Aí fica por conta daqueles experimentalismos, que são o que oxigena a música. Mas isso tem tudo à ver sim.Enlil escreveu:Não, nada a ver. Temos q ser realistas: o rock gaúcho, em português, é, e sempre foi, excetuando algumas bandas instrumentais, instrumentalmente medíocre.
Nunca tivemos nada perto de um Mutantes, Manguebeat, um O Rappa, nestas paragens. De fato temos apenas bandas de "Pop" Rock, circunscritas em suas limitações...
Aliás, nossa música Regional de raiz e MPB é de muito melhor qualidade.
[].
Tomemos o exemplo. Engenheiros é uma banda que se somarmos tudo, usa uns dez acordes, hehe... Qual dos pioneiros do Rock'n'Roll usava muito mais do que isso? Estamos assumindo que os pioneiros estão para as bandas de hoje assim como Elo Perdido está para nós e os macacos.
Até porque compararmos o Rock Gaúcho com Metal, de onde quer que venha, é um exercício inútil, na melhor das hipóteses.
Nesta situação, Mutantes (uma banda que eu gosto muito), Manguebeat, o Rappa, e outros inclusive, metamorfosearam-se noutro ramo qualquer da música, mas não são Rock'n'Roll. Faz parte da evolução, afinal de contas a coisa sempre anda pra frente.
Até vamos falar em instrumentalidade. Quem dos Beatles era uma unanimidade no seu instrumento? Não estamos falando de gostos musicais, afinal gosto é que nem bunda, né, hehe... Eram de medianos à bons. Nenhum era excepcional, e isso é a comprovação cabal de que música não se resume à qualidade e destreza num determinado instrumento, nem estilo. É isso que me refiro, está sendo colocada uma questão de estilo à frente de uma questão de mérito.
Retomemos o exemplo. O Gessinger é um cara que não é excepcional em instrumento algum, mas é um compositor excepcional. O que eu acho genial nas letras que ele escreve são sempre referências filosóficas, literárias, jogos de palavras. Este reconhecimento ele teve da revista americana Rolling Stone, e o mérito está justamente em ser um brasileiro basicamente desconhecido para o grande público daquele país. Outra coisa bacana dele é sempre a utilização de algum isntrumento digamos assim "alternativo". No projeto do Pouca Vogal, ele usa uma Viola Caipira com uma afinação bem diferente.
Não gostam de Engenheiros, de Rock Gaúcho, do Cachorro Grande? Bueno, mas no estilo à que se propõe, são referência, e vamos combinar que eles tem algum mérito musical, não sendo possível querer compará-los ao Justin Bieber. Tratarei essa comparação como uma provocação, hehe...
Como disse, depois de postar a Avril Lavinge, esta sim uma "roqueira de proveta" da indústria fonográfica americana, o nosso colega perdeu o respaldo para criticar os gostos alheios. Hehehe...