TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%

Total de votos: 1320

Mensagem
Autor
pafuncio
Sênior
Sênior
Agradeceu: 29 vezes
Agradeceram: 5 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#51526 Mensagem por pafuncio » Seg Dez 20, 2010 5:52 pm

RIP.

Que tenha ele uma feliz estadia no Maravilhoso Mundo do Durião (aliás, primo da jaca, parece-me :mrgreen: )

"Em geral, as instituições políticas nascem empiricamente na Inglaterra, são sistematizadas na França, aplicadas pragmaticamente nos Estados Unidos e esculhambadas no Brasil"
pafuncio
Sênior
Sênior

#51527 Mensagem por pafuncio » Seg Dez 20, 2010 5:54 pm

pafuncio escreveu:RIP.

Que tenha ele uma feliz estadia no Maravilhoso Mundo do Durião (aliás, primo da jaca, parece-me :mrgreen: )

E não estou falando de Valhalla, mas do sítio onde grassa livre a palavra de jésus kraist ...

"Em geral, as instituições políticas nascem empiricamente na Inglaterra, são sistematizadas na França, aplicadas pragmaticamente nos Estados Unidos e esculhambadas no Brasil"
Carlos Mathias

#51528 Mensagem por Carlos Mathias » Seg Dez 20, 2010 5:54 pm

Na verdade, eu acho que sempre é de se lamentar que cheguemos (enquanto fórum) a ter de fazer isso.
Mas enfim, sigamos em frente sem maiores ruídos então.

pafuncio
Sênior
Sênior

#51529 Mensagem por pafuncio » Seg Dez 20, 2010 5:58 pm

Eu acho que várias expulsões surgirão nos próximos dias, até porque tenho a impressão que estamos próximos ao desenlace da questão.

O FX demorou demais, os ânimos foram se acirrando aqui justamente pela indefinição do quadro.

Lamento isso, mas é a impressão que tenho. Depois, tudo acalma (aqui; em outros sítios, creio que o vinagre será consumido em hectolitros).

Carlos Mathias

#51530 Mensagem por Carlos Mathias » Seg Dez 20, 2010 6:24 pm

Ânimos exaltados é coisa comum aqui, quem não se lembra das "semanas do caça XX"?

Mas há que se separar as coisas, não podemos deixar o debate ir para o lado pessoal, ou cairmos na acusação sem prova.

Acusar qualquer um pode, o problema é ter provas para embasar esta ausação, porque isso aqui é um espaço público e as coisas ficam escritas.

Skyway
Sênior
Sênior
Agradeceu: 24 vezes
Agradeceram: 266 vezes

#51531 Mensagem por Skyway » Seg Dez 20, 2010 6:27 pm

Carlos Mathias escreveu:Na verdade, eu acho que sempre é de se lamentar que cheguemos (enquanto fórum) a ter de fazer isso.
Mas enfim, sigamos em frente sem maiores ruídos então.
Concordo plenamente.

Eu tento avisar que certos assuntos ou certas formas de abordar o assunto FX não tem futuro no DB, aqui o nível é mais alto do que alguns estão acostumados. Aliais, é esse nível mais alto que eles não entendem...entram aqui, vêem 3 mil páginas sobre o assunto, e não conseguem compreender que se a maioria do DB defende a escolha do Rafale, não é por torcida pelo caça francês (como eles fazem tão ferrenhamente pelo caça Suéco), mas é para onde aponta o conjunto de informações fruto desse longo debate sobre um assunto tão complexo, mas tão complexo, que eles se esforçam pra resumir as 3 mil páginas em um post, acham que estão se aprofundando no assunto, mas nós aqui sabemos que apenas arranham a superfície do mesmo.

Não é de se espantar que não agrade a eles a postura que assumimos aqui nesse espaço, devem nos achar um bando de doidos! :lol:

Como bem disse Sun Tzu e o Marino citou a uns posts atrás, deve-se deixar um caminho para que o inimigo fuja, caso contrário ele vai lutar até a morte. E é isso que acontece...entram, não entendem, se revoltam, se exaltam, baixam o nível, e como não conseguem sair das 3 mil páginas de argumentos, se matam.

