu representante o chanceler Héctor Timerman.

Os presidentes do Uruguai, da Costa Rica, de El Salvador, da Guatemala, da Venezuela, da Bolívia e do Paraguai, entre outros, além da secretária de Estado norte-americana, Hillary Clinton, o príncipe das Astúrias, Felipe da Espanha, e o primeiro-ministro da Coreia do Sul, Chung Un-chan, confirmaram que virão para a solenidade em Brasília. Representantes de países africanos e europeus também já enviaram comunicados.
- grifo não original, site do ig, hoje.

Merda, vem o Superbug mesmo !!! :evil: :evil: :evil: :shock: :shock: :shock: :D

"Em geral, as instituições políticas nascem empiricamente na Inglaterra, são sistematizadas na França, aplicadas pragmaticamente nos Estados Unidos e esculhambadas no Brasil"
Túlio
Site Admin
Site Admin
Agradeceu: 6313 vezes
Agradeceram: 6662 vezes
Contato:

#51977 Mensagem por Túlio » Ter Dez 28, 2010 1:07 pm

Tinha lido, a Hillary não é O OBRAHMA... :wink: 8-]

“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
Zavva
Avançado
Avançado

#51978 Mensagem por Zavva » Ter Dez 28, 2010 1:33 pm

Túlio escreveu:Tinha lido, a Hillary não é O OBRAHMA... :wink: 8-]
Mas o Obama não vir, não é surpresa, mesmo que o SH estivesse bem por aqui. Os americanos se acham...
Essa data de posse daqui do Brasil é muito ruim, as autoridades deveriam pensar em altera-la.

Agora se as maiores autoridades suécas e francesas não vierem....sei não....
Principalmente a França, dita nossa aliada estratégica. Antigamente o Sarkozy aparecia por aqui até para lua de mel !

Abs

F-X2: Alguns se preocupam com a presença de componentes americanos, eu me preocupo com a ausência de componentes brasileiros.
RobertoRS
Sênior
Sênior

#51979 Mensagem por RobertoRS » Ter Dez 28, 2010 2:07 pm

Túlio escreveu:Parece que nenhum dos Chefes de Estado/Governo envolvidos no FX-2 vem à posse da Dilma. Será que isso é indício de algo, tipo 'largamos o Brasil de mão, que decidam - se decidirem - e nos informem depois'...? :?
Não!

As relações que temos com França e EUA, especialmente, não se resumem ao F-X. Mais uma vez, Túlio, alerto para a especulação...

Se não houver campo aberto
lá em cima, quando me for
um galpão acolhedor
de santa fé bem coberto
um pingo pastando perto
só de pensar me comovo
eu juro pelo meu povo,
nem todo o céu me segura
retorno à velha planura
pra ser gaúcho de novo
pafuncio
Sênior
Sênior

#51980 Mensagem por pafuncio » Ter Dez 28, 2010 2:10 pm

Zavva escreveu:
Túlio escreveu: Antigamente o Sarkozy aparecia por aqui até para lua de mel !

Abs

Nesta caso, a culpa é da Carla, né ... :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Para quem não sabe, ela é expert em meter chifres nos consortes, parece que até o bom e velho Clapton andou tendo desejos assassinos, por sua causa.

Sorry pelo ófí ....

--------------------------------------------------------------------------

Ainda no ófí, saindo do FX, a vinda da Hillary não deixa de ser uma deferência à posse da Dilma, sinal de que as relações bilaterais estão em um bom nível. Mas nada há quanto à presença de autoridades francesas, algo que talvez traga algum significado embutido. Mas ainda assim acho que o Rafale é pule de 10 ...

Salu2.

"Em geral, as instituições políticas nascem empiricamente na Inglaterra, são sistematizadas na França, aplicadas pragmaticamente nos Estados Unidos e esculhambadas no Brasil"
Justin Case
Sênior
Sênior
Agradeceu: 146 vezes
Agradeceram: 230 vezes

#51981 Mensagem por Justin Case » Ter Dez 28, 2010 2:16 pm

Amigos,

Quanto à representação francesa na posse, a informação corrente é esta:
Investiture de Rousseff : la France représentée par le ministre de la Défense

Le ministre de la Défense et numéro deux du gouvernement Alain Juppé représentera la France à l'investiture de la présidente élue du Brésil Dilma Rousseff samedi à Brasilia, a annoncé mardi l'ambassade de France, alors que Paris tente toujours de vendre son avion de chasse Rafale.
http://www.boursorama.com/infos/actuali ... ecae6d32b4

Abraços,

Justin

kekosam
Sênior
Sênior
Agradeceu: 24 vezes
Agradeceram: 34 vezes

#51982 Mensagem por kekosam » Ter Dez 28, 2010 2:39 pm

Um réles ministro... pfffff... que empáfia!!! :twisted: :twisted:

