TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%
 
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Knight
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#51811 Mensagem por Knight » Qui Dez 23, 2010 6:24 pm

Italo Lobo escreveu:Alguém sabe quais as armas integradas no F16I e quais os sensores e aviônicos israelenses neste modelo?
[viagem dimensional= ON]

Que saudade do "F16BR"...

Bom, barato e saindo de serviço em 2025 !

Mas estamos em outra linha do tempo.

Naquele Brasil do universo alternativo, escolhemos o F16 em 1995 e agora ainda temos uma Defesa Aérea razoável para 2010 e nenhum F5M.

[viagem dimensional=OFF]

F5M existe...

F16I ficou muito bom pelo que li por aí.




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Túlio
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#51812 Mensagem por Túlio » Qui Dez 23, 2010 6:33 pm





“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#51813 Mensagem por Italo Lobo » Qui Dez 23, 2010 6:49 pm

Blz,valeu.. mísseis que já utilizamos Phynton, Derby,radar SAR APG68/APG69,Litening, Spice baixo custo operacional..mas tem uns sensores diferentes na fuselagem deste caça....Alguém tem mais alguma informação?

http://www.israeli-weapons.com/weapons/ ... F-16I.html




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#51814 Mensagem por Túlio » Qui Dez 23, 2010 6:59 pm

Amigo, este tópico é OFICIAL DO FX, procures que certamente acharás um do F-16 com muitas infos, tri? :wink: 8-]




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#51815 Mensagem por Zavva » Qui Dez 23, 2010 7:05 pm

cb_lima escreveu:Pois é,

então é por isso que é importante que existam requisitos bem definidos e que eles sejam atendidos como prioridade #1... depois vem os que nos favoreceriam não tão diretamente... e em seguida aqueles que todo mundo gosta de dizer que está oferecendo, mas mesmo que não seja dado no fim, não vai doer tanto.

É separar o joio do trigo... e é por isso que uma decisão dessa não pode ser unidimensional, pois o impacto e o que é pedido pode resultar em negociações que vão além da assinatura "oficial" do contrato e que se extendem por anos.

Outra coisa, muitos desses benefícios "dados" por fabricantes tem que ser na sua maioria sustentáveis e com possibilidade de evolução garantida, ou se perdem no tempo e vão para a lista de coisas legais que fazíamos uma época mas não demos continuidade.

Por conta de tal necessidade que decisões "tardias" como a do F-X precisam levar em conta muito mais do que o Super Trunfo e custos de hora de vôo.

Os direitos sejam para quem for não serão irrestritos, mas existem propostas que já se inciam com total impossibilidade de se discutir alguns ítens porque existe a necessidade de se negociar com terceiros e ao longo do tempo... e por aí vai... assim como a falta de encomendas até do País de origem... pode não parecer mas isso é de um impacto enorme a longo prazo.

É procurar aquilo que trará mais benefícios (mas acho que isso todos nós concordamos).

[]s
CB_Lima
Perfeito seu comentário !

Mas é com base em informações como as do meu comentário anterior, que me leva a crer que a ToT do F-X2 deverá basicamente se restringir ao que foi exigido pela FAB.

Pode ser que no futuro, em um segundo lote, algo mais possa ser negociado.

Abs




F-X2: Alguns se preocupam com a presença de componentes americanos, eu me preocupo com a ausência de componentes brasileiros.
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#51816 Mensagem por faterra » Qui Dez 23, 2010 7:14 pm

