SEGUNDA GUERRA MUNDIAL

Área destinada para discussão sobre os conflitos do passado, do presente, futuro e missões de paz

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
suntsé
Sênior
Sênior
Mensagens: 3167
Registrado em: Sáb Mar 27, 2004 9:58 pm
Agradeceu: 232 vezes
Agradeceram: 154 vezes

Re: SEGUNDA GUERRA MUNDIAL

#436 Mensagem por suntsé » Dom Dez 19, 2010 9:43 pm

FoxTroop escreveu: Sim, é verdade. Muitos italianos sentiam vergonha por combater contra quem tinha lutado ao lados deles na 1ªGM e aliado à despreparação e material obsoleto foi um caos. Os casos de deserção e fuga em massa de italianos são bem conhecidos. [talha mode on] Eram quase tão eficazes a fugir como os franceses [talha mode off]
Com todo respeito prezado FoxTroop, mais este não era um motivo para deserção e fulga em massa em campo de batalhas...alias essa idéia nem passa pela cabeça de um soldado (creio eu).

Este tema ja foi amplamente debatido aqui mas não custa relembrar: O principal motivo pelo desempenho mediócre da itália na segunda guerra mundial foi o despreparo de sua tropa. Incompetência do alto comando, e esta incompetência da tropa e do comando das forças armadas se deve ao critério político para promoção nas forças armadas Italianas. Um Oficial não era promovido pela competência nem pelo merito mas por questões puramente políticas, por exemplo: "ser filiado ao partido facista, ser colaborador do partido facista, ser amigo de fulano de tal do partido facista".

A postura que foi considerada covarde pelos alemães se deve ao treinamento e preparo precário da tropa.

O Mesmo aconteceu na União Soviética...mas para felicidade dos Soviéticos...eles puderam corrigir isso a tempo.....alguns dos mais brilhantes oficiais do antigo antigo exercito Russo estavam na cadeia antes da guerra.

Konstantin Konstantinovich Rokossovsky, ums dos mais brilhantes militares da historia...estava na cadeia sendo torturado antes do inicio da guerra, e foi um dos militares reabilitados devido aos sucessivos fracassos soviéticos diante dos Alemães.




Enlil
Sênior
Sênior
Mensagens: 8577
Registrado em: Seg Ago 18, 2008 1:23 am
Agradeceu: 7 vezes
Agradeceram: 28 vezes

Re: SEGUNDA GUERRA MUNDIAL

#437 Mensagem por Enlil » Seg Dez 20, 2010 2:24 am

Churchill deixou milhões morrerem de fome na Índia

O Primeiro-Ministro britânico Winston Churchill deliberadamente deixou milhões de indianos morrerem de fome, diz a autora de um novo livro, motivado parcialmente por seu ódio racial.

Cerca de três milhões de pessoas morreram na Grande Fome de Bengala em 1943 após o Japão capturar a vizinha Birmânia – grande fonte de importação de arroz – e as autoridades britânicas guardarem toda a comida para soldados e operários de guerra.

A compra em pânico de arroz levou a uma alta vertiginosa dos preços, e os canais de distribuição foram desativados quando as autoridades confiscaram ou destruíram a maioria dos barcos e carros de Bengala para evitar que caíssem em mãos japonesas, caso fossem invadidos.

O arroz repentinamente tornou-se escasso no mercado e, enquanto a fome se espalhava pelas aldeias, Churchill repetidamente recusava súplicas por carregamentos emergenciais de alimentos.

Massas de famintos migraram para Kolkata, onde testemunhas descreveram homens lutando por restos e mães esqueléticas morrendo nas ruas enquanto os britânicos e indianos de classe média comiam fartas refeições em seus clubes e em casa.

Essa epidemia de fome é dos capítulos mais negros do Raj Britânico, mas agora a autora Madhusree Mukerjee disse ter descoberto evidências de que Churchill foi diretamente responsável pelo extremo sofrimento.

Seu livro, “Churchill’s Secret War”, mostra documentos nunca antes vistos que dizem que nenhum navio podia ser poupado da guerra. Análise de encontros do gabinete de guerra mostra que navios carregados de grãos da Austrália passavam pela Índia em seu caminho para o Mediterrâneo, onde grandes reservas foram construídas.

Não era uma questão se Churchill sabia ou não: pedidos de suprimentos para Bengala foram feitos repetidamente e ele e seus associados mais próximos recusaram todos os esforços”, disse Mukerjee.

Os Estados Unidos e a Austrália ofereceram-se para prestar ajuda mas não puderam, porque o gabinete de guerra não queria liberar os navios. E quando os americanos ofereceram-se para enviar comida em seus próprios navios, a oferta não foi seguida pelos britânicos”.