Assinatura? Estou vendo com meu advogado...
pafuncio
Sênior
Sênior

#51983 Mensagem por pafuncio » Ter Dez 28, 2010 2:47 pm

Justin Case escreveu:Amigos,

Quanto à representação francesa na posse, a informação corrente é esta:
Investiture de Rousseff : la France représentée par le ministre de la Défense

Le ministre de la Défense et numéro deux du gouvernement Alain Juppé représentera la France à l'investiture de la présidente élue du Brésil Dilma Rousseff samedi à Brasilia, a annoncé mardi l'ambassade de France, alors que Paris tente toujours de vendre son avion de chasse Rafale.
http://www.boursorama.com/infos/actuali ... ecae6d32b4

Abraços,

Justin

Boa !!!!!!! Mas preferia que viesse a Carla ...

Brasileiro
Sênior
Sênior
Agradeceu: 234 vezes
Agradeceram: 539 vezes

#51984 Mensagem por Brasileiro » Ter Dez 28, 2010 4:11 pm

Zavva escreveu:
Brasileiro escreveu: Se entrarmos no desenvolvimento desde o início não vamos precisar ficar pedindo os código-fontes nem peças, já que teremos domínio sobre as partes mais importantes.

Assim como a Rússia e a Itália, da OTAN, desenvolveram juntos o Yak-130, poderemos ter nossa própria versão 'não-alinhada'.

abraços]
Só vamos ter dominio de tecnologia daquilo que desenvolvermos juntos.
No caso dos motores por exemplo, os Coreanos pretendem desenvolve-los ?

Mas mesmo assim acho o KF-X um grande oportunidade.

Abs
Mais importante do que poder fabricar cada parafuso do motor do caça é após anos de operação estar fabricando todas as peças de reposição. Pouco adianta fabricar motor e depois importar suas peças, como estamos fazendo no caso do A-1.
Se no caso deste caça, a turbina for americana, temos aqui a GE Celma, que poderia dar todo o apoio aqui mesmo ao motor, independentemente de qualquer embargo.

abraços]

----------------
amor fati
Brasileiro
Sênior
Sênior

#51985 Mensagem por Brasileiro » Ter Dez 28, 2010 4:13 pm

Outra opção 'não alinhada' de futuro caça de 5ª geração para a FAB é o MCA indiano:

Imagem

abraços]

----------------
amor fati
RobertoRS
Sênior
Sênior

#51986 Mensagem por RobertoRS » Ter Dez 28, 2010 4:16 pm

Brasileiro escreveu:Mais importante do que poder fabricar cada parafuso do motor do caça é após anos de operação estar fabricando todas as peças de reposição. Pouco adianta fabricar motor e depois importar suas peças, como estamos fazendo no caso do A-1.
Se no caso deste caça, a turbina for americana, temos aqui a GE Celma, que poderia dar todo o apoio aqui mesmo ao motor, independentemente de qualquer embargo.

abraços]
Incremento dizendo que, fabricando peças de reposição e sub-sistemas do motor, tu podes depois MANTER tua capacitação inclusive desenvolvendo motores novos, e projetar-se no mercado de fabricação de sub-sistemas para os grandes fabricantes internacionais, o que pode tornar a operação comercialmente viável.

Qualquer um concordaria que é improvável que uma empresa brasileira possa, num futuro não muito próximo, fornecer motores para fabricantes civis e militares ao redor do mundo.

Se não houver campo aberto
lá em cima, quando me for
um galpão acolhedor
de santa fé bem coberto
um pingo pastando perto
só de pensar me comovo
eu juro pelo meu povo,
nem todo o céu me segura
retorno à velha planura
pra ser gaúcho de novo
Brasileiro
Sênior
Sênior

#51987 Mensagem por Brasileiro » Ter Dez 28, 2010 4:28 pm

Porém acho que estamos prontos para termos as nossas 'proto' fábricas de turbina, sejam elas apenas para produção de energia mesmo ou para aplicações que não sejam aviação ou aviação tripulada. Desde que o DESENVOLVIMENTO se dê aqui, e não apenas uma linha de montagem com peças e tecnologia importadas.

Isso já criaria um belo precedente, com criação de uma massa de técnicos especializados em projeto e fabricação de turbinas, melhor ainda se trabalharem em sinergia com as universidades. Isso é algo que já está acontecendo na área de semi-condutores, no caso da CEITEC e da criação de design-houses de chips aqui no Brasil, ou seja, a criação de precedente, mercado e gente especializada.

