Porta-Aviões

Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

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Marino
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Re: Porta-Aviões

#1606 Mensagem por Marino » Sáb Dez 18, 2010 6:52 pm

jumentodonordeste escreveu:Mas isso já é certo né?

Se for...

Tá Rox. 8-]
Prefiro esperar e ver a "formalização" da coisa.
Até agora, é certíssimo.




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Re: Porta-Aviões

#1607 Mensagem por joaoGui » Sáb Dez 18, 2010 8:31 pm

Marino escreveu:
Desculpa Marino, eu até leio bastante o DB(todo dia fico uma ou duas horas aqui), tinha certeza que haveria uma reação assim, não fui o primeiro aqui a criticar o SP. Eu já li algumas partes desse tópico que você sugeriu, entendo que o SP não tem a missão de nos tornar uma potência marítima mas sim permitir que mantenhamos a doutrina de operação de navios aeródromos até que algo novo venha. Já foi debatido à exaustão aqui se vale a pena ou não ter PAs( Subs X NAes ) e também se o SP, como navio, valeu a pena. EU também creio que na época não havia nada melhor para se comprar em termos de PA(haviam outros PAs no mundo "a venda" na época em que o SP foi comprado e que não fossem americanos?).Mas para um leigo(maior que eu), se você contar a história do SP na MB...este com certeza irá dar risada :x . Pelo que leio, você é um oficial da Marinha, então é difícil eu perguntar isso, mas tudo bem: Você concorda plenamente com a operação e manutenção do SP na MB? O dinheiro foi bem investido? A marinha ,com todas as suas outras prioridades, investiu seus parcos recursos no que havia de melhor para ela na época? Dizem que foram gastos 12 milhões de dólares para comprar o SP, mas na reforma do mesmo já vi números nas centenas de milhões.


Obrigado e desculpa se dei uma "trollada" não foi a intençao [001]

João
João, sou sim Oficial da MB, isto é público aqui no DB.
Minha intenção não foi ser agressivo, me perdoe se assim pareceu.
Para entender a necessidade de PAs, de Subs, de NPOs, de Escoltas, de Anfíbios, etc, há que ter persistência e ler o tópico sobre Estratégia Naval.
Lá vc poderá tomar conhecimento sobre alguns tópicos que responderão a dúvidas de quem não tem contato com o tema: as Tarefas Básicas do Poder Naval, que meios são adequados para o cumprimento das mesmas, o que é uma Marinha Balanceada, etc.
Este é o primeiro passo para entender o tema.
O Mapi lhe respondeu acima.
Quando compramos o SP uma comissão da MB fez uma longa viagem nele, e sabíamos de todos os problemas.
Ele estava plenamente operacional e fez várias comissões na MB, qualificando uma nova geração de Oficiais e Praças, aviadores e da armada.
O que ocorreu foi o rompimento da tubulação de vapor da cozinha, não uma explosão, que infelizmente matou gente. Este fato fez com que a MB antecipasse o PMG (sabe o que é isso?) do navio e aproveitou para fazer as modernizações que estavam planejadas também.
O período de imobilização, PMG, é perfeitamente normal e acontece com todos os navios de todas as marinhas do mundo. Então, vc não vai achar um navio nas condições do SP em um ferro velho não, como escreveu.
Não havia nenhum outro PA no mundo a venda (fora os americanos), e se houvessem não seriam nos moldes que interessavam a MB, com catapulta e aparelho de parada.
Você realmente crê que vale a pena rir do SP? Sinceramente?
Veja o que diz a própria MB:
http://www.mar.mil.br/hotsites/sala_imp ... 010%20.pdf
O navio realizou 568 catapultagens, sendo a MB uma das 3 Marinhas do mundo a ter esta capacidade. A China nos pede ajuda, a França pede para usar enquanto o CdG estava em reparos (infelizmente nosso reparo não havia terminado), etc.
Lhe respondendo diretamente a sua última pergunta: EU, como Oficial da MB, concordo com a manutenção do SP, mais ainda, não vejo a MB sem PAs, o dinheiro foi mais que bem investido, e todas as contas da MB, como do EB/FAB, passam pelo TCU. Se vc ler o que sugeri no tópico Estratégia Naval, verá que a manutenção de um PA é uma das prioridades que não pode ser relegada. O custo de aquisição foi sim de US$ 12 milhões, e o PMG (de novo, sabe o que é isso?) e modernização sairam em torno de R$ 80 milhões (REAIS). Sabe quanto custa um PA novo? Pois é!!!!
O navio já voltou para o mar, está passando pelo período de inspeções que vai durar uns 3 meses, e vai voltar a operar com a Esquadra de maneira full, como nunca esteve antes.
Dentro em pouco os A-4M chegam, os COD/REVO, os SH-70, os AEW, os Super Puma. Quantas Marinhas do mundo terão a capacidade da MB?
Mais adiante, depois da FAB, chegam os aviões do FX para a MB, e um novo PA.
Este tema não é para leigos, ou as opiniões não passarão disso, opiniões, sem embasamento algum.
Por isso, mais uma vez, sugiro a leitura do tópico sobre Estratégia e o aprofundamento nos estudos sobre tão árida questão.