Segundo a autora, a atitude de Churchill para com os indianos era pouco admirável: “Ele disse coisas terríveis sobre os indianos. Disse à sua secretária que queria que eles fossem bombardeados. Ele estava furioso com os indianos porque antevia que os EUA não deixariam que o domínio britânico continuasse na Índia”.

Churchill desprezava o líder do movimento de independência, Mahatma Gandhi, descrevendo-o como “homem santo semi-nu”. Quando pediam-lhe para enviar comida, Churchill respondia perguntando o porque de Gandhi ainda não ter morrido.

Eu odeio os indianos. São um povo bestial com uma religião bestial”, disse Churchill a Leo Amery, secretário de estado para a Índia. Ele ainda acusou os indianos de provocarem a própria fome por “procriarem como coelhos”.

Mukerjee acredita que a visão de Churchill da Índia, onde ele serviu como um jovem oficial do exército, veio de sua criação vitoriana. Como seu pai, ele via a Índia como uma jóia fundamental na coroa britânica.

O ódio racial de Winston vinha de seu amor pelo Império, da mesma maneira que um marido ama sua esposa-troféu: ele prefere destruí-la do que perdê-la”, disse a autora.

“A epidemia de fome, pode-se dizer, foi parcialmente um ato deliberado. A Índia foi forçada a exportar grãos nos primeiros anos da guerra e em 1943 estava exportando arroz por insistência pessoal de Churchill. A Grã-Bretanha explorou brutalmente a Índia durante a guerra e não deixou de fazê-lo mesmo quando a fome começou”
.

Fonte: The Raw Story, 8 de setembro de 2010.

http://saladeguerra.blogspot.com/search ... results=15




Avatar do usuário
brasil70
Sênior
Sênior
Mensagens: 722
Registrado em: Sáb Mai 29, 2010 2:01 pm
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 1 vez

Re: SEGUNDA GUERRA MUNDIAL

#438 Mensagem por brasil70 » Qui Dez 23, 2010 11:31 pm

Por que o Japão não atacou a URSS? Sinceramente, acho que se o tivese feito, a URSS não conseguiria mantar duas frentes de batalha e cairia muita facilmente e em 1943 já estaria com 70% do seu territorio sobre controle Alemão. Talvez um ataque a URSS poderia ter sido até mais "seguro" e mais facil para o Japão doque um ataque aos EUA e consequentemente, Hitler não iria declarar guerra aos EUA. Sendo assim, a Alemanha não teria bombas e mais bombas caindo sobre suas cidades e fabricas, assim, facilitando e muito o esforço de guerra Alemão!




"O que tem que ser feito, tem que ser bem feito, tem que ser perfeito.
Uma vez PE, sempre PE!"
_________________
Avatar do usuário
Sterrius
Sênior
Sênior
Mensagens: 5140
Registrado em: Sex Ago 01, 2008 1:28 pm
Agradeceu: 115 vezes
Agradeceram: 323 vezes

Re: SEGUNDA GUERRA MUNDIAL

#439 Mensagem por Sterrius » Sex Dez 24, 2010 12:14 am

so que enquanto a marinha japonesa tinha o controle das aguas territoriais, o exercito japones tava entalado na china brasil70.

È complicado falar de invadir a russia quando vc ja precisava de todos os homens disponiveis pra china.




Avatar do usuário
Clermont
Sênior
Sênior
Mensagens: 8842
Registrado em: Sáb Abr 26, 2003 11:16 pm
Agradeceu: 632 vezes
Agradeceram: 644 vezes

Re: SEGUNDA GUERRA MUNDIAL

#440 Mensagem por Clermont » Sex Dez 24, 2010 7:25 am

brasil70 escreveu:Por que o Japão não atacou a URSS? Sinceramente, acho que se o tivese feito, a URSS não conseguiria mantar duas frentes de batalha e cairia muita facilmente e em 1943 já estaria com 70% do seu territorio sobre controle Alemão. Talvez um ataque a URSS poderia ter sido até mais "seguro" e mais facil para o Japão doque um ataque aos EUA e consequentemente, Hitler não iria declarar guerra aos EUA. Sendo assim, a Alemanha não teria bombas e mais bombas caindo sobre suas cidades e fabricas, assim, facilitando e muito o esforço de guerra Alemão!
Porque o Japão não era páreo para a União Soviética, em combate terrestre, como ficou evidente, em incidentes de fronteira, de larga escala, ocorridos em 1938-1939. A força do Japão estava em sua marinha, e esta teria escassa utilidade em ações contra os soviéticos.