Paralelamente é claro que a GE CELMA pode sim operar, montar ou até fabricar mesmo as turbinas para a Embraer, mas nunca tendo monopólio e de preferência trazendo P&D.

abraços]

----------------
amor fati
kirk
Sênior
Sênior
Agradeceu: 391 vezes
Agradeceram: 245 vezes

#51988 Mensagem por kirk » Ter Dez 28, 2010 9:35 pm

Rock n Roll escreveu:Kirk meu prezado;
Concordo, o caroço do angú é que temos que dar o próximo passo fabricando um 2º lote de caças aqui, Navais inclusive.
Continuo me opondo a qualquer acordo com os "primos do norte" simplesmente porque na política externa deles a única pessoa, seja sujeito ou pessoa na conjugação do verbo é " Nós". No caso ELES. A colocação do MinDef Jobim foi ímpar e mais ou menos assim "...Como advogado trabalho com fatos anteriores, e pelos seus atos e fatos anteriores os EUA não são confiáveis neste assunto..."
Já deixaram claro que oferecem desconto mas não transferem tecnologia.
Creio que também vamos encarar muralhas de concreto para transferência de tech se o escolhido for o Rafale, mas vamos fazer nossa parte. Temos um trabalho de 30 anos pela frente que está atrasado faz 10 anos.
O empecilho do Gripen NG é que ele é um avião de papel.
Na última LAAD perguntei pro povo da SAAB como estava o cronograma de testes do NG...
" Estava indo bem... " foi a resposta. Perguntei onde estava o vídeo do Gripen NG. Mais conversa.
Não resisti e comentei que nós Tupiniquins não queremos mais espelhos, e vamos desmontar um avião desses e fazer aqui, mas partindo de um avião que voa. Como foi feito com o míssil retirado do Vulcan no Galeão em 1982.
Nada contra o Gripen. Mas, como leigo e entusiasta, percebo que é um avião que não existe.
Não é essa nossa necessidade agora, já comentei que o Gripen era a melhor escolha a dez anos atrás.
Perderam o bonde.
Saudações prezado.
Que venha a página 6000, e, segue a novela.
OK meu caro Rock !

Compreendo seu ponto de vista e respeito sua opinião / opção ... todos temos esse direito, né ? ...

A única ressalva que fiz ... e postei o porquê ... é que sua opção tenha o respaldo da END ... creio que outras opções tenham maior alinhamento ao que foi conceituado na END ... apenas isso ! ... e é apenas minha opinião !

Cordiais Saudações
kirk

[] kirk

Os Estados não se defendem exigindo explicações, pedidos de desculpas ou com discursos na ONU.

“Quando encontrar um espadachim, saque da espada: não recite poemas para quem não é poeta”
Rock n Roll
Avançado
Avançado

#51989 Mensagem por Rock n Roll » Ter Dez 28, 2010 11:46 pm

[quote="kirk OK meu caro Rock !

Compreendo seu ponto de vista e respeito sua opinião / opção ... todos temos esse direito, né ? ...

A única ressalva que fiz ... e postei o porquê ... é que sua opção tenha o respaldo da END ... creio que outras opções tenham maior alinhamento ao que foi conceituado na END ... apenas isso ! ... e é apenas minha opinião !

Cordiais Saudações
kirk[/quote]

100% Prezado.
[009] [026] [100]

Pelo saudável e indispensável debate contraditório.

Debater é Preciso.

[005] [005] [005]

Mapinguari
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 6 vezes

#51990 Mensagem por Mapinguari » Qua Dez 29, 2010 12:23 am

Carlos Mathias escreveu:Alexandre, um M-2000 modernizado no padrão -5, com MICA-IR/EM, RDY-2,e e etc. Consegue fazer frente ao nosso F-22?

Não tem nenhum gunshot de M-2000 sobre F-5, eu imagino.

E prá quê essa parafernália toda de BVR, HMD , P-IV/V, matador de Rafales... se vai resolver no canhão? :mrgreen: :lol:

Allém disso, o combate foi em cima da base prá os F-5 não caírem secos, não? :roll:
Na Red Flag vários combates BVR terminaram em Dogfight. E os nossos F-5M se deram bem melhor do que muitos acreditavam. Alguém errou, não?
E CM, eu sei muito bem que vc sabe os preços de Mirage 2000 modernizados no padrão -5, não? Compare com o dos F-5 modernizados e mesmo com os de F-16MLU.
Então, você sabe muito bem que esse não era o foco da questão. O que eu disse para o RobertoRS é que os F-5M, como plataformas ou sistemas de combate, são superiores sim aos Mirage 2000 da FAB. A decisão da FAB de adquirir mais F-5 e modernizá-los foi correta. Errado foi a FAB ter "engolido" garganta abaixo a compra de 12 Mirage 2000C/B como caça tampão após o fim do F-X1. Deveriam ter comprado F-5 da Suíça e tê-los modernizado para F-5M. Com os 60 milhões de euros da compra, mais 20 milhões em armas, poderiam ter comprado algumas dezenas de F-5 e modernizado. Além de manter a mesma linha logística.
A compra dos Mirage 2000 foi erro imperdoável para a FAB, por mais que goste deste avião.
E tem sim gunshot de F-5 no HUD de Mirage 2000. Afinal, o Jaguar também tem bons pilotos. :wink:

Mapinguari

Imagem
Responder