Obrigado Marino :D
Só mais uma pergunta: disse que existem 3 marinhas com a capacidade da MB, creio que deve ter dito em relação à forma de "despejar" as aeronaves à batalha, por meio de catapulta. Existem também outras marinha no mundo com PAs, porém sei que são poucas. Pergunto:existem grandes países com grande importância geopolítica que NÃO usam PAs em suas marinhas e estas não deixam de ser respeitadas por isso, muito pelo contrário. Por que a MB não pode sobreviver sem PAs? Por que o Brasil não pode ficar sem PAs como disse? Afinal, como disse também, poucos países os empregam, mesmo alguns grandes não os usam.


-PMG, na primeira vez que li isso deu um trabalho do cão para descobrir o que era :roll: odeio o monte de siglas no DB as vezes eu fico mais tempo tentando descobrir o que significam do que lendo :evil: e as vezes nem descubro :evil: :evil:

João




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Re: Porta-Aviões

#1608 Mensagem por Marino » Sáb Dez 18, 2010 8:49 pm

João, as seguintes Marinhas possuem PA:
EUA;
França;
UK (vai ficar sem por uns anos);
Brasil;
Itália;
Espanha;
Rússia;
Índia; e
Tailândia.
Destas, apenas a MB, a USN e a MN (França) atilizam PA CATOBAR. O UK deve voltar a usar PAs assim.
A China já anunciou a intenção de construir 6 PA, e o Japão já fabrica os "destróiers porta-aeronave" da classe Hyuga (ver aqui no DB), indicando que irá também construir seus PA.
Sobre sua outra pergunta, sugiro, mais uma vez, que leia o tópico Estratégia Naval, mais especificamente sobre as Tarefas do Poder Naval, sobre que meios cumprem estas Tarefas e sobre uma Marinha Balanceada.
Lá vc vai ver pq o Brasil não pode ficar sem PA, com fundamentação, não com achismo.
Também nas páginas iniciais deste tópico, "Porta-Aviões", apresenta excelente material estratégico, as visões das Marinhas importantes, o motivo de quererem PAs, inclusive a visão da MB, e esta leitura é muito boa.
Garanto que vc vai lucrar muito com estas leituras.
Seria fácil eu sair escrevendo, ou transcrevendo os tópicos, mas aí o valor da pesquisa, da leitura, da busca pelo conhecimento estaria esvaziado.
Boa leitura.
Estou a disposição para as dúvidas.