Em segundo lugar, a Alemanha invadiu a União Soviética em junho de 1941; no mês seguinte, os Estados Unidos decretaram embargo comercial e de fornecimento de petróleo ao Japão. Então, os japoneses nem sequer tiveram tempo para sonhar com uma possível punhalada nas costas dos comunistas, com os quais tinham um tratado de não-agressão. Sem petróleo, o Exército japonês não iria a lugar nenhum. Depois do embargo americano, o Japão só tinha duas alternativas: ou se retirar dos territórios conquistados na China, ou ir procurar petróleo nas possessões européias no Pacífico e no Sudeste Asiático, e, por conseqüência, entrando em guerra com os Estados Unidos.

E a história seguiu seu rumo...




Enlil
Sênior
Sênior
Mensagens: 8577
Registrado em: Seg Ago 18, 2008 1:23 am
Agradeceu: 7 vezes
Agradeceram: 28 vezes

Re: SEGUNDA GUERRA MUNDIAL

#441 Mensagem por Enlil » Sex Dez 24, 2010 4:08 pm

Pois é. Do mesmo modo o Japão teria perdido a guerra muito mais rapidamente se tivesse atacado a URSS. Não adianta, no momento em q toda a base industrial dos EUA ficou intacta durante toda a guerra o Eixo estava fadado a derrota, mais cedo ou mais tarde...




Avatar do usuário
brasil70
Sênior
Sênior
Mensagens: 722
Registrado em: Sáb Mai 29, 2010 2:01 pm
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 1 vez

Re: SEGUNDA GUERRA MUNDIAL

#442 Mensagem por brasil70 » Sex Dez 24, 2010 7:24 pm

Entendi, ficou mais claro agora :D




"O que tem que ser feito, tem que ser bem feito, tem que ser perfeito.
Uma vez PE, sempre PE!"
_________________
Avatar do usuário
suntsé
Sênior
Sênior
Mensagens: 3167
Registrado em: Sáb Mar 27, 2004 9:58 pm
Agradeceu: 232 vezes
Agradeceram: 154 vezes

Re: SEGUNDA GUERRA MUNDIAL

#443 Mensagem por suntsé » Seg Dez 27, 2010 8:31 pm

Eles não tinham condições de vencer a união soviética...e fizeram a cagada ainda maior de atacar os EUA?


Esses japoneses são muito criativos.Hitler deve ter se arrependido de fazer uma parceria estratégica com uma "TOUPEIRA".




Avatar do usuário
Bolovo
Sênior
Sênior
Mensagens: 28560
Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
Agradeceu: 547 vezes
Agradeceram: 442 vezes

Re: SEGUNDA GUERRA MUNDIAL

#444 Mensagem por Bolovo » Seg Dez 27, 2010 8:38 pm

A idéia do Japão era destruir a Marinha Americana e a Britânica e transformar todo o pacífico em sua área de influência, tendo assim os países asiáticos liderados pelo Japão livres dos mandos e desmandos dos países ocidentais. Na verdade leia-se assim: o Japão mandando em toda Ásia através de estados fantoche governados por ditadores para o proveito dos japoneses.




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
RobertoRS
Sênior
Sênior
Mensagens: 886
Registrado em: Sáb Nov 13, 2010 12:12 am

Re: SEGUNDA GUERRA MUNDIAL

#445 Mensagem por RobertoRS » Seg Dez 27, 2010 8:40 pm

suntsé escreveu:Eles não tinham condições de vencer a união soviética...e fizeram a cagada ainda maior de atacar os EUA?


Esses japoneses são muito criativos.Hitler deve ter se arrependido de fazer uma parceria estratégica com uma "TOUPEIRA".
A União Soviética passaria por apertos caso sofresse um ataque japonês...




Se não houver campo aberto
lá em cima, quando me for
um galpão acolhedor
de santa fé bem coberto
um pingo pastando perto
só de pensar me comovo
eu juro pelo meu povo,
nem todo o céu me segura
retorno à velha planura
pra ser gaúcho de novo
Avatar do usuário
suntsé
Sênior
Sênior
Mensagens: 3167
Registrado em: Sáb Mar 27, 2004 9:58 pm
Agradeceu: 232 vezes
Agradeceram: 154 vezes

Re: SEGUNDA GUERRA MUNDIAL

#446 Mensagem por suntsé » Seg Dez 27, 2010 9:00 pm

Bolovo escreveu:A idéia do Japão era destruir a Marinha Americana e a Britânica e transformar todo o pacífico em sua área de influência, tendo assim os países asiáticos liderados pelo Japão livres dos mandos e desmandos dos países ocidentais. Na verdade leia-se assim: o Japão mandando em toda Ásia através de estados fantoche governados por ditadores para o proveito dos japoneses.
Com todo o respeito, prezado Bolovo.