O F-18, segundo muitos informes/informações espalhados pelo tópico, pelas declarações de diretores da Boeing e até mesmo por declaração da própria Secretária de Estado dos EUA, eles garantem a ToT necessária (?) para a FAB. Levando em conta que para coroar estas garantias o Congresso deles tem que bater o martelo, e que é feito somente após a assinatura do contrato, continuo achando um tremendo risco. Temos sérios precedentes destes procedimentos.
O NG possui grande parte de seus componentes cedidos pelos EUA, além de alguns outros países. Por ser um concorrente direto ao F-18 nesta venda, acredito que eles vão dificultar ao máximo a vida da SAAB em garantir ao Brasil o repasse de qualquer ToT de componentes estadunidense. É onde concluo que teremos de desenvolver cada componente que tenha a ToT negada pelos EUA e qualquer outro fornecedor.
Quanto ao Rafale, tem a garantia do Presidente da França e da Dassault do repasse de todas as ToT's que a FAB quiser e, segundo consta, por escrito. Óbvio que somente o contrato assinado e com as devidas firmas reconhecidas por todos os cartórios da França e do Brasil, é que valerá. Mas, uma vez feito isto, não terá a possibilidade de recusa pelo Congresso deles. Possivelmente as discussões com o Congresso se darão durante a negociação de cada item do contrato. Após sua assinatura, cumpra-se o acordado.
Está meio nebuloso para mim, mas pelo que tenho lido há garantias de transferências irrestritas do que a FAB precisar, solicitar e pagar.
Em relação ao NG (uma incógnita, pois não existe) o Rafale é um caça, por ser biturbina, mais indicado para a defesa aérea de um país do tamanho do Brasil... enfim... não tem como compará-lo com o NG. :twisted:




Imagem

Um abraço!
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#51817 Mensagem por Bolovo » Qui Dez 23, 2010 7:16 pm

O ano vai acabar e necas de caças... ô coisa :?




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#51818 Mensagem por Túlio » Qui Dez 23, 2010 7:20 pm

Bolovo escreveu:O ano vai acabar e necas de caças... ô coisa :?


Para mim, o post do dia! A SÉRIO! 8-]




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#51819 Mensagem por Túlio » Qui Dez 23, 2010 7:23 pm

FATERRA, comparar Rafale a Gripen é o mesmo que comparar FLANKER a Rafale no quesito ALCANCE... :twisted:




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#51820 Mensagem por Carlos Lima » Qui Dez 23, 2010 8:10 pm

Zavva escreveu:
cb_lima escreveu:Pois é,

então é por isso que é importante que existam requisitos bem definidos e que eles sejam atendidos como prioridade #1... depois vem os que nos favoreceriam não tão diretamente... e em seguida aqueles que todo mundo gosta de dizer que está oferecendo, mas mesmo que não seja dado no fim, não vai doer tanto.

É separar o joio do trigo... e é por isso que uma decisão dessa não pode ser unidimensional, pois o impacto e o que é pedido pode resultar em negociações que vão além da assinatura "oficial" do contrato e que se extendem por anos.

Outra coisa, muitos desses benefícios "dados" por fabricantes tem que ser na sua maioria sustentáveis e com possibilidade de evolução garantida, ou se perdem no tempo e vão para a lista de coisas legais que fazíamos uma época mas não demos continuidade.

Por conta de tal necessidade que decisões "tardias" como a do F-X precisam levar em conta muito mais do que o Super Trunfo e custos de hora de vôo.

Os direitos sejam para quem for não serão irrestritos, mas existem propostas que já se inciam com total impossibilidade de se discutir alguns ítens porque existe a necessidade de se negociar com terceiros e ao longo do tempo... e por aí vai... assim como a falta de encomendas até do País de origem... pode não parecer mas isso é de um impacto enorme a longo prazo.

É procurar aquilo que trará mais benefícios (mas acho que isso todos nós concordamos).

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Mas é com base em informações como as do meu comentário anterior, que me leva a crer que a ToT do F-X2 deverá basicamente se restringir ao que foi exigido pela FAB.

Pode ser que no futuro, em um segundo lote, algo mais possa ser negociado.

Abs
Seria perfeito o que você está se referindo se não tívessemos a END.

Essa é uma grande diferença.

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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#51821 Mensagem por sapao » Qui Dez 23, 2010 8:48 pm

Túlio escreveu:
Bolovo escreveu:O ano vai acabar e necas de caças... ô coisa :?


Para mim, o post do dia! A SÉRIO! 8-]
O ano? 2 DECADAS ja se foram (90 e 00) e nada...




[justificar]“ Se não eu, quem?
Se não agora, quando?”[/justificar]
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#51822 Mensagem por RobertoRS » Qui Dez 23, 2010 8:51 pm

Hader escreveu:Roberto,

De qual promessa alemã vc está falando? O contrato dos IKL foi feito em um contexto totalmente diverso do atual e, que eu saiba, não foi fraudado. Comparar alhos com bugalhos não é boa política...
O pessoal da MB que cuidou do contrato francês é extremamente competente e tem um arcabouço técnico de primeiro time. O contrato foi firmado dentro de rigores que você nem imagina.
A coisa não é por aí...