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Re: Porta-Aviões

#1609 Mensagem por joaoGui » Sáb Dez 18, 2010 8:54 pm

Ok, obrigado vou ler :D

João




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Re: Porta-Aviões

#1610 Mensagem por Marino » Sáb Dez 18, 2010 9:05 pm

joaoGui escreveu:Ok, obrigado vou ler :D

João
Comece pela primeira página deste tópico, e a visão da MB.
Um abraço




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Re: Porta-Aviões

#1611 Mensagem por crubens » Ter Dez 21, 2010 12:12 pm

Mais um catequizado, prêmio saco de adamantium com palmas de ouro para o Marino :D :mrgreen:




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Re: Porta-Aviões

#1612 Mensagem por Marino » Ter Dez 21, 2010 12:32 pm

:lol: :lol: :lol:




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Re: Porta-Aviões

#1613 Mensagem por cabeça de martelo » Ter Dez 21, 2010 1:33 pm

Este texto devia aparecer em todos os tópicos em que se debate-se sobre o São Paulo ou sobre PA. Marino no seu melhor...




"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

O insulto é a arma dos fracos...

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Re: Porta-Aviões

#1614 Mensagem por cvn73 » Qui Dez 23, 2010 2:36 pm

China acelera projeto para ter porta-aviões em 2011
Analistas dizem que a China deverá usar o equipamento para dar segurança ao transporte de petróleo no oceano Índico e nos arredores das disputadas ilhas Spratly

Benjamin Kang Lim, da Reuters

Pequim - A China pretende lançar ao mar seu primeiro porta-aviões em 2011, antecipando-se em um ano às previsões de analistas militares dos Estados Unidos, disseram fontes militares e políticas de Pequim na quinta-feira.

Analistas dizem que a China deverá usar o equipamento para dar segurança ao transporte de petróleo no oceano Índico e nos arredores das disputadas ilhas Spratly. Mas a operação com capacidade total ainda deve demorar alguns anos.
"O período em torno de 1o de julho do ano que vem, na celebração do aniversário do Partido (Comunista) é uma possibilidade (do lançamento)", disse à Reuters uma fonte próxima à liderança do país. O Ministério da Defesa não quis se pronunciar.


O Departamento de Inteligência Naval dos EUA estimava que o Varyag só seria lançado como plataforma de treinamento em 2012, e que a China terá um porta-aviões operacional, de construção própria, após 2015.

A China será o terceiro país asiático a ter um porta-aviões, depois da Índia e da Tailândia (sem contar a Rússia, que tem parte do território na Ásia). Pequim precisará adquirir equipamentos, softwares e treinamento para seus pilotos.

"A aquisição de um porta-aviões não equivale à aquisição de uma capacidade, a capacidade de usá-lo efetivamente, o que (...) pode levar décadas", disse Robert Karniol, veterano analista de defesa radicado no Canadá.

O Varyag, uma embarcação de mil pés (300 metros), está sendo reformado num estaleiro estatal em Dalian (nordeste da China), segundo fontes ouvidas pela Reuters.

Os pilotos chineses ainda precisam dominar o processo de pouso e decolagem nos porta-aviões. Vários deles estão sendo treinados, mas ainda contam com menos horas de voo do que seus pares norte-americanos.




unanimidade só existe no cemitério
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Re: Porta-Aviões

#1615 Mensagem por Lord Nauta » Qui Dez 23, 2010 5:57 pm

cvn73 escreveu:China acelera projeto para ter porta-aviões em 2011
Analistas dizem que a China deverá usar o equipamento para dar segurança ao transporte de petróleo no oceano Índico e nos arredores das disputadas ilhas Spratly

Benjamin Kang Lim, da Reuters

Pequim - A China pretende lançar ao mar seu primeiro porta-aviões em 2011, antecipando-se em um ano às previsões de analistas militares dos Estados Unidos, disseram fontes militares e políticas de Pequim na quinta-feira.