Mais este plano só demonstra a incompetência Japonesa, com certeza eles nunca leram Sun Tzu por desprezo pelo fato dele ser Chinês....porque se tivessem lido jamais teriam feito tamanha bestialidade.

Demonstra que eles não conheciam a capacidade de reação dos EUA, os serviços de inteligência deles fizeram um trabalho bem mau feito (se é que eles trabalharam). Os EUA tiveram economia e capacidade industrial para construir mais de 100 porta aviões e mais de 80 mil carros de combate da decorrer da guerra. Particularmente eu duvido de que este arsenal tenha brotado do chão der-repente, ao meu ver isso indica que os EUA estavam se preparando para essa guerra antes do ataque Japonês.

Uma vez que li um livro em que um General do Exercito dos EUA, falava que ao mesmo tempo em que eles se preparando para a guerra, o Governo dos EUA adotou a política de encomendas educativas...para manter a indústria bélica aquecida, com o objetivo do país ter capacidade industrial para fabricar armas em larga escala em caso de guerra total.

Eu acho que os japoneses não avaliaram bem a situação, os prós e os contras e pagaram o preço. Eles não conheciam as reais capacidades dos EUA.




Avatar do usuário
Bolovo
Sênior
Sênior
Mensagens: 28560
Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
Agradeceu: 547 vezes
Agradeceram: 442 vezes

Re: SEGUNDA GUERRA MUNDIAL

#447 Mensagem por Bolovo » Seg Dez 27, 2010 9:46 pm

Mas é por aí mesmo. A idéia era destruir toda a capacidade de guerra americana em Pearl Harbor. Sabe quando o Japão perdeu a iniciativa na guerra do pacífico para os americanos? Em junho de 42, quando perderam a batalha de Midway. Cara, isso foi três anos antes de acabar a guerra. Depois disso foi tentar defender ilha por ilha até os caras chegarem em Tóquio.




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
RobertoRS
Sênior
Sênior
Mensagens: 886
Registrado em: Sáb Nov 13, 2010 12:12 am

Re: SEGUNDA GUERRA MUNDIAL

#448 Mensagem por RobertoRS » Seg Dez 27, 2010 9:51 pm

Bolovo escreveu:Mas é por aí mesmo. A idéia era destruir toda a capacidade de guerra americana em Pearl Harbor. Sabe quando o Japão perdeu a iniciativa na guerra do pacífico para os americanos? Em junho de 42, quando perderam a batalha de Midway. Cara, isso foi três anos antes de acabar a guerra. Depois disso foi tentar defender ilha por ilha até os caras chegarem em Tóquio.
O problema é que, diferentemente da relação Alemanha-Reino Unido, os EUA estavam FORA do alcance japonês. Isso representava, como representou, "mexer em vespeiro", porque o Japão toma a iniciativa, mas não pode deter a reação americana, não pode derrotar os EUA.




Se não houver campo aberto
lá em cima, quando me for
um galpão acolhedor
de santa fé bem coberto
um pingo pastando perto
só de pensar me comovo
eu juro pelo meu povo,
nem todo o céu me segura
retorno à velha planura
pra ser gaúcho de novo
Avatar do usuário
FOXTROT
Sênior
Sênior
Mensagens: 7723
Registrado em: Ter Set 16, 2008 1:53 pm
Localização: Caçapava do Sul/RS.
Agradeceu: 267 vezes
Agradeceram: 108 vezes

Re: SEGUNDA GUERRA MUNDIAL

#449 Mensagem por FOXTROT » Seg Dez 27, 2010 9:58 pm

Erros grosseiros, como ocorrem em todas as guerras, o Japão não precisava atacar os EUA, assim como a Alemanha não deveria ter aberto a frente oriental.

Saudações




"Só os mortos conhecem o fim da guerra" Platão.
Avatar do usuário
alex
Sênior
Sênior
Mensagens: 2433
Registrado em: Sáb Ago 30, 2003 8:49 pm
Agradeceu: 10 vezes
Agradeceram: 79 vezes

Re: SEGUNDA GUERRA MUNDIAL

#450 Mensagem por alex » Seg Dez 27, 2010 10:08 pm

Varios fatores :
- Os japoneses enfrentam Zhukov em Khalkhin Gol e perdem. Constatam que a URSS tem um exercito mais moderno que o japones e que seria este um enorme obstaculo para seus planos,
- em 1941 é mais facil conquistar petroleo, borracha e metais contra as colonias desamparadas de suas metróples como Holanda(ocupada pela Alemanha), França (idem) e Inglaterra(combatendo na Europa e Africa),
- A fraca presença dos EUA (Filipinas) , Havai, Midway ,etc ainda enfraquecidos militarmente.
O Japão sempre pensou em uma guerra de contenção de 1 ou 2 anos e depois uma paz negociada com os EUA.




Responder