Abraços.
Promessa como força de expressão, Hader.

Fato é que a idéia propagandeada na época é que os IKL's serviriam para formar capacitação para a elaboração de um projeto endógeno, chamado genéricamente de SMB-10, e que ESTE seria a base para o Sub Nuclear.

Não confirmou-se.




Se não houver campo aberto
lá em cima, quando me for
um galpão acolhedor
de santa fé bem coberto
um pingo pastando perto
só de pensar me comovo
eu juro pelo meu povo,
nem todo o céu me segura
retorno à velha planura
pra ser gaúcho de novo
sapao
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#51823 Mensagem por sapao » Qui Dez 23, 2010 9:13 pm

Muito bom o nivel do debate nos ultimos dias na minha opinião, não so no nivel tecnico como no respeito.
Pelo menos para perceber o quão civilizado o ambiente aqui se tornou essa demora serve!

Só acho que a gente está se prendendo muito na parte de TOT de turbina e componentes, fabricação e manutenção do avião e seus armamentos quando na minha opinião esse debate ja subiu de nivel para quem decide.

O que se discute agora ja esta no nivel de apoio na OMC, no CS, no alcool como commodity internacional, em barreiras alfandegarias e comerciais, guerrra cambial e por ai vai.

Acho que serão NESTES QUESITOS que a coisa vai ser definida, muito mais do que aonde vai ser feita a usinagem da carenagem do motor ou a placa mão do radar.

Talvez fosse a hora de passar o topico para a parte de Geopolitica e Estrategia...




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Se não agora, quando?”[/justificar]
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#51824 Mensagem por Zavva » Qui Dez 23, 2010 10:08 pm

sapao escreveu:Muito bom o nivel do debate nos ultimos dias na minha opinião, não so no nivel tecnico como no respeito.
Pelo menos para perceber o quão civilizado o ambiente aqui se tornou essa demora serve!

Só acho que a gente está se prendendo muito na parte de TOT de turbina e componentes, fabricação e manutenção do avião e seus armamentos quando na minha opinião esse debate ja subiu de nivel para quem decide.

O que se discute agora ja esta no nivel de apoio na OMC, no CS, no alcool como commodity internacional, em barreiras alfandegarias e comerciais, guerrra cambial e por ai vai.

Acho que serão NESTES QUESITOS que a coisa vai ser definida, muito mais do que aonde vai ser feita a usinagem da carenagem do motor ou a placa mão do radar.

Talvez fosse a hora de passar o topico para a parte de Geopolitica e Estrategia...
Ha alguns meses atraz eu especulei no BM que o F-X2 poderia ser adiado em função da proxima rodada de negociações comerciais entre o Mercosul e UE que deverá ocorrer em maio. Se isso for verdade, teremos que ter muita paciencia. :(

Abs




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#51825 Mensagem por Cunha » Qui Dez 23, 2010 10:32 pm

sapao escreveu:Muito bom o nivel do debate nos ultimos dias na minha opinião, não so no nivel tecnico como no respeito.
Pelo menos para perceber o quão civilizado o ambiente aqui se tornou essa demora serve!

Só acho que a gente está se prendendo muito na parte de TOT de turbina e componentes, fabricação e manutenção do avião e seus armamentos quando na minha opinião esse debate ja subiu de nivel para quem decide.

O que se discute agora ja esta no nivel de apoio na OMC, no CS, no alcool como commodity internacional, em barreiras alfandegarias e comerciais, guerrra cambial e por ai vai.

Acho que serão NESTES QUESITOS que a coisa vai ser definida, muito mais do que aonde vai ser feita a usinagem da carenagem do motor ou a placa mão do radar.

Talvez fosse a hora de passar o topico para a parte de Geopolitica e Estrategia...
Há muito tempo, talvez umas mil páginas atrás, que vejo alguns membros falando sobre isto. Acho até que este tipo de comentário foi levantado antes da confecção da famigerada short-list, mas vira e mexe o tema ToT, motor e parafuso teima em voltar...

Como bem disse nosso amigo anfíbio, a discussão está bastante enriquecedora e estou aprendendo muito (principalmente quando o Túlio fala de história).

Saudações.




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