Vá em paz Benke. É triste mesmo, de verdade, ver um membro ser expulso, na minha opinião cria-se um inimigo desnecessário, mas quando nada mais surte efeito e o sujeito envereda pelo caminho do suicídio, não há outra atitude que a moderação/administração possa tomar.

Um abraço!

AD ASTRA PER ASPERA
Carlos Mathias

#51532 Mensagem por Carlos Mathias » Seg Dez 20, 2010 6:37 pm

Enfim...

Se a Tia bater o martelo, será que o pacote de armas já está definido?
Estando, estaria neste pacote o SCALP-EG?
Exocet-BIII ?
MICA-IR/EM ?
ASS-M?

Bourne
Sênior
Sênior
Agradeceu: 3 vezes
Agradeceram: 21 vezes

#51533 Mensagem por Bourne » Seg Dez 20, 2010 6:50 pm

Não sei o que a Tia pensa, mas sei que pensa e muito. Espero que possa acontecer qualquer coisa, inclusive nada. :lol:

Carlos Mathias

#51534 Mensagem por Carlos Mathias » Seg Dez 20, 2010 7:00 pm

Acho que sai sim.
Hoje escutei no rádio que o dia foi de conversas com os comandantes militares e o NJ.
Inclusive o CEMC (Chefe do Estado Maior Conjunto).

E é aquilo mesmo, a receita é que todos fiquem onde estão.

FABIO
Sênior
Sênior
Agradeceram: 11 vezes

#51535 Mensagem por FABIO » Seg Dez 20, 2010 7:15 pm

amigo voçes acham que o anuncio sai ainda esse ano? hoje houve reunião do NJ com a
presidente eleita Dilma?se houve acho eu teremos um presente de natal :wink:

Cunha
Avançado
Avançado
Agradeceu: 8 vezes
Agradeceram: 2 vezes

#51536 Mensagem por Cunha » Seg Dez 20, 2010 7:22 pm

Depois de trocentos anos de espera, seria um Natal e tanto! :D

Bourne
Sênior
Sênior
Agradeceu: 3 vezes
Agradeceram: 21 vezes

#51537 Mensagem por Bourne » Seg Dez 20, 2010 7:26 pm

Presente de natal é pedir demais. A PresidentA Dilma dará a palavra final ano que vem, seja qual for.

orestespf
Sênior
Sênior
Agradeceu: 2 vezes
Agradeceram: 1 vez

#51538 Mensagem por orestespf » Seg Dez 20, 2010 7:30 pm

FABIO escreveu:amigo voçes acham que o anuncio sai ainda esse ano? hoje houve reunião do NJ com a
presidente eleita Dilma?se houve acho eu teremos um presente de natal :wink:
Jobim diz que Dilma decidirá sobre caças e chama de 'irrelevante' fala de Vannuchi

Publicidade

BRENO COSTA
DE BRASÍLIA

O ministro da Defesa, Nelson Jobim, confirmou hoje que a decisão do governo brasileiro sobre a compra dos novos caças para a FAB (Força Aérea Brasileira) ficará para o governo Dilma Rousseff.

"Não há mais tempo útil para que se possa tomar uma decisão dessa natureza. A presidente Dilma vai resolver isso no próximo semestre", afirmou o ministro, em cerimônia de entrega dos primeiros três de 50 helicópteros, produzidos na França e finalizados no Brasil, pela Helibras.

Jobim se recusou a fazer comentários sobre a entrevista do secretário nacional de Direitos Humanos, Paulo Vannuchi, concedida à Folha hoje. Nela, Vannuchi diz que Jobim "maculou" sua própria biografia e "reforçou os piores segmentos militares" ao criticar a proposta encampada pelo secretário de criar uma Comissão da Verdade para dar resposta às famílias de desaparecidos políticos durante a ditadura militar (1964-1985). O PNDH-3 (Plano Nacional de Direitos Humanos) foi alterado após pressão de Jobim.

"Sem comentários. Absolutamente sem comentários. [As declarações de Vannuchi são] irrelevantes", afirmou Jobim.

Na entrevista à Folha, Vannuchi também faz críticas a uma suposta cultura ainda presente nas Forças Armadas, conectada ao contexto da Guerra Fria. O secretário defendeu na entrevista, repetindo um ponto já presente na Estratégia Nacional de Defesa, criada em 2008, uma formação com mais ênfase em direitos humanos e direito constitucional.