Analistas dizem que a China deverá usar o equipamento para dar segurança ao transporte de petróleo no oceano Índico e nos arredores das disputadas ilhas Spratly. Mas a operação com capacidade total ainda deve demorar alguns anos.
"O período em torno de 1o de julho do ano que vem, na celebração do aniversário do Partido (Comunista) é uma possibilidade (do lançamento)", disse à Reuters uma fonte próxima à liderança do país. O Ministério da Defesa não quis se pronunciar.


O Departamento de Inteligência Naval dos EUA estimava que o Varyag só seria lançado como plataforma de treinamento em 2012, e que a China terá um porta-aviões operacional, de construção própria, após 2015.

A China será o terceiro país asiático a ter um porta-aviões, depois da Índia e da Tailândia (sem contar a Rússia, que tem parte do território na Ásia). Pequim precisará adquirir equipamentos, softwares e treinamento para seus pilotos.

"A aquisição de um porta-aviões não equivale à aquisição de uma capacidade, a capacidade de usá-lo efetivamente, o que (...) pode levar décadas", disse Robert Karniol, veterano analista de defesa radicado no Canadá.

O Varyag, uma embarcação de mil pés (300 metros), está sendo reformado num estaleiro estatal em Dalian (nordeste da China), segundo fontes ouvidas pela Reuters.

Os pilotos chineses ainda precisam dominar o processo de pouso e decolagem nos porta-aviões. Vários deles estão sendo treinados, mas ainda contam com menos horas de voo do que seus pares norte-americanos.

Prezados Amigos,

A frase do Sr. Robert Karniol '' A aquisição de um...'' resume com muita lucidez o que significa a capacidade de operar um NAe CATOBAR, ela não acontece de um momento para outro, pelo contrario e um processo longo e complexo. Eu peço aos amigos que observem com muita atenção os videos dos NAes classicos em operação (Brasil, EUA e França) e verificarão o grau de sofisticação das operações aéreas com aeronaves de asa fixa. Esta capacidade hoje esta limitada ao conhecimento de apenas três Marinhas. Os inglêses terão que passar por um periodo importante de readaptação para retomar o conhecimento necessario para operações seguras com aviões CATOBAR. Por fim posso afirmar que não existe para nós que somos do mar visão mais vislumbrante do que um avião de caça sendo catapultado/enganchado por um NAe, em especial quando estas operações são realizadas por brasileiros.

Sds

Lord Nauta




brisa

Re: Porta-Aviões

#1616 Mensagem por brisa » Qui Dez 23, 2010 6:52 pm

Não ha dúvida disto Lord Nauta...... e tem gente que acha que é so treinar pilotos nos Estados Unidos que ta tudo certo. Os ingleses vão penar muitos anos ainda para mudar/criar a doutrina.




WalterGaudério
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Re: Porta-Aviões

#1617 Mensagem por WalterGaudério » Qui Dez 23, 2010 8:05 pm

jumentodonordeste escreveu:
Marino escreveu:Quanto a questão de financiamento para os programas das FA, GRANDES novidades em breve. Vai ser um cala-boca tremendo nos "jisuis está olhando" da vida.
Basta esperar.

Tem alguma coisa com um líquido valioso que tem uma cor escura e nós temos de montão ?

Tá tudo dominado... 8-] :wink: :wink: :wink: :wink: :wink: :wink: :wink: :!: :!: :!: :!: [005]




Só há 2 tipos de navios: os submarinos e os alvos...

Armam-se homens com as melhores armas.
Armam-se Submarinos com os melhores homens.


Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
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Re: Porta-Aviões

#1618 Mensagem por J.Ricardo » Ter Dez 28, 2010 12:02 pm

Lord Nauta escreveu:
cvn73 escreveu:China acelera projeto para ter porta-aviões em 2011
Analistas dizem que a China deverá usar o equipamento para dar segurança ao transporte de petróleo no oceano Índico e nos arredores das disputadas ilhas Spratly

Benjamin Kang Lim, da Reuters

Pequim - A China pretende lançar ao mar seu primeiro porta-aviões em 2011, antecipando-se em um ano às previsões de analistas militares dos Estados Unidos, disseram fontes militares e políticas de Pequim na quinta-feira.

Analistas dizem que a China deverá usar o equipamento para dar segurança ao transporte de petróleo no oceano Índico e nos arredores das disputadas ilhas Spratly. Mas a operação com capacidade total ainda deve demorar alguns anos.
"O período em torno de 1o de julho do ano que vem, na celebração do aniversário do Partido (Comunista) é uma possibilidade (do lançamento)", disse à Reuters uma fonte próxima à liderança do país. O Ministério da Defesa não quis se pronunciar.


O Departamento de Inteligência Naval dos EUA estimava que o Varyag só seria lançado como plataforma de treinamento em 2012, e que a China terá um porta-aviões operacional, de construção própria, após 2015.

A China será o terceiro país asiático a ter um porta-aviões, depois da Índia e da Tailândia (sem contar a Rússia, que tem parte do território na Ásia). Pequim precisará adquirir equipamentos, softwares e treinamento para seus pilotos.

"A aquisição de um porta-aviões não equivale à aquisição de uma capacidade, a capacidade de usá-lo efetivamente, o que (...) pode levar décadas", disse Robert Karniol, veterano analista de defesa radicado no Canadá.

O Varyag, uma embarcação de mil pés (300 metros), está sendo reformado num estaleiro estatal em Dalian (nordeste da China), segundo fontes ouvidas pela Reuters.

Os pilotos chineses ainda precisam dominar o processo de pouso e decolagem nos porta-aviões. Vários deles estão sendo treinados, mas ainda contam com menos horas de voo do que seus pares norte-americanos.

Prezados Amigos,

A frase do Sr. Robert Karniol '' A aquisição de um...'' resume com muita lucidez o que significa a capacidade de operar um NAe CATOBAR, ela não acontece de um momento para outro, pelo contrario e um processo longo e complexo. Eu peço aos amigos que observem com muita atenção os videos dos NAes classicos em operação (Brasil, EUA e França) e verificarão o grau de sofisticação das operações aéreas com aeronaves de asa fixa. Esta capacidade hoje esta limitada ao conhecimento de apenas três Marinhas. Os inglêses terão que passar por um periodo importante de readaptação para retomar o conhecimento necessario para operações seguras com aviões CATOBAR. Por fim posso afirmar que não existe para nós que somos do mar visão mais vislumbrante do que um avião de caça sendo catapultado/enganchado por um NAe, em especial quando estas operações são realizadas por brasileiros.

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Lord, se não me engano, o Variag utiliza rampa e não catapulta, correto? Sendo assim, o conhecimento adquirido é diferente daquele empregado por nós, claro, complexidades distintas...




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Que apresentam face hostil,
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Re: Porta-Aviões

#1619 Mensagem por Cmte. Fred » Ter Dez 28, 2010 1:39 pm

Marino escreveu:João, as seguintes Marinhas possuem PA:
EUA;
França;
UK (vai ficar sem por uns anos);
Brasil;
Itália;
Espanha;
Rússia;
Índia; e
Tailândia.
Destas, apenas a MB, a USN e a MN (França) atilizam PA CATOBAR. O UK deve voltar a usar PAs assim.
A Royal Navy estará sem Porta-aviões até pelo menos o fim da década. Apenas o Prince of Wales será completado e colocado em serviço (o Queen Elizabeth estará em reserva). Até lá, por dez anos pelo menos, o Reino Unido não terá nenhuma capacidade aérea naval exceto asa rotativa.

Lá, aparentemente, não há tanta preocupação com "manutenção da doutrina"... esta será mantida apenas por intercâmbio com a USN.




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Re: Porta-Aviões

#1620 Mensagem por cabeça de martelo » Ter Dez 28, 2010 2:44 pm

Pelo contrário, vontade eles têm, não têm é PA para isso nem caça.




"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

O insulto é a arma dos fracos...

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