Perguntado sobre o assunto, Jobim novamente disse que não iria comentar, mas afirmou, indiretamente, que Vannuchi "fala sobre o que não sabe" ao dizer que esses pontos não fazem parte atualmente da formação militar.

"Eu não vou comentar os comentários do ministro Vannuchi", afirmou o ministro. "Quem não conhece a estrutura interna do ensino das Forças Armadas é que pode afirmar que não há estudos dessa matéria. Há, e basta ver o aprofundamento que assumimos o compromisso, em 2008, na Estratégia Nacional de Defesa. Portanto, fala-se sobre o que não se sabe."

Horas antes, em discurso em solenidade de promoção de oficiais-generais das Forças Armadas, no Clube Naval, Jobim, ao lado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, se alinhou com a posição de Vannuchi ao defender a necessidade de a presidente eleita, Dilma Rousseff, em sua política de Defesa, dar prioridade aos direitos humanos na formação dos militares.

Segundo Jobim, era necessário dar "continuidade, para poder germinar, à reestruturação do ensino das Forças, com ampliação do conhecimento sobre direito constitucional e direitos humanos".

Fonte: FSP
Link: http://www1.folha.uol.com.br/poder/8485 ... uchi.shtml

Acho que a parte negritada responde sua pergunta, Fábio.

Abração!

Penguin
Sênior
Sênior
Agradeceu: 5 vezes
Agradeceram: 374 vezes

#51539 Mensagem por Penguin » Seg Dez 20, 2010 8:03 pm

Pepê Rezende escreveu:Os requisitos estruturais franceses sempre foram mais rígidos que os dos outros países, o que explica a longevidade dos produtos Dassault. Vc nunca ouviu falar de caças gauleses desmanchando-se no ar como os F-15 e F-16 norte-americanos... Por isso não é difícil adaptar novas turbinas ao Rafale.

Abraços

Pepê
Penguin escreveu:Os Mig adquiridos e rejeitados pela Argélia foram da versão Mig-29SMT e não Mig-29M2 ou Mig-35 (estruturalmente diferente das versões anteriores, entre elas o SMT). São coisas muito diferentes.

O anúncio da aquisição dos Su-35BM foi feita apenas no ano passado (48 unidades). Antes disso, havia o Su-37 e 35 desde 1996 quando apareceram em Farnborough. Apenas 12 foram construídos e não entraram em estágio de produção plena.

Os caças franceses possuem vida útil limitada como qualquer outro caça. Metal sofre fadiga não importando onde seja fabricado. Por sinal, quais são os requisitos estruturais mais rígidos dos franceses?

(...)The airframe life has been increased to 7,500 hours and is guaranteed to 5,000 hours. It is often said that the Mirage 2000 is a completely new aircraft under the skin and bears only a superficial resemblance to the Mirage III E and 5. While this is largely true there can be no doubt that Dassault carefully analyzed the strengths and weaknesses of the older airframe and that the lessons learned were applied to the airframe of the Mirage 2000.(...)
http://www.mirage-jet.com/AIRFRAME/MAIN ... inte_1.htm

[]s
Para cumprir esse total de horas, há um requisito de carga 15% superior ao norte-americano. Isso torna os aviões franceses mais pesados. Em compensação, nunca necessitaram de um recall para troca de asas, como os F-16A/B. A bem da verdade, muitos Mirage III/V ultrapassaram as 7.500 horas de voo.[/quote]

Pepê,

O Mirage 2000 possui um peso vazio significaticamente menor do que o F-16. Necessita pesar menos vazio, pois possui turbina menos potente.

A frota de F-16, F-15 e F-18 tem sido submetida de forma intensiva e prolongada a altas cargas em situações de combate.
Esse uso intensivo cobra um alto preço das estruturas.

Links sobre o tema:
http://www.globalsecurity.org/military/ ... 6-life.htm
http://www.globalsecurity.org/military/ ... 5-life.htm

Imagem
The F-15E structure is rated at 16,000 flight hours, double the lifetime of earlier F-15s.

[]s

Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
Booz
Sênior
Sênior

#51540 Mensagem por Booz » Seg Dez 20, 2010 8:19 pm

Sugiro Noctal, Diazepan, Dormonid e similares (até certos opiáceos).
Calma agora...

Imagem
Responder